A avaliação e os processos de ensino e de aprendizagem no contexto universitário : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz, Ana Aleixo
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2571
Resumo: The word assessment has different meanings and it has no difference when we think of the act of evaluating in the educational context. It can be used as a means of classification, exclusion or as a very useful tool in the teaching-learning process. This work is a case study that has as a landscape a particular subject in the Physics Course of a Public University in Sao Paulo State and the subjects are its professors and students. This study, presenting as methodology the approach of a study-case, has different collect tools and it shows the relationship between assessment and the teaching-learning process by diverse perspectives. Two important conclusions can be drawn from this study: the first one is that the educator s conceptions of assessment and the teachinglearning process have a direct influence on the relations that will be established within the assessment along the subject teaching. The university context brings up some particularities and the university educator is set aside in this study-case. The second important consideration is the way that the study approaches the teacher and it can discuss about issues related to content s pedagogical aspects, a way to achieve the university educator.
id SCAR_cd19e97a4c29144d91e3ddeca49af538
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2571
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Diniz, Ana AleixoPierson, Alice Helena Camposhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4707744A7http://lattes.cnpq.br/0332601703668076d028c1c8-58f2-4f43-a220-6a163fc94e082016-06-02T19:39:16Z2011-01-262016-06-02T19:39:16Z2009-11-26DINIZ, Ana Aleixo. A avaliação e os processos de ensino e de aprendizagem no contexto universitário : um estudo de caso. 2009. 104 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2571The word assessment has different meanings and it has no difference when we think of the act of evaluating in the educational context. It can be used as a means of classification, exclusion or as a very useful tool in the teaching-learning process. This work is a case study that has as a landscape a particular subject in the Physics Course of a Public University in Sao Paulo State and the subjects are its professors and students. This study, presenting as methodology the approach of a study-case, has different collect tools and it shows the relationship between assessment and the teaching-learning process by diverse perspectives. Two important conclusions can be drawn from this study: the first one is that the educator s conceptions of assessment and the teachinglearning process have a direct influence on the relations that will be established within the assessment along the subject teaching. The university context brings up some particularities and the university educator is set aside in this study-case. The second important consideration is the way that the study approaches the teacher and it can discuss about issues related to content s pedagogical aspects, a way to achieve the university educator.A palavra avaliar possui diferentes significados, e isso não difere quando pensamos no ato de avaliar no contexto educacional em qualquer nível de ensino. Ela pode ser usada como um meio de classificação, exclusao ou pode ser considerada como parte do processo de ensino e de aprendizagem. Esse trabalho e um estudo de caso que tem como paisagem a disciplina do curso de Física de uma universidade publica paulista e como sujeitos, seu docente e estudantes. Por ter como metodologia a abordagem de um estudo de caso, o estudo possui diferentes instrumentos de coleta de dados e mostra as relações entre a avaliação e o processo de ensino e de aprendizagem sob diferentes perspectivas. Dessa pesquisa podemos apontar duas considerações importantes: a primeira e que as concepções do docente sobre ensino e aprendizagem influenciam diretamente nas relações que serão estabelecidas com a avaliação no decorrer da disciplina. A segunda consideração importante e a forma pela qual a pesquisa aborda o docente e consegue discutir temáticas relacionadas aos aspectos pedagógicos do conteúdo. O contexto universitário traz algumas particularidades o que faz esse docente um sujeito bastante singular nesse estudo de caso, pois permite que se construa um espaço de discussão tanto com os alunos, quanto entre ele e a pesquisadora. A Física torna-se uma porta para se chegar ao professor, aspecto esse que vai alem do objetivo principal do trabalho, trazendo uma temática bastante importante no contexto atual em que respondemos ao desafio de auxiliar o docente universitário a tornar-se um profissional do ensino, o que envolve ressignificar o ato de ensinar e aprender, e conseqüentemente de avaliar.application/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEUFSCarBRAvaliação educacionalPedagogia universitáriaEnsino - aprendizagemAssessmentUniversity PedagogyTeaching-learning processCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA avaliação e os processos de ensino e de aprendizagem no contexto universitário : um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-1-1997f87fd-9e8d-4547-9b39-c95c654222a7info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL3394.pdfapplication/pdf992223https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2571/1/3394.pdfb7839a232e67f6a4ba89c2e6f83df930MD51THUMBNAIL3394.pdf.jpg3394.