Fatores psicossociais e satisfação no trabalho de servidores públicos do ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18655 https://taepublicaartigoselivros.files.wordpress.com/2021/12/8o-volume-gptae-ebook.pdf |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi investigar os fatores psicossociais mais sensíveis à satisfação no trabalho de servidores públicos do ensino superior de uma universidade federal do interior do estado de São Paulo, Brasil. Por meio de análise qualitativa e regressão estatística relacionou-se fatores sociodemográficos e referentes ao contexto organizacional com as três dimensões da satisfação no trabalho apresentadas no questionário S20/23. Destacaram-se como determinantes da satisfação no trabalho: iluminação, higiene e salubridade, ambiente e espaço físico, relações com chefias, autonomia e supervisão; e da insatisfação no trabalho: oportunidades de fazer o que gosta, climatização, ventilação, formas de negociações de benefícios, igualdade de tratamento e sentido de justiça, modo como são cumpridos as normas legais e os acordos coletivos e, por fim, o apoio recebido das instâncias superiores. Também se comprovou estatisticamente fortes correlações: a) trabalho monótono relacionado com baixa satisfação intrínseca; b) estado civil “separado/divorciado”, tempo de serviço na função, ausência de trabalho monótono e liderança democrática, relacionadas positivamente à satisfação com as relações hierárquicas; c) liderança autoritária relacionada à insatisfação com as relações hierárquicas. Os resultados obtidos confirmam a teoria de que a satisfação no trabalho deve ser analisada por meio de uma abordagem interacionista. |
id |
SCAR_a1a6fe458a4124c91ed54fdb7d47254b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/18655 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Luchini, Thiago Corrêahttp://lattes.cnpq.br/800821361512397409cfd5c9-d739-4540-9cca-7e4c89243505São Paulo2023-09-26T18:27:55Z2023-09-26T18:27:55Z2021-1210.31560/pimentacultural/2021.343LUCHINI, Thiago Corrêa. Fatores psicossociais e satisfação no trabalho de servidores públicos do ensino superior. Gestão Pública: a visão dos Técnicos Administrativos em Educação das Universidades Públicas e Institutos Federais, São Paulo, v. 8, p. 192-214, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18655.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18655https://taepublicaartigoselivros.files.wordpress.com/2021/12/8o-volume-gptae-ebook.pdfO objetivo deste estudo foi investigar os fatores psicossociais mais sensíveis à satisfação no trabalho de servidores públicos do ensino superior de uma universidade federal do interior do estado de São Paulo, Brasil. Por meio de análise qualitativa e regressão estatística relacionou-se fatores sociodemográficos e referentes ao contexto organizacional com as três dimensões da satisfação no trabalho apresentadas no questionário S20/23. Destacaram-se como determinantes da satisfação no trabalho: iluminação, higiene e salubridade, ambiente e espaço físico, relações com chefias, autonomia e supervisão; e da insatisfação no trabalho: oportunidades de fazer o que gosta, climatização, ventilação, formas de negociações de benefícios, igualdade de tratamento e sentido de justiça, modo como são cumpridos as normas legais e os acordos coletivos e, por fim, o apoio recebido das instâncias superiores. Também se comprovou estatisticamente fortes correlações: a) trabalho monótono relacionado com baixa satisfação intrínseca; b) estado civil “separado/divorciado”, tempo de serviço na função, ausência de trabalho monótono e liderança democrática, relacionadas positivamente à satisfação com as relações hierárquicas; c) liderança autoritária relacionada à insatisfação com as relações hierárquicas. Os resultados obtidos confirmam a teoria de que a satisfação no trabalho deve ser analisada por meio de uma abordagem interacionista.The objective of this study was to investigate the most sensitive psychosocial factors to job satisfaction among public servants in higher education at a federal university in the interior of the state of São Paulo, Brazil. Through qualitative analysis and statistical regression, sociodemographic and organizational context factors were related to the three dimensions of job satisfaction presented in the S20/23 questionnaire. The following factors appeared as determinants of job satisfaction: lighting, hygiene and health, environment and physical space, relationships with managers, autonomy and supervision; and as job dissatisfaction: opportunities to do what you like, air conditioning, ventilation, ways of negotiating benefits, equal treatment and a sense of justice, how legal rules and collective agreements are complied and, finally, the support received from higher authorities. Strong correlations were also statistically found for: a) monotonous work related to low intrinsic satisfaction; b) “separated / divorced” marital status, length of service, absence of monotonous work and democratic leadership, positively related to satisfaction with hierarchical relationships; c) authoritarian leadership related to dissatisfaction with hierarchical relationships. The results obtained confirm the theory that job satisfaction should be analyzed through an interactionist approach.El objetivo de este estudio fue investigar los factores psicosociales más sensibles a la satisfacción laboral de los servidores públicos de la educación superior en una universidad federal del interior del estado de São Paulo, Brasil. Mediante análisis cualitativo y regresión estadística, los factores sociodemográficos y los relacionados con el contexto organizacional se relacionaron con las tres dimensiones de satisfacción laboral