A docência na universidade: influências atribuídas a “professores referência” a partir da formação, construção da identidade profissional e profissionalidade docente.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROCHA, Áurea Maria Costa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/0013000005747
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12986
Resumo: A presente pesquisa toma a docência na universidade como espaço-tempo de formação e nela investiga a influência de professores considerados referência, a partir da formação, construção da identidade profissional e profissionalidade docente dos futuros professores no contexto universitário, considerando o que dizem e pensam estudantes, professores e coordenadores. Elege como categorias centrais Docência na Universidade; Saberes, Identidade profissional; Profissionalidade Docente e Professor Referência. Buscamos compreender essas categorias subsidiadas nos estudos de Cunha (1998), Freire (1997), Contreras (2002), Nóvoa (2009), Dubar (1997), Shulman (1986), Tardif (2005), Roldão (2007), Sainsaulieu (1985), Aguiar (2006), Ramos (2010), entre outros. Utiliza uma metodologia predominantemente qualitativa cujos procedimentos teórico-metodológicos foram o questionário e a entrevista semiestruturada. Define como campo empírico o Campus da UFPE - Recife, e nele cinco Cursos de Licenciatura. Os participantes da pesquisa foram estudantes, coordenadores e professores específicos dos referidos cursos. O questionário foi aplicado inicialmente a (120) cento e vinte estudantes, os quais indicariam os professores referência dos seus cursos, a sua compreensão sobre o professor referência e contributos destes na sua formação inicial docente, e em seguida aos coordenadores. A entrevista semiestruturada foi aplicada a (05) cinco professores referência indicados pelos estudantes representando as cinco licenciaturas. A investigação considera o contexto sócio histórico e temporal em que foi realizada, posto que carrega subjetividades de quem a realiza. Os dados coletados foram tratados a partir da Análise de Conteúdo, através da Análise Temática de Bardin (2011). Tais análises revelaram que o professor referência foi se constituindo em diversos aspectos, da sua trajetória pessoal, escolar e profissional que transversalizaram a sua história de vida no processo de “vir a ser professor”. Anuncia ainda que, a tessitura traçada, entre o que dizem e pensam estudantes, professores e coordenadores, resulta em um possível conceito de professor referência que agrega os seguintes elementos: ama o que faz acima de tudo, vê os estudantes como seres humanos, escuta, orienta, aconselha, mas também exige, produz e incentiva a produção do conhecimento, desafiando-os a construírem sua autonomia intelectual, valorizando-os afetiva, social e intelectualmente. Apresenta a preocupação em fazer com que aprendam não só o conteúdo, mas que aprendam a ensinar a ensiná-lo, que não apenas “forma”, mas inova. A despeito de todo o discurso circulante sobre professor referência, o estudo revela, ainda, que os professores aprendem a ensinar observando outros professores, experimentando, aplicando modelos de ex-professores, quando aluno, e no próprio exercício da docência. Portanto, para eles, o fazer, o modelo do professor, que foi referência na sua formação, se pereniza, porém não os emoldura, posto que essas referências foram elementos que lhes proporcionaram ao iniciar a docência certa segurança no exercício da profissão e posteriormente certa autonomia para, assumirem a identidade e construírem a sua profissionalidade docente. Ressalta ainda a importância dos professores referência, em especial aqueles que lecionam nos cursos de licenciatura, para além de dominarem os saberes disciplinares e específicos da sua formação, incorporem a sua prática docente os saberes teóricos que fundamentam o campo da educação e, sustentam a profissão docente.
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Utiliza uma metodologia predominantemente qualitativa cujos procedimentos teórico-metodológicos foram o questionário e a entrevista semiestruturada. Define como campo empírico o Campus da UFPE - Recife, e nele cinco Cursos de Licenciatura. Os participantes da pesquisa foram estudantes, coordenadores e professores específicos dos referidos cursos. O questionário foi aplicado inicialmente a (120) cento e vinte estudantes, os quais indicariam os professores referência dos seus cursos, a sua compreensão sobre o professor referência e contributos destes na sua formação inicial docente, e em seguida aos coordenadores. A entrevista semiestruturada foi aplicada a (05) cinco professores referência indicados pelos estudantes representando as cinco licenciaturas. A investigação considera o contexto sócio histórico e temporal em que foi realizada, posto que carrega subjetividades de quem a realiza. Os dados coletados foram tratados a partir da Análise de Conteúdo, através da Análise Temática de Bardin (2011). Tais análises revelaram que o professor referência foi se constituindo em diversos aspectos, da sua trajetória pessoal, escolar e profissional que transversalizaram a sua história de vida no processo de “vir a ser professor”. Anuncia ainda que, a tessitura traçada, entre o que dizem e pensam estudantes, professores e coordenadores, resulta em um possível conceito de professor referência que agrega os seguintes elementos: ama o que faz acima de tudo, vê os estudantes como seres humanos, escuta, orienta, aconselha, mas também exige, produz e incentiva a produção do conhecimento, desafiando-os a construírem sua autonomia intelectual, valorizando-os afetiva, social e intelectualmente. Apresenta a preocupação em fazer com que aprendam não só o conteúdo, mas que aprendam a ensinar a ensiná-lo, que não apenas “forma”, mas inova. A despeito de todo o discurso circulante sobre professor referência, o estudo revela, ainda, que os professores aprendem a ensinar observando outros professores, experimentando, aplicando modelos de ex-professores, quando aluno, e no próprio exercício da docência. Portanto, para eles, o fazer, o modelo do professor, que foi referência na sua formação, se pereniza, porém não os emoldura, posto que essas referências foram elementos que lhes proporcionaram ao iniciar a docência certa segurança no exercício da profissão e posteriormente certa autonomia para, assumirem a identidade e construírem a sua profissionalidade docente. Ressalta ainda a importância dos professores referência, em especial aqueles que lecionam nos cursos de licenciatura, para além de dominarem os saberes disciplinares e específicos da sua formação, incorporem a sua prática docente os saberes teóricos que fundamentam o campo da educação e, sustentam a profissão docente.porUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessDocência na UniversidadeSaberesIdentidade ProfissionalProfissionalidade DocenteProfessor ReferênciaA docência na universidade: influências atribuídas a “professores referência” a partir da formação, construção da identidade profissional e profissionalidade docente.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTESE Áurea Maria Costa Rocha.pdf.jpgTESE Áurea Maria Costa Rocha.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1185https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/12986/5/TESE%20%c3%81urea%20Maria%20Costa%20Rocha.pdf.jpg777df7c3c8cf52f8179a68d64d799c16MD55ORIGINALTESE Áurea Maria Costa Rocha.pdfTESE Áurea Maria Costa Rocha.pdfTese de doutoradoapplication/pdf2248064https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/12986/1/TESE%20%c3%81urea%20Maria%20Costa%20Rocha.pdf2ddea2ff42f073e804833ad8d6778bbbMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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