Fatores psicossociais e satisfação no trabalho de servidores públicos do ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luchini, Thiago Corrêa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18655
https://taepublicaartigoselivros.files.wordpress.com/2021/12/8o-volume-gptae-ebook.pdf
Resumo: O objetivo deste estudo foi investigar os fatores psicossociais mais sensíveis à satisfação no trabalho de servidores públicos do ensino superior de uma universidade federal do interior do estado de São Paulo, Brasil. Por meio de análise qualitativa e regressão estatística relacionou-se fatores sociodemográficos e referentes ao contexto organizacional com as três dimensões da satisfação no trabalho apresentadas no questionário S20/23. Destacaram-se como determinantes da satisfação no trabalho: iluminação, higiene e salubridade, ambiente e espaço físico, relações com chefias, autonomia e supervisão; e da insatisfação no trabalho: oportunidades de fazer o que gosta, climatização, ventilação, formas de negociações de benefícios, igualdade de tratamento e sentido de justiça, modo como são cumpridos as normas legais e os acordos coletivos e, por fim, o apoio recebido das instâncias superiores. Também se comprovou estatisticamente fortes correlações: a) trabalho monótono relacionado com baixa satisfação intrínseca; b) estado civil “separado/divorciado”, tempo de serviço na função, ausência de trabalho monótono e liderança democrática, relacionadas positivamente à satisfação com as relações hierárquicas; c) liderança autoritária relacionada à insatisfação com as relações hierárquicas. Os resultados obtidos confirmam a teoria de que a satisfação no trabalho deve ser analisada por meio de uma abordagem interacionista.
id SCAR_a1a6fe458a4124c91ed54fdb7d47254b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/18655
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Luchini, Thiago Corrêahttp://lattes.cnpq.br/800821361512397409cfd5c9-d739-4540-9cca-7e4c89243505São Paulo2023-09-26T18:27:55Z2023-09-26T18:27:55Z2021-1210.31560/pimentacultural/2021.343LUCHINI, Thiago Corrêa. Fatores psicossociais e satisfação no trabalho de servidores públicos do ensino superior. Gestão Pública: a visão dos Técnicos Administrativos em Educação das Universidades Públicas e Institutos Federais, São Paulo, v. 8, p. 192-214, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18655.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18655https://taepublicaartigoselivros.files.wordpress.com/2021/12/8o-volume-gptae-ebook.pdfO objetivo deste estudo foi investigar os fatores psicossociais mais sensíveis à satisfação no trabalho de servidores públicos do ensino superior de uma universidade federal do interior do estado de São Paulo, Brasil. Por meio de análise qualitativa e regressão estatística relacionou-se fatores sociodemográficos e referentes ao contexto organizacional com as três dimensões da satisfação no trabalho apresentadas no questionário S20/23. Destacaram-se como determinantes da satisfação no trabalho: iluminação, higiene e salubridade, ambiente e espaço físico, relações com chefias, autonomia e supervisão; e da insatisfação no trabalho: oportunidades de fazer o que gosta, climatização, ventilação, formas de negociações de benefícios, igualdade de tratamento e sentido de justiça, modo como são cumpridos as normas legais e os acordos coletivos e, por fim, o apoio recebido das instâncias superiores. Também se comprovou estatisticamente fortes correlações: a) trabalho monótono relacionado com baixa satisfação intrínseca; b) estado civil “separado/divorciado”, tempo de serviço na função, ausência de trabalho monótono e liderança democrática, relacionadas positivamente à satisfação com as relações hierárquicas; c) liderança autoritária relacionada à insatisfação com as relações hierárquicas. Os resultados obtidos confirmam a teoria de que a satisfação no trabalho deve ser analisada por meio de uma abordagem interacionista.The objective of this study was to investigate the most sensitive psychosocial factors to job satisfaction among public servants in higher education at a federal university in the interior of the state of São Paulo, Brazil. Through qualitative analysis and statistical regression, sociodemographic and organizational context factors were related to the three dimensions of job satisfaction presented in the S20/23 questionnaire. The following factors appeared as determinants of job satisfaction: lighting, hygiene and health, environment and physical space, relationships with managers, autonomy and supervision; and as job dissatisfaction: opportunities to do what you like, air conditioning, ventilation, ways of negotiating benefits, equal treatment and a sense of justice, how legal rules and collective agreements are complied and, finally, the support received from higher authorities. Strong correlations were also statistically found for: a) monotonous work related to low intrinsic satisfaction; b) “separated / divorced” marital status, length of service, absence of monotonous work and democratic leadership, positively related to satisfaction with hierarchical relationships; c) authoritarian leadership related to dissatisfaction with hierarchical relationships. The results obtained confirm the theory that job satisfaction should be analyzed through an interactionist approach.El objetivo de este estudio fue investigar los factores psicosociales más sensibles a la satisfacción laboral de los servidores públicos de la educación superior en una universidad federal del interior del estado de São Paulo, Brasil. Mediante análisis cualitativo y regresión estadística, los factores