Efeitos do ensino de tato com estímulos de alta e baixa preferência na aprendizagem de um pequeno vocabulário em segunda língua

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Maíra Costa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16013
Resumo: There is a growing body of literature examining the effectiveness of teaching a foreign language using behavior-analytic procedures. This study compared the acquisition of foreign tact responding as a function of stimulus preference and assessed the emergence of bidirectional intraverbal responses (Native-Foreign and Foreign-Native). Three typically developing Brazilian children participated. Sessions were conducted remotely using a platform for video and audio communications. First, the experimenter conducted a preference assessment to select the target stimuli for each participant based on their level of stimuli preference (high and low-preferred stimulus sets). During tact instruction, the experimenter presented a visual stimulus and asked for its foreign name. A progressive prompt delay was used. Emergent intraverbal responses were evaluated across Native-Foreign and Foreign-Native directions before and after instruction. Results showed that all participants met the learning and the emergence criterion for the high preferred stimulus set in fewer trial blocks than for the low preferred stimulus set. Also, high-preferred set yielded greater emergence of all intraverbal relations compared to low-preferred set. Results confirmed previous studies, showing that tact instruction is effective to produce emergent intraverbal responding, and suggested the stimulus preference as an important variable to ensure optimal foreign language teaching procedures.
id SCAR_ba3bc56b206dec399e84a564affc363e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/16013
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Gonçalves, Maíra CostaCortez, Mariéle de Cássia Dinizhttp://lattes.cnpq.br/7927746584626515http://lattes.cnpq.br/127449626389066199b1615d-339b-4e9c-90d3-9e59c6604d1f2022-05-04T17:46:41Z2022-05-04T17:46:41Z2022-04-29GONÇALVES, Maíra Costa. Efeitos do ensino de tato com estímulos de alta e baixa preferência na aprendizagem de um pequeno vocabulário em segunda língua. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16013.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16013There is a growing body of literature examining the effectiveness of teaching a foreign language using behavior-analytic procedures. This study compared the acquisition of foreign tact responding as a function of stimulus preference and assessed the emergence of bidirectional intraverbal responses (Native-Foreign and Foreign-Native). Three typically developing Brazilian children participated. Sessions were conducted remotely using a platform for video and audio communications. First, the experimenter conducted a preference assessment to select the target stimuli for each participant based on their level of stimuli preference (high and low-preferred stimulus sets). During tact instruction, the experimenter presented a visual stimulus and asked for its foreign name. A progressive prompt delay was used. Emergent intraverbal responses were evaluated across Native-Foreign and Foreign-Native directions before and after instruction. Results showed that all participants met the learning and the emergence criterion for the high preferred stimulus set in fewer trial blocks than for the low preferred stimulus set. Also, high-preferred set yielded greater emergence of all intraverbal relations compared to low-preferred set. Results confirmed previous studies, showing that tact instruction is effective to produce emergent intraverbal responding, and suggested the stimulus preference as an important variable to ensure optimal foreign language teaching procedures.Estudos vêm sendo desenvolvidos para avaliar a eficácia de diferentes procedimentos de ensino na aquisição de vocabulário em uma segunda língua em diferentes populações. Apesar da maioria dos estudos apontarem para a superioridade do ensino de tato (i.e., nomeação) em relação a outros tipos de procedimentos de ensino, pouco enfoque tem sido dado à escolha dos estímulos experimentais empregados nos estudos da área. O presente estudo teve por objetivo avaliar a eficácia do ensino de tato, em função do grau de preferência dos conjuntos de estímulos (Conjunto de Alta Preferência e Conjunto de Baixa Preferência) na emergência de respostas intraverbais bidirecionais (português-inglês e inglês-português) em um procedimento remoto. Participam três crianças com desenvolvimento típico, com idades entre seis e 10 anos. Inicialmente, foi utilizado um procedimento de avaliação de