O ensino de funções por uma nova perspectiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Matheus de Abreu
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17350
Resumo: This dissertation seeks to develop some differentiated activities for the introduction of the teaching of functions to a ninth grade elementary school class, with the objective of creating a meaningful teaching and learning process for the student and to overcome the common difficulties presented by the students about the teaching this content. For this, the activities are based on using different methodologies, such as the use of games and digital technologies, so that students can reach and enhance the learning skills expected for this school year, according to the school curriculum of the National Common Curriculum Base (BNCC).
id SCAR_b1d9bb7e820bf99b3d75f9ef2cdcb41b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/17350
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Silva, Matheus de AbreuSampaio, Joao Carlos Vieirahttp://lattes.cnpq.br/8286887389013685http://lattes.cnpq.br/0824158712306162a2884518-4d0f-483c-8692-16afeb7926c32023-02-07T12:29:23Z2023-02-07T12:29:23Z2022-12-09SILVA, Matheus de Abreu. O ensino de funções por uma nova perspectiva. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17350.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17350This dissertation seeks to develop some differentiated activities for the introduction of the teaching of functions to a ninth grade elementary school class, with the objective of creating a meaningful teaching and learning process for the student and to overcome the common difficulties presented by the students about the teaching this content. For this, the activities are based on using different methodologies, such as the use of games and digital technologies, so that students can reach and enhance the learning skills expected for this school year, according to the school curriculum of the National Common Curriculum Base (BNCC).Esta dissertação busca o desenvolvimento algumas atividades diferenciadas para a introdução do ensino de funções para uma turma do nono ano do ensino fundamental, com o objetivo de criar um processo de ensino e aprendizado significativo para o estudante e contornar as dificuldades comuns apresentadas pelos alunos sobre o ensino deste conteúdo. Para isso, as atividades se baseiam utilizar metodologias diferenciadas, como o uso de jogos e de tecnologias digitais, para que os estudantes possam atingir e potencializar as habilidades de aprendizado esperadas para este ano escolar, segundo o currículo escolar da Base Nacional Curricular Comum (BNCC).porUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECEUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessFunçõesEnsino de matemáticaEducaçãoMatemática e jogosGeogebraFunctionsMath teachingEducationMath and gamesGeogebraCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMO ensino de funções por uma nova perspectivaTeaching functions from a new perspectiveinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis6006007d285755-3a98-41d6-b528-b6aa404360fdreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALdissertacao.pdfdissertacao.pdfapplication/pdf713423https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17350/1/dissertacao.pdfb05df8662fcac997a729a8a97663c8b7MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8810https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17350/2/license_rdff337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aecMD52TEXTdissertacao.pdf.txtdissertacao.pdf.txtExtracted texttext/plain94158https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17350/3/dissertacao.pdf.txt78536a88e1c2aa298082205b4a0716e4MD53THUMBNAILdissertacao.pdf.jpgdissertacao.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5160https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17350/4/dissertacao.pdf.jpg9ac225690190b6d08c33ac1fcccbdffcMD54ufscar/173502023-09-18 18:32:29.83oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/17350Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:29Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv O ensino de funções por uma nova perspectiva
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Teaching functions from a new perspective
title O ensino de funções por uma nova perspectiva
spellingShingle O ensino de funções por uma nova perspectiva
Silva, Matheus de Abreu
Funções
Ensino de matemática
Educação
Matemática e jogos
Geogebra
Functions
Math teaching
Education
Math and games
Geogebra
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short O ensino de funções por uma nova perspectiva
title_full O ensino de funções por uma nova perspectiva
title_fullStr O ensino de funções por uma nova perspectiva
title_full_unstemmed O ensino de funções por uma nova perspectiva
title_sort O ensino de funções por uma nova perspectiva
author Silva, Matheus de Abreu
author_facet Silva, Matheus de Abreu
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0824158712306162
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Matheus de Abreu
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sampaio, Joao Carlos Vieira
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8286887389013685
dc.contributor.authorID.fl_str_mv a2884518-4d0f-483c-8692-16afeb7926c3
contributor_str_mv Sampaio, Joao Carlos Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Funções
Ensino de matemática
Educação
Matemática e jogos
Geogebra
topic Funções
Ensino de matemática
Educação
Matemática e jogos
Geogebra
Functions
Math teaching
Education
Math and games
Geogebra
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
dc.subject.eng.fl_str_mv Functions
Math teaching
Education
Math and games
Geogebra
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description This dissertation seeks to develop some differentiated activities for the introduction of the teaching of functions to a ninth grade elementary school class, with the objective of creating a meaningful teaching and learning process for the student and to overcome the common difficulties presented by the students about the teaching this content. For this, the activities are based on using different methodologies, such as the use of games and digital technologies, so that students can reach and enhance the learning skills expected for this school year, according to the school curriculum of the National Common Curriculum Base (BNCC).
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-12-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-07T12:29:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-02-07T12:29:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Matheus de Abreu. O ensino de funções por uma nova perspectiva. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17350.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17350
identifier_str_mv SILVA, Matheus de Abreu. O ensino de funções por uma nova perspectiva. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17350.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17350
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.authority.fl_str_mv 7d285755-3a98-41d6-b528-b6aa404360fd
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17350/1/dissertacao.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17350/2/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17350/3/dissertacao.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17350/4/dissertacao.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b05df8662fcac997a729a8a97663c8b7
f337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aec
78536a88e1c2aa298082205b4a0716e4
9ac225690190b6d08c33ac1fcccbdffc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136417142308864