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6184https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2571/2/3394.pdf.jpg548fce0ec39a8baf1151c7ce00d24091MD52ufscar/25712023-09-18 18:30:50.701oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2571Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:30:50Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv A avaliação e os processos de ensino e de aprendizagem no contexto universitário : um estudo de caso
title A avaliação e os processos de ensino e de aprendizagem no contexto universitário : um estudo de caso
spellingShingle A avaliação e os processos de ensino e de aprendizagem no contexto universitário : um estudo de caso
Diniz, Ana Aleixo
Avaliação educacional
Pedagogia universitária
Ensino - aprendizagem
Assessment
University Pedagogy
Teaching-learning process
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A avaliação e os processos de ensino e de aprendizagem no contexto universitário : um estudo de caso
title_full A avaliação e os processos de ensino e de aprendizagem no contexto universitário : um estudo de caso
title_fullStr A avaliação e os processos de ensino e de aprendizagem no contexto universitário : um estudo de caso
title_full_unstemmed A avaliação e os processos de ensino e de aprendizagem no contexto universitário : um estudo de caso
title_sort A avaliação e os processos de ensino e de aprendizagem no contexto universitário : um estudo de caso
author Diniz, Ana Aleixo
author_facet Diniz, Ana Aleixo
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0332601703668076
dc.contributor.author.fl_str_mv Diniz, Ana Aleixo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pierson, Alice Helena Campos
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4707744A7
dc.contributor.authorID.fl_str_mv d028c1c8-58f2-4f43-a220-6a163fc94e08
contributor_str_mv Pierson, Alice Helena Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação educacional
Pedagogia universitária
Ensino - aprendizagem
topic Avaliação educacional
Pedagogia universitária
Ensino - aprendizagem
Assessment
University Pedagogy
Teaching-learning process
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Assessment
University Pedagogy
Teaching-learning process
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The word assessment has different meanings and it has no difference when we think of the act of evaluating in the educational context. It can be used as a means of classification, exclusion or as a very useful tool in the teaching-learning process. This work is a case study that has as a landscape a particular subject in the Physics Course of a Public University in Sao Paulo State and the subjects are its professors and students. This study, presenting as methodology the approach of a study-case, has different collect tools and it shows the relationship between assessment and the teaching-learning process by diverse perspectives. Two important conclusions can be drawn from this study: the first one is that the educator s conceptions of assessment and the teachinglearning process have a direct influence on the relations that will be established within the assessment along the subject teaching. The university context brings up some particularities and the university educator is set aside in this study-case. The second important consideration is the way that the study approaches the teacher and it can discuss about issues related to content s pedagogical aspects, a way to achieve the university educator.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-11-26
dc.date.available.fl_str_mv 2011-01-26
2016-06-02T19:39:16Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-02T19:39:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DINIZ, Ana Aleixo. A avaliação e os processos de ensino e de aprendizagem no contexto universitário : um estudo de caso. 2009. 104 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2571
identifier_str_mv DINIZ, Ana Aleixo. A avaliação e os processos de ensino e de aprendizagem no contexto universitário : um estudo de caso. 2009. 104 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2571
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv -1
-1
dc.relation.authority.fl_str_mv 997f87fd-9e8d-4547-9b39-c95c654222a7
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2571/1/3394.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2571/2/3394.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b7839a232e67f6a4ba89c2e6f83df930
548fce0ec39a8baf1151c7ce00d24091
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813715520459898880