sociodemográficos y los relacionados con el contexto organizacional se relacionaron con las tres dimensiones de satisfacción laboral presentadas en el cuestionario S20/23. Se destacaron como determinantes de la satisfacción laboral: iluminación, higiene y salud, medio ambiente y espacio físico, relaciones con los gerentes, autonomía y supervisión; e insatisfacción laboral: oportunidades para hacer lo que te gusta, aire acondicionado, ventilación, formas de negociación de beneficios, igualdad de trato y sentido de justicia, cómo se cumplen las normas legales y los convenios colectivos y, finalmente, el apoyo recibido de las autoridades superiores. También hubo correlaciones estadísticamente fuertes: a) trabajo monótono relacionado con baja satisfacción intrínseca; b) estado civil “separado / divorciado”, antigüedad en el cargo, ausencia de trabajo monótono y liderazgo democrático, positivamente relacionados con la satisfacción con las relaciones jerárquicas; c) liderazgo autoritario relacionado con la insatisfacción con las relaciones jerárquicas. Los resultados obtenidos confirman la teoría de que la satisfacción laboral debe analizarse a través de un enfoque interaccionista.Não recebi financiamento192-214porUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEPPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos - PPGGOSPUFSCarDepartamento de Matemática - DMGestão Pública: a visão dos Técnicos Administrativos em Educação das Universidades Públicas e Institutos Federais600Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSatisfação no trabalhoFatores psicossociaisTécnico-administrativo do ensino superiorQuestionário S20/23Servidor públicoJob satisfactionPsychosocial factorsTechnical-administrative higher educationQuestionnaire S20/23Public servantSatisfacción laboralFactores psicosocialesTécnico-administrativo de la educación superiorCuestionario S20/23Empleado estatalCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ADMINISTRACAO DE PESSOALCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ORGANIZACOES PUBLICASCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICACIENCIAS HUMANASCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOCIENCIAS SOCIAIS APLICADASCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL::FATORES HUMANOS NO TRABALHOCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL::RELACOES INTERPESSOAISCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIALFatores psicossociais e satisfação no trabalho de servidores públicos do ensino superiorPsychosocial factors and job satisfaction of public servants in higher educationFactores psicosociales y satisfacción laboral de los servidores públicos de la educación superiorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article8reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALcapitulo-9-p.-193-215-8o-volume.pdfcapitulo-9-p.-193-215-8o-volume.pdfFatores_Psicossociais_TCLapplication/pdf5115978https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18655/1/capitulo-9-p.-193-215-8o-volume.pdfb69a8060a98a1f80a065d6e856f8b416MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8810https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18655/2/license_rdff337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aecMD52TEXTcapitulo-9-p.-193-215-8o-volume.pdf.txtcapitulo-9-p.-193-215-8o-volume.pdf.txtExtracted texttext/plain23https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18655/3/capitulo-9-p.-193-215-8o-volume.pdf.txt392b92377d3166969ac79cc37a0ba5fbMD53ufscar/186552024-05-14 17:45:34.266oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/18655Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222024-05-14T17:45:34Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Fatores psicossociais e satisfação no trabalho de servidores públicos do ensino superior
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Psychosocial factors and job satisfaction of public servants in higher education
dc.title.alternative.spa.fl_str_mv Factores psicosociales y satisfacción laboral de los servidores públicos de la educación superior
title Fatores psicossociais e satisfação no trabalho de servidores públicos do ensino superior
spellingShingle Fatores psicossociais e satisfação no trabalho de servidores públicos do ensino superior
Luchini, Thiago Corrêa
Satisfação no trabalho
Fatores psicossociais
Técnico-administrativo do ensino superior
Questionário S20/23
Servidor público
Job satisfaction
Psychosocial factors
Technical-administrative higher education
Questionnaire S20/23
Public servant
Satisfacción laboral
Factores psicosociales
Técnico-administrativo de la educación superior
Cuestionario S20/23
Empleado estatal
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ADMINISTRACAO DE PESSOAL
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ORGANIZACOES PUBLICAS
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
CIENCIAS HUMANAS
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL::FATORES HUMANOS NO TRABALHO
CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL::RELACOES INTERPESSOAIS
CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
title_short Fatores psicossociais e satisfação no trabalho de servidores públicos do ensino superior
title_full Fatores psicossociais e satisfação no trabalho de servidores públicos do ensino superior
title_fullStr Fatores psicossociais e satisfação no trabalho de servidores públicos do ensino superior
title_full_unstemmed Fatores psicossociais e satisfação no trabalho de servidores públicos do ensino superior
title_sort Fatores psicossociais e satisfação no trabalho de servidores públicos do ensino superior
author Luchini, Thiago Corrêa
