Uma investigação sobre o desenvolvimento da escrita em aulas de ciências no quinto ano do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2640 |
Resumo: | The study characterizes the written record of a group of students from the 5th grade of primary classes in Brazil, in investigative science and its contribution to the development of writing. We analyze the interactions occurring during classes as well as students' written production. We examine how this process was linked with acquisition of writing and identify the resources used by students to communicate their observations, hypotheses and conclusions. The methodological design takes as a parameter an ethnographic approach, with systematic monitoring of science classes for a semester in addition to recording audio and video lessons planned with an investigative strategy. Was performed microanalysis of events occurring during the classes and analyzed the texts of students based on content analysis. The results indicate that change in the dynamics used in science classes, favored the use of writing structures that had not been explored by the participant group. In investigative classes analyzed in this study, the students could express their ideas, from what they had experienced with the experiments, with opportunities to use advanced cognitive abilities, being necessary to reorganize thought to express the new knowledge. |
id |
SCAR_c932fb44fc528dd09dbabeb005d1e895 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2640 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Nunes, Maria Betânia TenórioJulio, Josimeire Meneseshttp://lattes.cnpq.br/8805879632103815http://lattes.cnpq.br/692026810790537759a7a498-9ecd-4775-b85e-d468b7c4fbbc2016-06-02T19:39:29Z2013-02-052016-06-02T19:39:29Z2012-12-18NUNES, Maria Betânia Tenório. Uma investigação sobre o desenvolvimento da escrita em aulas de ciências no quinto ano do ensino fundamental. 2012. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2640The study characterizes the written record of a group of students from the 5th grade of primary classes in Brazil, in investigative science and its contribution to the development of writing. We analyze the interactions occurring during classes as well as students' written production. We examine how this process was linked with acquisition of writing and identify the resources used by students to communicate their observations, hypotheses and conclusions. The methodological design takes as a parameter an ethnographic approach, with systematic monitoring of science classes for a semester in addition to recording audio and video lessons planned with an investigative strategy. Was performed microanalysis of events occurring during the classes and analyzed the texts of students based on content analysis. The results indicate that change in the dynamics used in science classes, favored the use of writing structures that had not been explored by the participant group. In investigative classes analyzed in this study, the students could express their ideas, from what they had experienced with the experiments, with opportunities to use advanced cognitive abilities, being necessary to reorganize thought to express the new knowledge.O estudo caracteriza o processo de registro escrito de uma turma de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, em aulas investigativas de ciências e sua contribuição no desenvolvimento da escrita. Analisamos as interações ocorridas durante as aulas bem como a produção escrita dos alunos. Examinamos como esse processo se articulava com aquisição da escrita e identificamos os recursos utilizados pelos alunos para comunicar suas observações, hipóteses e conclusões. O delineamento metodológico tomou como parâmetro a abordagem etnográfica, com acompanhamento sistemático das aulas de ciências por um semestre além da gravação em áudio e vídeo de aulas planejadas com estratégia investigativa. Realizou-se a microanálise de eventos ocorridos durante as aulas e analisaram-se os textos dos alunos com base na análise de conteúdo. Os resultados indicam que, a mudança nas dinâmicas utilizadas nas aulas de ciências, favoreceu o uso de estruturas de escrita que não haviam sido exploradas pelo grupo participante. Nas aulas investigativas analisadas neste estudo, os estudantes puderam expressar suas ideias, a partir do que haviam vivenciado com os experimentos, com oportunidades de utilizar habilidades cognitivas avançadas, sendo necessário reorganizar o pensamento para expressar o novo conhecimento.application/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEUFSCarBREnsino de CiênciasAtividades investigativasProdução de textosCiências - escritaAprendizagem em CiênciasRegistro escritoEscrita em aula de CiênciasLearning scienceInvestigation activityWriting registerWriting in science classesCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOUma investigação sobre o desenvolvimento da escrita em aulas de ciências no quinto ano do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-1-1b4609aa6-e43e-428f-9390-65ee92f4629ainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL4825.pdfapplication/pdf2194802https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2640/1/4825.pdf202005fb4d13872e3b726efdc9099bdfMD51TEXT4825.pdf.txt4825.pdf.txtExtracted texttext/plain0https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2640/2/4825.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52THUMBNAIL4825.pdf.jpg4825.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5959https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2640/3/4825.pdf.jpg1d24cf274b5881521deec83b3f095739MD53ufscar/26402023-09-18 18:31:31.23oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2640Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:31:31Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Uma investigação sobre o desenvolvimento da escrita em aulas de ciências no quinto ano do ensino fundamental |
