Efeitos de uma intervenção com monitores de Organização Não-Governamental para minimizar problemas de comportamento em crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Carolina Severino Lopes da
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2865
Resumo: Financiadora de Estudos e Projetos
id SCAR_d984f0aab0c9c88d49c0f50eb87e320e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2865
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Costa, Carolina Severino Lopes daWilliams, Lúcia Cavalcanti de Albuquerquehttp://lattes.cnpq.br/6962646759651464223816c9-5e19-46ed-bc9e-d9f851b828182016-06-02T19:44:06Z2010-05-282016-06-02T19:44:06Z2010-02-23COSTA, Carolina Severino Lopes da. Efeitos de uma intervenção com monitores de Organização Não-Governamental para minimizar problemas de comportamento em crianças. 2010. 227 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2865Financiadora de Estudos e ProjetosConsiderando que os problemas de comportamento trazem conseqüências indesejáveis para os indivíduos que os apresentam e para os diferentes contextos em que vivem, o presente estudo teve por objetivo geral avaliar os efeitos de uma intervenção com monitores de uma Organização Não-Governamental (ONG), direcionada ao atendimento de crianças de risco, para minimizar problemas de comportamento das mesmas. Participaram do estudo seis monitores, 24 crianças com idades variando entre oito e onze anos, e pelo menos um de seus responsáveis. O estudo foi realizado nas dependências físicas de uma ONG, situada em uma cidade de médio porte do estado de São Paulo. Para avaliação dos problemas de comportamento infantis foram utilizados os seguintes instrumentos: a) Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ), respondido por pais e monitores; b) Social Skills Rating Sistem BR (SSRS), versão para professores; e c) Protocolo de observação dos problemas de comportamento infantil (POPCI). Para identificação do repertório de práticas educativas dos monitores foram utilizados: a) Questionário das Relações Interpessoais (QRI); b) Protocolo de Observação dos Comportamentos do Monitor em Relação à Classe (POCMC). Foi utilizado o delineamento Pré-teste e Pós-Teste, tanto com os dados das crianças como com os dos monitores. A intervenção consistiu em duas fases, sendo a primeira denominada de capacitação, objetivando ensinar práticas educativas aos monitores para lidar com problemas de comportamento infantil. A segunda fase, chamada de consultoria, visou aprimorar características dos serviços prestados pela ONG. De modo geral, os resultados mostraram que o presente estudo produziu impactos positivos sobre a diminuição dos índices (quantitativos) dos problemas de comportamento das crianças e maximização dos índices ligados ao repertório de habilidades sociais e comportamento pró-social. Além disso, obteve-se também resultados positivos sobre características da atuação dos monitores com relação às crianças, por meio de aumento na freqüência de categorias comportamentais positivas e diminuição de categorias comportamentais negativas dos monitores. Adicionalmente, foi possível identificar contribuições positivas desse estudo, no sentido de aprimorar algumas características dos serviços prestados pela ONG à sua população-alvo, como reformulação das diretrizes de funcionamento interno e modificação no horário e rotina. Sugere-se que estudos futuros sejam realizados para validar os resultados da presente pesquisa, por exemplo, replicando-o com maior tamanho da amostra e/ou utilizando um delineamento experimental (grupos randomizado). Considera-se, relevante também a realização de estudos de caracterização da população-alvo de ONGs e de suas necessidades, para possibilitar que as mesmas possam adequar os serviços prestados. Tudo leva a crer que a ONG com funcionários capacitados tenha um desempenho importante ao contraturno escolar, diminuindo problemas de populações de risco psicossocial.application/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEsUFSCarBRCrianças problemaPrograma de intervençãoOrganizações não-governamentaisMonitorTerapia cognitivo-comportamentalProblemas de comportamento infantilIntervençãoInfant behavior problemsInterventionNon-Governamental OrganizationCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALEfeitos de uma intervenção com monitores de Organização Não-Governamental para minimizar problemas de comportamento em criançasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis-1-134dc2e69-ca3b-4225-b5a3-e74959660f50info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL2993.pdfapplication/pdf2011345https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2865/1/2993.pdff77b5072d3f4355c6fd100c83c98c439MD51THUMBNAIL2993.pdf.jpg2993.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg7497https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2865/2/2993.pdf.jpg0c34a4129fc77bce474b2718a66d7968MD52ufscar/28652023-09-18 18:31:39.861oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2865Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:31:39Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Efeitos de uma intervenção com monitores de Organização Não-Governamental para minimizar problemas de comportamento em crianças
title Efeitos de uma intervenção com monitores de Organização Não-Governamental para minimizar problemas de comportamento em crianças
spellingShingle Efeitos de uma intervenção com monitores de Organização Não-Governamental para minimizar problemas de comportamento em crianças
Costa, Carolina Severino Lopes da
Crianças problema
Programa de intervenção
Organizações não-governamentais
Monitor
Terapia cognitivo-comportamental
Problemas de comportamento infantil
Intervenção
Infant behavior problems
Intervention
Non-Governamental Organization
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
title_short Efeitos de uma intervenção com monitores de Organização Não-Governamental para minimizar problemas de comportamento em crianças
title_full Efeitos de uma intervenção com monitores de Organização Não-Governamental para minimizar problemas de comportamento em crianças
title_fullStr Efeitos de uma intervenção com monitores de Organização Não-Governamental para minimizar problemas de comportamento em crianças
title_full_unstemmed Efeitos de uma intervenção com monitores de Organização Não-Governamental para minimizar problemas de comportamento em crianças
title_sort Efeitos de uma intervenção com monitores de Organização Não-Governamental para minimizar problemas de comportamento em crianças
author Costa, Carolina Severino Lopes da
author_facet Costa, Carolina Severino Lopes da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Carolina Severino Lopes da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Williams, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6962646759651464
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 223816c9-5e19-46ed-bc9e-d9f851b82818
contributor_str_mv Williams, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças problema
Programa de intervenção
Organizações não-governamentais
Monitor
Terapia cognitivo-comportamental
Problemas de comportamento infantil
Intervenção
topic Crianças problema
Programa de intervenção
Organizações não-governamentais
Monitor
Terapia cognitivo-comportamental
Problemas de comportamento infantil
Intervenção
Infant behavior problems
Intervention
Non-Governamental Organization
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
dc.subject.eng.fl_str_mv Infant behavior problems
Intervention
Non-Governamental Organization
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
description Financiadora de Estudos e Projetos
publishDate 2010
dc.date.available.fl_str_mv 2010-05-28
2016-06-02T19:44:06Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-02-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-02T19:44:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COSTA, Carolina Severino Lopes da. Efeitos de uma intervenção com monitores de Organização Não-Governamental para minimizar problemas de comportamento em crianças. 2010. 227 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2865
identifier_str_mv COSTA, Carolina Severino Lopes da. Efeitos de uma intervenção com monitores de Organização Não-Governamental para minimizar problemas de comportamento em crianças. 2010. 227 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2865
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv -1
-1
dc.relation.authority.fl_str_mv 34dc2e69-ca3b-4225-b5a3-e74959660f50
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEs
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2865/1/2993.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2865/2/2993.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f77b5072d3f4355c6fd100c83c98c439
0c34a4129fc77bce474b2718a66d7968
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813715522444853248