Uma investigação sobre o desenvolvimento da escrita em aulas de ciências no quinto ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Maria Betânia Tenório
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2640
Resumo: The study characterizes the written record of a group of students from the 5th grade of primary classes in Brazil, in investigative science and its contribution to the development of writing. We analyze the interactions occurring during classes as well as students' written production. We examine how this process was linked with acquisition of writing and identify the resources used by students to communicate their observations, hypotheses and conclusions. The methodological design takes as a parameter an ethnographic approach, with systematic monitoring of science classes for a semester in addition to recording audio and video lessons planned with an investigative strategy. Was performed microanalysis of events occurring during the classes and analyzed the texts of students based on content analysis. The results indicate that change in the dynamics used in science classes, favored the use of writing structures that had not been explored by the participant group. In investigative classes analyzed in this study, the students could express their ideas, from what they had experienced with the experiments, with opportunities to use advanced cognitive abilities, being necessary to reorganize thought to express the new knowledge.
id SCAR_c932fb44fc528dd09dbabeb005d1e895
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2640
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Nunes, Maria Betânia TenórioJulio, Josimeire Meneseshttp://lattes.cnpq.br/8805879632103815http://lattes.cnpq.br/692026810790537759a7a498-9ecd-4775-b85e-d468b7c4fbbc2016-06-02T19:39:29Z2013-02-052016-06-02T19:39:29Z2012-12-18NUNES, Maria Betânia Tenório. Uma investigação sobre o desenvolvimento da escrita em aulas de ciências no quinto ano do ensino fundamental. 2012. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2640The study characterizes the written record of a group of students from the 5th grade of primary classes in Brazil, in investigative science and its contribution to the development of writing. We analyze the interactions occurring during classes as well as students' written production. We examine how this process was linked with acquisition of writing and identify the resources used by students to communicate their observations, hypotheses and conclusions. The methodological design takes as a parameter an ethnographic approach, with systematic monitoring of science classes for a semester in addition to recording audio and video lessons planned with an investigative strategy. Was performed microanalysis of events occurring during the classes and analyzed the texts of students based on content analysis. The results indicate that change in the dynamics used in science classes, favored the use of writing structures that had not been explored by the participant group. In investigative classes analyzed in this study, the students could express their ideas, from what they had experienced with the experiments, with opportunities to use advanced cognitive abilities, being necessary to reorganize thought to express the new knowledge.O estudo caracteriza o processo de registro escrito de uma turma de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, em aulas investigativas de ciências e sua contribuição no desenvolvimento da escrita. Analisamos as interações ocorridas durante as aulas bem como a produção escrita dos alunos. Examinamos como esse processo se articulava com aquisição da escrita e identificamos os recursos utilizados pelos alunos para comunicar suas observações, hipóteses e conclusões. O delineamento metodológico tomou como parâmetro a abordagem etnográfica, com acompanhamento sistemático das aulas de ciências por um semestre além da gravação em áudio e vídeo de aulas planejadas com estratégia investigativa. Realizou-se a microanálise de eventos ocorridos durante as aulas e analisaram-se os textos dos alunos com base na análise de conteúdo. Os resultados indicam que, a mudança nas dinâmicas utilizadas nas aulas de ciências, favoreceu o uso de estruturas de escrita que não haviam sido exploradas pelo grupo participante. Nas aulas investigativas analisadas neste estudo, os estudantes puderam expressar suas ideias, a partir do que haviam vivenciado com os experimentos, com oportunidades de utilizar habilidades cognitivas avançadas, sendo necessário reorganizar o pensamento para expressar o novo conhecimento.application/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEUFSCarBREnsino de CiênciasAtividades investigativasProdução de textosCiências - escritaAprendizagem em CiênciasRegistro escritoEscrita em aula de CiênciasLearning scienceInvestigation activityWriting registerWriting in science classesCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOUma investigação sobre o desenvolvimento da escrita em aulas de ciências no quinto ano do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-1-1b4609aa6-e43e-428f-9390-65ee92f4629ainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL4825.pdfapplication/pdf2194802https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2640/1/4825.pdf202005fb4d13872e3b726efdc9099bdfMD51TEXT4825.pdf.txt4825.pdf.txtExtracted texttext/plain0https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2640/2/4825.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52THUMBNAIL4825.pdf.jpg4825.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5959https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2640/3/4825.pdf.jpg1d24cf274b5881521deec83b3f095739MD53ufscar/26402023-09-18 18:31:31.23oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2640Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:31:31Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Uma investigação sobre o desenvolvimento da escrita em aulas de ciências no quinto ano do ensino fundamental
