Uma proposta de modelo para diagnóstico dos atributos do educador musical em projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em música baseado na gestão de competências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santiago, Glauber Lúcio Alves
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3294
Resumo: This work intends to demonstrate the feasibility and applicability of competency management rudiments in activities connected to the formation of music educators. More specifically, it is meant to propose a model to evaluate graduate educational projects in music regarding the qualification of graduated. The study is based upon a theoretical reference that comprehends competency management and music education; having for the latter the purpose of characterizing the music educator s attributes. After an extended bibliographical research on many different authors, it was proposed a model for analysis of graduate educational projects based on competency management, and then an empirical implementation in an actual educational project was fulfilled. As a conclusion, this research could attest that it is possible the application of competency management methods in music graduate courses and in music educators formation as well, with substantial possibilities for benefits.
id SCAR_b8a05e11f7e2c964fedbbf6d0ad310c2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/3294
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Santiago, Glauber Lúcio AlvesAlliprandini, Dário Henriquehttp://lattes.cnpq.br/0650958184371272http://lattes.cnpq.br/93851734101038985d510fe5-1a64-4f09-825f-d315033830c62016-06-02T19:49:58Z2007-07-112016-06-02T19:49:58Z2006-09-19SANTIAGO, Glauber Lúcio Alves. Uma proposta de modelo para diagnóstico dos atributos do educador musical em projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em música baseado na gestão de competências. 2006. 343 f. Tese (Doutorado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3294This work intends to demonstrate the feasibility and applicability of competency management rudiments in activities connected to the formation of music educators. More specifically, it is meant to propose a model to evaluate graduate educational projects in music regarding the qualification of graduated. The study is based upon a theoretical reference that comprehends competency management and music education; having for the latter the purpose of characterizing the music educator s attributes. After an extended bibliographical research on many different authors, it was proposed a model for analysis of graduate educational projects based on competency management, and then an empirical implementation in an actual educational project was fulfilled. As a conclusion, this research could attest that it is possible the application of competency management methods in music graduate courses and in music educators formation as well, with substantial possibilities for benefits.O presente trabalho pretende mostrar a viabilidade e a aplicabilidade de princípios da gestão de competências em atividades relativas à formação profissional do educador musical. Mais especificamente, visa propor um modelo para o diagnóstico de projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em música, no que tange à capacitação das competências do aluno egresso. O trabalho, parte de um referencial teórico que abrange a gestão de competências e a educação musical, nesta última, tendo por finalidade a caracterização dos atributos do educador musical. Após a pesquisa bibliográfica com um grande número de autores, foi proposto um modelo para diagnóstico de projetos pedagógicos de cursos de licenciatura baseado na gestão de competências e foi realizada uma aplicação experimental em projeto de curso real. Como conclusão, o trabalho pôde verificar que é possível a aplicação de sistemáticas de gestão de competências com grande potencial de benefícios para os cursos de licenciatura em música e para a formação dos educadores musicais.application/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEPUFSCarBREnsino superiorEducação musicalGestão de competênciasAtributos do educador musicalMusic educationCompetency managementMusic graduate courseMusic educator s attributesENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOUma proposta de modelo para diagnóstico dos atributos do educador musical em projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em música baseado na gestão de competênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis-1-14967514a-8dca-418a-9b14-fc4e482df7fcinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALTeseGLAS.pdfapplication/pdf10790435https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/3294/1/TeseGLAS.pdfeb378bcce969561fd7775ccb18c3b3d5MD51THUMBNAILTeseGLAS.pdf.jpgTeseGLAS.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6385https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/3294/2/TeseGLAS.pdf.jpg5212ce334790a68f407f08a972af1266MD52ufscar/32942023-09-18 18:31:40.476oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/3294Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:31:40Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Uma proposta de modelo para diagnóstico dos atributos do educador musical em projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em música baseado na gestão de competências
title Uma proposta de modelo para diagnóstico dos atributos do educador musical em projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em música baseado na gestão de competências
spellingShingle Uma proposta de modelo para diagnóstico dos atributos do educador musical em projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em música baseado na gestão de competências
Santiago, Glauber Lúcio Alves
Ensino superior
Educação musical
Gestão de competências
Atributos do educador musical
Music education
Competency management
Music graduate course
Music educator s attributes
ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
title_short Uma proposta de modelo para diagnóstico dos atributos do educador musical em projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em música baseado na gestão de competências
title_full Uma proposta de modelo para diagnóstico dos atributos do educador musical em projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em música baseado na gestão de competências
title_fullStr Uma proposta de modelo para diagnóstico dos atributos do educador musical em projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em música baseado na gestão de competências
title_full_unstemmed Uma proposta de modelo para diagnóstico dos atributos do educador musical em projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em música baseado na gestão de competências
title_sort Uma proposta de modelo para diagnóstico dos atributos do educador musical em projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em música baseado na gestão de competências
author Santiago, Glauber Lúcio Alves
author_facet Santiago, Glauber Lúcio Alves
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9385173410103898
dc.contributor.author.fl_str_mv Santiago, Glauber Lúcio Alves
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alliprandini, Dário Henrique
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0650958184371272
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 5d510fe5-1a64-4f09-825f-d315033830c6
contributor_str_mv Alliprandini, Dário Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Educação musical
Gestão de competências
Atributos do educador musical
topic Ensino superior
Educação musical
Gestão de competências
Atributos do educador musical
Music education
Competency management
Music graduate course
Music educator s attributes
ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Music education
Competency management
Music graduate course
Music educator s attributes
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
description This work intends to demonstrate the feasibility and applicability of competency management rudiments in activities connected to the formation of music educators. More specifically, it is meant to propose a model to evaluate graduate educational projects in music regarding the qualification of graduated. The study is based upon a theoretical reference that comprehends competency management and music education; having for the latter the purpose of characterizing the music educator s attributes. After an extended bibliographical research on many different authors, it was proposed a model for analysis of graduate educational projects based on competency management, and then an empirical implementation in an actual educational project was fulfilled. As a conclusion, this research could attest that it is possible the application of competency management methods in music graduate courses and in music educators formation as well, with substantial possibilities for benefits.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-09-19
dc.date.available.fl_str_mv 2007-07-11
2016-06-02T19:49:58Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-02T19:49:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTIAGO, Glauber Lúcio Alves. Uma proposta de modelo para diagnóstico dos atributos do educador musical em projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em música baseado na gestão de competências. 2006. 343 f. Tese (Doutorado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3294
identifier_str_mv SANTIAGO, Glauber Lúcio Alves. Uma proposta de modelo para diagnóstico dos atributos do educador musical em projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em música baseado na gestão de competências. 2006. 343 f. Tese (Doutorado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3294
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv -1
-1
dc.relation.authority.fl_str_mv 4967514a-8dca-418a-9b14-fc4e482df7fc
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEP
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/3294/1/TeseGLAS.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/3294/2/TeseGLAS.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv eb378bcce969561fd7775ccb18c3b3d5
5212ce334790a68f407f08a972af1266
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813715526711508992