Efeitos de uma intervenção com monitores de Organização Não-Governamental para minimizar problemas de comportamento em crianças
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Data de Publicação: | 2010 |
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Costa, Carolina Severino Lopes daWilliams, Lúcia Cavalcanti de Albuquerquehttp://lattes.cnpq.br/6962646759651464223816c9-5e19-46ed-bc9e-d9f851b828182016-06-02T19:44:06Z2010-05-282016-06-02T19:44:06Z2010-02-23COSTA, Carolina Severino Lopes da. Efeitos de uma intervenção com monitores de Organização Não-Governamental para minimizar problemas de comportamento em crianças. 2010. 227 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2865Financiadora de Estudos e ProjetosConsiderando que os problemas de comportamento trazem conseqüências indesejáveis para os indivíduos que os apresentam e para os diferentes contextos em que vivem, o presente estudo teve por objetivo geral avaliar os efeitos de uma intervenção com monitores de uma Organização Não-Governamental (ONG), direcionada ao atendimento de crianças de risco, para minimizar problemas de comportamento das mesmas. Participaram do estudo seis monitores, 24 crianças com idades variando entre oito e onze anos, e pelo menos um de seus responsáveis. O estudo foi realizado nas dependências físicas de uma ONG, situada em uma cidade de médio porte do estado de São Paulo. Para avaliação dos problemas de comportamento infantis foram utilizados os seguintes instrumentos: a) Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ), respondido por pais e monitores; b) Social Skills Rating Sistem BR (SSRS), versão para professores; e c) Protocolo de observação dos problemas de comportamento infantil (POPCI). Para identificação do repertório de práticas educativas dos monitores foram utilizados: a) Questionário das Relações Interpessoais (QRI); b) Protocolo de Observação dos Comportamentos do Monitor em Relação à Classe (POCMC). Foi utilizado o delineamento Pré-teste e Pós-Teste, tanto com os dados das crianças como com os dos monitores. A intervenção consistiu em duas fases, sendo a primeira denominada de capacitação, objetivando ensinar práticas educativas aos monitores para lidar com problemas de comportamento infantil. A segunda fase, chamada de consultoria, visou aprimorar características dos serviços prestados pela ONG. De modo geral, os resultados mostraram que o presente estudo produziu impactos positivos sobre a diminuição dos índices (quantitativos) dos problemas de comportamento das crianças e maximização dos índices ligados ao repertório de habilidades sociais e comportamento pró-social. Além disso, obteve-se também resultados positivos sobre características da atuação dos monitores com relação às crianças, por meio de aumento na freqüência de categorias comportamentais positivas e diminuição de categorias comportamentais negativas dos monitores. Adicionalmente, foi possível identificar contribuições positivas desse estudo, no sentido de aprimorar algumas características dos serviços prestados pela ONG à sua população-alvo, como reformulação das diretrizes de funcionamento interno e modificação no horário e rotina. Sugere-se que estudos futuros sejam realizados para validar os resultados da presente pesquisa, por exemplo, replicando-o com maior tamanho da amostra e/ou utilizando um delineamento experimental (grupos randomizado). Considera-se, relevante também a realização de estudos de caracterização da população-alvo de ONGs e de suas necessidades, para possibilitar que as mesmas possam adequar os serviços prestados. Tudo leva a crer que a ONG com funcionários capacitados tenha um desempenho importante ao contraturno escolar, diminuindo problemas de populações de risco psicossocial.application/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEsUFSCarBRCrianças problemaPrograma de intervençãoOrganizações não-governamentaisMonitorTerapia cognitivo-comportamentalProblemas de comportamento infantilIntervençãoInfant behavior problemsInterventionNon-Governamental OrganizationCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALEfeitos de uma intervenção com monitores de Organização Não-Governamental para minimizar problemas de comportamento em criançasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis-1-134dc2e69-ca3b-4225-b5a3-e74959660f50info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL2993.pdfapplication/pdf2011345https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2865/1/2993.pdff77b5072d3f4355c6fd100c83c98c439MD51THUMBNAIL2993.pdf.jpg2993.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg7497https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2865/2/2993.pdf.jpg0c34a4129fc77bce474b2718a66d7968MD52ufscar/28652023-09-18 18:31:39.861oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2865Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:31:39Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
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