A escola e o bairro entre o público e o privado: um estudo da concepção do Programa de Gestão Comunitária da Associação Cidade Escola Aprendiz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Mayara de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2668
Resumo: This study has enquired the Bairro-Escola conception, a social program from the ONG Associação Cidade Escola Aprendiz. Terms such as Bairro-Escola , Educador Comunitário , and Gestor Público em Educação Comunitária have had their meanings analyzed according to community, partnership, and social justice ideas. The data on Bairro-Escola were collected from its documentation in websites, manuals, projects, etc. From this data, the Bairro-Escola s purposes have been compared to the theoretical concepts which one alleges to guide this program. One seeks to know how the Associação Cidade Escola Aprendiz s policy is conducted by compensatory actions which are part of modernization, rationalization, and result management projects that they have been developed in the brazilian education policy. That research has in Max Weber, John Rawls, Maurício Tragtenberg, and Evelina Dagnino s studies their theoretical support. In those studies, concepts as work, progress, modernization, rationalization (Weber), fairness, social justice (Rawls), management, self-management, ideology, administration (Tragtenberg), perverse confluence, participation, and citizenship (Dagnino) are discussed. In this study, we found some concepts about education within the Bairro-Escola project from the Associação Cidade Escola Aprendiz. Communitarian education features are like the perverse confluence, that look for improving the human and social capital by development of their abilities. This development has a constitutive ambiguity between the mercantile interests in maximizing profits and the public image based on "social responsibility."
id SCAR_b71252e0b25b0920376edfb9830c7b15
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2668
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Freitas, Mayara deRiscal, Sandra Aparecidahttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4786623U2http://lattes.cnpq.br/032572847420499645cd356d-d5d6-4b7d-a893-90eae7102b522016-06-02T19:39:35Z2013-05-142016-06-02T19:39:35Z2013-03-20FREITAS, Mayara de. A escola e o bairro entre o público e o privado: um estudo da concepção do Programa de Gestão Comunitária da Associação Cidade Escola Aprendiz. 2013. 108 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2668This study has enquired the Bairro-Escola conception, a social program from the ONG Associação Cidade Escola Aprendiz. Terms such as Bairro-Escola , Educador Comunitário , and Gestor Público em Educação Comunitária have had their meanings analyzed according to community, partnership, and social justice ideas. The data on Bairro-Escola were collected from its documentation in websites, manuals, projects, etc. From this data, the Bairro-Escola s purposes have been compared to the theoretical concepts which one alleges to guide this program. One seeks to know how the Associação Cidade Escola Aprendiz s policy is conducted by compensatory actions which are part of modernization, rationalization, and result management projects that they have been developed in the brazilian education policy. That research has in Max Weber, John Rawls, Maurício Tragtenberg, and Evelina Dagnino s studies their theoretical support. In those studies, concepts as work, progress, modernization, rationalization (Weber), fairness, social justice (Rawls), management, self-management, ideology, administration (Tragtenberg), perverse confluence, participation, and citizenship (Dagnino) are discussed. In this study, we found some concepts about education within the Bairro-Escola project from the Associação Cidade Escola Aprendiz. Communitarian education features are like the perverse confluence, that look for improving the human and social capital by development of their abilities. This development has a constitutive ambiguity between the mercantile interests in maximizing profits and the public image based on "social responsibility."Este trabalho tem como objeto de estudo a experiência Bairro-Escola da Associação Cidade Escola Aprendiz e seu objetivo é analisar as concepções de Bairro-Escola , Educador Comunitário e Gestor Público em Educação Comunitária por meio da articulação destes conceitos com as concepções de parceria, comunidade e justiça social que o fundamentam. Pretende-se compreender, por meio da análise do discurso presente na documentação relativa ao Bairro-Escola, a relação entre as ações propostas e os fundamentos teóricos apresentados, verificando a sua aderência e organicidade, e determinar o papel atribuído às parcerias. Trata-se de compreender em que medida as concepções centrais do projeto podem ser consideradas parte de uma política de ações compensatórias, voltadas para a equidade e justiça social, e se constituem parte do projeto de modernização, racionalização e de gerenciamento de resultados que vem sendo desenvolvido no âmbito nacional, estadual e municipal. Buscou-se esclarecer quais são as concepções teóricas que norteiam a Associação Cidade Escola Aprendiz, de forma que se possa estabelecer seu papel na política educacional. O procedimento analítico deste trabalho se baseou nos conceitos de trabalho, progresso, modernização e racionalização, de Max Weber, equidade e justiça social de John Ralws. Para discutir a concepção de gestão e autogestão, ideologia e administração, nos baseamos nos trabalhos de Maurício Tragtenberg. Para a concepção de confluência perversa, participação e cidadania utilizaram os trabalhos de Evelina Dagnino. Para realizar o objetivo proposto, foram analisados os documentos relativos ao projeto, os projetos de parceria e de adesão dos municípios e a literatura produzida a este respeito. Ao longo do estudo pudemos constatar alguns aspectos que caracterizam a concepção de educação adotada pelo projeto Bairro-Escola da Associação Cidade Escola Aprendiz. Observa-se que a concepção de educação comunitária apresenta aspectos próprios às confluências perversas que visam melhorar o capital humano e social, por meio do desenvolvimento de habilidades. Caracterizado por uma ambiguidade constitutiva entre os interesses mercantis de maximização de lucros através da sua imagem pública baseada na responsabilidade social .Universidade Federal de Minas Geraisapplication/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEUFSCarBREducaçãoGestão escolarProgramas sociaisJustiça socialCidadaniaPolíticas públicasSocial programsPublic-private partnershipsSocial justiceCitizenshipCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA escola e o bairro entre o público e o privado: um estudo da concepção do Programa de Gestão Comunitária da Associação Cidade Escola Aprendizinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesiscd428140-cf1b-4410-8319-4b24691a0027info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL5097.pdfapplication/pdf529680https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2668/1/5097.pdfa293248f7ec6d3409afd9aeec1182b5cMD51TEXT5097.pdf.txt5097.pdf.txtExtracted texttext/plain0https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2668/2/5097.