Dos fundamentos à prática de um ensino histórico-crítico de filosofia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Turini, Mateus Henrique
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12669
Resumo: This dissertation presents a qualitative analysis about the theoretical-methodological foundations of the teaching of Philosophy in the Basic Education and from Historical-Critical Pedagogy (PHC). To this end, performs a scientific research, with theoretical foundation in the materialism historical-dialectic, in a state school localized in an inland municipality of the state of São Paulo. Starting from the state of the art over the teaching of philosophy, of a brief historic as a curricular component in brazilian school education, of the dialectical analysis in of normative documents discourse and the theoretical-methodological review about the PHC, it was possible to elaborate a proposal of historical-critical teaching Philosophy for High School. This contribution is expressed through a didactic method and an educational game, called Philosophical Deck. After repeated applications, it is possible to affirm that the game was able to fulfill with expected role for this research: the in of to be a pedagogical activity that enables the live of the cathartic moment inside in the school times and spaces.
id SCAR_a043dcbf13d82b55d5df9905ef583f28
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/12669
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Turini, Mateus HenriqueNeto, Luiz Bezerrahttp://lattes.cnpq.br/4809080593333472http://lattes.cnpq.br/038576576666174942c26bb3-237a-4d48-9fa1-d19b2067ca712020-04-29T13:15:25Z2020-04-29T13:15:25Z2020-02-28TURINI, Mateus Henrique. Dos fundamentos à prática de um ensino histórico-crítico de filosofia. 2020. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12669.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12669This dissertation presents a qualitative analysis about the theoretical-methodological foundations of the teaching of Philosophy in the Basic Education and from Historical-Critical Pedagogy (PHC). To this end, performs a scientific research, with theoretical foundation in the materialism historical-dialectic, in a state school localized in an inland municipality of the state of São Paulo. Starting from the state of the art over the teaching of philosophy, of a brief historic as a curricular component in brazilian school education, of the dialectical analysis in of normative documents discourse and the theoretical-methodological review about the PHC, it was possible to elaborate a proposal of historical-critical teaching Philosophy for High School. This contribution is expressed through a didactic method and an educational game, called Philosophical Deck. After repeated applications, it is possible to affirm that the game was able to fulfill with expected role for this research: the in of to be a pedagogical activity that enables the live of the cathartic moment inside in the school times and spaces.A presente dissertação apresenta uma análise qualitativa sobre os fundamentos teórico-metodológicos do ensino de Filosofia na Educação Básica e da Pedagogia Histórico-crítica (PHC). Para tanto, realiza uma pesquisa científica, com fundamentação teórica ao materialismo histórico-dialético, em uma escola estadual localizada em um município do interior do estado de São Paulo. A partir do estado da arte sobre o ensino de Filosofia, de um breve histórico como componente curricular na educação escolar brasileira, da análise dialética do discurso de documentos normativos e da revisão teórico-metodológica sobre a PHC, foi possível elaborar uma proposta de um ensino histórico-crítico de Filosofia para o Ensino Médio. Essa contribuição se expressa por meio de um método didático e um jogo educacional, chamado Baralho Filosófico. Após repetidas aplicações, é possível afirmar que o jogo conseguiu cumprir com o papel esperado para essa pesquisa: o de ser uma atividade pedagógica que possibilita a vivência do momento catártico dentro dos tempos e espaços escolares.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 5704371- 001porUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosPrograma de Pós-Graduação Profissional em Filosofia - PROF-FILOUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessBaralho filosóficoEnsino de filosofiaPedagogia histórico-críticaPhilosophical deckPhilosophy teachingHistorical-critical pedagogyCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIACIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINODos fundamentos à prática de um ensino histórico-crítico de filosofiaFrom the foundations to the practice of a historical-philosophical teachinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis600600976aec68-8dc9-40a7-912d-82cc606a6576reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALDissertação - Mateus Henrique Turini - Versão Final.pdfDissertação - Mateus Henrique Turini - Versão Final.pdfapplication/pdf11306436https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12669/6/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Mateus%20Henrique%20Turini%20-%20Vers%c3%a3o%20Final.pdfdab5371ecc736f061f7a985d83474224MD56Carta Comprovante.pdfCarta Comprovante.pdfCarta comprovante assinada pelo orientadorapplication/pdf374392https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12669/2/Carta%20Comprovante.pdfa6e5d701386aa41be1cde8640784bacfMD52CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12669/7/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD57TEXTDissertação - Mateus Henrique Turini - Versão Final.pdf.txtDissertação - Mateus Henrique Turini - Versão Final.pdf.txtExtracted texttext/plain413429https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12669/8/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Mateus%20Henrique%20Turini%20-%20Vers%c3%a3o%20Final.pdf.txtc901b49de51db66aacd369b4e0c1001cMD58Carta Comprovante.pdf.txtCarta Comprovante.pdf.txtExtracted texttext/plain1https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12669/10/Carta%20Comprovante.pdf.txt68b329da9893e34099c7d8ad5cb9c940MD510THUMBNAILDissertação - Mateus Henrique Turini - Versão Final.pdf.jpgDissertação - Mateus Henrique Turini - Versão Final.