Processos de formação de professoras alfabetizadoras: construção de saberes docentes
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2509 |
Resumo: | O objetivo geral dessa pesquisa foi de verificar que saberes docentes foram adquiridos/mobilizados pelas professoras que participaram do Curso de Extensão Letramento: reflexões sobre os saberes no primeiro ano do Ensino Fundamental (PROEX/UFSCar), oferecido no segundo semestre de 2007, a docentes das redes públicas e privadas da cidade de São Carlos/SP, com o objetivo de discutir as políticas públicas relacionadas à ampliação do ensino fundamental de nove anos no município. Dentre os saberes que as professoras revelaram terem sido adquiridos nos encontros, pretendíamos elencar os que poderiam ser considerados essenciais ao ensino da língua materna com crianças do ensino fundamental de nove anos. A presente dissertação foi sendo elaborada nos pressupostos da abordagem qualitativa, pautada na pesquisa colaborativa, na tentativa de responder à questão: Que saberes docentes foram mobilizados quando professora alfabetizadoras discutiram, colaborativamente, o ensino da língua para crianças do primeiro ano do ensino fundamental de nove anos? Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com as participantes do curso. Os dados revelam que são muitas as competências e habilidades necessárias ao professor para que desempenhe um trabalho que vise a máxima aprendizagem dos alunos. As professoras destacam que após o Curso de Extensão, conseguem desempenhar algumas ações que consideram pertinentes ao trabalho docente de um modo geral: reflexão sobre a prática que desempenham, necessidade da teoria para o trabalho prático, reflexão sobre o processo de avaliação dos conteúdos. Em se tratando do ensino da língua materna para as crianças do primeiro ano do ensino fundamental, destacamos os seguintes saberes considerados como essenciais: o desenho como precursor da escrita, o conhecimento da gramática normativa e dos diferentes gêneros textuais, com seus diversos suportes. Por fim, as professoras revelam alguns elementos considerados como dificultadores do trabalho diário em sala e as possíveis formas de superá-los, como: falta de oportunidade para as interações entre os professores da unidade escolar e dificuldade quanto ao trabalho com a educação inclusiva. As participantes do Curso reconhecem a importância de estarem sempre em busca de novos conhecimentos e consideram que o sucesso dos alunos depende majoritariamente do trabalho por elas desenvolvido, o que revela a relevância que atribuem ao trabalho docente. |
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