Desenhando o campo da matemática: aplicação dos conceitos de Pierre Bourdieu na Educação Matemática.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilela, Denise Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Farias, Jose Vilani de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://doi.org/10.52780/res.12267
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19469
https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/12267
Resumo: A partir da teoria sociológica de Pierre Bourdieu e das pesquisas em Educação Matemática apresentamos, nesse artigo, uma interpretação da Matemática enquanto campo: com suas leis, agentes, capitais, disputas, gostos e distinções. Nosso objetivo foi desenhar o campo da matemática, a partir da análise de um Programa de mestrado profissional em matemática em rede nacional (Profmat). Esse programa foi idealizado e implantado pela Sociedade Brasileira de Matemática e pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada, instituições que, reconhecidas por desenvolver pesquisa de alto nível em matemática, não são reconhecidas no âmbito das pesquisas em formação de professores. A investigação sociológica, realizada mediante a elaboração da noção de campo, permitiu uma compreensão do Profmat como uma estratégia de valorização de uma prática Matemática e uma compreensão da Matemática enquanto um espaço hierarquizado de agentes em disputa pelo direito de definir o que é matemática e quem tem distinção suficiente para defini-la.
id SCAR_a60b9538f9530f14ab737b6c74bb4e42
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/19469
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Vilela, Denise SilvaFarias, Jose Vilani dehttp://lattes.cnpq.br/8155152145332951http://lattes.cnpq.br/5447633775917499https://orcid.org/0000-0002-3411-3420https://orcid.org/0000-0003-2973-1301Araraquara2024-02-23T17:33:35Z2024-02-23T17:33:35Z2020-01https://doi.org/10.52780/res.12267VILELA, Denise Silva; FARIAS, Jose Vilani de. Desenhando o campo da matemática: aplicação dos conceitos de Pierre Bourdieu na Educação Matemática.. Dossiê: Reviravoltas do simbólico no brasil contemporâneo, Araraquara, v. 24, n. 47, p. 207-232, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19469.1982-4718https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19469https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/12267A partir da teoria sociológica de Pierre Bourdieu e das pesquisas em Educação Matemática apresentamos, nesse artigo, uma interpretação da Matemática enquanto campo: com suas leis, agentes, capitais, disputas, gostos e distinções. Nosso objetivo foi desenhar o campo da matemática, a partir da análise de um Programa de mestrado profissional em matemática em rede nacional (Profmat). Esse programa foi idealizado e implantado pela Sociedade Brasileira de Matemática e pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada, instituições que, reconhecidas por desenvolver pesquisa de alto nível em matemática, não são reconhecidas no âmbito das pesquisas em formação de professores. A investigação sociológica, realizada mediante a elaboração da noção de campo, permitiu uma compreensão do Profmat como uma estratégia de valorização de uma prática Matemática e uma compreensão da Matemática enquanto um espaço hierarquizado de agentes em disputa pelo direito de definir o que é matemática e quem tem distinção suficiente para defini-la.Não recebi financiamento207-232porUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEUFSCarCentro de Educação e Ciências Humanas - CECHDossiê: Reviravoltas do simbólico no brasil contemporâneoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCampo da MatemáticaEducaçãoMatemática acadêmicaFormação de professoresCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAODesenhando o campo da matemática: aplicação dos conceitos de Pierre Bourdieu na Educação Matemática.Drawing the field of mathematics: application of Pierre Bourdieu's concepts in Mathematics Education.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article2447reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALAPLICAÇÃO DOS CONCEITOS DE PIERRE BOURDIEU.pdfAPLICAÇÃO DOS CONCEITOS DE PIERRE BOURDIEU.pdfArtigo principalapplication/pdf517279https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19469/1/APLICA%c3%87%c3%83O%20DOS%20CONCEITOS%20DE%20PIERRE%20BOURDIEU.pdf49a65836369f7af3864292d22197e3ebMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8810https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19469/2/license_rdff337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aecMD52TEXTAPLICAÇÃO DOS CONCEITOS DE PIERRE BOURDIEU.pdf.txtAPLICAÇÃO DOS CONCEITOS DE PIERRE BOURDIEU.pdf.txtExtracted texttext/plain66835https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19469/3/APLICA%c3%87%c3%83O%20DOS%20CONCEITOS%20DE%20PIERRE%20BOURDIEU.pdf.txte1c545393e8fbc6a147604a57901b9f0MD53ufscar/194692024-05-14 17:45:57.074oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/19469Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222024-05-14T17:45:57Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Desenhando o campo da matemática: aplicação dos conceitos de Pierre Bourdieu na Educação Matemática.
