Saberes docentes: vozes de professores da infância sobre a educação matemática para crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Maria José da Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2703
Resumo: The project objectives are to investigate the knowledge of three teachers from kindergarten, while in training in the context of Curriculum Activity of Integration, Education and Research (ACIEPE), Ludic Science for Kids: assumptions, activities and experiences . This activity was one of three actions that formed part of the Disclosure Project scientific playful Science for Kids: Workshops and outreach activities for Science, Mathematics and Technology for children from 3 to 6 years . This is a qualitative research and a Case Study, in which video recordings compose the methods of analysis and data collecting from an extension kindergarten teachers education course. It was conducted by the following question: What is the knowledge manifested by teachers from kindergarten, in the context of ACIEPE, for mathematical experiences of children aged three to six years, based on the cultural-historical perspective? The categories of knowledge developed by Tardif (2008) are the foundations of the analysis. Results indicate that in the context of continuing education teachers oral narratives are permeated by individual and collective knowledge that intertwine all the time, among them personal, those from school education prior to training for teaching as well as those from programs and textbooks. All of these different kinds of knowledge integrate knowledge of experience.
id SCAR_9dbea636fbca171c10a6e09c0a009eac
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2703
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Rocha, Maria José da SilvaSousa, Maria do Carmo dehttp://lattes.cnpq.br/6637658562543505http://lattes.cnpq.br/26588205240271000c0f262c-c163-455d-be1f-7fdfd8dcc28b2016-06-02T19:39:41Z2014-07-072016-06-02T19:39:41Z2014-03-25ROCHA, Maria José da Silva. Saberes docentes: vozes de professores da infância sobre a educação matemática para crianças. 2014. 115 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2703The project objectives are to investigate the knowledge of three teachers from kindergarten, while in training in the context of Curriculum Activity of Integration, Education and Research (ACIEPE), Ludic Science for Kids: assumptions, activities and experiences . This activity was one of three actions that formed part of the Disclosure Project scientific playful Science for Kids: Workshops and outreach activities for Science, Mathematics and Technology for children from 3 to 6 years . This is a qualitative research and a Case Study, in which video recordings compose the methods of analysis and data collecting from an extension kindergarten teachers education course. It was conducted by the following question: What is the knowledge manifested by teachers from kindergarten, in the context of ACIEPE, for mathematical experiences of children aged three to six years, based on the cultural-historical perspective? The categories of knowledge developed by Tardif (2008) are the foundations of the analysis. Results indicate that in the context of continuing education teachers oral narratives are permeated by individual and collective knowledge that intertwine all the time, among them personal, those from school education prior to training for teaching as well as those from programs and textbooks. All of these different kinds of knowledge integrate knowledge of experience.Esta pesquisa teve como objetivo principal investigar os saberes de três professores da Educação Infantil, enquanto estavam em formação no contexto da Atividade Curricular de Integração, Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPE) Ciência Lúdica para Crianças: pressupostos, atividades e vivências. Tal atividade foi uma das três ações que fizeram parte do Projeto de Divulgação cientifica Ciência lúdica para crianças: Oficinas e atividades de divulgação da Ciência, Matemática e Tecnologia para crianças de 3 a 6 anos. A pesquisa é qualitativa, configura-se como Estudo de Caso, sendo que os instrumentos de coleta e análise dos dados são gravações de vídeos de um curso de formação continuada para professores da Educação Infantil. Foi conduzida pela seguinte questão: quais são os saberes manifestos por professores da Educação Infantil, no contexto da ACIEPE, em relação à vivência matemática de crianças de três a seis anos? A análise dos saberes foi feita a partir de categorias elaboradas por Tardif (2008). Os resultados da pesquisa indicam que, no contexto da formação continuada, as narrativas orais dos professores estão permeadas de saberes individuais e coletivos, que se entrelaçam a todo o momento, dentre eles, os pessoais, aqueles provenientes da formação escolar, anterior ao da formação profissional para o magistério, bem como aqueles provenientes de programas e livros didáticos. Todos esses saberes integram os saberes da experiência.Universidade Federal de Sao Carlosapplication/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEUFSCarBRSaberes docentesEducação infantilEducação matemáticaCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOSaberes docentes: vozes de professores da infância sobre a educação matemática para criançasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-1-1a29965a3-6f0b-4274-98f8-ad77d9f3fe91info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL5845.pdfapplication/pdf2773752https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2703/1/5845.pdf3ab30b41bbe0bc4a7b07d4ea76b2104bMD51TEXT5845.pdf.txt5845.pdf.txtExtracted texttext/plain0https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2703/2/5845.