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4877https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12669/9/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Mateus%20Henrique%20Turini%20-%20Vers%c3%a3o%20Final.pdf.jpg0bb81e385aea7d8f23ff0ed4fb7b526eMD59Carta Comprovante.pdf.jpgCarta Comprovante.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg12447https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12669/11/Carta%20Comprovante.pdf.jpg4167e1d6cdec544d84daed11eaf3c83dMD511ufscar/126692023-09-18 18:31:53.843oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/12669Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:31:53Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Dos fundamentos à prática de um ensino histórico-crítico de filosofia
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv From the foundations to the practice of a historical-philosophical teaching
title Dos fundamentos à prática de um ensino histórico-crítico de filosofia
spellingShingle Dos fundamentos à prática de um ensino histórico-crítico de filosofia
Turini, Mateus Henrique
Baralho filosófico
Ensino de filosofia
Pedagogia histórico-crítica
Philosophical deck
Philosophy teaching
Historical-critical pedagogy
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
title_short Dos fundamentos à prática de um ensino histórico-crítico de filosofia
title_full Dos fundamentos à prática de um ensino histórico-crítico de filosofia
title_fullStr Dos fundamentos à prática de um ensino histórico-crítico de filosofia
title_full_unstemmed Dos fundamentos à prática de um ensino histórico-crítico de filosofia
title_sort Dos fundamentos à prática de um ensino histórico-crítico de filosofia
author Turini, Mateus Henrique
author_facet Turini, Mateus Henrique
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0385765766661749
dc.contributor.author.fl_str_mv Turini, Mateus Henrique
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Neto, Luiz Bezerra
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4809080593333472
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 42c26bb3-237a-4d48-9fa1-d19b2067ca71
contributor_str_mv Neto, Luiz Bezerra
dc.subject.por.fl_str_mv Baralho filosófico
Ensino de filosofia
Pedagogia histórico-crítica
topic Baralho filosófico
Ensino de filosofia
Pedagogia histórico-crítica
Philosophical deck
Philosophy teaching
Historical-critical pedagogy
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
dc.subject.eng.fl_str_mv Philosophical deck
Philosophy teaching
Historical-critical pedagogy
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
description This dissertation presents a qualitative analysis about the theoretical-methodological foundations of the teaching of Philosophy in the Basic Education and from Historical-Critical Pedagogy (PHC). To this end, performs a scientific research, with theoretical foundation in the materialism historical-dialectic, in a state school localized in an inland municipality of the state of São Paulo. Starting from the state of the art over the teaching of philosophy, of a brief historic as a curricular component in brazilian school education, of the dialectical analysis in of normative documents discourse and the theoretical-methodological review about the PHC, it was possible to elaborate a proposal of historical-critical teaching Philosophy for High School. This contribution is expressed through a didactic method and an educational game, called Philosophical Deck. After repeated applications, it is possible to affirm that the game was able to fulfill with expected role for this research: the in of to be a pedagogical activity that enables the live of the cathartic moment inside in the school times and spaces.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-04-29T13:15:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-04-29T13:15:25Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-02-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv TURINI, Mateus Henrique. Dos fundamentos à prática de um ensino histórico-crítico de filosofia. 2020. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12669.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12669
identifier_str_mv TURINI, Mateus Henrique. Dos fundamentos à prática de um ensino histórico-crítico de filosofia. 2020. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12669.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12669
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.authority.fl_str_mv 976aec68-8dc9-40a7-912d-82cc606a6576
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Profissional em Filosofia - PROF-FILO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12669/6/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Mateus%20Henrique%20Turini%20-%20Vers%c3%a3o%20Final.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12669/2/Carta%20Comprovante.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12669/7/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12669/8/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Mateus%20Henrique%20Turini%20-%20Vers%c3%a3o%20Final.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12669/10/Carta%20Comprovante.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12669/9/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Mateus%20Henrique%20Turini%20-%20Vers%c3%a3o%20Final.pdf.jpg
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12669/11/Carta%20Comprovante.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv dab5371ecc736f061f7a985d83474224
a6e5d701386aa41be1cde8640784bacf
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
c901b49de51db66aacd369b4e0c1001c
68b329da9893e34099c7d8ad5cb9c940
0bb81e385aea7d8f23ff0ed4fb7b526e
4167e1d6cdec544d84daed11eaf3c83d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136373063319552