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Drawing the field of mathematics: application of Pierre Bourdieu's concepts in Mathematics Education.
title Desenhando o campo da matemática: aplicação dos conceitos de Pierre Bourdieu na Educação Matemática.
spellingShingle Desenhando o campo da matemática: aplicação dos conceitos de Pierre Bourdieu na Educação Matemática.
Vilela, Denise Silva
Campo da Matemática
Educação
Matemática acadêmica
Formação de professores
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
title_short Desenhando o campo da matemática: aplicação dos conceitos de Pierre Bourdieu na Educação Matemática.
title_full Desenhando o campo da matemática: aplicação dos conceitos de Pierre Bourdieu na Educação Matemática.
title_fullStr Desenhando o campo da matemática: aplicação dos conceitos de Pierre Bourdieu na Educação Matemática.
title_full_unstemmed Desenhando o campo da matemática: aplicação dos conceitos de Pierre Bourdieu na Educação Matemática.
title_sort Desenhando o campo da matemática: aplicação dos conceitos de Pierre Bourdieu na Educação Matemática.
author Vilela, Denise Silva
author_facet Vilela, Denise Silva
Farias, Jose Vilani de
author_role author
author2 Farias, Jose Vilani de
author2_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8155152145332951
http://lattes.cnpq.br/5447633775917499
dc.contributor.authororcid.por.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-3411-3420
https://orcid.org/0000-0003-2973-1301
dc.contributor.author.fl_str_mv Vilela, Denise Silva
Farias, Jose Vilani de
dc.subject.por.fl_str_mv Campo da Matemática
Educação
Matemática acadêmica
Formação de professores
topic Campo da Matemática
Educação
Matemática acadêmica
Formação de professores
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
description A partir da teoria sociológica de Pierre Bourdieu e das pesquisas em Educação Matemática apresentamos, nesse artigo, uma interpretação da Matemática enquanto campo: com suas leis, agentes, capitais, disputas, gostos e distinções. Nosso objetivo foi desenhar o campo da matemática, a partir da análise de um Programa de mestrado profissional em matemática em rede nacional (Profmat). Esse programa foi idealizado e implantado pela Sociedade Brasileira de Matemática e pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada, instituições que, reconhecidas por desenvolver pesquisa de alto nível em matemática, não são reconhecidas no âmbito das pesquisas em formação de professores. A investigação sociológica, realizada mediante a elaboração da noção de campo, permitiu uma compreensão do Profmat como uma estratégia de valorização de uma prática Matemática e uma compreensão da Matemática enquanto um espaço hierarquizado de agentes em disputa pelo direito de definir o que é matemática e quem tem distinção suficiente para defini-la.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-23T17:33:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-02-23T17:33:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.por.fl_str_mv https://doi.org/10.52780/res.12267
dc.identifier.citation.fl_str_mv VILELA, Denise Silva; FARIAS, Jose Vilani de. Desenhando o campo da matemática: aplicação dos conceitos de Pierre Bourdieu na Educação Matemática.. Dossiê: Reviravoltas do simbólico no brasil contemporâneo, Araraquara, v. 24, n. 47, p. 207-232, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19469.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19469
dc.identifier.issn.por.fl_str_mv 1982-4718
dc.identifier.url.por.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/12267
url https://doi.org/10.52780/res.12267
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19469
https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/12267
identifier_str_mv VILELA, Denise Silva; FARIAS, Jose Vilani de. Desenhando o campo da matemática: aplicação dos conceitos de Pierre Bourdieu na Educação Matemática.. Dossiê: Reviravoltas do simbólico no brasil contemporâneo, Araraquara, v. 24, n. 47, p. 207-232, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19469.
1982-4718
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.por.fl_str_mv Dossiê: Reviravoltas do simbólico no brasil contemporâneo
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 207-232
dc.coverage.spatial.por.fl_str_mv Araraquara
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Ciências Humanas - CECH
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19469/1/APLICA%c3%87%c3%83O%20DOS%20CONCEITOS%20DE%20PIERRE%20BOURDIEU.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19469/2/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19469/3/APLICA%c3%87%c3%83O%20DOS%20CONCEITOS%20DE%20PIERRE%20BOURDIEU.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 49a65836369f7af3864292d22197e3eb
f337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aec
e1c545393e8fbc6a147604a57901b9f0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136424549449728