Uma proposta de ensino de geometria construindo pipas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5939 |
Resumo: | In this paper we propose a learning process using as a theoretical base called Didactic Engineering. Our proposal is to develop content from the flat geometry of a problem related to kites. Using as a theoretical framework Didactic Engineering Could explain some didactic variables allows us to have some control over the process of teaching and learning. The proposal is aimed at students from sixth grade of elementary school, but an analysis of the potential of working with the kites to develop content of geometry shows that it is possible to make adjustments to work with students from all levels of basic education. |
id |
SCAR_d6f2a197f37b1310abc14d4a78ee4dde |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/5939 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Motinaga, Esdras Henrique RegattiBarros, Tomas Edsonhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4781685A1fe2a0cdd-4777-4ebe-9a70-dd39b064566b2016-06-02T20:29:23Z2013-09-062016-06-02T20:29:23Z2013-08-19MOTINAGA, Esdras Henrique Regatti. Uma proposta de ensino de geometria construindo pipas. 2013. 127 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5939In this paper we propose a learning process using as a theoretical base called Didactic Engineering. Our proposal is to develop content from the flat geometry of a problem related to kites. Using as a theoretical framework Didactic Engineering Could explain some didactic variables allows us to have some control over the process of teaching and learning. The proposal is aimed at students from sixth grade of elementary school, but an analysis of the potential of working with the kites to develop content of geometry shows that it is possible to make adjustments to work with students from all levels of basic education.Neste trabalho propomos um processo de ensino usando como base um referencial teórico denominado Engenharia Didática. Nossa proposta consiste em desenvolver conteúdos da geometria plana a partir de um problema relacionado às pipas. Usando como referencial teórico a Engenharia Didática foi possível explicitar algumas variáveis didáticas que nos permite ter certo controle sobre o processo de ensinoaprendizagem. A referida proposta é destinada a alunos de sexto ano do Ensino Fundamental. Mas uma análise sobre as potencialidades de trabalho com as pipas para desenvolver conteúdos da geometria nos mostra que é possível fazer adaptações para se trabalhar com alunos de outros níveis da Educação Básica.Financiadora de Estudos e Projetosapplication/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATUFSCarBRGeometriaPapagaio (brinquedo)Engenharia didáticaMatemática - estudo e ensinoEducação básicaGeometria planaEnsino fundamentalConstrução de pipasDidactic engineeringPlane geometryElementary schoolBuilding kitesCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAUma proposta de ensino de geometria construindo pipasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-1-1f736f493-7704-489b-b265-0c317b6b5107info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL5367.pdfapplication/pdf8650651https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5939/1/5367.pdff63fc85c0b663ccff039904b9585b798MD51THUMBNAIL5367.pdf.jpg5367.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3942https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5939/2/5367.pdf.jpgc54dbae40dc43af67969293835bf8ebcMD52ufscar/59392023-09-18 18:31:09.608oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/5939Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:31:09Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Uma proposta de ensino de geometria construindo pipas |
title |
Uma proposta de ensino de geometria construindo pipas |
spellingShingle |
Uma proposta de ensino de geometria construindo pipas Motinaga, Esdras Henrique Regatti Geometria Papagaio (brinquedo) Engenharia didática Matemática - estudo e ensino Educação básica Geometria plana Ensino fundamental Construção de pipas Didactic engineering Plane geometry Elementary school Building kites CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
Uma proposta de ensino de geometria construindo pipas |
title_full |
Uma proposta de ensino de geometria construindo pipas |
title_fullStr |
Uma proposta de ensino de geometria construindo pipas |
title_full_unstemmed |
Uma proposta de ensino de geometria construindo pipas |
title_sort |
Uma proposta de ensino de geometria construindo pipas |
author |
Motinaga, Esdras Henrique Regatti |
author_facet |
Motinaga, Esdras Henrique Regatti |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Motinaga, Esdras Henrique Regatti |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Barros, Tomas Edson |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4781685A1 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
fe2a0cdd-4777-4ebe-9a70-dd39b064566b |
contributor_str_mv |
Barros, Tomas Edson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geometria Papagaio (brinquedo) Engenharia didática Matemática - estudo e ensino Educação básica Geometria plana Ensino fundamental Construção de pipas |
topic |
Geometria Papagaio (brinquedo) Engenharia didática Matemática - estudo e ensino Educação básica Geometria plana Ensino fundamental Construção de pipas Didactic engineering Plane geometry Elementary school Building kites CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Didactic engineering Plane geometry Elementary school Building kites |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
In this paper we propose a learning process using as a theoretical base called Didactic Engineering. Our proposal is to develop content from the flat geometry of a problem related to kites. Using as a theoretical framework Didactic Engineering Could explain some didactic variables allows us to have some control over the process of teaching and learning. The proposal is aimed at students from sixth grade of elementary school, but an analysis of the potential of working with the kites to develop content of geometry shows that it is possible to make adjustments to work with students from all levels of basic education. |
publishDate |
2013 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-09-06 2016-06-02T20:29:23Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-08-19 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-02T20:29:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MOTINAGA, Esdras Henrique Regatti. Uma proposta de ensino de geometria construindo pipas. 2013. 127 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5939 |
identifier_str_mv |
MOTINAGA, Esdras Henrique Regatti. Uma proposta de ensino de geometria construindo pipas. 2013. 127 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5939 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
-1 -1 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
f736f493-7704-489b-b265-0c317b6b5107 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5939/1/5367.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5939/2/5367.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f63fc85c0b663ccff039904b9585b798 c54dbae40dc43af67969293835bf8ebc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802136290117812224 |