O curso de mestrado profissional em matemática em rede nacional à luz da teoria de Bourdieu: tensões entre matemática acadêmica e matemática escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, José Vilani de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Vilela, Denise Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://doi.org/10.24220/2318-0870v22n1a3519
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19475
https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/3519
Resumo: O objeto de análise deste artigo é o curso de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, PROFMAT, especificamente quanto à sua matriz curricular nas três diferentes versões que se sucederam à sua implantação, em 2010, até o ano de 2012. Este estudo justifica-se pela dimensão e abrangência do referido curso. Os documentos de pesquisa, constituídos pelas versões da matriz curricular, serão analisados à luz da teoria sociológica de Bourdieu, da qual se destacam para esta análise os conceitos de habitus, capital e campo. Buscar-se-á delinear o campo da matemática no âmbito desse Programa a fim de entender o que Bourdieu chama de estratégias de reprodução das relações hierárquicas – nesse caso, entre a prática matemática dos matemáticos e a prática matemática dos professores no âmbito da escola –, assim como as estratégias de conservação e legitimação de um modo de fazer matemática. Nesse sentido, serão enfatizados aspectos que aproximam ou afastam o Programa do que preconizam as recentes pesquisas a respeito da formação docente.
id SCAR_a974fcedfa6f74da2254814df7533a51
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/19475
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Farias, José Vilani deVilela, Denise Silvahttp://lattes.cnpq.br/3915260629619142http://lattes.cnpq.br/8155152145332951https://orcid.org/0000-0002-3411-3420https://orcid.org/0000-0003-2973-1301Campinas2024-02-23T17:52:55Z2024-02-23T17:52:55Z2017-03-15https://doi.org/10.24220/2318-0870v22n1a3519FARIAS, José Vilani de; VILELA, Denise Silva. O curso de mestrado profissional em matemática em rede nacional à luz da teoria de Bourdieu: tensões entre matemática acadêmica e matemática escolar. Revista de Educação, Campinas, v. 22, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19475.2318-0870https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19475https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/3519O objeto de análise deste artigo é o curso de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, PROFMAT, especificamente quanto à sua matriz curricular nas três diferentes versões que se sucederam à sua implantação, em 2010, até o ano de 2012. Este estudo justifica-se pela dimensão e abrangência do referido curso. Os documentos de pesquisa, constituídos pelas versões da matriz curricular, serão analisados à luz da teoria sociológica de Bourdieu, da qual se destacam para esta análise os conceitos de habitus, capital e campo. Buscar-se-á delinear o campo da matemática no âmbito desse Programa a fim de entender o que Bourdieu chama de estratégias de reprodução das relações hierárquicas – nesse caso, entre a prática matemática dos matemáticos e a prática matemática dos professores no âmbito da escola –, assim como as estratégias de conservação e legitimação de um modo de fazer matemática. Nesse sentido, serão enfatizados aspectos que aproximam ou afastam o Programa do que preconizam as recentes pesquisas a respeito da formação docente.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEUFSCarCentro de Educação e Ciências Humanas - CECHRevista de EducaçãoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCampo científicoFormação de professoresMatemática acadêmica e escolarMestrado profissionalCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAOO curso de mestrado profissional em matemática em rede nacional à luz da teoria de Bourdieu: tensões entre matemática acadêmica e matemática escolarThe professional master’s degree in mathematics according to Bourdieu’s theory: Tension between academic mathematics and school mathematicsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article22reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALO curso de mestrado profissional em matemática em rede nacional à luz da teoria de Bourdieu tensões entre matemática acadêmica e matemática escolar.pdfO curso de mestrado profissional em matemática em rede nacional à luz da teoria de Bourdieu tensões entre matemática acadêmica e matemática escolar.pdfapplication/pdf559894https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19475/1/O%20curso%20de%20mestrado%20profissional%20em%20matem%c3%a1tica%20em%20rede%20nacional%20%c3%a0%20luz%20da%20teoria%20de%20Bourdieu%20tens%c3%b5es%20entre%20matem%c3%a1tica%20acad%c3%aamica%20e%20matem%c3%a1tica%20escolar.pdf7359b59ee4178983a08b8f0ae804291dMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8810https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19475/2/license_rdff337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aecMD52TEXTO curso de mestrado profissional em matemática em rede nacional à luz da teoria de Bourdieu tensões entre matemática acadêmica e matemática escolar.pdf.txtO curso de mestrado profissional em matemática em rede nacional à luz da teoria de Bourdieu tensões entre matemática acadêmica e matemática escolar.pdf.txtExtracted texttext/plain75909https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19475/3/O%20curso%20de%20mestrado%20profissional%20em%20matem%c3%a1tica%20em%20rede%20nacional%20%c3%a0%20luz%20da%20teoria%20de%20Bourdieu%20tens%c3%b5es%20entre%20matem%c3%a1tica%20acad%c3%aamica%20e%20matem%c3%a1tica%20escolar.pdf.txt77bb203786b437c6aa46e50313e0d070MD53ufscar/194752024-05-14 17:35:17.77oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/19475Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222024-05-14T17:35:17Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv O curso de mestrado profissional em matemática em rede nacional à luz da teoria de Bourdieu: tensões entre matemática acadêmica e matemática escolar
