A apropriação de Gramsci na pesquisa em educação no Brasil (1976-2012)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Jarbas Mauricio
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15611
Resumo: Ricerca bibliografica e exploratória sull’appropriazoni di Gramsci nella ricerca in educazione nel Brasile fra 1976 ed 2012 con l’obiettivo di condurre un inventario e sistematizzare in forma periodica gli studi e le ricerche su Gramsci condotti da ricercatori collegati ai programmi di laurea in Scienze dell'educazione. Le fonti di ricerca consistono in tesi su Gramsci o con capitoli su di lui. L'inventario incorporava anche pubblicazioni sotto forma di libri, capitoli e articoli su riviste accademiche e scientifiche. I datti sono sistematizatti in quattro capitoli e sottolineam il protagonismo dell’appropriazione realizatta da Demerval Saviani e dei dottorati della PUC-SP. In contapuntto hanno evidenziato un’altra appropriazione situado da IESAE-FGV e che a prodotto un un corpus significativo di ricerche che hanno dato origine ai primi libri brasiliani su Gramsci. L'esistenza di un una critica interna sulle letture e interpretazioni delle ricercatori brasiliani su Gramsci serviò di stimulo a lettura lettura diretta, storica e filologica ed evidenzia che l’educazione e suoi ricercatori hanno prodotti alcune delle letture brasiliane più vigorose su Gramsci.
id SCAR_dc70a3f114838d52640da898ca005ce3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/15611
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Gomes, Jarbas MauricioBittar, Marisahttp://lattes.cnpq.br/3059723520472948http://lattes.cnpq.br/671248149557484786b56dc8-800f-4bcb-99f1-c284e165682a2022-02-17T10:13:37Z2022-02-17T10:13:37Z2017-02-24GOMES, Jarbas Mauricio. A apropriação de Gramsci na pesquisa em educação no Brasil (1976-2012). 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15611.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15611Ricerca bibliografica e exploratória sull’appropriazoni di Gramsci nella ricerca in educazione nel Brasile fra 1976 ed 2012 con l’obiettivo di condurre un inventario e sistematizzare in forma periodica gli studi e le ricerche su Gramsci condotti da ricercatori collegati ai programmi di laurea in Scienze dell'educazione. Le fonti di ricerca consistono in tesi su Gramsci o con capitoli su di lui. L'inventario incorporava anche pubblicazioni sotto forma di libri, capitoli e articoli su riviste accademiche e scientifiche. I datti sono sistematizatti in quattro capitoli e sottolineam il protagonismo dell’appropriazione realizatta da Demerval Saviani e dei dottorati della PUC-SP. In contapuntto hanno evidenziato un’altra appropriazione situado da IESAE-FGV e che a prodotto un un corpus significativo di ricerche che hanno dato origine ai primi libri brasiliani su Gramsci. L'esistenza di un una critica interna sulle letture e interpretazioni delle ricercatori brasiliani su Gramsci serviò di stimulo a lettura lettura diretta, storica e filologica ed evidenzia che l’educazione e suoi ricercatori hanno prodotti alcune delle letture brasiliane più vigorose su Gramsci.A presente tese é um estudo de caráter bibliográfico e exploratório sobre a apropriação de Gramsci na Pesquisa em Educação no Brasil. O estudo teve como objetivo produzir um inventário e sistematizar em uma periodização os estudos e pesquisas sobre Gramsci produzidos por pesquisadores ligados aos Programas de Pós-graduação em Educação no período entre 1976 e 2012. No período em estudo, a pesquisa em educação apresentou-se como um espaço propício para a produção de diferentes interpretações sobre Gramsci que se delinearam como disputas interpretativas. Embora a aparência indique que as disputas interpretativas enfraquecem os estudos gramscianos na educação, a pesquisa partiu da tese de que as disputas interpretativas contribuíram para consolidar a apropriação de Gramsci pelo campo. Em função de alguns consensos identificados na literatura sobre a recepção de Gramsci no Brasil e na educação, dois questionamentos nortearam o estudo: a) o primeiro diz respeito ao início da apropriação, situado historicamente ao final da década de 1970 nas atividades da primeira turma de doutorado em filosofia da educação da PUC-SP, e buscou verificar a existência ou não de outras iniciativas concomitantes; b) o segundo parte da constatação da existência de um movimento interno de crítica aos estudos sobre Gramsci da educação e avalia o teor, o alcance e as contribuições dessas críticas e análises para o movimento de apropriação, tanto na tradutibilidade do pensamento de Gramsci como para a elaboração de novas interpretações. A exposição dos dados esta sistematizada em quatro capítulos. O primeiro é dedicado à construção das hipóteses de trabalho e realiza uma aferição da presença das ideias de Gramsci na educação