title |
Uma investigação sobre o desenvolvimento da escrita em aulas de ciências no quinto ano do ensino fundamental |
spellingShingle |
Uma investigação sobre o desenvolvimento da escrita em aulas de ciências no quinto ano do ensino fundamental Nunes, Maria Betânia Tenório Ensino de Ciências Atividades investigativas Produção de textos Ciências - escrita Aprendizagem em Ciências Registro escrito Escrita em aula de Ciências Learning science Investigation activity Writing register Writing in science classes CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Uma investigação sobre o desenvolvimento da escrita em aulas de ciências no quinto ano do ensino fundamental |
title_full |
Uma investigação sobre o desenvolvimento da escrita em aulas de ciências no quinto ano do ensino fundamental |
title_fullStr |
Uma investigação sobre o desenvolvimento da escrita em aulas de ciências no quinto ano do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Uma investigação sobre o desenvolvimento da escrita em aulas de ciências no quinto ano do ensino fundamental |
title_sort |
Uma investigação sobre o desenvolvimento da escrita em aulas de ciências no quinto ano do ensino fundamental |
author |
Nunes, Maria Betânia Tenório |
author_facet |
Nunes, Maria Betânia Tenório |
author_role |
author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6920268107905377 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Maria Betânia Tenório |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Julio, Josimeire Meneses |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8805879632103815 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
59a7a498-9ecd-4775-b85e-d468b7c4fbbc |
contributor_str_mv |
Julio, Josimeire Meneses |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Ciências Atividades investigativas Produção de textos Ciências - escrita Aprendizagem em Ciências Registro escrito Escrita em aula de Ciências |
topic |
Ensino de Ciências Atividades investigativas Produção de textos Ciências - escrita Aprendizagem em Ciências Registro escrito Escrita em aula de Ciências Learning science Investigation activity Writing register Writing in science classes CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Learning science Investigation activity Writing register Writing in science classes |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
The study characterizes the written record of a group of students from the 5th grade of primary classes in Brazil, in investigative science and its contribution to the development of writing. We analyze the interactions occurring during classes as well as students' written production. We examine how this process was linked with acquisition of writing and identify the resources used by students to communicate their observations, hypotheses and conclusions. The methodological design takes as a parameter an ethnographic approach, with systematic monitoring of science classes for a semester in addition to recording audio and video lessons planned with an investigative strategy. Was performed microanalysis of events occurring during the classes and analyzed the texts of students based on content analysis. The results indicate that change in the dynamics used in science classes, favored the use of writing structures that had not been explored by the participant group. In investigative classes analyzed in this study, the students could express their ideas, from what they had experienced with the experiments, with opportunities to use advanced cognitive abilities, being necessary to reorganize thought to express the new knowledge. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-12-18 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-02-05 2016-06-02T19:39:29Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-02T19:39:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
NUNES, Maria Betânia Tenório. Uma investigação sobre o desenvolvimento da escrita em aulas de ciências no quinto ano do ensino fundamental. 2012. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2640 |
identifier_str_mv |
NUNES, Maria Betânia Tenório. Uma investigação sobre o desenvolvimento da escrita em aulas de ciências no quinto ano do ensino fundamental. 2012. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2640 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
-1 -1 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
b4609aa6-e43e-428f-9390-65ee92f4629a |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2640/1/4825.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2640/2/4825.pdf.txt https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2640/3/4825.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
202005fb4d13872e3b726efdc9099bdf d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 1d24cf274b5881521deec83b3f095739 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802136260909727744 |