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The professional master’s degree in mathematics according to Bourdieu’s theory: Tension between academic mathematics and school mathematics
title O curso de mestrado profissional em matemática em rede nacional à luz da teoria de Bourdieu: tensões entre matemática acadêmica e matemática escolar
spellingShingle O curso de mestrado profissional em matemática em rede nacional à luz da teoria de Bourdieu: tensões entre matemática acadêmica e matemática escolar
Farias, José Vilani de
Campo científico
Formação de professores
Matemática acadêmica e escolar
Mestrado profissional
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO
title_short O curso de mestrado profissional em matemática em rede nacional à luz da teoria de Bourdieu: tensões entre matemática acadêmica e matemática escolar
title_full O curso de mestrado profissional em matemática em rede nacional à luz da teoria de Bourdieu: tensões entre matemática acadêmica e matemática escolar
title_fullStr O curso de mestrado profissional em matemática em rede nacional à luz da teoria de Bourdieu: tensões entre matemática acadêmica e matemática escolar
title_full_unstemmed O curso de mestrado profissional em matemática em rede nacional à luz da teoria de Bourdieu: tensões entre matemática acadêmica e matemática escolar
title_sort O curso de mestrado profissional em matemática em rede nacional à luz da teoria de Bourdieu: tensões entre matemática acadêmica e matemática escolar
author Farias, José Vilani de
author_facet Farias, José Vilani de
Vilela, Denise Silva
author_role author
author2 Vilela, Denise Silva
author2_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3915260629619142
http://lattes.cnpq.br/8155152145332951
dc.contributor.authororcid.por.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-3411-3420
https://orcid.org/0000-0003-2973-1301
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, José Vilani de
Vilela, Denise Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Campo científico
Formação de professores
Matemática acadêmica e escolar
Mestrado profissional
topic Campo científico
Formação de professores
Matemática acadêmica e escolar
Mestrado profissional
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO
description O objeto de análise deste artigo é o curso de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, PROFMAT, especificamente quanto à sua matriz curricular nas três diferentes versões que se sucederam à sua implantação, em 2010, até o ano de 2012. Este estudo justifica-se pela dimensão e abrangência do referido curso. Os documentos de pesquisa, constituídos pelas versões da matriz curricular, serão analisados à luz da teoria sociológica de Bourdieu, da qual se destacam para esta análise os conceitos de habitus, capital e campo. Buscar-se-á delinear o campo da matemática no âmbito desse Programa a fim de entender o que Bourdieu chama de estratégias de reprodução das relações hierárquicas – nesse caso, entre a prática matemática dos matemáticos e a prática matemática dos professores no âmbito da escola –, assim como as estratégias de conservação e legitimação de um modo de fazer matemática. Nesse sentido, serão enfatizados aspectos que aproximam ou afastam o Programa do que preconizam as recentes pesquisas a respeito da formação docente.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-03-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-23T17:52:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-02-23T17:52:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.por.fl_str_mv https://doi.org/10.24220/2318-0870v22n1a3519
dc.identifier.citation.fl_str_mv FARIAS, José Vilani de; VILELA, Denise Silva. O curso de mestrado profissional em matemática em rede nacional à luz da teoria de Bourdieu: tensões entre matemática acadêmica e matemática escolar. Revista de Educação, Campinas, v. 22, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19475.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19475
dc.identifier.issn.por.fl_str_mv 2318-0870
dc.identifier.url.por.fl_str_mv https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/3519
url https://doi.org/10.24220/2318-0870v22n1a3519
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19475
https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/3519
identifier_str_mv FARIAS, José Vilani de; VILELA, Denise Silva. O curso de mestrado profissional em matemática em rede nacional à luz da teoria de Bourdieu: tensões entre matemática acadêmica e matemática escolar. Revista de Educação, Campinas, v. 22, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19475.
2318-0870
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.por.fl_str_mv Revista de Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.spatial.por.fl_str_mv Campinas
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Ciências Humanas - CECH
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19475/1/O%20curso%20de%20mestrado%20profissional%20em%20matem%c3%a1tica%20em%20rede%20nacional%20%c3%a0%20luz%20da%20teoria%20de%20Bourdieu%20tens%c3%b5es%20entre%20matem%c3%a1tica%20acad%c3%aamica%20e%20matem%c3%a1tica%20escolar.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19475/2/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19475/3/O%20curso%20de%20mestrado%20profissional%20em%20matem%c3%a1tica%20em%20rede%20nacional%20%c3%a0%20luz%20da%20teoria%20de%20Bourdieu%20tens%c3%b5es%20entre%20matem%c3%a1tica%20acad%c3%aamica%20e%20matem%c3%a1tica%20escolar.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 7359b59ee4178983a08b8f0ae804291d
f337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aec
77bb203786b437c6aa46e50313e0d070
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813715676100034560