Uma proposta de ensino de geometria construindo pipas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Motinaga, Esdras Henrique Regatti
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5939
Resumo: In this paper we propose a learning process using as a theoretical base called Didactic Engineering. Our proposal is to develop content from the flat geometry of a problem related to kites. Using as a theoretical framework Didactic Engineering Could explain some didactic variables allows us to have some control over the process of teaching and learning. The proposal is aimed at students from sixth grade of elementary school, but an analysis of the potential of working with the kites to develop content of geometry shows that it is possible to make adjustments to work with students from all levels of basic education.
id SCAR_d6f2a197f37b1310abc14d4a78ee4dde
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/5939
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Motinaga, Esdras Henrique RegattiBarros, Tomas Edsonhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4781685A1fe2a0cdd-4777-4ebe-9a70-dd39b064566b2016-06-02T20:29:23Z2013-09-062016-06-02T20:29:23Z2013-08-19MOTINAGA, Esdras Henrique Regatti. Uma proposta de ensino de geometria construindo pipas. 2013. 127 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5939In this paper we propose a learning process using as a theoretical base called Didactic Engineering. Our proposal is to develop content from the flat geometry of a problem related to kites. Using as a theoretical framework Didactic Engineering Could explain some didactic variables allows us to have some control over the process of teaching and learning. The proposal is aimed at students from sixth grade of elementary school, but an analysis of the potential of working with the kites to develop content of geometry shows that it is possible to make adjustments to work with students from all levels of basic education.Neste trabalho propomos um processo de ensino usando como base um referencial teórico denominado Engenharia Didática. Nossa proposta consiste em desenvolver conteúdos da geometria plana a partir de um problema relacionado às pipas. Usando como referencial teórico a Engenharia Didática foi possível explicitar algumas variáveis didáticas que nos permite ter certo controle sobre o processo de ensinoaprendizagem. A referida proposta é destinada a alunos de sexto ano do Ensino Fundamental. Mas uma análise sobre as potencialidades de trabalho com as pipas para desenvolver conteúdos da geometria nos mostra que é possível fazer adaptações para se trabalhar com alunos de outros níveis da Educação Básica.Financiadora de Estudos e Projetosapplication/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATUFSCarBRGeometriaPapagaio (brinquedo)Engenharia didáticaMatemática - estudo e ensinoEducação básicaGeometria planaEnsino fundamentalConstrução de pipasDidactic engineeringPlane geometryElementary schoolBuilding kitesCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAUma proposta de ensino de geometria construindo pipasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-1-1f736f493-7704-489b-b265-0c317b6b5107info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL5367.pdfapplication/pdf8650651https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5939/1/5367.pdff63fc85c0b663ccff039904b9585b798MD51THUMBNAIL5367.pdf.jpg5367.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3942https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5939/2/5367.pdf.jpgc54dbae40dc43af67969293835bf8ebcMD52ufscar/59392023-09-18 18:31:09.608oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/5939Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:31:09Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Uma proposta de ensino de geometria construindo pipas
title Uma proposta de ensino de geometria construindo pipas
spellingShingle Uma proposta de ensino de geometria construindo pipas
Motinaga, Esdras Henrique Regatti
Geometria
Papagaio (brinquedo)
Engenharia didática
Matemática - estudo e ensino
Educação básica
Geometria plana
Ensino fundamental
Construção de pipas
Didactic engineering
Plane geometry
Elementary school
Building kites
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Uma proposta de ensino de geometria construindo pipas
title_full Uma proposta de ensino de geometria construindo pipas
title_fullStr Uma proposta de ensino de geometria construindo pipas
title_full_unstemmed Uma proposta de ensino de geometria construindo pipas
title_sort Uma proposta de ensino de geometria construindo pipas
author Motinaga, Esdras Henrique Regatti
author_facet Motinaga, Esdras Henrique Regatti
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Motinaga, Esdras Henrique Regatti
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barros, Tomas Edson
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4781685A1
dc.contributor.authorID.fl_str_mv fe2a0cdd-4777-4ebe-9a70-dd39b064566b
contributor_str_mv Barros, Tomas Edson
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria
Papagaio (brinquedo)
Engenharia didática
Matemática - estudo e ensino
Educação básica
Geometria plana
Ensino fundamental
Construção de pipas
topic Geometria
Papagaio (brinquedo)
Engenharia didática
Matemática - estudo e ensino
Educação básica
Geometria plana
Ensino fundamental
Construção de pipas
Didactic engineering
Plane geometry
Elementary school
Building kites
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Didactic engineering
Plane geometry
Elementary school
Building kites
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description In this paper we propose a learning process using as a theoretical base called Didactic Engineering. Our proposal is to develop content from the flat geometry of a problem related to kites. Using as a theoretical framework Didactic Engineering Could explain some didactic variables allows us to have some control over the process of teaching and learning. The proposal is aimed at students from sixth grade of elementary school, but an analysis of the potential of working with the kites to develop content of geometry shows that it is possible to make adjustments to work with students from all levels of basic education.
publishDate 2013
dc.date.available.fl_str_mv 2013-09-06
2016-06-02T20:29:23Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-08-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-02T20:29:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MOTINAGA, Esdras Henrique Regatti. Uma proposta de ensino de geometria construindo pipas. 2013. 127 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5939
identifier_str_mv MOTINAGA, Esdras Henrique Regatti. Uma proposta de ensino de geometria construindo pipas. 2013. 127 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5939
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv -1
-1
dc.relation.authority.fl_str_mv f736f493-7704-489b-b265-0c317b6b5107
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5939/1/5367.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5939/2/5367.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f63fc85c0b663ccff039904b9585b798
c54dbae40dc43af67969293835bf8ebc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136290117812224