Uma proposta metodológica para estudo, modelagem e aplicações de funções afins (lineares), quadráticas e exponenciais com o uso do software GeoGebra no Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Gabriel Leite
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15540
Resumo: Durante anos de docência no Ensino Médio, tenho compartilhado das dificuldades encontradas pelos alunos na compreensão do tema “Funções”. Tais dificuldades influenciam o entendimento de outros tópicos dentro da matemática e de alguns em disciplinas correlatas que dependem da boa construção e entendimento das funções. Nessa direção de propor mecanismos de inovação para o ensino de matemática, utilizamos um software matemático de Geometria Dinâmica, chamado GeoGebra, para ser um ferramental a auxiliar o Ensino de Funções, por meio de oficinas de construções e modelamento das mesmas. Por ser um tema recorrente e de grande aplicação nos estudos matemáticos e de áreas afins, se faz interessante o uso de mecanismos diversos para progressão do Ensino e de suas aplicações, em todos os anos do Ensino Médio. O estudo de funções pode e é melhor assimilado a medida em que a visualização de tal objeto matemático é compreendido de maneira sistemática. Além da utilização do software com um construtor de gráficos a ferramenta de animação permite aos alunos a visualização de movimento gráfico de acordo com a variação dos coeficientes. Buscar ferramentas para um melhor entendimento desse importante tópico, aliar o aspecto lúdico ao ensino, tentando cativar o aluno para que ele possa se interessar mais profundamente pelo assunto, auxiliando seu aprendizado. O GeoGebra tem a capacidade de “plotagem” (no jargão matemático: “desenhar”) de gráficos na forma (geral) literal e ainda possui uma ferramenta que possibilita animar os gráficos o que pretendemos explorar para facilitar a compreensão dos alunos ao estudo dessas funções. Através de atividades (oficinas) com o uso concomitante ensino-tecnologia permitiremos aos alunos desfrutar de um crescente conhecimento das características das funções selecionadas, a saber: afim, quadrática e exponencial, com aplicação direta em questões de concursos/símiles
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Tais dificuldades influenciam o entendimento de outros tópicos dentro da matemática e de alguns em disciplinas correlatas que dependem da boa construção e entendimento das funções. Nessa direção de propor mecanismos de inovação para o ensino de matemática, utilizamos um software matemático de Geometria Dinâmica, chamado GeoGebra, para ser um ferramental a auxiliar o Ensino de Funções, por meio de oficinas de construções e modelamento das mesmas. Por ser um tema recorrente e de grande aplicação nos estudos matemáticos e de áreas afins, se faz interessante o uso de mecanismos diversos para progressão do Ensino e de suas aplicações, em todos os anos do Ensino Médio. O estudo de funções pode e é melhor assimilado a medida em que a visualização de tal objeto matemático é compreendido de maneira sistemática. Além da utilização do software com um construtor de gráficos a ferramenta de animação permite aos alunos a visualização de movimento gráfico de acordo com a variação dos coeficientes. Buscar ferramentas para um melhor entendimento desse importante tópico, aliar o aspecto lúdico ao ensino, tentando cativar o aluno para que ele possa se interessar mais profundamente pelo assunto, auxiliando seu aprendizado. O GeoGebra tem a capacidade de “plotagem” (no jargão matemático: “desenhar”) de gráficos na forma (geral) literal e ainda possui uma ferramenta que possibilita animar os gráficos o que pretendemos explorar para facilitar a compreensão dos alunos ao estudo dessas funções. Através de atividades (oficinas) com o uso concomitante ensino-tecnologia permitiremos aos alunos desfrutar de um crescente conhecimento das características das funções selecionadas, a saber: afim, quadrática e exponencial, com aplicação direta em questões de concursos/símilesCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESDuring years of teaching in high school, I have shared the difficulties encountered by students in understanding the topic "Functions". These difficulties affect the understanding of other topics within mathematics and in some related disciplines that depend on the good construction and understanding of functions. In this sense to propose innovative mechanisms for the teaching of mathematics, we use a mathematical software Dynamic Geometry, called GeoGebra to be a tooling to assist the functions of education through construction of workshops and modeling them. To be a recurring theme and great application in mathematical studies and related areas, it is interesting to use different mechanisms for progression of Education and its applications, in each year of high school. The study of functions is better absorbed and can measure in the display such mathematical object is realized in a systematic way. In addition to using the software with a graphical builder animation tool allows students to motion graphic display according to the variation of the coefficients. Search tools for a better understanding of this important topic , combine the playful aspect to teaching, trying to captivate the student so that it can