Desenhando o campo da matemática: aplicação dos conceitos de Pierre Bourdieu na Educação Matemática.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://doi.org/10.52780/res.12267 https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19469 https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/12267 |
Resumo: | A partir da teoria sociológica de Pierre Bourdieu e das pesquisas em Educação Matemática apresentamos, nesse artigo, uma interpretação da Matemática enquanto campo: com suas leis, agentes, capitais, disputas, gostos e distinções. Nosso objetivo foi desenhar o campo da matemática, a partir da análise de um Programa de mestrado profissional em matemática em rede nacional (Profmat). Esse programa foi idealizado e implantado pela Sociedade Brasileira de Matemática e pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada, instituições que, reconhecidas por desenvolver pesquisa de alto nível em matemática, não são reconhecidas no âmbito das pesquisas em formação de professores. A investigação sociológica, realizada mediante a elaboração da noção de campo, permitiu uma compreensão do Profmat como uma estratégia de valorização de uma prática Matemática e uma compreensão da Matemática enquanto um espaço hierarquizado de agentes em disputa pelo direito de definir o que é matemática e quem tem distinção suficiente para defini-la. |
id |
SCAR_a60b9538f9530f14ab737b6c74bb4e42 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/19469 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Vilela, Denise SilvaFarias, Jose Vilani dehttp://lattes.cnpq.br/8155152145332951http://lattes.cnpq.br/5447633775917499https://orcid.org/0000-0002-3411-3420https://orcid.org/0000-0003-2973-1301Araraquara2024-02-23T17:33:35Z2024-02-23T17:33:35Z2020-01https://doi.org/10.52780/res.12267VILELA, Denise Silva; FARIAS, Jose Vilani de. Desenhando o campo da matemática: aplicação dos conceitos de Pierre Bourdieu na Educação Matemática.. Dossiê: Reviravoltas do simbólico no brasil contemporâneo, Araraquara, v. 24, n. 47, p. 207-232, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19469.1982-4718https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19469https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/12267A partir da teoria sociológica de Pierre Bourdieu e das pesquisas em Educação Matemática apresentamos, nesse artigo, uma interpretação da Matemática enquanto campo: com suas leis, agentes, capitais, disputas, gostos e distinções. Nosso objetivo foi desenhar o campo da matemática, a partir da análise de um Programa de mestrado profissional em matemática em rede nacional (Profmat). Esse programa foi idealizado e implantado pela Sociedade Brasileira de Matemática e pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada, instituições que, reconhecidas por desenvolver pesquisa de alto nível em matemática, não são reconhecidas no âmbito das pesquisas em formação de professores. A investigação sociológica, realizada mediante a elaboração da noção de campo, permitiu uma compreensão do Profmat como uma estratégia de valorização de uma prática Matemática e uma compreensão da Matemática enquanto um espaço hierarquizado de agentes em disputa pelo direito de definir o que é matemática e quem tem distinção suficiente para defini-la.Não recebi financiamento207-232porUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEUFSCarCentro de Educação e Ciências Humanas - CECHDossiê: Reviravoltas do simbólico no brasil contemporâneoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCampo da MatemáticaEducaçãoMatemática acadêmicaFormação de professoresCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAODesenhando o campo da matemática: aplicação dos conceitos de Pierre Bourdieu na Educação Matemática.Drawing the field of mathematics: application of Pierre Bourdieu's concepts in Mathematics Education.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article2447reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALAPLICAÇÃO DOS CONCEITOS DE PIERRE BOURDIEU.pdfAPLICAÇÃO DOS CONCEITOS DE PIERRE BOURDIEU.pdfArtigo principalapplication/pdf517279https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19469/1/APLICA%c3%87%c3%83O%20DOS%20CONCEITOS%20DE%20PIERRE%20BOURDIEU.pdf49a65836369f7af3864292d22197e3ebMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8810https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19469/2/license_rdff337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aecMD52TEXTAPLICAÇÃO DOS CONCEITOS DE PIERRE BOURDIEU.pdf.txtAPLICAÇÃO DOS CONCEITOS DE PIERRE BOURDIEU.pdf.txtExtracted texttext/plain66835https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19469/3/APLICA%c3%87%c3%83O%20DOS%20CONCEITOS%20DE%20PIERRE%20BOURDIEU.pdf.txte1c545393e8fbc6a147604a57901b9f0MD53ufscar/194692024-05-14 17:45:57.074oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/19469Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222024-05-14T17:45:57Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Desenhando o campo da matemática: aplicação dos conceitos de Pierre Bourdieu na Educação Matemática. |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Drawing the field of mathematics: application of Pierre Bourdieu's concepts in Mathematics Education. |