presentadas en el cuestionario S20/23. Se destacaron como determinantes de la satisfacción laboral: iluminación, higiene y salud, medio ambiente y espacio físico, relaciones con los gerentes, autonomía y supervisión; e insatisfacción laboral: oportunidades para hacer lo que te gusta, aire acondicionado, ventilación, formas de negociación de beneficios, igualdad de trato y sentido de justicia, cómo se cumplen las normas legales y los convenios colectivos y, finalmente, el apoyo recibido de las autoridades superiores. También hubo correlaciones estadísticamente fuertes: a) trabajo monótono relacionado con baja satisfacción intrínseca; b) estado civil “separado / divorciado”, antigüedad en el cargo, ausencia de trabajo monótono y liderazgo democrático, positivamente relacionados con la satisfacción con las relaciones jerárquicas; c) liderazgo autoritario relacionado con la insatisfacción con las relaciones jerárquicas. Los resultados obtenidos confirman la teoría de que la satisfacción laboral debe analizarse a través de un enfoque interaccionista.Não recebi financiamento192-214porUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEPPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos - PPGGOSPUFSCarDepartamento de Matemática - DMGestão Pública: a visão dos Técnicos Administrativos em Educação das Universidades Públicas e Institutos Federais600Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSatisfação no trabalhoFatores psicossociaisTécnico-administrativo do ensino superiorQuestionário S20/23Servidor públicoJob satisfactionPsychosocial factorsTechnical-administrative higher educationQuestionnaire S20/23Public servantSatisfacción laboralFactores psicosocialesTécnico-administrativo de la educación superiorCuestionario S20/23Empleado estatalCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ADMINISTRACAO DE PESSOALCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ORGANIZACOES PUBLICASCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICACIENCIAS HUMANASCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOCIENCIAS SOCIAIS APLICADASCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL::FATORES HUMANOS NO TRABALHOCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL::RELACOES INTERPESSOAISCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIALFatores psicossociais e satisfação no trabalho de servidores públicos do ensino superiorPsychosocial factors and job satisfaction of public servants in higher educationFactores psicosociales y satisfacción laboral de los servidores públicos de la educación superiorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article8reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALcapitulo-9-p.-193-215-8o-volume.pdfcapitulo-9-p.-193-215-8o-volume.pdfFatores_Psicossociais_TCLapplication/pdf5115978https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18655/1/capitulo-9-p.-193-215-8o-volume.pdfb69a8060a98a1f80a065d6e856f8b416MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8810https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18655/2/license_rdff337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aecMD52TEXTcapitulo-9-p.-193-215-8o-volume.pdf.txtcapitulo-9-p.-193-215-8o-volume.pdf.txtExtracted texttext/plain23https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18655/3/capitulo-9-p.-193-215-8o-volume.pdf.txt392b92377d3166969ac79cc37a0ba5fbMD53ufscar/186552024-05-14 17:45:34.266oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/18655Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222024-05-14T17:45:34Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Fatores psicossociais e satisfação no trabalho de servidores públicos do ensino superior |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Psychosocial factors and job satisfaction of public servants in higher education |
dc.title.alternative.spa.fl_str_mv |
Factores psicosociales y satisfacción laboral de los servidores públicos de la educación superior |
title |
Fatores psicossociais e satisfação no trabalho de servidores públicos do ensino superior |
spellingShingle |
Fatores psicossociais e satisfação no trabalho de servidores públicos do ensino superior Luchini, Thiago Corrêa Satisfação no trabalho Fatores psicossociais Técnico-administrativo do ensino superior Questionário S20/23 Servidor público Job satisfaction Psychosocial factors Technical-administrative higher education Questionnaire S20/23 Public servant Satisfacción laboral Factores psicosociales Técnico-administrativo de la educación superior Cuestionario S20/23 Empleado estatal CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ADMINISTRACAO DE PESSOAL CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ORGANIZACOES PUBLICAS CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA CIENCIAS HUMANAS CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL::FATORES HUMANOS NO TRABALHO CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL::RELACOES INTERPESSOAIS CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL |
title_short |
Fatores psicossociais e satisfação no trabalho de servidores públicos do ensino superior |
title_full |
Fatores psicossociais e satisfação no trabalho de servidores públicos do ensino superior |
title_fullStr |
Fatores psicossociais e satisfação no trabalho de servidores públicos do ensino superior |
title_full_unstemmed |
Fatores psicossociais e satisfação no trabalho de servidores públicos do ensino superior |
title_sort |
Fatores psicossociais e satisfação no trabalho de servidores públicos do ensino superior |
author |
Luchini, Thiago Corrêa |
author_facet |
Luchini, Thiago Corrêa |
author_role |
author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8008213615123974 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luchini, Thiago Corrêa |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