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52THUMBNAIL5097.pdf.jpg5097.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg8360https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2668/3/5097.pdf.jpg1c664f9bad01c185610d64e166f85f2fMD53ufscar/26682024-03-08 01:10:44.377oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2668Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222024-03-08T01:10:44Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv A escola e o bairro entre o público e o privado: um estudo da concepção do Programa de Gestão Comunitária da Associação Cidade Escola Aprendiz
title A escola e o bairro entre o público e o privado: um estudo da concepção do Programa de Gestão Comunitária da Associação Cidade Escola Aprendiz
spellingShingle A escola e o bairro entre o público e o privado: um estudo da concepção do Programa de Gestão Comunitária da Associação Cidade Escola Aprendiz
Freitas, Mayara de
Educação
Gestão escolar
Programas sociais
Justiça social
Cidadania
Políticas públicas
Social programs
Public-private partnerships
Social justice
Citizenship
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A escola e o bairro entre o público e o privado: um estudo da concepção do Programa de Gestão Comunitária da Associação Cidade Escola Aprendiz
title_full A escola e o bairro entre o público e o privado: um estudo da concepção do Programa de Gestão Comunitária da Associação Cidade Escola Aprendiz
title_fullStr A escola e o bairro entre o público e o privado: um estudo da concepção do Programa de Gestão Comunitária da Associação Cidade Escola Aprendiz
title_full_unstemmed A escola e o bairro entre o público e o privado: um estudo da concepção do Programa de Gestão Comunitária da Associação Cidade Escola Aprendiz
title_sort A escola e o bairro entre o público e o privado: um estudo da concepção do Programa de Gestão Comunitária da Associação Cidade Escola Aprendiz
author Freitas, Mayara de
author_facet Freitas, Mayara de
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0325728474204996
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Mayara de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Riscal, Sandra Aparecida
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4786623U2
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 45cd356d-d5d6-4b7d-a893-90eae7102b52
contributor_str_mv Riscal, Sandra Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Gestão escolar
Programas sociais
Justiça social
Cidadania
Políticas públicas
topic Educação
Gestão escolar
Programas sociais
Justiça social
Cidadania
Políticas públicas
Social programs
Public-private partnerships
Social justice
Citizenship
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Social programs
Public-private partnerships
Social justice
Citizenship
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This study has enquired the Bairro-Escola conception, a social program from the ONG Associação Cidade Escola Aprendiz. Terms such as Bairro-Escola , Educador Comunitário , and Gestor Público em Educação Comunitária have had their meanings analyzed according to community, partnership, and social justice ideas. The data on Bairro-Escola were collected from its documentation in websites, manuals, projects, etc. From this data, the Bairro-Escola s purposes have been compared to the theoretical concepts which one alleges to guide this program. One seeks to know how the Associação Cidade Escola Aprendiz s policy is conducted by compensatory actions which are part of modernization, rationalization, and result management projects that they have been developed in the brazilian education policy. That research has in Max Weber, John Rawls, Maurício Tragtenberg, and Evelina Dagnino s studies their theoretical support. In those studies, concepts as work, progress, modernization, rationalization (Weber), fairness, social justice (Rawls), management, self-management, ideology, administration (Tragtenberg), perverse confluence, participation, and citizenship (Dagnino) are discussed. In this study, we found some concepts about education within the Bairro-Escola project from the Associação Cidade Escola Aprendiz. Communitarian education features are like the perverse confluence, that look for improving the human and social capital by development of their abilities. This development has a constitutive ambiguity between the mercantile interests in maximizing profits and the public image based on "social responsibility."
publishDate 2013
dc.date.available.fl_str_mv 2013-05-14
2016-06-02T19:39:35Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-03-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-02T19:39:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FREITAS, Mayara de. A escola e o bairro entre o público e o privado: um estudo da concepção do Programa de Gestão Comunitária da Associação Cidade Escola Aprendiz. 2013. 108 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2668
identifier_str_mv FREITAS, Mayara de. A escola e o bairro entre o público e o privado: um estudo da concepção do Programa de Gestão Comunitária da Associação Cidade Escola Aprendiz. 2013. 108 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2668
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.authority.fl_str_mv cd428140-cf1b-4410-8319-4b24691a0027
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2668/1/5097.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2668/2/5097.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2668/3/5097.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a293248f7ec6d3409afd9aeec1182b5c
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
1c664f9bad01c185610d64e166f85f2f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136261397315584