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52THUMBNAIL5845.pdf.jpg5845.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg7081https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2703/3/5845.pdf.jpg24a601dffd9ac07c1eb176fa6b3335d1MD53ufscar/27032023-09-18 18:31:31.671oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2703Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:31:31Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Saberes docentes: vozes de professores da infância sobre a educação matemática para crianças
title Saberes docentes: vozes de professores da infância sobre a educação matemática para crianças
spellingShingle Saberes docentes: vozes de professores da infância sobre a educação matemática para crianças
Rocha, Maria José da Silva
Saberes docentes
Educação infantil
Educação matemática
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Saberes docentes: vozes de professores da infância sobre a educação matemática para crianças
title_full Saberes docentes: vozes de professores da infância sobre a educação matemática para crianças
title_fullStr Saberes docentes: vozes de professores da infância sobre a educação matemática para crianças
title_full_unstemmed Saberes docentes: vozes de professores da infância sobre a educação matemática para crianças
title_sort Saberes docentes: vozes de professores da infância sobre a educação matemática para crianças
author Rocha, Maria José da Silva
author_facet Rocha, Maria José da Silva
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2658820524027100
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Maria José da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sousa, Maria do Carmo de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6637658562543505
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 0c0f262c-c163-455d-be1f-7fdfd8dcc28b
contributor_str_mv Sousa, Maria do Carmo de
dc.subject.por.fl_str_mv Saberes docentes
Educação infantil
Educação matemática
topic Saberes docentes
Educação infantil
Educação matemática
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The project objectives are to investigate the knowledge of three teachers from kindergarten, while in training in the context of Curriculum Activity of Integration, Education and Research (ACIEPE), Ludic Science for Kids: assumptions, activities and experiences . This activity was one of three actions that formed part of the Disclosure Project scientific playful Science for Kids: Workshops and outreach activities for Science, Mathematics and Technology for children from 3 to 6 years . This is a qualitative research and a Case Study, in which video recordings compose the methods of analysis and data collecting from an extension kindergarten teachers education course. It was conducted by the following question: What is the knowledge manifested by teachers from kindergarten, in the context of ACIEPE, for mathematical experiences of children aged three to six years, based on the cultural-historical perspective? The categories of knowledge developed by Tardif (2008) are the foundations of the analysis. Results indicate that in the context of continuing education teachers oral narratives are permeated by individual and collective knowledge that intertwine all the time, among them personal, those from school education prior to training for teaching as well as those from programs and textbooks. All of these different kinds of knowledge integrate knowledge of experience.
publishDate 2014
dc.date.available.fl_str_mv 2014-07-07
2016-06-02T19:39:41Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-03-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-02T19:39:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ROCHA, Maria José da Silva. Saberes docentes: vozes de professores da infância sobre a educação matemática para crianças. 2014. 115 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2703
identifier_str_mv ROCHA, Maria José da Silva. Saberes docentes: vozes de professores da infância sobre a educação matemática para crianças. 2014. 115 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2703
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv -1
-1
dc.relation.authority.fl_str_mv a29965a3-6f0b-4274-98f8-ad77d9f3fe91
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2703/1/5845.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2703/2/5845.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2703/3/5845.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3ab30b41bbe0bc4a7b07d4ea76b2104b
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
24a601dffd9ac07c1eb176fa6b3335d1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136261518950400