Processos de formação de professoras alfabetizadoras: construção de saberes docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedrino, Mariana Cristina
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2509
Resumo: O objetivo geral dessa pesquisa foi de verificar que saberes docentes foram adquiridos/mobilizados pelas professoras que participaram do Curso de Extensão Letramento: reflexões sobre os saberes no primeiro ano do Ensino Fundamental (PROEX/UFSCar), oferecido no segundo semestre de 2007, a docentes das redes públicas e privadas da cidade de São Carlos/SP, com o objetivo de discutir as políticas públicas relacionadas à ampliação do ensino fundamental de nove anos no município. Dentre os saberes que as professoras revelaram terem sido adquiridos nos encontros, pretendíamos elencar os que poderiam ser considerados essenciais ao ensino da língua materna com crianças do ensino fundamental de nove anos. A presente dissertação foi sendo elaborada nos pressupostos da abordagem qualitativa, pautada na pesquisa colaborativa, na tentativa de responder à questão: Que saberes docentes foram mobilizados quando professora alfabetizadoras discutiram, colaborativamente, o ensino da língua para crianças do primeiro ano do ensino fundamental de nove anos? Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com as participantes do curso. Os dados revelam que são muitas as competências e habilidades necessárias ao professor para que desempenhe um trabalho que vise a máxima aprendizagem dos alunos. As professoras destacam que após o Curso de Extensão, conseguem desempenhar algumas ações que consideram pertinentes ao trabalho docente de um modo geral: reflexão sobre a prática que desempenham, necessidade da teoria para o trabalho prático, reflexão sobre o processo de avaliação dos conteúdos. Em se tratando do ensino da língua materna para as crianças do primeiro ano do ensino fundamental, destacamos os seguintes saberes considerados como essenciais: o desenho como precursor da escrita, o conhecimento da gramática normativa e dos diferentes gêneros textuais, com seus diversos suportes. Por fim, as professoras revelam alguns elementos considerados como dificultadores do trabalho diário em sala e as possíveis formas de superá-los, como: falta de oportunidade para as interações entre os professores da unidade escolar e dificuldade quanto ao trabalho com a educação inclusiva. As participantes do Curso reconhecem a importância de estarem sempre em busca de novos conhecimentos e consideram que o sucesso dos alunos depende majoritariamente do trabalho por elas desenvolvido, o que revela a relevância que atribuem ao trabalho docente.
id SCAR_bbfd9ae78c8de0d87c250f33f2edb87b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2509
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Pedrino, Mariana CristinaReyes, Cláudia Raimundohttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4793476E9http://lattes.cnpq.br/22175977522950034b503cab-5d9f-4836-8d98-812b7464e7012016-06-02T19:39:06Z2009-12-102016-06-02T19:39:06Z2009-08-20PEDRINO, Mariana Cristina. Processos de formação de professoras alfabetizadoras: construção de saberes docentes. 2009. 108 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2509application/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEUFSCarBRProfessores - formaçãoSaberes docentesProcesso ensino - aprendizagemAlfabetizaçãoLíngua maternaDesenvolvimento profissional da docênciaCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOProcessos de formação de professoras alfabetizadoras: construção de saberes docentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO objetivo geral dessa pesquisa foi de verificar que saberes docentes foram adquiridos/mobilizados pelas professoras que participaram do Curso de Extensão Letramento: reflexões sobre os saberes no primeiro ano do Ensino Fundamental (PROEX/UFSCar), oferecido no segundo semestre de 2007, a docentes das redes públicas e privadas da cidade de São Carlos/SP, com o objetivo de discutir as políticas públicas relacionadas à ampliação do ensino fundamental de nove anos no município. Dentre os saberes que as professoras revelaram terem sido adquiridos nos encontros, pretendíamos elencar os que poderiam ser considerados essenciais ao ensino da língua materna com crianças do ensino fundamental de nove anos. A presente dissertação foi sendo elaborada nos pressupostos da abordagem qualitativa, pautada na pesquisa colaborativa, na tentativa de responder à questão: Que saberes docentes foram mobilizados quando professora alfabetizadoras discutiram, colaborativamente, o ensino da língua para crianças do primeiro ano do ensino fundamental de nove anos? Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com as participantes do curso. Os dados revelam que são muitas as competências e habilidades necessárias ao professor para que desempenhe um trabalho que vise a máxima aprendizagem dos alunos. As professoras destacam que após o Curso de Extensão, conseguem desempenhar algumas ações que consideram pertinentes ao trabalho docente de um modo geral: reflexão sobre a prática que desempenham, necessidade da teoria para o trabalho prático, reflexão sobre o processo de avaliação dos conteúdos. Em se tratando do ensino da língua materna para as crianças do primeiro ano do ensino fundamental, destacamos os seguintes saberes considerados como essenciais: o desenho como precursor da escrita, o conhecimento da gramática normativa e dos diferentes gêneros textuais, com seus diversos suportes. Por fim, as professoras revelam alguns elementos considerados como dificultadores do trabalho diário em sala e as possíveis formas de superá-los, como: falta de oportunidade para as interações entre os professores da unidade escolar e dificuldade quanto ao trabalho com a educação inclusiva. As participantes do Curso reconhecem a importância de estarem sempre em busca de novos conhecimentos e consideram que o sucesso dos alunos depende majoritariamente do trabalho por elas desenvolvido, o que revela a relevância que atribuem ao trabalho docente.-1-115ca6fcf-07e6-4ca7-ac96-ef014ced338einfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL2675.pdfapplication/pdf437771https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2509/1/2675.pdffa370f67f6f993a48e30826c5de67256MD51THUMBNAIL2675.pdf.jpg2675.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6794https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2509/2/2675.pdf.jpg207dec672c91cbfb573c4fd97b294d49MD52ufscar/25092023-09-18 18:30:50.463oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2509Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:30:50Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Processos de formação de professoras alfabetizadoras: construção de saberes docentes