preferência para definir os estímulos de alta e baixa preferência utilizados no estudo. As condições experimentais foram: 1) Teste Pré-treino que avaliou o repertório inicial de tato e intraverbal das crianças diante dos conjuntos de estímulos; 2) Ensino de tato, em que a experimentadora apresentava o estímulo visual (apresentado na tela do computador) em conjunto com uma dica ecóica (nome da figura em inglês), empregando um procedimento de retirada progressiva da dica e 3) Teste Pós-treino, que verificou os efeitos do ensino de tato na emergência de respostas intraverbais bidirecionais (inglês-português e português-inglês), em função do conjunto de estímulo (Conjunto de Alta Preferência e Conjunto de Baixa Preferência). Foi utilizado um delineamento de tratamentos alternados adaptado para comparar os efeitos do treino de tato em função do grau de preferência pelos estímulos e um delineamento de linha de base múltipla para avaliar a emergência de respostas intraverbais bidirecionais. Os resultados mostraram que, inicialmente, todos os participantes não apresentavam respostas corretas e, ao final, apresentaram 100% de respostas corretas, confirmando a eficácia do ensino de tato na emergência de relações intraverbais bidirecionais. Foi observado um número maior de acertos e um número menor de blocos de tentativas até critério para o conjunto de alta preferência quando comparado com o conjunto de estímulos de baixa preferência. O estudo realizado de forma remota replicou resultados encontrados em estudos realizados presencialmente e indicou o uso de estímulos de alta preferência como variável favorecedora para a aquisição de novos repertórios.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Iniciação Científica PIBIC/CNPq/UFSCar Edital ProPq 001/2019 (Seleção 2019 – 2020)porUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosPsicologia - PsiUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEnsino de tatoIntraverbal bidirecionalSegunda línguaPreferência dos estímulosRespostas emergentesTact instructionBidirectional intraverbalSecond languageStimulus preferenceEmergent respondingCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL::PROCESSOS DE APRENDIZAGEM, MEMORIA E MOTIVACAOEfeitos do ensino de tato com estímulos de alta e baixa preferência na aprendizagem de um pequeno vocabulário em segunda línguaEffects of stimulus preference on the acquisition of a small foreign language vocabularyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis600600b8965d47-0110-4858-8aaa-c09b1307a50creponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16013/3/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD53ORIGINALMonografia_MaíraGonçalves_final.pdfMonografia_MaíraGonçalves_final.pdfapplication/pdf1392238https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16013/2/Monografia_Ma%c3%adraGon%c3%a7alves_final.pdf2d864e325851d0b828cad024058dad4fMD52TEXTMonografia_MaíraGonçalves_final.pdf.txtMonografia_MaíraGonçalves_final.pdf.txtExtracted texttext/plain48702https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16013/4/Monografia_Ma%c3%adraGon%c3%a7alves_final.pdf.txt6bfe8fc080a0db49284b33d5a4f4e313MD54THUMBNAILMonografia_MaíraGonçalves_final.pdf.jpgMonografia_MaíraGonçalves_final.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5376https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16013/5/Monografia_Ma%c3%adraGon%c3%a7alves_final.pdf.jpg70afecd01529f44d3097aa1b9e6945f1MD55ufscar/160132023-09-18 18:32:23.243oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/16013Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:23Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Efeitos do ensino de tato com estímulos de alta e baixa preferência na aprendizagem de um pequeno vocabulário em segunda língua
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Effects of stimulus preference on the acquisition of a small foreign language vocabulary
title Efeitos do ensino de tato com estímulos de alta e baixa preferência na aprendizagem de um pequeno vocabulário em segunda língua
spellingShingle Efeitos do ensino de tato com estímulos de alta e baixa preferência na aprendizagem de um pequeno vocabulário em segunda língua
Gonçalves, Maíra Costa
Ensino de tato
Intraverbal bidirecional
Segunda língua
Preferência dos estímulos
Respostas emergentes
Tact instruction
Bidirectional intraverbal
Second language
Stimulus preference
Emergent responding
CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL::PROCESSOS DE APRENDIZAGEM, MEMORIA E MOTIVACAO
title_short Efeitos do ensino de tato com estímulos de alta e baixa preferência na aprendizagem de um pequeno vocabulário em segunda língua
