A abordagem da interdisciplinaridade nos livros didáticos de ciências do PNLD 2020

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gama, Eydher Floriano Pereira Eleutério
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15045
Resumo: The term interdisciplinarity is used in several contexts in our society, among these contexts, we have the area of education and teaching materials. In the educational context, we find the approach of interdisciplinarity in an epistemological, methodological or educational conception. In this work, we seek to identify and discuss the interdisciplinary concepts of the five textbook collections, indicated by PNLD 2020, in the discipline of natural sciences, elementary school – final years. They present in their material, trying to answer the question: "How do natural science textbooks approach interdisciplinary work and what concept of interdisciplinarity is adopted? We use as a methodology, the documental qualitative analysis, because the textbooks deal with written materials, they can be characterized as documents. We analyzed the teacher's manual in the book, the activities identified as interdisciplinary and the guidelines given to teachers for carrying out the activities. The results showed that although we have interdisciplinarity with epistemological, methodological or teacher training approaches, in the collections we find only the focus of the methodological design on interdisciplinary activities, in addition to the existence of some activities presented as interdisciplinary, but which actually have characteristics of activities multidisciplinary.
id SCAR_ce748518cd2f85972e3eea03016fa10c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/15045
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Gama, Eydher Floriano Pereira EleutérioJulio, Josimeire Meneseshttp://lattes.cnpq.br/8805879632103815http://lattes.cnpq.br/747906983767949566c2e7fc-e11c-405c-a86a-bd7967214a8b2021-10-26T10:51:29Z2021-10-26T10:51:29Z2021-07-14GAMA, Eydher Floriano Pereira Eleutério. A abordagem da interdisciplinaridade nos livros didáticos de ciências do PNLD 2020. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15045.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15045The term interdisciplinarity is used in several contexts in our society, among these contexts, we have the area of education and teaching materials. In the educational context, we find the approach of interdisciplinarity in an epistemological, methodological or educational conception. In this work, we seek to identify and discuss the interdisciplinary concepts of the five textbook collections, indicated by PNLD 2020, in the discipline of natural sciences, elementary school – final years. They present in their material, trying to answer the question: "How do natural science textbooks approach interdisciplinary work and what concept of interdisciplinarity is adopted? We use as a methodology, the documental qualitative analysis, because the textbooks deal with written materials, they can be characterized as documents. We analyzed the teacher's manual in the book, the activities identified as interdisciplinary and the guidelines given to teachers for carrying out the activities. The results showed that although we have interdisciplinarity with epistemological, methodological or teacher training approaches, in the collections we find only the focus of the methodological design on interdisciplinary activities, in addition to the existence of some activities presented as interdisciplinary, but which actually have characteristics of activities multidisciplinary.O termo interdisciplinaridade é utilizado em vários contextos na nossa sociedade, dentre esses contextos, temos a área da educação e os materiais didáticos. No contexto educacional, encontramos a abordagem da interdisciplinaridade em uma concepção epistemológica, metodológica ou de formação. Neste trabalho, buscamos identificar e discutir sobre as concepções de interdisciplinaridade das cinco coleções de livros didáticos, indicadas pelo PNLD 2020, na disciplina de ciências da natureza, ensino fundamental – anos finais. Apresentam em seu material, tentando responder à questão: "Como os livros didáticos, de ciências naturais abordam o trabalho interdisciplinar e qual a concepção de interdisciplinaridade que é adotada? Utilizamos como metodologia, a análise qualitativa documental, pelo fato dos livros didáticos tratarem de materiais escritos, podem ser caracterizados como documentos. Analisamos no livro o manual do professor, as atividades identificadas como interdisciplinares e as orientações dadas aos professores para a realização das atividades. Os resultados mostraram que apesar de termos a interdisciplinaridade com abordagens epistemológica, metodológica ou de formação de professores, nas coleções encontramos apenas o foco da concepção metodológica nas atividades interdisciplinares, além da existência de algumas atividades apresentadas como interdisciplinares, mas que efetivamente possuem características de atividades multidisciplinares.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosPrograma de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPEUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessInterdisciplinaridadeMaterial didáticoLivro de ciênciasInterdisciplinarityDidactic materialScience bookCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMA abordagem da interdisciplinaridade nos livros didáticos de ciências do PNLD 2020The interdisciplinarity approach in the PNLD 2020 science bookletsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis600600b4609aa6-e43e-428f-9390-65ee92f4629areponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALversão pos defesa final.pdfversão pos defesa final.pdfDissertação de mestradoapplication/pdf1441388https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15045/1/vers%c3%a3o%20pos%20defesa%20final.pdf00e53586b31e11943be41d86a6fb1475MD51Carta Depósito Eydher Gama.pdfCarta Depósito Eydher Gama.pdfCarta de comprovaçãoapplication/pdf140215https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15045/2/Carta%20Dep%c3%b3sito%20Eydher%20Gama.pdf980165599869fe2bfb2161409dc6fcd9MD52CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15045/3/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD53TEXTversão pos defesa final.pdf.txtversão pos defesa final.pdf.txtExtracted texttext/plain180870https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15045/4/vers%c3%a3o%20pos%20defesa%20final.pdf.txt349469dc43a9c2b4400448fc0ca7437aMD54Carta Depósito Eydher Gama.pdf.txtCarta Depósito Eydher Gama.pdf.txtExtracted texttext/plain1393https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15045/6/Carta%20Dep%c3%b3sito%20Eydher%20Gama.pdf.txtef1330f71d9d3f6d7bce3d86c69dc73eMD56THUMBNAILversão pos defesa final.pdf.jpgversão pos defesa final.