Efeitos do ensino de tato com estímulos de alta e baixa preferência na aprendizagem de um pequeno vocabulário em segunda língua
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16013 |
Resumo: | There is a growing body of literature examining the effectiveness of teaching a foreign language using behavior-analytic procedures. This study compared the acquisition of foreign tact responding as a function of stimulus preference and assessed the emergence of bidirectional intraverbal responses (Native-Foreign and Foreign-Native). Three typically developing Brazilian children participated. Sessions were conducted remotely using a platform for video and audio communications. First, the experimenter conducted a preference assessment to select the target stimuli for each participant based on their level of stimuli preference (high and low-preferred stimulus sets). During tact instruction, the experimenter presented a visual stimulus and asked for its foreign name. A progressive prompt delay was used. Emergent intraverbal responses were evaluated across Native-Foreign and Foreign-Native directions before and after instruction. Results showed that all participants met the learning and the emergence criterion for the high preferred stimulus set in fewer trial blocks than for the low preferred stimulus set. Also, high-preferred set yielded greater emergence of all intraverbal relations compared to low-preferred set. Results confirmed previous studies, showing that tact instruction is effective to produce emergent intraverbal responding, and suggested the stimulus preference as an important variable to ensure optimal foreign language teaching procedures. |
id |
SCAR_ba3bc56b206dec399e84a564affc363e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/16013 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Gonçalves, Maíra CostaCortez, Mariéle de Cássia Dinizhttp://lattes.cnpq.br/7927746584626515http://lattes.cnpq.br/127449626389066199b1615d-339b-4e9c-90d3-9e59c6604d1f2022-05-04T17:46:41Z2022-05-04T17:46:41Z2022-04-29GONÇALVES, Maíra Costa. Efeitos do ensino de tato com estímulos de alta e baixa preferência na aprendizagem de um pequeno vocabulário em segunda língua. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16013.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16013There is a growing body of literature examining the effectiveness of teaching a foreign language using behavior-analytic procedures. This study compared the acquisition of foreign tact responding as a function of stimulus preference and assessed the emergence of bidirectional intraverbal responses (Native-Foreign and Foreign-Native). Three typically developing Brazilian children participated. Sessions were conducted remotely using a platform for video and audio communications. First, the experimenter conducted a preference assessment to select the target stimuli for each participant based on their level of stimuli preference (high and low-preferred stimulus sets). During tact instruction, the experimenter presented a visual stimulus and asked for its foreign name. A progressive prompt delay was used. Emergent intraverbal responses were evaluated across Native-Foreign and Foreign-Native directions before and after instruction. Results showed that all participants met the learning and the emergence criterion for the high preferred stimulus set in fewer trial blocks than for the low preferred stimulus set. Also, high-preferred set yielded greater emergence of all intraverbal relations compared to low-preferred set. Results confirmed previous studies, showing that tact instruction is effective to produce emergent intraverbal responding, and suggested the stimulus preference as an important variable to ensure optimal foreign language teaching procedures.Estudos vêm sendo desenvolvidos para avaliar a eficácia de diferentes procedimentos de ensino na aquisição de vocabulário em uma segunda língua em diferentes populações. Apesar da maioria dos estudos apontarem para a superioridade do ensino de tato (i.e., nomeação) em relação a outros tipos de procedimentos de ensino, pouco enfoque tem sido dado à escolha dos estímulos experimentais empregados nos estudos da área. O presente estudo teve por objetivo avaliar a eficácia do ensino de tato, em função do grau de preferência dos conjuntos de estímulos (Conjunto de Alta Preferência e Conjunto de Baixa Preferência) na emergência de respostas intraverbais bidirecionais (português-inglês e inglês-português) em um procedimento remoto. Participam três crianças com desenvolvimento típico, com idades entre seis e 10 anos. Inicialmente, foi utilizado um procedimento de avaliação de preferência para definir os estímulos de alta e baixa preferência utilizados no estudo. As