author_facet Luchini, Thiago Corrêa
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8008213615123974
dc.contributor.author.fl_str_mv Luchini, Thiago Corrêa
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 09cfd5c9-d739-4540-9cca-7e4c89243505
dc.subject.por.fl_str_mv Satisfação no trabalho
Fatores psicossociais
Técnico-administrativo do ensino superior
Questionário S20/23
Servidor público
topic Satisfação no trabalho
Fatores psicossociais
Técnico-administrativo do ensino superior
Questionário S20/23
Servidor público
Job satisfaction
Psychosocial factors
Technical-administrative higher education
Questionnaire S20/23
Public servant
Satisfacción laboral
Factores psicosociales
Técnico-administrativo de la educación superior
Cuestionario S20/23
Empleado estatal
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ADMINISTRACAO DE PESSOAL
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ORGANIZACOES PUBLICAS
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
CIENCIAS HUMANAS
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL::FATORES HUMANOS NO TRABALHO
CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL::RELACOES INTERPESSOAIS
CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
dc.subject.eng.fl_str_mv Job satisfaction
Psychosocial factors
Technical-administrative higher education
Questionnaire S20/23
dc.subject.spa.fl_str_mv Public servant
Satisfacción laboral
Factores psicosociales
Técnico-administrativo de la educación superior
Cuestionario S20/23
Empleado estatal
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ADMINISTRACAO DE PESSOAL
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ORGANIZACOES PUBLICAS
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
CIENCIAS HUMANAS
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL::FATORES HUMANOS NO TRABALHO
CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL::RELACOES INTERPESSOAIS
CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
description O objetivo deste estudo foi investigar os fatores psicossociais mais sensíveis à satisfação no trabalho de servidores públicos do ensino superior de uma universidade federal do interior do estado de São Paulo, Brasil. Por meio de análise qualitativa e regressão estatística relacionou-se fatores sociodemográficos e referentes ao contexto organizacional com as três dimensões da satisfação no trabalho apresentadas no questionário S20/23. Destacaram-se como determinantes da satisfação no trabalho: iluminação, higiene e salubridade, ambiente e espaço físico, relações com chefias, autonomia e supervisão; e da insatisfação no trabalho: oportunidades de fazer o que gosta, climatização, ventilação, formas de negociações de benefícios, igualdade de tratamento e sentido de justiça, modo como são cumpridos as normas legais e os acordos coletivos e, por fim, o apoio recebido das instâncias superiores. Também se comprovou estatisticamente fortes correlações: a) trabalho monótono relacionado com baixa satisfação intrínseca; b) estado civil “separado/divorciado”, tempo de serviço na função, ausência de trabalho monótono e liderança democrática, relacionadas positivamente à satisfação com as relações hierárquicas; c) liderança autoritária relacionada à insatisfação com as relações hierárquicas. Os resultados obtidos confirmam a teoria de que a satisfação no trabalho deve ser analisada por meio de uma abordagem interacionista.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-26T18:27:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-09-26T18:27:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.por.fl_str_mv 10.31560/pimentacultural/2021.343
dc.identifier.citation.fl_str_mv LUCHINI, Thiago Corrêa. Fatores psicossociais e satisfação no trabalho de servidores públicos do ensino superior. Gestão Pública: a visão dos Técnicos Administrativos em Educação das Universidades Públicas e Institutos Federais, São Paulo, v. 8, p. 192-214, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18655.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18655
dc.identifier.url.por.fl_str_mv https://taepublicaartigoselivros.files.wordpress.com/2021/12/8o-volume-gptae-ebook.pdf
identifier_str_mv 10.31560/pimentacultural/2021.343
LUCHINI, Thiago Corrêa. Fatores psicossociais e satisfação no trabalho de servidores públicos do ensino superior. Gestão Pública: a visão dos Técnicos Administrativos em Educação das Universidades Públicas e Institutos Federais, São Paulo, v. 8, p. 192-214, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18655.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18655
https://taepublicaartigoselivros.files.wordpress.com/2021/12/8o-volume-gptae-ebook.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
dc.relation.ispartof.por.fl_str_mv Gestão Pública: a visão dos Técnicos Administrativos em Educação das Universidades Públicas e Institutos Federais
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 192-214
dc.coverage.spatial.por.fl_str_mv São Paulo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEP
Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos - PPGGOSP
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Matemática - DM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18655/1/capitulo-9-p.-193-215-8o-volume.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18655/2/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18655/3/capitulo-9-p.-193-215-8o-volume.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b69a8060a98a1f80a065d6e856f8b416
f337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aec
392b92377d3166969ac79cc37a0ba5fb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136427225415680