be interested more deeply in the subject , aiding their learning. GeoGebra has the ability to "plotting" (in mathematical jargon: "draw") graphics in the form (general) literal and still has a tool that allows the graphics animate what we intend to exploit to facilitate students' understanding of the study of these functions. Through activities (workshops) using co - teaching technology allow students to enjoy a growing knowledge of the characteristics of the selected functions, namely: order, quadratic and exponential, with direct application in procurement issues / similesapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalUFRRJBrasilInstituto de Ciências ExatasMatemáticaFunçõesEnsinoTecnologiaGeoGebraMathFunctionsEducationTechnologyGeoGebra.MatemáticaUma proposta metodológica para estudo, modelagem e aplicações de funções afins (lineares), quadráticas e exponenciais com o uso do software GeoGebra no Ensino MédioUma proposta metodológica para estudo, modelagem e aplicações de funções afins (lineares), quadráticas e exponenciais com o uso do software GeoGebra no Ensino Médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCIPRIANO, T. S. Modelagem Matemática como Metodologia no Ensino Regular: Estratégias e Possibilidades. Dissertação – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 2013 Acesso em: http://bit.profmat-sbm.org.br/xmlui/handle/123456789/479 DANTE, L. R. Projeto Voaz Matemática. 1a ed. São Paulo: Ática, 2012 LIMA, E. L. Curso de Análise. v.1. 14a ed. Rio de Janeiro: Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, 2012. LIMA, E. L.; CARVALHO, P. C. P.; WAGNER, E.; MORGADO, A. C. A matemática do Ensino Médio, v. 1. 9a ed. Rio de Janeiro: SBM, 2006. LIMA, E. L.; CARVALHO, P. C. P.; WAGNER, E.; MORGADO, A. C. Temas e Problemas, 3a ed. Rio de Janeiro: SBM, 2010. LOPES, G. Geometria Dinâmica com o GeoGebra no Ensino de Algumas Funções, 2013. 78f. Dissertação – Universidade Federal de Viçosa. Viçosa – Minas Gerais. Acesso em: http://bit.profmat-sbm.org.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/499/2011_00393_GERALDO_LOPES_JUNIOR.pdf?sequence=1 MARINS, L. de S. O uso do Geogebra no Ensino da Geometria Analítica: Estudo da Reta. 2013. 47f. Dissertação - Universidade Federal de Goiás. Goiânia - Goiás. 2013. Acesso em: http://bit.profmat-sbm.org.br/xmlui/handle/123456789/590 105 MELO, A. L. C. D.; SILVA, G. S. da C. Utilização do software Geogebra como ferramenta auxiliar ao estudo das funções quadráticas no ensino fundamental e médio. 6º encontro de formação de professores edição internacional – 7º fórum permanente de inovação educacional edição internacional – Aracajú – Sergipe. 2013. Acesso em: http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0CC8QFjAA&url=http%3A%2F%2Fmidia.unit.br%2Fenfope%2F2013%2FGT5%2FUTILIZA%25C7%25C3O_SOFTWARE_GEOGEBRA_COMO_FERRAMENTA_AUXILIARA_ESTUDO_FUNCOES_QUADRATICAS.pdf&ei=6ap-U7HMCbLOsATOjICAAw&usg=AFQjCNH8dbASzMtUDqjpH3NlrkXwrEE-eQ&sig2=lsXYv5hzfsVPLt2RatMzmA&bvm=bv.67720277,d.cWc OKADA, S. Explorando gráficos das funções elementares por meio do software Geogebra. 2013. 82f. Dissertação - Universidade Estadual de Santa Cruz. Ilhéus - Bahia. 2013. Acesso em: http://bit.profmat-sbm.org.br/xmlui/handle/123456789/250 RICARDO, J. da C. Uma proposta para o ensino de Funções Quadráticas mediada pela tecnologia: Um estudo de caso. 2012. 135f. Dissertação - Universidade Severino Sombra. Vassouras - Rio de Janeiro. 2012. Acesso em: http://www.uss.br/arquivos/posgraduacao/strictosensu/educacaoMatematica/dissertacoes/2012/Dissertacao_Jonas_FichaOK.pdf SOUZA, A. R. de S.; Silva, G. A. Desenvolvimento e análise de uma metodologia para o ensino da função quadrática utilizando os softwares ‘parábola’ e ‘oficina de funções’. Zetetiké: Revista de Educação Matemática, Campinas - São Paulo, v.14, nº 25, jan.jun./2006 Acesso em: http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/zetetike/article/view/2441 106 OLIVEIRA, S. K. C. F; LIMA, F. A. de S; FEITOSA, A. J. R. Conceito de Função em uma Investigação Metodológica Local. 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UNICSUL – Universidade Cruzeiro do Sul – SPhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/13999/2015%20-%20Gabriel%20Leite%20Nogueira.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/16896/2015%20-%20Gabriel%20Leite%20Nogueira.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/23210/2015%20-%20Gabriel%20Leite%20Nogueira.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/29586/2015%20-%20Gabriel%20Leite%20Nogueira.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/35960/2015%20-%20Gabriel%20Leite%20Nogueira.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/42356/2015%20-%20Gabriel%20Leite%20Nogueira.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/48738/2015%20-%20Gabriel%20Leite%20Nogueira.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/55188/2015%20-%20Gabriel%20Leite%20Nogueira.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3114Submitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2019-11-25T17:38:42Z No. of bitstreams: 1 2015 - Gabriel Leite Nogueira.pdf: 8634231 bytes, checksum: e062cb4d69b3e53ce1f4bf73e34b2122 (MD5)Made available in DSpace on 2019-11-25T17:38:42Z (GMT). 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