Formação de professores iniciantes: o Programa de Mentoria online da UFSCar em foco
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2708 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa foi analisar se e de que maneira o Programa de Mentoria online, oferecido pela Universidade Federal de São Carlos (2004-2007) contribuiu para a formação de professores iniciantes, participantes da iniciativa, a partir da análise atual desses docentes sobre sua participação no programa. Ele foi desenvolvido com o propósito de auxiliar professores com menos de cinco anos de carreira a superarem as dificuldades típicas dos anos iniciais da docência, por meio do seu acompanhamento, via correspondências eletrônicas, por professoras experientes as mentoras. O referencial teórico pautou-se na literatura sobre professores iniciantes, aprendizagem e desenvolvimento profissional da docência, base de conhecimento para o ensino. Os dados foram coletados por meio de um questionário online preenchido por dez professoras ex-participantes do Programa e por entrevistas semiestruturadas, realizadas via Skype com duas delas. Além disso, as análises envolveram os dados obtidos durante a realização do Programa, considerados aqui como narrativas. Os resultados apontam o início da carreira como um momento caracterizado por angústias, inseguranças e desespero, como também por falta de apoio na inserção do professor no contexto de trabalho. Apontar também que a participação no Programa de Mentoria promoveu aprendizagens, mediante interações entre com as mentoras, que ajudaram no enfrentamento das dificuldades vivenciadas nos primeiros anos da carreira, assim como após cinco anos de exercício profissional. |
id |
SCAR_d606ffb69bc9812deafe9fc389422836 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2708 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Massetto, Débora CristinaReali, Aline Maria de Medeiros Rodrigueshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4786679T6http://lattes.cnpq.br/3331023967028359e7a09ce4-e48b-42be-858f-3977fceabf1a2016-06-02T19:39:42Z2014-07-152016-06-02T19:39:42Z2014-02-17MASSETTO, Débora Cristina. Formação de professores iniciantes: o Programa de Mentoria online da UFSCar em foco. 2014. 242 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2708O objetivo desta pesquisa foi analisar se e de que maneira o Programa de Mentoria online, oferecido pela Universidade Federal de São Carlos (2004-2007) contribuiu para a formação de professores iniciantes, participantes da iniciativa, a partir da análise atual desses docentes sobre sua participação no programa. Ele foi desenvolvido com o propósito de auxiliar professores com menos de cinco anos de carreira a superarem as dificuldades típicas dos anos iniciais da docência, por meio do seu acompanhamento, via correspondências eletrônicas, por professoras experientes as mentoras. O referencial teórico pautou-se na literatura sobre professores iniciantes, aprendizagem e desenvolvimento profissional da docência, base de conhecimento para o ensino. Os dados foram coletados por meio de um questionário online preenchido por dez professoras ex-participantes do Programa e por entrevistas semiestruturadas, realizadas via Skype com duas delas. Além disso, as análises envolveram os dados obtidos durante a realização do Programa, considerados aqui como narrativas. Os resultados apontam o início da carreira como um momento caracterizado por angústias, inseguranças e desespero, como também por falta de apoio na inserção do professor no contexto de trabalho. Apontar também que a participação no Programa de Mentoria promoveu aprendizagens, mediante interações entre com as mentoras, que ajudaram no enfrentamento das dificuldades vivenciadas nos primeiros anos da carreira, assim como após cinco anos de exercício profissional.O objetivo desta pesquisa foi analisar se e de que maneira o Programa de Mentoria online, oferecido pela Universidade Federal de São Carlos (2004-2007) contribuiu para a formação de professores iniciantes, participantes da iniciativa, a partir da análise atual desses docentes sobre sua participação no programa. Ele foi desenvolvido com o propósito de auxiliar professores com menos de cinco anos de carreira a superarem as dificuldades típicas dos anos iniciais da docência, por meio do seu acompanhamento, via correspondências eletrônicas, por professoras experientes as mentoras. O referencial teórico pautou-se na literatura sobre professores iniciantes, aprendizagem e desenvolvimento profissional da docência, base de conhecimento para o ensino. Os dados foram coletados por meio de um questionário online preenchido por dez professoras ex-participantes do Programa e por entrevistas semiestruturadas, realizadas via Skype com duas delas. Além disso, as análises envolveram os dados obtidos durante a realização do Programa, considerados aqui como narrativas. Os resultados apontam o início da carreira como um momento caracterizado por angústias, inseguranças e desespero, como também por falta de apoio na inserção do professor no contexto de trabalho. Apontar também que a participação no Programa de Mentoria promoveu aprendizagens, mediante interações entre com as mentoras, que ajudaram no enfrentamento das dificuldades vivenciadas nos primeiros anos da carreira, assim como após cinco anos de exercício profissional.Financiadora de Estudos e Projetosapplication/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEUFSCarBRProfessores - formaçãoDesenvolvimento profissionalAprendizagem profissional da docênciaPrograma de mentoriaProfessores iniciantesProfessional development of teachingProfessional learning of teachingMentoringBeginning teachersCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOFormação de professores iniciantes: o Programa de Mentoria online da UFSCar em focoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-1-15dad53b4-f4f2-4c92-b369-473de23cc8dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL5901.pdfapplication/pdf1721183https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2708/1/5901.pdf1c9362361164cb13dc9bf1967e91b0c6MD51TEXT5901.pdf.txt5901.pdf.txtExtracted texttext/plain0https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2708/2/5901.