Fractais no ensino médio: uma sequência didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Adami, Paulo Sérgio
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5925
Resumo: The intention of this dissertation is to describe a didactic sequence which aims at giving conditions to students so they are able to construct notions about the applications of fractal geometry and dynamical systems, aiding them in realizing the importance of mathematics to the development of the most diverse fields of human knowledge. Mathematics, so often emphasized in classrooms, privileges its procedural aspect, forcing the student not to perceive it as a dynamic science, linked to the comprehension of phenomena in the several fields of knowledge. Euclidean Geometry, thoroughly advertised, is, in general, more appropriate to the study of shapes found in houses, bridges and machine constructions among others, and the student might be taken to assume that mathematics is distant from the shapes observed beyond the windows of the classroom, such as in clouds, trees, rays that cut the skies and so on.
id SCAR_ce0793e036b1d5073961f101f1b61b8f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/5925
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Adami, Paulo SérgioSampaio, João Carlos Vieirahttp://lattes.cnpq.br/8286887389013685http://lattes.cnpq.br/8314031392359250878f84d5-36db-47f0-b18e-4a469cf8d27f2016-06-02T20:29:20Z2013-04-242016-06-02T20:29:20Z2013-04-11ADAMI, Paulo Sérgio. Fractais no ensino médio : uma sequência didática. 2013. 55 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5925The intention of this dissertation is to describe a didactic sequence which aims at giving conditions to students so they are able to construct notions about the applications of fractal geometry and dynamical systems, aiding them in realizing the importance of mathematics to the development of the most diverse fields of human knowledge. Mathematics, so often emphasized in classrooms, privileges its procedural aspect, forcing the student not to perceive it as a dynamic science, linked to the comprehension of phenomena in the several fields of knowledge. Euclidean Geometry, thoroughly advertised, is, in general, more appropriate to the study of shapes found in houses, bridges and machine constructions among others, and the student might be taken to assume that mathematics is distant from the shapes observed beyond the windows of the classroom, such as in clouds, trees, rays that cut the skies and so on.Este trabalho pretende descrever uma sequência didática que visa dar condições para que os alunos construam noções sobre as aplicações da geometria fractal e dos sistemas dinâmicos, ajudando-os a perceber a importância da matemática para o desenvolvimento dos mais diversificados campos do conhecimento humano. A matemática, muitas vezes enfatizada nas salas de aula, privilegia seu aspecto procedimental, ceifando o aluno de percebê-la como uma ciência dinâmica e ligada à compreensão de fenômenos nas mais diversas áreas do conhecimento. A Geometria Euclidiana, amplamente divulgada é, em geral, mais apropriada para o estudo das formas verificadas nas construções de casas, pontes, máquinas e etc., e o aluno pode ser levado a imaginar que a matemática é distante das formas observadas além das janelas da sala de aula, como nas nuvens, flores, árvores, nos raios que cortam o céu, etc.application/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATUFSCarBRFractaisCaosSistemas dinâmicosPrática docenteGeoGebra (Software de computador)FractalsChaosDynamical systemsTeaching practiceGeoGebraCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAFractais no ensino médio: uma sequência didáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-1-1ffb5f768-8005-4f4d-b4c1-3c6730ec684ainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL5024.pdfapplication/pdf3530298https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5925/1/5024.pdf5955696c4eaa8dc8b6c5b53a0054a448MD51TEXT5024.pdf.txt5024.pdf.txtExtracted texttext/plain0https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5925/2/5024.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52THUMBNAIL5024.pdf.jpg5024.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6108https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5925/3/5024.pdf.jpgc41ee772f99e0df7dc2dccfd3f0aebecMD53ufscar/59252023-09-18 18:31:37.924oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/5925Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:31:37Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Fractais no ensino médio: uma sequência didática
title Fractais no ensino médio: uma sequência didática
spellingShingle Fractais no ensino médio: uma sequência didática
Adami, Paulo Sérgio
Fractais
Caos
Sistemas dinâmicos
Prática docente
GeoGebra (Software de computador)
Fractals
Chaos
Dynamical systems
Teaching practice
GeoGebra
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Fractais no ensino médio: uma sequência didática
title_full Fractais no ensino médio: uma sequência didática
title_fullStr Fractais no ensino médio: uma sequência didática
title_full_unstemmed Fractais no ensino médio: uma sequência didática
title_sort Fractais no ensino médio: uma sequência didática
author Adami, Paulo Sérgio
author_facet Adami, Paulo Sérgio
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8314031392359250
dc.contributor.author.fl_str_mv Adami, Paulo Sérgio
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sampaio, João Carlos Vieira
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8286887389013685
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 878f84d5-36db-47f0-b18e-4a469cf8d27f
contributor_str_mv Sampaio, João Carlos Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Fractais
Caos
Sistemas dinâmicos
Prática docente
GeoGebra (Software de computador)
topic Fractais
Caos
Sistemas dinâmicos
Prática docente
GeoGebra (Software de computador)
Fractals
Chaos
Dynamical systems
Teaching practice
GeoGebra
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Fractals
Chaos
Dynamical systems
Teaching practice
GeoGebra
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description The intention of this dissertation is to describe a didactic sequence which aims at giving conditions to students so they are able to construct notions about the applications of fractal geometry and dynamical systems, aiding them in realizing the importance of mathematics to the development of the most diverse fields of human knowledge. Mathematics, so often emphasized in classrooms, privileges its procedural aspect, forcing the student not to perceive it as a dynamic science, linked to the comprehension of phenomena in the several fields of knowledge. Euclidean Geometry, thoroughly advertised, is, in general, more appropriate to the study of shapes found in houses, bridges and machine constructions among others, and the student might be taken to assume that mathematics is distant from the shapes observed beyond the windows of the classroom, such as in clouds, trees, rays that cut the skies and so on.
publishDate 2013
dc.date.available.fl_str_mv 2013-04-24
2016-06-02T20:29:20Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-04-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-02T20:29:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ADAMI, Paulo Sérgio. Fractais no ensino médio : uma sequência didática. 2013. 55 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5925
identifier_str_mv ADAMI, Paulo Sérgio. Fractais no ensino médio : uma sequência didática. 2013. 55 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5925
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv -1
-1
dc.relation.authority.fl_str_mv ffb5f768-8005-4f4d-b4c1-3c6730ec684a
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5925/1/5024.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5925/2/5024.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5925/3/5024.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5955696c4eaa8dc8b6c5b53a0054a448
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
c41ee772f99e0df7dc2dccfd3f0aebec
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813715547260452864