Os Saberes Docentes dos Professores da Educação Infantil: A Prática Pedagógica entre o Educar e o Cuidar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1517 |
Resumo: | A Educação Infantil exige do professor, não só formação na área, que ele possa dispor de diversos saberes que contribuirão para uma boa atuação em sala de aula. O objetivo do estudo em questão foi identificar os saberes necessários à atuação dos professores da educação infantil. Estudo qualitativo, que contou com entrevista semiestruturada com três educadores da área, dentro do contexto empírico de uma escola do município de Salgueiro-PE. As respostas foram agrupadas em categorias, a saber: 1) As trajetórias e os percursos dos professores da educação infantil; 2) Saberes Docentes que emergem na prática pedagógica da Educação Infantil os resultados levaram a crer que, é necessário repensar em uma prática pedagógica dada por diferentes saberes que atendam com precisão as necessidades das crianças. Espera-se com os resultados desta investigação contribuir para uma prática educativa de qualidade para os professores da Educação Infantil, quanto ao seu fazer pedagógico. |
id |
IPES_6307de02a8e560e9a00ed469016b98c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1517 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
Os Saberes Docentes dos Professores da Educação Infantil: A Prática Pedagógica entre o Educar e o CuidarEducação Infantil. Prática Pedagógica. Saberes docentesA Educação Infantil exige do professor, não só formação na área, que ele possa dispor de diversos saberes que contribuirão para uma boa atuação em sala de aula. O objetivo do estudo em questão foi identificar os saberes necessários à atuação dos professores da educação infantil. Estudo qualitativo, que contou com entrevista semiestruturada com três educadores da área, dentro do contexto empírico de uma escola do município de Salgueiro-PE. As respostas foram agrupadas em categorias, a saber: 1) As trajetórias e os percursos dos professores da educação infantil; 2) Saberes Docentes que emergem na prática pedagógica da Educação Infantil os resultados levaram a crer que, é necessário repensar em uma prática pedagógica dada por diferentes saberes que atendam com precisão as necessidades das crianças. Espera-se com os resultados desta investigação contribuir para uma prática educativa de qualidade para os professores da Educação Infantil, quanto ao seu fazer pedagógico. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORLandim, Jessica AlvesCoutinho, Marta Callou BarrosSobral, Maria do Socorro Cecílio2018-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/151710.14295/idonline.v13i43.1517ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 43 (2019); 128-1381981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1517/2255Direitos autorais 2021 Jessica Alves Landim, Marta Callou Barros Coutinho, Maria do Socorro Cecílio Sobralhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-06T11:00:12Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os Saberes Docentes dos Professores da Educação Infantil: A Prática Pedagógica entre o Educar e o Cuidar |
title |
Os Saberes Docentes dos Professores da Educação Infantil: A Prática Pedagógica entre o Educar e o Cuidar |
spellingShingle |
Os Saberes Docentes dos Professores da Educação Infantil: A Prática Pedagógica entre o Educar e o Cuidar Landim, Jessica Alves Educação Infantil. Prática Pedagógica. Saberes docentes |
title_short |
Os Saberes Docentes dos Professores da Educação Infantil: A Prática Pedagógica entre o Educar e o Cuidar |
title_full |
Os Saberes Docentes dos Professores da Educação Infantil: A Prática Pedagógica entre o Educar e o Cuidar |
title_fullStr |
Os Saberes Docentes dos Professores da Educação Infantil: A Prática Pedagógica entre o Educar e o Cuidar |
title_full_unstemmed |
Os Saberes Docentes dos Professores da Educação Infantil: A Prática Pedagógica entre o Educar e o Cuidar |
title_sort |
Os Saberes Docentes dos Professores da Educação Infantil: A Prática Pedagógica entre o Educar e o Cuidar |
author |
Landim, Jessica Alves |
author_facet |
Landim, Jessica Alves Coutinho, Marta Callou Barros Sobral, Maria do Socorro Cecílio |
author_role |
author |
author2 |
Coutinho, Marta Callou Barros Sobral, Maria do Socorro Cecílio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Landim, Jessica Alves Coutinho, Marta Callou Barros Sobral, Maria do Socorro Cecílio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil. Prática Pedagógica. Saberes docentes |
topic |
Educação Infantil. Prática Pedagógica. Saberes docentes |
dc.description.none.fl_txt_mv |
A Educação Infantil exige do professor, não só formação na área, que ele possa dispor de diversos saberes que contribuirão para uma boa atuação em sala de aula. O objetivo do estudo em questão foi identificar os saberes necessários à atuação dos professores da educação infantil. Estudo qualitativo, que contou com entrevista semiestruturada com três educadores da área, dentro do contexto empírico de uma escola do município de Salgueiro-PE. As respostas foram agrupadas em categorias, a saber: 1) As trajetórias e os percursos dos professores da educação infantil; 2) Saberes Docentes que emergem na prática pedagógica da Educação Infantil os resultados levaram a crer que, é necessário repensar em uma prática pedagógica dada por diferentes saberes que atendam com precisão as necessidades das crianças. Espera-se com os resultados desta investigação contribuir para uma prática educativa de qualidade para os professores da Educação Infantil, quanto ao seu fazer pedagógico. |
description |
A Educação Infantil exige do professor, não só formação na área, que ele possa dispor de diversos saberes que contribuirão para uma boa atuação em sala de aula. O objetivo do estudo em questão foi identificar os saberes necessários à atuação dos professores da educação infantil. Estudo qualitativo, que contou com entrevista semiestruturada com três educadores da área, dentro do contexto empírico de uma escola do município de Salgueiro-PE. As respostas foram agrupadas em categorias, a saber: 1) As trajetórias e os percursos dos professores da educação infantil; 2) Saberes Docentes que emergem na prática pedagógica da Educação Infantil os resultados levaram a crer que, é necessário repensar em uma prática pedagógica dada por diferentes saberes que atendam com precisão as necessidades das crianças. Espera-se com os resultados desta investigação contribuir para uma prática educativa de qualidade para os professores da Educação Infantil, quanto ao seu fazer pedagógico. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1517 10.14295/idonline.v13i43.1517 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1517 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v13i43.1517 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1517/2255 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Jessica Alves Landim, Marta Callou Barros Coutinho, Maria do Socorro Cecílio Sobral https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Jessica Alves Landim, Marta Callou Barros Coutinho, Maria do Socorro Cecílio Sobral https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 43 (2019); 128-138 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1723037435266334720 |