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52THUMBNAIL5901.pdf.jpg5901.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5371https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2708/3/5901.pdf.jpgd4b3a45ebe57ac62982f0b6479813b6cMD53ufscar/27082023-09-18 18:31:31.393oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2708Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:31:31Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Formação de professores iniciantes: o Programa de Mentoria online da UFSCar em foco |
title |
Formação de professores iniciantes: o Programa de Mentoria online da UFSCar em foco |
spellingShingle |
Formação de professores iniciantes: o Programa de Mentoria online da UFSCar em foco Massetto, Débora Cristina Professores - formação Desenvolvimento profissional Aprendizagem profissional da docência Programa de mentoria Professores iniciantes Professional development of teaching Professional learning of teaching Mentoring Beginning teachers CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Formação de professores iniciantes: o Programa de Mentoria online da UFSCar em foco |
title_full |
Formação de professores iniciantes: o Programa de Mentoria online da UFSCar em foco |
title_fullStr |
Formação de professores iniciantes: o Programa de Mentoria online da UFSCar em foco |
title_full_unstemmed |
Formação de professores iniciantes: o Programa de Mentoria online da UFSCar em foco |
title_sort |
Formação de professores iniciantes: o Programa de Mentoria online da UFSCar em foco |
author |
Massetto, Débora Cristina |
author_facet |
Massetto, Débora Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3331023967028359 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Massetto, Débora Cristina |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Reali, Aline Maria de Medeiros Rodrigues |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4786679T6 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
e7a09ce4-e48b-42be-858f-3977fceabf1a |
contributor_str_mv |
Reali, Aline Maria de Medeiros Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores - formação Desenvolvimento profissional Aprendizagem profissional da docência Programa de mentoria Professores iniciantes |
topic |
Professores - formação Desenvolvimento profissional Aprendizagem profissional da docência Programa de mentoria Professores iniciantes Professional development of teaching Professional learning of teaching Mentoring Beginning teachers CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Professional development of teaching Professional learning of teaching Mentoring Beginning teachers |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
O objetivo desta pesquisa foi analisar se e de que maneira o Programa de Mentoria online, oferecido pela Universidade Federal de São Carlos (2004-2007) contribuiu para a formação de professores iniciantes, participantes da iniciativa, a partir da análise atual desses docentes sobre sua participação no programa. Ele foi desenvolvido com o propósito de auxiliar professores com menos de cinco anos de carreira a superarem as dificuldades típicas dos anos iniciais da docência, por meio do seu acompanhamento, via correspondências eletrônicas, por professoras experientes as mentoras. O referencial teórico pautou-se na literatura sobre professores iniciantes, aprendizagem e desenvolvimento profissional da docência, base de conhecimento para o ensino. Os dados foram coletados por meio de um questionário online preenchido por dez professoras ex-participantes do Programa e por entrevistas semiestruturadas, realizadas via Skype com duas delas. Além disso, as análises envolveram os dados obtidos durante a realização do Programa, considerados aqui como narrativas. Os resultados apontam o início da carreira como um momento caracterizado por angústias, inseguranças e desespero, como também por falta de apoio na inserção do professor no contexto de trabalho. Apontar também que a participação no Programa de Mentoria promoveu aprendizagens, mediante interações entre com as mentoras, que ajudaram no enfrentamento das dificuldades vivenciadas nos primeiros anos da carreira, assim como após cinco anos de exercício profissional. |
publishDate |
2014 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-07-15 2016-06-02T19:39:42Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-02-17 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-02T19:39:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MASSETTO, Débora Cristina. Formação de professores iniciantes: o Programa de Mentoria online da UFSCar em foco. 2014. 242 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2708 |
identifier_str_mv |
MASSETTO, Débora Cristina. Formação de professores iniciantes: o Programa de Mentoria online da UFSCar em foco. 2014. 242 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2708 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
-1 -1 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
5dad53b4-f4f2-4c92-b369-473de23cc8da |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2708/1/5901.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2708/2/5901.pdf.txt https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2708/3/5901.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1c9362361164cb13dc9bf1967e91b0c6 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d4b3a45ebe57ac62982f0b6479813b6c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813715521418297344 |