Metodologia do desenvolvimento: um estudo de criação de um ambiente de e-learning para o ensino presencial universitário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Lia Raquel
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/8129
Resumo: No quadro da Sociedade da Informação, levámos a cabo uma investigação de tipo desenvolvimento que se debruça sobre o processo de concepção, implementação e avaliação de um modelo de ambiente virtual de aprendizagem (protótipo de dispositivo na Internet) destinado ao ensino universitário. A disciplina que serve a modelização é a Tecnologia Educativa, na formação inicial de professores. Uma das finalidades do trabalho foi compreender o processo global de design do ambiente e proceder à sua validação para desenvolvimentos futuros. Outra finalidade foi discutir uma problemática de carácter pedagógico que se relaciona com questões como: Qual é a mais-valia, do ponto de vista pedagógico, da introdução das tecnologias web no ensino superior presencial universitário? A flexibilização permitida por estas tecnologias pode potenciar a autonomia dos estudantes e, consequentemente, permitir-lhes a aquisição de competências necessárias para aprender ao longo da vida? Que acontece quando se utiliza um sistema desta natureza? Apresentamos no texto o estudo e enfatizamos a metodologia adoptada pela sua novidade no contexto português.
id RCAP_096ea2f7504d431f40605938939f79d4
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/8129
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Metodologia do desenvolvimento: um estudo de criação de um ambiente de e-learning para o ensino presencial universitárioDevelopmental methodology: a study about an e-learning environment for face-to-face university teachingInvestigação-desenvolvimentoe-learningPedagogia universitáriaUniversity pedagogyDevelopmental researchNo quadro da Sociedade da Informação, levámos a cabo uma investigação de tipo desenvolvimento que se debruça sobre o processo de concepção, implementação e avaliação de um modelo de ambiente virtual de aprendizagem (protótipo de dispositivo na Internet) destinado ao ensino universitário. A disciplina que serve a modelização é a Tecnologia Educativa, na formação inicial de professores. Uma das finalidades do trabalho foi compreender o processo global de design do ambiente e proceder à sua validação para desenvolvimentos futuros. Outra finalidade foi discutir uma problemática de carácter pedagógico que se relaciona com questões como: Qual é a mais-valia, do ponto de vista pedagógico, da introdução das tecnologias web no ensino superior presencial universitário? A flexibilização permitida por estas tecnologias pode potenciar a autonomia dos estudantes e, consequentemente, permitir-lhes a aquisição de competências necessárias para aprender ao longo da vida? Que acontece quando se utiliza um sistema desta natureza? Apresentamos no texto o estudo e enfatizamos a metodologia adoptada pela sua novidade no contexto português.Within the framework of the Information Society, we carried out a developmental research2 that focuses on the process of conception, implementation and evaluation of a virtual learning environment model (prototype of an Internet device) aimed at university teaching. The course that serves the modelization is Educational Technology in the context of initial teacher training. One of the purposes of the research was to understand the overall process concerning the design of the environment and validate it for further development. Another aim was to discuss a pedagogical issue that is related to questions such as: From a pedagogical perspective, what is the gain in introducing web technologies at university presential teaching? Can the flexibilization allowed by these technologies potentiate learners’ autonomy and, thus, enable the acquisition of skills that are necessary for them to learn throughout their lives? What happens when a system like this is used? In the text we present the study and emphasize the methodology adopted due to the fact that it is new in the Portuguese context.Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)Universidade do MinhoOliveira, Lia Raquel2006-09-292006-09-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/8129por"Educação Unisinos". ISSN 1519-387X. 10:1 (Jan/Abr. 2006) 69-77.1519-387Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:02:02Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/8129Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:52:01.477456Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Metodologia do desenvolvimento: um estudo de criação de um ambiente de e-learning para o ensino presencial universitário
Developmental methodology: a study about an e-learning environment for face-to-face university teaching
title Metodologia do desenvolvimento: um estudo de criação de um ambiente de e-learning para o ensino presencial universitário
spellingShingle Metodologia do desenvolvimento: um estudo de criação de um ambiente de e-learning para o ensino presencial universitário
Oliveira, Lia Raquel
Investigação-desenvolvimento
e-learning
Pedagogia universitária
University pedagogy
Developmental research
title_short Metodologia do desenvolvimento: um estudo de criação de um ambiente de e-learning para o ensino presencial universitário
title_full Metodologia do desenvolvimento: um estudo de criação de um ambiente de e-learning para o ensino presencial universitário
title_fullStr Metodologia do desenvolvimento: um estudo de criação de um ambiente de e-learning para o ensino presencial universitário
title_full_unstemmed Metodologia do desenvolvimento: um estudo de criação de um ambiente de e-learning para o ensino presencial universitário
title_sort Metodologia do desenvolvimento: um estudo de criação de um ambiente de e-learning para o ensino presencial universitário
author Oliveira, Lia Raquel
author_facet Oliveira, Lia Raquel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Lia Raquel
dc.subject.por.fl_str_mv Investigação-desenvolvimento
e-learning
Pedagogia universitária
University pedagogy
Developmental research
topic Investigação-desenvolvimento
e-learning
Pedagogia universitária
University pedagogy
Developmental research
description No quadro da Sociedade da Informação, levámos a cabo uma investigação de tipo desenvolvimento que se debruça sobre o processo de concepção, implementação e avaliação de um modelo de ambiente virtual de aprendizagem (protótipo de dispositivo na Internet) destinado ao ensino universitário. A disciplina que serve a modelização é a Tecnologia Educativa, na formação inicial de professores. Uma das finalidades do trabalho foi compreender o processo global de design do ambiente e proceder à sua validação para desenvolvimentos futuros. Outra finalidade foi discutir uma problemática de carácter pedagógico que se relaciona com questões como: Qual é a mais-valia, do ponto de vista pedagógico, da introdução das tecnologias web no ensino superior presencial universitário? A flexibilização permitida por estas tecnologias pode potenciar a autonomia dos estudantes e, consequentemente, permitir-lhes a aquisição de competências necessárias para aprender ao longo da vida? Que acontece quando se utiliza um sistema desta natureza? Apresentamos no texto o estudo e enfatizamos a metodologia adoptada pela sua novidade no contexto português.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-09-29
2006-09-29T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/8129
url http://hdl.handle.net/1822/8129
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv "Educação Unisinos". ISSN 1519-387X. 10:1 (Jan/Abr. 2006) 69-77.
1519-387X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132295000489984