A avaliação e os processos de ensino e de aprendizagem no contexto universitário : um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2571 |
Resumo: | The word assessment has different meanings and it has no difference when we think of the act of evaluating in the educational context. It can be used as a means of classification, exclusion or as a very useful tool in the teaching-learning process. This work is a case study that has as a landscape a particular subject in the Physics Course of a Public University in Sao Paulo State and the subjects are its professors and students. This study, presenting as methodology the approach of a study-case, has different collect tools and it shows the relationship between assessment and the teaching-learning process by diverse perspectives. Two important conclusions can be drawn from this study: the first one is that the educator s conceptions of assessment and the teachinglearning process have a direct influence on the relations that will be established within the assessment along the subject teaching. The university context brings up some particularities and the university educator is set aside in this study-case. The second important consideration is the way that the study approaches the teacher and it can discuss about issues related to content s pedagogical aspects, a way to achieve the university educator. |
id |
SCAR_cd19e97a4c29144d91e3ddeca49af538 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2571 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Diniz, Ana AleixoPierson, Alice Helena Camposhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4707744A7http://lattes.cnpq.br/0332601703668076d028c1c8-58f2-4f43-a220-6a163fc94e082016-06-02T19:39:16Z2011-01-262016-06-02T19:39:16Z2009-11-26DINIZ, Ana Aleixo. A avaliação e os processos de ensino e de aprendizagem no contexto universitário : um estudo de caso. 2009. 104 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2571The word assessment has different meanings and it has no difference when we think of the act of evaluating in the educational context. It can be used as a means of classification, exclusion or as a very useful tool in the teaching-learning process. This work is a case study that has as a landscape a particular subject in the Physics Course of a Public University in Sao Paulo State and the subjects are its professors and students. This study, presenting as methodology the approach of a study-case, has different collect tools and it shows the relationship between assessment and the teaching-learning process by diverse perspectives. Two important conclusions can be drawn from this study: the first one is that the educator s conceptions of assessment and the teachinglearning process have a direct influence on the relations that will be established within the assessment along the subject teaching. The university context brings up some particularities and the university educator is set aside in this study-case. The second important consideration is the way that the study approaches the teacher and it can discuss about issues related to content s pedagogical aspects, a way to achieve the university educator.A palavra avaliar possui diferentes significados, e isso não difere quando pensamos no ato de avaliar no contexto educacional em qualquer nível de ensino. Ela pode ser usada como um meio de classificação, exclusao ou pode ser considerada como parte do processo de ensino e de aprendizagem. Esse trabalho e um estudo de caso que tem como paisagem a disciplina do curso de Física de uma universidade publica paulista e como sujeitos, seu docente e estudantes. Por ter como metodologia a abordagem de um estudo de caso, o estudo possui diferentes instrumentos de coleta de dados e mostra as relações entre a avaliação e o processo de ensino e de aprendizagem sob diferentes perspectivas. Dessa pesquisa podemos apontar duas considerações importantes: a primeira e que as concepções do docente sobre ensino e aprendizagem influenciam diretamente nas relações que serão estabelecidas com a avaliação no decorrer da disciplina. A segunda consideração importante e a forma pela qual a pesquisa aborda o docente e consegue discutir temáticas relacionadas aos aspectos pedagógicos do conteúdo. O contexto universitário traz algumas particularidades o que faz esse docente um sujeito bastante singular nesse estudo de caso, pois permite que se construa um espaço de discussão tanto com os alunos, quanto entre ele e a pesquisadora. A Física torna-se uma porta para se chegar ao professor, aspecto esse que vai alem do objetivo principal do trabalho, trazendo uma temática bastante importante no contexto atual em que respondemos ao desafio de auxiliar o docente universitário a tornar-se um profissional do ensino, o que envolve ressignificar o ato de ensinar e aprender, e conseqüentemente de avaliar.application/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEUFSCarBRAvaliação educacionalPedagogia universitáriaEnsino - aprendizagemAssessmentUniversity PedagogyTeaching-learning processCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA avaliação e os processos de ensino e de aprendizagem no contexto universitário : um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-1-1997f87fd-9e8d-4547-9b39-c95c654222a7info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL3394.pdfapplication/pdf992223https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2571/1/3394.pdfb7839a232e67f6a4ba89c2e6f83df930MD51THUMBNAIL3394.pdf.jpg3394.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6184https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2571/2/3394.pdf.jpg548fce0ec39a8baf1151c7ce00d24091MD52ufscar/25712023-09-18 18:30:50.701oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2571Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:30:50Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A avaliação e os processos de ensino e de aprendizagem no contexto universitário : um estudo de caso |
title |
A avaliação e os processos de ensino e de aprendizagem no contexto universitário : um estudo de caso |
spellingShingle |
A avaliação e os processos de ensino e de aprendizagem no contexto universitário : um estudo de caso Diniz, Ana Aleixo Avaliação educacional Pedagogia universitária Ensino - aprendizagem Assessment University Pedagogy Teaching-learning process CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A avaliação e os processos de ensino e de aprendizagem no contexto universitário : um estudo de caso |
title_full |
A avaliação e os processos de ensino e de aprendizagem no contexto universitário : um estudo de caso |
title_fullStr |
A avaliação e os processos de ensino e de aprendizagem no contexto universitário : um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
A avaliação e os processos de ensino e de aprendizagem no contexto universitário : um estudo de caso |
title_sort |
A avaliação e os processos de ensino e de aprendizagem no contexto universitário : um estudo de caso |
author |
Diniz, Ana Aleixo |
author_facet |
Diniz, Ana Aleixo |
author_role |
author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0332601703668076 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Diniz, Ana Aleixo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pierson, Alice Helena Campos |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4707744A7 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
d028c1c8-58f2-4f43-a220-6a163fc94e08 |
contributor_str_mv |
Pierson, Alice Helena Campos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação educacional Pedagogia universitária Ensino - aprendizagem |
topic |
Avaliação educacional Pedagogia universitária Ensino - aprendizagem Assessment University Pedagogy Teaching-learning process CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Assessment University Pedagogy Teaching-learning process |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
The word assessment has different meanings and it has no difference when we think of the act of evaluating in the educational context. It can be used as a means of classification, exclusion or as a very useful tool in the teaching-learning process. This work is a case study that has as a landscape a particular subject in the Physics Course of a Public University in Sao Paulo State and the subjects are its professors and students. This study, presenting as methodology the approach of a study-case, has different collect tools and it shows the relationship between assessment and the teaching-learning process by diverse perspectives. Two important conclusions can be drawn from this study: the first one is that the educator s conceptions of assessment and the teachinglearning process have a direct influence on the relations that will be established within the assessment along the subject teaching. The university context brings up some particularities and the university educator is set aside in this study-case. The second important consideration is the way that the study approaches the teacher and it can discuss about issues related to content s pedagogical aspects, a way to achieve the university educator. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-11-26 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-01-26 2016-06-02T19:39:16Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-02T19:39:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
DINIZ, Ana Aleixo. A avaliação e os processos de ensino e de aprendizagem no contexto universitário : um estudo de caso. 2009. 104 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2571 |
identifier_str_mv |
DINIZ, Ana Aleixo. A avaliação e os processos de ensino e de aprendizagem no contexto universitário : um estudo de caso. 2009. 104 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2571 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
-1 -1 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
997f87fd-9e8d-4547-9b39-c95c654222a7 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2571/1/3394.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2571/2/3394.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b7839a232e67f6a4ba89c2e6f83df930 548fce0ec39a8baf1151c7ce00d24091 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813715520459898880 |