09cfd5c9-d739-4540-9cca-7e4c89243505 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Satisfação no trabalho Fatores psicossociais Técnico-administrativo do ensino superior Questionário S20/23 Servidor público |
topic |
Satisfação no trabalho Fatores psicossociais Técnico-administrativo do ensino superior Questionário S20/23 Servidor público Job satisfaction Psychosocial factors Technical-administrative higher education Questionnaire S20/23 Public servant Satisfacción laboral Factores psicosociales Técnico-administrativo de la educación superior Cuestionario S20/23 Empleado estatal CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ADMINISTRACAO DE PESSOAL CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ORGANIZACOES PUBLICAS CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA CIENCIAS HUMANAS CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL::FATORES HUMANOS NO TRABALHO CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL::RELACOES INTERPESSOAIS CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Job satisfaction Psychosocial factors Technical-administrative higher education Questionnaire S20/23 |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Public servant Satisfacción laboral Factores psicosociales Técnico-administrativo de la educación superior Cuestionario S20/23 Empleado estatal |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ADMINISTRACAO DE PESSOAL CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ORGANIZACOES PUBLICAS CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA CIENCIAS HUMANAS CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL::FATORES HUMANOS NO TRABALHO CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL::RELACOES INTERPESSOAIS CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL |
description |
O objetivo deste estudo foi investigar os fatores psicossociais mais sensíveis à satisfação no trabalho de servidores públicos do ensino superior de uma universidade federal do interior do estado de São Paulo, Brasil. Por meio de análise qualitativa e regressão estatística relacionou-se fatores sociodemográficos e referentes ao contexto organizacional com as três dimensões da satisfação no trabalho apresentadas no questionário S20/23. Destacaram-se como determinantes da satisfação no trabalho: iluminação, higiene e salubridade, ambiente e espaço físico, relações com chefias, autonomia e supervisão; e da insatisfação no trabalho: oportunidades de fazer o que gosta, climatização, ventilação, formas de negociações de benefícios, igualdade de tratamento e sentido de justiça, modo como são cumpridos as normas legais e os acordos coletivos e, por fim, o apoio recebido das instâncias superiores. Também se comprovou estatisticamente fortes correlações: a) trabalho monótono relacionado com baixa satisfação intrínseca; b) estado civil “separado/divorciado”, tempo de serviço na função, ausência de trabalho monótono e liderança democrática, relacionadas positivamente à satisfação com as relações hierárquicas; c) liderança autoritária relacionada à insatisfação com as relações hierárquicas. Os resultados obtidos confirmam a teoria de que a satisfação no trabalho deve ser analisada por meio de uma abordagem interacionista. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-09-26T18:27:55Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-09-26T18:27:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.por.fl_str_mv |
10.31560/pimentacultural/2021.343 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LUCHINI, Thiago Corrêa. Fatores psicossociais e satisfação no trabalho de servidores públicos do ensino superior. Gestão Pública: a visão dos Técnicos Administrativos em Educação das Universidades Públicas e Institutos Federais, São Paulo, v. 8, p. 192-214, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18655. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18655 |
dc.identifier.url.por.fl_str_mv |
https://taepublicaartigoselivros.files.wordpress.com/2021/12/8o-volume-gptae-ebook.pdf |
identifier_str_mv |
10.31560/pimentacultural/2021.343 LUCHINI, Thiago Corrêa. Fatores psicossociais e satisfação no trabalho de servidores públicos do ensino superior. Gestão Pública: a visão dos Técnicos Administrativos em Educação das Universidades Públicas e Institutos Federais, São Paulo, v. 8, p. 192-214, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18655. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18655 https://taepublicaartigoselivros.files.wordpress.com/2021/12/8o-volume-gptae-ebook.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
600 |
dc.relation.ispartof.por.fl_str_mv |
Gestão Pública: a visão dos Técnicos Administrativos em Educação das Universidades Públicas e Institutos Federais |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
192-214 |
dc.coverage.spatial.por.fl_str_mv |
São Paulo |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus São Carlos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEP Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos - PPGGOSP |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Departamento de Matemática - DM |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18655/1/capitulo-9-p.-193-215-8o-volume.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18655/2/license_rdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18655/3/capitulo-9-p.-193-215-8o-volume.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b69a8060a98a1f80a065d6e856f8b416 f337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aec 392b92377d3166969ac79cc37a0ba5fb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802136427225415680 |