condições experimentais foram: 1) Teste Pré-treino que avaliou o repertório inicial de tato e intraverbal das crianças diante dos conjuntos de estímulos; 2) Ensino de tato, em que a experimentadora apresentava o estímulo visual (apresentado na tela do computador) em conjunto com uma dica ecóica (nome da figura em inglês), empregando um procedimento de retirada progressiva da dica e 3) Teste Pós-treino, que verificou os efeitos do ensino de tato na emergência de respostas intraverbais bidirecionais (inglês-português e português-inglês), em função do conjunto de estímulo (Conjunto de Alta Preferência e Conjunto de Baixa Preferência). Foi utilizado um delineamento de tratamentos alternados adaptado para comparar os efeitos do treino de tato em função do grau de preferência pelos estímulos e um delineamento de linha de base múltipla para avaliar a emergência de respostas intraverbais bidirecionais. Os resultados mostraram que, inicialmente, todos os participantes não apresentavam respostas corretas e, ao final, apresentaram 100% de respostas corretas, confirmando a eficácia do ensino de tato na emergência de relações intraverbais bidirecionais. Foi observado um número maior de acertos e um número menor de blocos de tentativas até critério para o conjunto de alta preferência quando comparado com o conjunto de estímulos de baixa preferência. O estudo realizado de forma remota replicou resultados encontrados em estudos realizados presencialmente e indicou o uso de estímulos de alta preferência como variável favorecedora para a aquisição de novos repertórios.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Iniciação Científica PIBIC/CNPq/UFSCar Edital ProPq 001/2019 (Seleção 2019 – 2020)porUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosPsicologia - PsiUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEnsino de tatoIntraverbal bidirecionalSegunda línguaPreferência dos estímulosRespostas emergentesTact instructionBidirectional intraverbalSecond languageStimulus preferenceEmergent respondingCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL::PROCESSOS DE APRENDIZAGEM, MEMORIA E MOTIVACAOEfeitos do ensino de tato com estímulos de alta e baixa preferência na aprendizagem de um pequeno vocabulário em segunda línguaEffects of stimulus preference on the acquisition of a small foreign language vocabularyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis600600b8965d47-0110-4858-8aaa-c09b1307a50creponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16013/3/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD53ORIGINALMonografia_MaíraGonçalves_final.pdfMonografia_MaíraGonçalves_final.pdfapplication/pdf1392238https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16013/2/Monografia_Ma%c3%adraGon%c3%a7alves_final.pdf2d864e325851d0b828cad024058dad4fMD52TEXTMonografia_MaíraGonçalves_final.pdf.txtMonografia_MaíraGonçalves_final.pdf.txtExtracted texttext/plain48702https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16013/4/Monografia_Ma%c3%adraGon%c3%a7alves_final.pdf.txt6bfe8fc080a0db49284b33d5a4f4e313MD54THUMBNAILMonografia_MaíraGonçalves_final.pdf.jpgMonografia_MaíraGonçalves_final.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5376https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16013/5/Monografia_Ma%c3%adraGon%c3%a7alves_final.pdf.jpg70afecd01529f44d3097aa1b9e6945f1MD55ufscar/160132023-09-18 18:32:23.243oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/16013Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:23Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Efeitos do ensino de tato com estímulos de alta e baixa preferência na aprendizagem de um pequeno vocabulário em segunda língua |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Effects of stimulus preference on the acquisition of a small foreign language vocabulary |
title |
Efeitos do ensino de tato com estímulos de alta e baixa preferência na aprendizagem de um pequeno vocabulário em segunda língua |
spellingShingle |
Efeitos do ensino de tato com estímulos de alta e baixa preferência na aprendizagem de um pequeno vocabulário em segunda língua Gonçalves, Maíra Costa Ensino de tato Intraverbal bidirecional Segunda língua Preferência dos estímulos Respostas emergentes Tact instruction Bidirectional intraverbal Second language Stimulus preference Emergent responding CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL::PROCESSOS DE APRENDIZAGEM, MEMORIA E MOTIVACAO |
title_short |
Efeitos do ensino de tato com estímulos de alta e baixa preferência na aprendizagem de um pequeno vocabulário em segunda língua |
title_full |
Efeitos do ensino de tato com estímulos de alta e baixa preferência na aprendizagem de um pequeno vocabulário em segunda língua |
title_fullStr |
