O curso de mestrado profissional em matemática em rede nacional à luz da teoria de Bourdieu: tensões entre matemática acadêmica e matemática escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://doi.org/10.24220/2318-0870v22n1a3519 https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19475 https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/3519 |
Resumo: | O objeto de análise deste artigo é o curso de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, PROFMAT, especificamente quanto à sua matriz curricular nas três diferentes versões que se sucederam à sua implantação, em 2010, até o ano de 2012. Este estudo justifica-se pela dimensão e abrangência do referido curso. Os documentos de pesquisa, constituídos pelas versões da matriz curricular, serão analisados à luz da teoria sociológica de Bourdieu, da qual se destacam para esta análise os conceitos de habitus, capital e campo. Buscar-se-á delinear o campo da matemática no âmbito desse Programa a fim de entender o que Bourdieu chama de estratégias de reprodução das relações hierárquicas – nesse caso, entre a prática matemática dos matemáticos e a prática matemática dos professores no âmbito da escola –, assim como as estratégias de conservação e legitimação de um modo de fazer matemática. Nesse sentido, serão enfatizados aspectos que aproximam ou afastam o Programa do que preconizam as recentes pesquisas a respeito da formação docente. |
id |
SCAR_a974fcedfa6f74da2254814df7533a51 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/19475 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Farias, José Vilani deVilela, Denise Silvahttp://lattes.cnpq.br/3915260629619142http://lattes.cnpq.br/8155152145332951https://orcid.org/0000-0002-3411-3420https://orcid.org/0000-0003-2973-1301Campinas2024-02-23T17:52:55Z2024-02-23T17:52:55Z2017-03-15https://doi.org/10.24220/2318-0870v22n1a3519FARIAS, José Vilani de; VILELA, Denise Silva. O curso de mestrado profissional em matemática em rede nacional à luz da teoria de Bourdieu: tensões entre matemática acadêmica e matemática escolar. Revista de Educação, Campinas, v. 22, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19475.2318-0870https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19475https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/3519O objeto de análise deste artigo é o curso de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, PROFMAT, especificamente quanto à sua matriz curricular nas três diferentes versões que se sucederam à sua implantação, em 2010, até o ano de 2012. Este estudo justifica-se pela dimensão e abrangência do referido curso. Os documentos de pesquisa, constituídos pelas versões da matriz curricular, serão analisados à luz da teoria sociológica de Bourdieu, da qual se destacam para esta análise os conceitos de habitus, capital e campo. Buscar-se-á delinear o campo da matemática no âmbito desse Programa a fim de entender o que Bourdieu chama de estratégias de reprodução das relações hierárquicas – nesse caso, entre a prática matemática dos matemáticos e a prática matemática dos professores no âmbito da escola –, assim como as estratégias de conservação e legitimação de um modo de fazer matemática. Nesse sentido, serão enfatizados aspectos que aproximam ou afastam o Programa do que preconizam as recentes pesquisas a respeito da formação docente.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEUFSCarCentro de Educação e Ciências Humanas - CECHRevista de EducaçãoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCampo científicoFormação de professoresMatemática acadêmica e escolarMestrado profissionalCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAOO curso de mestrado profissional em matemática em rede nacional à luz da teoria de Bourdieu: tensões entre matemática acadêmica e matemática escolarThe professional master’s degree in mathematics according to Bourdieu’s theory: Tension between academic mathematics and school mathematicsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article22reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALO curso de mestrado profissional em matemática em rede nacional à luz da teoria de Bourdieu tensões entre matemática acadêmica e matemática escolar.pdfO curso de mestrado profissional em matemática em rede nacional à luz da teoria de Bourdieu tensões entre matemática acadêmica e matemática escolar.pdfapplication/pdf559894https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19475/1/O%20curso%20de%20mestrado%20profissional%20em%20matem%c3%a1tica%20em%20rede%20nacional%20%c3%a0%20luz%20da%20teoria%20de%20Bourdieu%20tens%c3%b5es%20entre%20matem%c3%a1tica%20acad%c3%aamica%20e%20matem%c3%a1tica%20escolar.pdf7359b59ee4178983a08b8f0ae804291dMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8810https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19475/2/license_rdff337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aecMD52TEXTO curso de mestrado profissional em matemática em rede nacional à luz da teoria de Bourdieu tensões entre matemática acadêmica e matemática escolar.pdf.txtO curso de mestrado profissional em matemática em rede nacional à luz da teoria de Bourdieu tensões entre matemática acadêmica e matemática escolar.pdf.txtExtracted texttext/plain75909https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19475/3/O%20curso%20de%20mestrado%20profissional%20em%20matem%c3%a1tica%20em%20rede%20nacional%20%c3%a0%20luz%20da%20teoria%20de%20Bourdieu%20tens%c3%b5es%20entre%20matem%c3%a1tica%20acad%c3%aamica%20e%20matem%c3%a1tica%20escolar.pdf.txt77bb203786b437c6aa46e50313e0d070MD53ufscar/194752024-05-14 17:35:17.77oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/19475Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222024-05-14T17:35:17Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
O curso de mestrado profissional em matemática em rede nacional à luz da teoria de Bourdieu: tensões entre matemática acadêmica e matemática escolar |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