title_full Efeitos do ensino de tato com estímulos de alta e baixa preferência na aprendizagem de um pequeno vocabulário em segunda língua
title_fullStr Efeitos do ensino de tato com estímulos de alta e baixa preferência na aprendizagem de um pequeno vocabulário em segunda língua
title_full_unstemmed Efeitos do ensino de tato com estímulos de alta e baixa preferência na aprendizagem de um pequeno vocabulário em segunda língua
title_sort Efeitos do ensino de tato com estímulos de alta e baixa preferência na aprendizagem de um pequeno vocabulário em segunda língua
author Gonçalves, Maíra Costa
author_facet Gonçalves, Maíra Costa
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1274496263890661
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Maíra Costa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cortez, Mariéle de Cássia Diniz
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7927746584626515
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 99b1615d-339b-4e9c-90d3-9e59c6604d1f
contributor_str_mv Cortez, Mariéle de Cássia Diniz
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de tato
Intraverbal bidirecional
Segunda língua
Preferência dos estímulos
Respostas emergentes
topic Ensino de tato
Intraverbal bidirecional
Segunda língua
Preferência dos estímulos
Respostas emergentes
Tact instruction
Bidirectional intraverbal
Second language
Stimulus preference
Emergent responding
CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL::PROCESSOS DE APRENDIZAGEM, MEMORIA E MOTIVACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Tact instruction
Bidirectional intraverbal
Second language
Stimulus preference
Emergent responding
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL::PROCESSOS DE APRENDIZAGEM, MEMORIA E MOTIVACAO
description There is a growing body of literature examining the effectiveness of teaching a foreign language using behavior-analytic procedures. This study compared the acquisition of foreign tact responding as a function of stimulus preference and assessed the emergence of bidirectional intraverbal responses (Native-Foreign and Foreign-Native). Three typically developing Brazilian children participated. Sessions were conducted remotely using a platform for video and audio communications. First, the experimenter conducted a preference assessment to select the target stimuli for each participant based on their level of stimuli preference (high and low-preferred stimulus sets). During tact instruction, the experimenter presented a visual stimulus and asked for its foreign name. A progressive prompt delay was used. Emergent intraverbal responses were evaluated across Native-Foreign and Foreign-Native directions before and after instruction. Results showed that all participants met the learning and the emergence criterion for the high preferred stimulus set in fewer trial blocks than for the low preferred stimulus set. Also, high-preferred set yielded greater emergence of all intraverbal relations compared to low-preferred set. Results confirmed previous studies, showing that tact instruction is effective to produce emergent intraverbal responding, and suggested the stimulus preference as an important variable to ensure optimal foreign language teaching procedures.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-04T17:46:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-04T17:46:41Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-04-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GONÇALVES, Maíra Costa. Efeitos do ensino de tato com estímulos de alta e baixa preferência na aprendizagem de um pequeno vocabulário em segunda língua. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16013
identifier_str_mv GONÇALVES, Maíra Costa. Efeitos do ensino de tato com estímulos de alta e baixa preferência na aprendizagem de um pequeno vocabulário em segunda língua. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16013.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.authority.fl_str_mv b8965d47-0110-4858-8aaa-c09b1307a50c
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
Psicologia - Psi
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
Psicologia - Psi
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16013/3/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16013/2/Monografia_Ma%c3%adraGon%c3%a7alves_final.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16013/4/Monografia_Ma%c3%adraGon%c3%a7alves_final.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16013/5/Monografia_Ma%c3%adraGon%c3%a7alves_final.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
2d864e325851d0b828cad024058dad4f
6bfe8fc080a0db49284b33d5a4f4e313
70afecd01529f44d3097aa1b9e6945f1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136405502066688