title |
Desenhando o campo da matemática: aplicação dos conceitos de Pierre Bourdieu na Educação Matemática. |
spellingShingle |
Desenhando o campo da matemática: aplicação dos conceitos de Pierre Bourdieu na Educação Matemática. Vilela, Denise Silva Campo da Matemática Educação Matemática acadêmica Formação de professores CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
title_short |
Desenhando o campo da matemática: aplicação dos conceitos de Pierre Bourdieu na Educação Matemática. |
title_full |
Desenhando o campo da matemática: aplicação dos conceitos de Pierre Bourdieu na Educação Matemática. |
title_fullStr |
Desenhando o campo da matemática: aplicação dos conceitos de Pierre Bourdieu na Educação Matemática. |
title_full_unstemmed |
Desenhando o campo da matemática: aplicação dos conceitos de Pierre Bourdieu na Educação Matemática. |
title_sort |
Desenhando o campo da matemática: aplicação dos conceitos de Pierre Bourdieu na Educação Matemática. |
author |
Vilela, Denise Silva |
author_facet |
Vilela, Denise Silva Farias, Jose Vilani de |
author_role |
author |
author2 |
Farias, Jose Vilani de |
author2_role |
author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8155152145332951 http://lattes.cnpq.br/5447633775917499 |
dc.contributor.authororcid.por.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-3411-3420 https://orcid.org/0000-0003-2973-1301 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vilela, Denise Silva Farias, Jose Vilani de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Campo da Matemática Educação Matemática acadêmica Formação de professores |
topic |
Campo da Matemática Educação Matemática acadêmica Formação de professores CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
description |
A partir da teoria sociológica de Pierre Bourdieu e das pesquisas em Educação Matemática apresentamos, nesse artigo, uma interpretação da Matemática enquanto campo: com suas leis, agentes, capitais, disputas, gostos e distinções. Nosso objetivo foi desenhar o campo da matemática, a partir da análise de um Programa de mestrado profissional em matemática em rede nacional (Profmat). Esse programa foi idealizado e implantado pela Sociedade Brasileira de Matemática e pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada, instituições que, reconhecidas por desenvolver pesquisa de alto nível em matemática, não são reconhecidas no âmbito das pesquisas em formação de professores. A investigação sociológica, realizada mediante a elaboração da noção de campo, permitiu uma compreensão do Profmat como uma estratégia de valorização de uma prática Matemática e uma compreensão da Matemática enquanto um espaço hierarquizado de agentes em disputa pelo direito de definir o que é matemática e quem tem distinção suficiente para defini-la. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-02-23T17:33:35Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-02-23T17:33:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.por.fl_str_mv |
https://doi.org/10.52780/res.12267 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
VILELA, Denise Silva; FARIAS, Jose Vilani de. Desenhando o campo da matemática: aplicação dos conceitos de Pierre Bourdieu na Educação Matemática.. Dossiê: Reviravoltas do simbólico no brasil contemporâneo, Araraquara, v. 24, n. 47, p. 207-232, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19469. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19469 |
dc.identifier.issn.por.fl_str_mv |
1982-4718 |
dc.identifier.url.por.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/12267 |
url |
https://doi.org/10.52780/res.12267 https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19469 https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/12267 |
identifier_str_mv |
VILELA, Denise Silva; FARIAS, Jose Vilani de. Desenhando o campo da matemática: aplicação dos conceitos de Pierre Bourdieu na Educação Matemática.. Dossiê: Reviravoltas do simbólico no brasil contemporâneo, Araraquara, v. 24, n. 47, p. 207-232, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19469. 1982-4718 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.por.fl_str_mv |
Dossiê: Reviravoltas do simbólico no brasil contemporâneo |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
207-232 |
dc.coverage.spatial.por.fl_str_mv |
Araraquara |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus São Carlos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Educação e Ciências Humanas - CECH |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19469/1/APLICA%c3%87%c3%83O%20DOS%20CONCEITOS%20DE%20PIERRE%20BOURDIEU.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19469/2/license_rdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19469/3/APLICA%c3%87%c3%83O%20DOS%20CONCEITOS%20DE%20PIERRE%20BOURDIEU.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
49a65836369f7af3864292d22197e3eb f337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aec e1c545393e8fbc6a147604a57901b9f0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802136424549449728 |