The professional master’s degree in mathematics according to Bourdieu’s theory: Tension between academic mathematics and school mathematics |
title |
O curso de mestrado profissional em matemática em rede nacional à luz da teoria de Bourdieu: tensões entre matemática acadêmica e matemática escolar |
spellingShingle |
O curso de mestrado profissional em matemática em rede nacional à luz da teoria de Bourdieu: tensões entre matemática acadêmica e matemática escolar Farias, José Vilani de Campo científico Formação de professores Matemática acadêmica e escolar Mestrado profissional CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO |
title_short |
O curso de mestrado profissional em matemática em rede nacional à luz da teoria de Bourdieu: tensões entre matemática acadêmica e matemática escolar |
title_full |
O curso de mestrado profissional em matemática em rede nacional à luz da teoria de Bourdieu: tensões entre matemática acadêmica e matemática escolar |
title_fullStr |
O curso de mestrado profissional em matemática em rede nacional à luz da teoria de Bourdieu: tensões entre matemática acadêmica e matemática escolar |
title_full_unstemmed |
O curso de mestrado profissional em matemática em rede nacional à luz da teoria de Bourdieu: tensões entre matemática acadêmica e matemática escolar |
title_sort |
O curso de mestrado profissional em matemática em rede nacional à luz da teoria de Bourdieu: tensões entre matemática acadêmica e matemática escolar |
author |
Farias, José Vilani de |
author_facet |
Farias, José Vilani de Vilela, Denise Silva |
author_role |
author |
author2 |
Vilela, Denise Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3915260629619142 http://lattes.cnpq.br/8155152145332951 |
dc.contributor.authororcid.por.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-3411-3420 https://orcid.org/0000-0003-2973-1301 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Farias, José Vilani de Vilela, Denise Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Campo científico Formação de professores Matemática acadêmica e escolar Mestrado profissional |
topic |
Campo científico Formação de professores Matemática acadêmica e escolar Mestrado profissional CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO |
description |
O objeto de análise deste artigo é o curso de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, PROFMAT, especificamente quanto à sua matriz curricular nas três diferentes versões que se sucederam à sua implantação, em 2010, até o ano de 2012. Este estudo justifica-se pela dimensão e abrangência do referido curso. Os documentos de pesquisa, constituídos pelas versões da matriz curricular, serão analisados à luz da teoria sociológica de Bourdieu, da qual se destacam para esta análise os conceitos de habitus, capital e campo. Buscar-se-á delinear o campo da matemática no âmbito desse Programa a fim de entender o que Bourdieu chama de estratégias de reprodução das relações hierárquicas – nesse caso, entre a prática matemática dos matemáticos e a prática matemática dos professores no âmbito da escola –, assim como as estratégias de conservação e legitimação de um modo de fazer matemática. Nesse sentido, serão enfatizados aspectos que aproximam ou afastam o Programa do que preconizam as recentes pesquisas a respeito da formação docente. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-03-15 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-02-23T17:52:55Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-02-23T17:52:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.por.fl_str_mv |
https://doi.org/10.24220/2318-0870v22n1a3519 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FARIAS, José Vilani de; VILELA, Denise Silva. O curso de mestrado profissional em matemática em rede nacional à luz da teoria de Bourdieu: tensões entre matemática acadêmica e matemática escolar. Revista de Educação, Campinas, v. 22, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19475. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19475 |
dc.identifier.issn.por.fl_str_mv |
2318-0870 |
dc.identifier.url.por.fl_str_mv |
https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/3519 |
url |
https://doi.org/10.24220/2318-0870v22n1a3519 https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19475 https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/3519 |
identifier_str_mv |
FARIAS, José Vilani de; VILELA, Denise Silva. O curso de mestrado profissional em matemática em rede nacional à luz da teoria de Bourdieu: tensões entre matemática acadêmica e matemática escolar. Revista de Educação, Campinas, v. 22, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19475. 2318-0870 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.por.fl_str_mv |
Revista de Educação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.coverage.spatial.por.fl_str_mv |
Campinas |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus São Carlos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Educação e Ciências Humanas - CECH |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19475/1/O%20curso%20de%20mestrado%20profissional%20em%20matem%c3%a1tica%20em%20rede%20nacional%20%c3%a0%20luz%20da%20teoria%20de%20Bourdieu%20tens%c3%b5es%20entre%20matem%c3%a1tica%20acad%c3%aamica%20e%20matem%c3%a1tica%20escolar.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19475/2/license_rdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19475/3/O%20curso%20de%20mestrado%20profissional%20em%20matem%c3%a1tica%20em%20rede%20nacional%20%c3%a0%20luz%20da%20teoria%20de%20Bourdieu%20tens%c3%b5es%20entre%20matem%c3%a1tica%20acad%c3%aamica%20e%20matem%c3%a1tica%20escolar.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7359b59ee4178983a08b8f0ae804291d f337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aec 77bb203786b437c6aa46e50313e0d070 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813715676100034560 |