title Processos de formação de professoras alfabetizadoras: construção de saberes docentes
spellingShingle Processos de formação de professoras alfabetizadoras: construção de saberes docentes
Pedrino, Mariana Cristina
Professores - formação
Saberes docentes
Processo ensino - aprendizagem
Alfabetização
Língua materna
Desenvolvimento profissional da docência
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Processos de formação de professoras alfabetizadoras: construção de saberes docentes
title_full Processos de formação de professoras alfabetizadoras: construção de saberes docentes
title_fullStr Processos de formação de professoras alfabetizadoras: construção de saberes docentes
title_full_unstemmed Processos de formação de professoras alfabetizadoras: construção de saberes docentes
title_sort Processos de formação de professoras alfabetizadoras: construção de saberes docentes
author Pedrino, Mariana Cristina
author_facet Pedrino, Mariana Cristina
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2217597752295003
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedrino, Mariana Cristina
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Reyes, Cláudia Raimundo
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4793476E9
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 4b503cab-5d9f-4836-8d98-812b7464e701
contributor_str_mv Reyes, Cláudia Raimundo
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - formação
Saberes docentes
Processo ensino - aprendizagem
Alfabetização
Língua materna
Desenvolvimento profissional da docência
topic Professores - formação
Saberes docentes
Processo ensino - aprendizagem
Alfabetização
Língua materna
Desenvolvimento profissional da docência
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O objetivo geral dessa pesquisa foi de verificar que saberes docentes foram adquiridos/mobilizados pelas professoras que participaram do Curso de Extensão Letramento: reflexões sobre os saberes no primeiro ano do Ensino Fundamental (PROEX/UFSCar), oferecido no segundo semestre de 2007, a docentes das redes públicas e privadas da cidade de São Carlos/SP, com o objetivo de discutir as políticas públicas relacionadas à ampliação do ensino fundamental de nove anos no município. Dentre os saberes que as professoras revelaram terem sido adquiridos nos encontros, pretendíamos elencar os que poderiam ser considerados essenciais ao ensino da língua materna com crianças do ensino fundamental de nove anos. A presente dissertação foi sendo elaborada nos pressupostos da abordagem qualitativa, pautada na pesquisa colaborativa, na tentativa de responder à questão: Que saberes docentes foram mobilizados quando professora alfabetizadoras discutiram, colaborativamente, o ensino da língua para crianças do primeiro ano do ensino fundamental de nove anos? Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com as participantes do curso. Os dados revelam que são muitas as competências e habilidades necessárias ao professor para que desempenhe um trabalho que vise a máxima aprendizagem dos alunos. As professoras destacam que após o Curso de Extensão, conseguem desempenhar algumas ações que consideram pertinentes ao trabalho docente de um modo geral: reflexão sobre a prática que desempenham, necessidade da teoria para o trabalho prático, reflexão sobre o processo de avaliação dos conteúdos. Em se tratando do ensino da língua materna para as crianças do primeiro ano do ensino fundamental, destacamos os seguintes saberes considerados como essenciais: o desenho como precursor da escrita, o conhecimento da gramática normativa e dos diferentes gêneros textuais, com seus diversos suportes. Por fim, as professoras revelam alguns elementos considerados como dificultadores do trabalho diário em sala e as possíveis formas de superá-los, como: falta de oportunidade para as interações entre os professores da unidade escolar e dificuldade quanto ao trabalho com a educação inclusiva. As participantes do Curso reconhecem a importância de estarem sempre em busca de novos conhecimentos e consideram que o sucesso dos alunos depende majoritariamente do trabalho por elas desenvolvido, o que revela a relevância que atribuem ao trabalho docente.
publishDate 2009
dc.date.available.fl_str_mv 2009-12-10
2016-06-02T19:39:06Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-08-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-02T19:39:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PEDRINO, Mariana Cristina. Processos de formação de professoras alfabetizadoras: construção de saberes docentes. 2009. 108 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2509
identifier_str_mv PEDRINO, Mariana Cristina. Processos de formação de professoras alfabetizadoras: construção de saberes docentes. 2009. 108 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2509
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv -1
-1
dc.relation.authority.fl_str_mv 15ca6fcf-07e6-4ca7-ac96-ef014ced338e
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2509/1/2675.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2509/2/2675.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv fa370f67f6f993a48e30826c5de67256
207dec672c91cbfb573c4fd97b294d49
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813715519845433344