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg7102https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15045/5/vers%c3%a3o%20pos%20defesa%20final.pdf.jpgf1a3995822e770f29c8cdb78e0f15187MD55Carta Depósito Eydher Gama.pdf.jpgCarta Depósito Eydher Gama.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg13142https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15045/7/Carta%20Dep%c3%b3sito%20Eydher%20Gama.pdf.jpg85ba73aea5e471b8a473fdf1ea404857MD57ufscar/150452023-09-18 18:32:17.642oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/15045Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:17Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv A abordagem da interdisciplinaridade nos livros didáticos de ciências do PNLD 2020
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The interdisciplinarity approach in the PNLD 2020 science booklets
title A abordagem da interdisciplinaridade nos livros didáticos de ciências do PNLD 2020
spellingShingle A abordagem da interdisciplinaridade nos livros didáticos de ciências do PNLD 2020
Gama, Eydher Floriano Pereira Eleutério
Interdisciplinaridade
Material didático
Livro de ciências
Interdisciplinarity
Didactic material
Science book
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short A abordagem da interdisciplinaridade nos livros didáticos de ciências do PNLD 2020
title_full A abordagem da interdisciplinaridade nos livros didáticos de ciências do PNLD 2020
title_fullStr A abordagem da interdisciplinaridade nos livros didáticos de ciências do PNLD 2020
title_full_unstemmed A abordagem da interdisciplinaridade nos livros didáticos de ciências do PNLD 2020
title_sort A abordagem da interdisciplinaridade nos livros didáticos de ciências do PNLD 2020
author Gama, Eydher Floriano Pereira Eleutério
author_facet Gama, Eydher Floriano Pereira Eleutério
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7479069837679495
dc.contributor.author.fl_str_mv Gama, Eydher Floriano Pereira Eleutério
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Julio, Josimeire Meneses
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8805879632103815
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 66c2e7fc-e11c-405c-a86a-bd7967214a8b
contributor_str_mv Julio, Josimeire Meneses
dc.subject.por.fl_str_mv Interdisciplinaridade
Material didático
Livro de ciências
topic Interdisciplinaridade
Material didático
Livro de ciências
Interdisciplinarity
Didactic material
Science book
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
dc.subject.eng.fl_str_mv Interdisciplinarity
Didactic material
Science book
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description The term interdisciplinarity is used in several contexts in our society, among these contexts, we have the area of education and teaching materials. In the educational context, we find the approach of interdisciplinarity in an epistemological, methodological or educational conception. In this work, we seek to identify and discuss the interdisciplinary concepts of the five textbook collections, indicated by PNLD 2020, in the discipline of natural sciences, elementary school – final years. They present in their material, trying to answer the question: "How do natural science textbooks approach interdisciplinary work and what concept of interdisciplinarity is adopted? We use as a methodology, the documental qualitative analysis, because the textbooks deal with written materials, they can be characterized as documents. We analyzed the teacher's manual in the book, the activities identified as interdisciplinary and the guidelines given to teachers for carrying out the activities. The results showed that although we have interdisciplinarity with epistemological, methodological or teacher training approaches, in the collections we find only the focus of the methodological design on interdisciplinary activities, in addition to the existence of some activities presented as interdisciplinary, but which actually have characteristics of activities multidisciplinary.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-26T10:51:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-10-26T10:51:29Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-07-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GAMA, Eydher Floriano Pereira Eleutério. A abordagem da interdisciplinaridade nos livros didáticos de ciências do PNLD 2020. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15045.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15045
identifier_str_mv GAMA, Eydher Floriano Pereira Eleutério. A abordagem da interdisciplinaridade nos livros didáticos de ciências do PNLD 2020. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15045.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15045
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.authority.fl_str_mv b4609aa6-e43e-428f-9390-65ee92f4629a
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPE
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15045/1/vers%c3%a3o%20pos%20defesa%20final.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15045/2/Carta%20Dep%c3%b3sito%20Eydher%20Gama.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15045/3/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15045/4/vers%c3%a3o%20pos%20defesa%20final.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15045/6/Carta%20Dep%c3%b3sito%20Eydher%20Gama.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15045/5/vers%c3%a3o%20pos%20defesa%20final.pdf.jpg
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15045/7/Carta%20Dep%c3%b3sito%20Eydher%20Gama.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 00e53586b31e11943be41d86a6fb1475
980165599869fe2bfb2161409dc6fcd9
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
349469dc43a9c2b4400448fc0ca7437a
ef1330f71d9d3f6d7bce3d86c69dc73e
f1a3995822e770f29c8cdb78e0f15187
85ba73aea5e471b8a473fdf1ea404857
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813715637952839680