A DIVERSIDADE DE AGENTES E AGENDAS NA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Lua nova (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-64452020000200099 |
Resumo: | Resumo O campo da sociologia da educação (SE) é marcado por uma profunda heterogeneidade, o que se vincula também à clivagem institucional existente entre os programas de pós-graduação em Sociologia e os programas de pós-graduação em Educação no Brasil. Neste artigo buscamos examinar de forma comparativa a SE desenvolvida nesses dois diferentes espaços institucionais, tomando como fio condutor os programas que possuem linhas de pesquisa nesta área, analisando a formação dos agentes que se situam nesse campo e as diferentes agendas de pesquisa existentes. Observamos uma expressiva presença da SE nos programas de Sociologia, marcada pelo predomínio de pesquisadores consolidados, com formação disciplinar no campo da Sociologia, e com uma agenda direcionada majoritariamente para o ensino superior. Nos programas de Educação, ainda que haja proporcionalmente menos linhas de pesquisa dedicadas à SE, o número de pesquisadores dedicados ao tema é maior, havendo uma renovação mais intensa do corpus e uma agenda de pesquisa mais voltada para a educação básica. |
id |
CEDEC-2_1c966134a9ab363cc9641a29f0e737df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-64452020000200099 |
network_acronym_str |
CEDEC-2 |
network_name_str |
Lua nova (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A DIVERSIDADE DE AGENTES E AGENDAS NA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO BRASILSociologia da EducaçãoCampo AcadêmicoPesquisa em EducaçãoResumo O campo da sociologia da educação (SE) é marcado por uma profunda heterogeneidade, o que se vincula também à clivagem institucional existente entre os programas de pós-graduação em Sociologia e os programas de pós-graduação em Educação no Brasil. Neste artigo buscamos examinar de forma comparativa a SE desenvolvida nesses dois diferentes espaços institucionais, tomando como fio condutor os programas que possuem linhas de pesquisa nesta área, analisando a formação dos agentes que se situam nesse campo e as diferentes agendas de pesquisa existentes. Observamos uma expressiva presença da SE nos programas de Sociologia, marcada pelo predomínio de pesquisadores consolidados, com formação disciplinar no campo da Sociologia, e com uma agenda direcionada majoritariamente para o ensino superior. Nos programas de Educação, ainda que haja proporcionalmente menos linhas de pesquisa dedicadas à SE, o número de pesquisadores dedicados ao tema é maior, havendo uma renovação mais intensa do corpus e uma agenda de pesquisa mais voltada para a educação básica.CEDEC2020-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-64452020000200099Lua Nova: Revista de Cultura e Política n.110 2020reponame:Lua nova (Online)instname:Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC)instacron:CEDEC10.1590/0102-099131/110info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,AmurabiSilva,Camila Ferreira dapor2020-09-15T00:00:00Zoai:scielo:S0102-64452020000200099Revistahttp://www.scielo.br/lnhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcedec@cedec.org.br||luanova@cedec.org.br1807-01750102-6445opendoar:2020-09-15T00:00Lua nova (Online) - Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A DIVERSIDADE DE AGENTES E AGENDAS NA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL |
title |
A DIVERSIDADE DE AGENTES E AGENDAS NA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL |
spellingShingle |
A DIVERSIDADE DE AGENTES E AGENDAS NA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL Oliveira,Amurabi Sociologia da Educação Campo Acadêmico Pesquisa em Educação |
title_short |
A DIVERSIDADE DE AGENTES E AGENDAS NA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL |
title_full |
A DIVERSIDADE DE AGENTES E AGENDAS NA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL |
title_fullStr |
A DIVERSIDADE DE AGENTES E AGENDAS NA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL |
title_full_unstemmed |
A DIVERSIDADE DE AGENTES E AGENDAS NA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL |
title_sort |
A DIVERSIDADE DE AGENTES E AGENDAS NA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL |
author |
Oliveira,Amurabi |
author_facet |
Oliveira,Amurabi Silva,Camila Ferreira da |
author_role |
author |
author2 |
Silva,Camila Ferreira da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira,Amurabi Silva,Camila Ferreira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociologia da Educação Campo Acadêmico Pesquisa em Educação |
topic |
Sociologia da Educação Campo Acadêmico Pesquisa em Educação |
description |
Resumo O campo da sociologia da educação (SE) é marcado por uma profunda heterogeneidade, o que se vincula também à clivagem institucional existente entre os programas de pós-graduação em Sociologia e os programas de pós-graduação em Educação no Brasil. Neste artigo buscamos examinar de forma comparativa a SE desenvolvida nesses dois diferentes espaços institucionais, tomando como fio condutor os programas que possuem linhas de pesquisa nesta área, analisando a formação dos agentes que se situam nesse campo e as diferentes agendas de pesquisa existentes. Observamos uma expressiva presença da SE nos programas de Sociologia, marcada pelo predomínio de pesquisadores consolidados, com formação disciplinar no campo da Sociologia, e com uma agenda direcionada majoritariamente para o ensino superior. Nos programas de Educação, ainda que haja proporcionalmente menos linhas de pesquisa dedicadas à SE, o número de pesquisadores dedicados ao tema é maior, havendo uma renovação mais intensa do corpus e uma agenda de pesquisa mais voltada para a educação básica. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-64452020000200099 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-64452020000200099 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/0102-099131/110 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CEDEC |
publisher.none.fl_str_mv |
CEDEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Lua Nova: Revista de Cultura e Política n.110 2020 reponame:Lua nova (Online) instname:Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC) instacron:CEDEC |
instname_str |
Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC) |
instacron_str |
CEDEC |
institution |
CEDEC |
reponame_str |
Lua nova (Online) |
collection |
Lua nova (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Lua nova (Online) - Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cedec@cedec.org.br||luanova@cedec.org.br |
_version_ |
1754122597129256960 |