Efeitos do ensino de tato com estímulos de alta e baixa preferência na aprendizagem de um pequeno vocabulário em segunda língua |
title_full_unstemmed |
Efeitos do ensino de tato com estímulos de alta e baixa preferência na aprendizagem de um pequeno vocabulário em segunda língua |
title_sort |
Efeitos do ensino de tato com estímulos de alta e baixa preferência na aprendizagem de um pequeno vocabulário em segunda língua |
author |
Gonçalves, Maíra Costa |
author_facet |
Gonçalves, Maíra Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1274496263890661 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Maíra Costa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cortez, Mariéle de Cássia Diniz |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7927746584626515 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
99b1615d-339b-4e9c-90d3-9e59c6604d1f |
contributor_str_mv |
Cortez, Mariéle de Cássia Diniz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de tato Intraverbal bidirecional Segunda língua Preferência dos estímulos Respostas emergentes |
topic |
Ensino de tato Intraverbal bidirecional Segunda língua Preferência dos estímulos Respostas emergentes Tact instruction Bidirectional intraverbal Second language Stimulus preference Emergent responding CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL::PROCESSOS DE APRENDIZAGEM, MEMORIA E MOTIVACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Tact instruction Bidirectional intraverbal Second language Stimulus preference Emergent responding |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL::PROCESSOS DE APRENDIZAGEM, MEMORIA E MOTIVACAO |
description |
There is a growing body of literature examining the effectiveness of teaching a foreign language using behavior-analytic procedures. This study compared the acquisition of foreign tact responding as a function of stimulus preference and assessed the emergence of bidirectional intraverbal responses (Native-Foreign and Foreign-Native). Three typically developing Brazilian children participated. Sessions were conducted remotely using a platform for video and audio communications. First, the experimenter conducted a preference assessment to select the target stimuli for each participant based on their level of stimuli preference (high and low-preferred stimulus sets). During tact instruction, the experimenter presented a visual stimulus and asked for its foreign name. A progressive prompt delay was used. Emergent intraverbal responses were evaluated across Native-Foreign and Foreign-Native directions before and after instruction. Results showed that all participants met the learning and the emergence criterion for the high preferred stimulus set in fewer trial blocks than for the low preferred stimulus set. Also, high-preferred set yielded greater emergence of all intraverbal relations compared to low-preferred set. Results confirmed previous studies, showing that tact instruction is effective to produce emergent intraverbal responding, and suggested the stimulus preference as an important variable to ensure optimal foreign language teaching procedures. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-05-04T17:46:41Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-05-04T17:46:41Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-04-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GONÇALVES, Maíra Costa. Efeitos do ensino de tato com estímulos de alta e baixa preferência na aprendizagem de um pequeno vocabulário em segunda língua. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16013 |
identifier_str_mv |
GONÇALVES, Maíra Costa. Efeitos do ensino de tato com estímulos de alta e baixa preferência na aprendizagem de um pequeno vocabulário em segunda língua. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16013. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
600 600 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
b8965d47-0110-4858-8aaa-c09b1307a50c |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus São Carlos Psicologia - Psi |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus São Carlos Psicologia - Psi |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16013/3/license_rdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16013/2/Monografia_Ma%c3%adraGon%c3%a7alves_final.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16013/4/Monografia_Ma%c3%adraGon%c3%a7alves_final.pdf.txt https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16013/5/Monografia_Ma%c3%adraGon%c3%a7alves_final.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 2d864e325851d0b828cad024058dad4f 6bfe8fc080a0db49284b33d5a4f4e313 70afecd01529f44d3097aa1b9e6945f1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802136405502066688 |