title Uma investigação sobre o desenvolvimento da escrita em aulas de ciências no quinto ano do ensino fundamental
spellingShingle Uma investigação sobre o desenvolvimento da escrita em aulas de ciências no quinto ano do ensino fundamental
Nunes, Maria Betânia Tenório
Ensino de Ciências
Atividades investigativas
Produção de textos
Ciências - escrita
Aprendizagem em Ciências
Registro escrito
Escrita em aula de Ciências
Learning science
Investigation activity
Writing register
Writing in science classes
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Uma investigação sobre o desenvolvimento da escrita em aulas de ciências no quinto ano do ensino fundamental
title_full Uma investigação sobre o desenvolvimento da escrita em aulas de ciências no quinto ano do ensino fundamental
title_fullStr Uma investigação sobre o desenvolvimento da escrita em aulas de ciências no quinto ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed Uma investigação sobre o desenvolvimento da escrita em aulas de ciências no quinto ano do ensino fundamental
title_sort Uma investigação sobre o desenvolvimento da escrita em aulas de ciências no quinto ano do ensino fundamental
author Nunes, Maria Betânia Tenório
author_facet Nunes, Maria Betânia Tenório
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6920268107905377
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Maria Betânia Tenório
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Julio, Josimeire Meneses
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8805879632103815
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 59a7a498-9ecd-4775-b85e-d468b7c4fbbc
contributor_str_mv Julio, Josimeire Meneses
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências
Atividades investigativas
Produção de textos
Ciências - escrita
Aprendizagem em Ciências
Registro escrito
Escrita em aula de Ciências
topic Ensino de Ciências
Atividades investigativas
Produção de textos
Ciências - escrita
Aprendizagem em Ciências
Registro escrito
Escrita em aula de Ciências
Learning science
Investigation activity
Writing register
Writing in science classes
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Learning science
Investigation activity
Writing register
Writing in science classes
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The study characterizes the written record of a group of students from the 5th grade of primary classes in Brazil, in investigative science and its contribution to the development of writing. We analyze the interactions occurring during classes as well as students' written production. We examine how this process was linked with acquisition of writing and identify the resources used by students to communicate their observations, hypotheses and conclusions. The methodological design takes as a parameter an ethnographic approach, with systematic monitoring of science classes for a semester in addition to recording audio and video lessons planned with an investigative strategy. Was performed microanalysis of events occurring during the classes and analyzed the texts of students based on content analysis. The results indicate that change in the dynamics used in science classes, favored the use of writing structures that had not been explored by the participant group. In investigative classes analyzed in this study, the students could express their ideas, from what they had experienced with the experiments, with opportunities to use advanced cognitive abilities, being necessary to reorganize thought to express the new knowledge.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-12-18
dc.date.available.fl_str_mv 2013-02-05
2016-06-02T19:39:29Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-02T19:39:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv NUNES, Maria Betânia Tenório. Uma investigação sobre o desenvolvimento da escrita em aulas de ciências no quinto ano do ensino fundamental. 2012. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2640
identifier_str_mv NUNES, Maria Betânia Tenório. Uma investigação sobre o desenvolvimento da escrita em aulas de ciências no quinto ano do ensino fundamental. 2012. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2640
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv -1
-1
dc.relation.authority.fl_str_mv b4609aa6-e43e-428f-9390-65ee92f4629a
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2640/1/4825.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2640/2/4825.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2640/3/4825.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 202005fb4d13872e3b726efdc9099bdf
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
1d24cf274b5881521deec83b3f095739
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136260909727744