por meio da análise de avaliações históricas sobre a situação da pesquisa em educação no Brasil. O segundo capítulo apresenta indícios das movimentações internas nas quais os pesquisadores defendem posições e interpretações ao mesmo tempo em que operam a tradutibilidade das proposições gramscianas para realidade educacional brasileira e busca demonstrar que na última década Gramsci foi um assunto em evidência na educação. O terceiro capítulo apresenta um inventário que a partir da análise das características das pesquisas sobre Gramsci classifica, sistematiza e divide a apropriação em quatro períodos históricos: 1º. - aproximação ao pensamento de Gramsci; 2º. - primeiras pesquisas sobre Gramsci; 3º. - crítica ao capital e cultural e científico do campo sobre Gramsci; 4º. - consolidação da pesquisa sobre Gramsci. O quarto capítulo visa responder aos questionamentos propostos, tendo como base os argumentos construídos nos capítulos anteriores e nos dados do inventário. Os dados confirmam o protagonismo da apropriação liderada por Dermeval Saviani e realizada pela primeira turma de doutorandos da PUC-SP. Em contraponto, evidenciam a existência de outro movimento concomitante de apropriação, iniciativa situada no IESAE-FGV e que produziu um conjunto significativo de pesquisas que deram origem aos primeiros livros brasileiros sobre Gramsci, resultados de pesquisa da educação. O movimento interno de crítica às leituras e interpretações sobre Gramsci serviu de estímulo, já ao final dos anos 1980, para as leituras histórico-filológicas e evidenciou que, além dos temas que lhe são próprios, a educação ocupa-se, de longa data, de temas como revolução, sociedade civil, política e outros, apresentando-se como origem de algumas das mais vigorosas leituras sobre Gramsci produzidas no Brasil.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)CNPq: 141579/2013-7porUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducaçãoTradutibilidadePesquisa em educaçãoEducazioneTradutibilitàRicerca in educazioneGramsci, Antonio, 1891-1937EducationEducational reserchCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOA apropriação de Gramsci na pesquisa em educação no Brasil (1976-2012)L'appropriazione di Gramsci nella ricerca in educazione nel Brasile (1976-2012)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis600600e1406c33-5c82-442e-b082-784af0f9b530reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL2017 - GOMES - A aprop de Gramsci na pesq em educacao no Brasil (2).pdf2017 - GOMES - A aprop de Gramsci na pesq em educacao no Brasil (2).pdfVersão final da teseapplication/pdf3725045https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15611/7/2017%20-%20GOMES%20-%20A%20aprop%20de%20Gramsci%20na%20pesq%20em%20educacao%20no%20Brasil%20%282%29.pdf59e6fc7b2ee034b6c2ff815f8abf8a46MD57Carta Comprovante.pdfCarta Comprovante.pdfCarta Comprovante de versão final de teseapplication/pdf105999https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15611/5/Carta%20Comprovante.pdf8925e61823d54ec0791adcc886ca252dMD55CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15611/8/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD58TEXT2017 - GOMES - A aprop de Gramsci na pesq em educacao no Brasil (2).pdf.txt2017 - GOMES - A aprop de Gramsci na pesq em educacao no Brasil (2).pdf.txtExtracted texttext/plain741061https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15611/9/2017%20-%20GOMES%20-%20A%20aprop%20de%20Gramsci%20na%20pesq%20em%20educacao%20no%20Brasil%20%282%29.pdf.txtc792a1a367a3cf20ff69abdda8f48c21MD59Carta Comprovante.pdf.txtCarta Comprovante.pdf.txtExtracted texttext/plain1213https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15611/11/Carta%20Comprovante.pdf.txt20e1309f8f67df6b127e6c6a175119efMD511THUMBNAIL2017 - GOMES - A aprop de Gramsci na pesq em educacao no Brasil (2).pdf.jpg2017 - GOMES - A aprop de Gramsci na pesq em educacao no Brasil (2).pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5673https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15611/10/2017%20-%20GOMES%20-%20A%20aprop%20de%20Gramsci%20na%20pesq%20em%20educacao%20no%20Brasil%20%282%29.pdf.jpg8ee991178b0cf9de689f92db8260dafeMD510Carta Comprovante.pdf.jpgCarta Comprovante.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg12934https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15611/12/Carta%20Comprovante.pdf.jpg80ccb1300e16268edf220a550c5458ddMD512ufscar/156112023-09-18 18:32:26.057oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/15611Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:26Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv A apropriação de Gramsci na pesquisa em educação no Brasil (1976-2012)
dc.title.alternative.ita.fl_str_mv L'appropriazione di Gramsci nella ricerca in educazione nel Brasile (1976-2012)
title A apropriação de Gramsci na pesquisa em educação no Brasil (1976-2012)
spellingShingle A apropriação de Gramsci na pesquisa em educação no Brasil (1976-2012)
Gomes, Jarbas Mauricio
Educação
Tradutibilidade
Pesquisa em educação
Educazione
Tradutibilità
Ricerca in educazione
Gramsci, Antonio, 1891-1937
Education
Educational reserch
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
title_short A apropriação de Gramsci na pesquisa em educação no Brasil (1976-2012)
title_full A apropriação de Gramsci na pesquisa em educação no Brasil (1976-2012)
title_fullStr A apropriação de Gramsci na pesquisa em educação no Brasil (1976-2012)
title_full_unstemmed A apropriação de Gramsci na pesquisa em educação no Brasil (1976-2012)
title_sort A apropriação de Gramsci na pesquisa em educação no Brasil (1976-2012)
author Gomes, Jarbas Mauricio
author_facet Gomes, Jarbas Mauricio
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6712481495574847
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Jarbas Mauricio
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bittar, Marisa
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3059723520472948
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 86b56dc8-800f-4bcb-99f1-c284e165682a
contributor_str_mv Bittar, Marisa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Tradutibilidade
Pesquisa em educação
topic Educação
Tradutibilidade
Pesquisa em educação
Educazione
Tradutibilità
Ricerca in educazione
Gramsci, Antonio, 1891-1937
Education
Educational reserch
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
dc.subject.ita.fl_str_mv Educazione
Tradutibilità
Ricerca in educazione
Gramsci, Antonio, 1891-1937
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Educational reserch
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
description Ricerca bibliografica e exploratória sull’appropriazoni di Gramsci nella ricerca in educazione nel Brasile fra 1976 ed 2012 con l’obiettivo di condurre un inventario e sistematizzare in forma periodica gli studi e le ricerche su Gramsci condotti da ricercatori collegati ai programmi di laurea in Scienze dell'educazione. Le fonti di ricerca consistono in tesi su Gramsci o con capitoli su di lui. L'inventario incorporava anche pubblicazioni sotto forma di libri, capitoli e articoli su riviste accademiche e scientifiche. I datti sono sistematizatti in quattro capitoli e sottolineam il protagonismo dell’appropriazione realizatta da Demerval Saviani e dei dottorati della PUC-SP. In contapuntto hanno evidenziato un’altra appropriazione situado da IESAE-FGV e che a prodotto un un corpus significativo di ricerche che hanno dato origine ai primi libri brasiliani su Gramsci. L'esistenza di un una critica interna sulle letture e interpretazioni delle ricercatori brasiliani su Gramsci serviò di stimulo a lettura lettura diretta, storica e filologica ed evidenzia che l’educazione e suoi ricercatori hanno prodotti alcune delle letture brasiliane più vigorose su Gramsci.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-02-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-17T10:13:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-17T10:13:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GOMES, Jarbas Mauricio. A apropriação de Gramsci na pesquisa em educação no Brasil (1976-2012). 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15611.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15611
identifier_str_mv GOMES, Jarbas Mauricio. A apropriação de Gramsci na pesquisa em educação no Brasil (1976-2012). 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15611.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15611
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.authority.fl_str_mv e1406c33-5c82-442e-b082-784af0f9b530
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15611/7/2017%20-%20GOMES%20-%20A%20aprop%20de%20Gramsci%20na%20pesq%20em%20educacao%20no%20Brasil%20%282%29.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15611/5/Carta%20Comprovante.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15611/8/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15611/9/2017%20-%20GOMES%20-%20A%20aprop%20de%20Gramsci%20na%20pesq%20em%20educacao%20no%20Brasil%20%282%29.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15611/11/Carta%20Comprovante.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15611/10/2017%20-%20GOMES%20-%20A%20aprop%20de%20Gramsci%20na%20pesq%20em%20educacao%20no%20Brasil%20%282%29.pdf.jpg
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15611/12/Carta%20Comprovante.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 59e6fc7b2ee034b6c2ff815f8abf8a46
8925e61823d54ec0791adcc886ca252d
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
c792a1a367a3cf20ff69abdda8f48c21
20e1309f8f67df6b127e6c6a175119ef
8ee991178b0cf9de689f92db8260dafe
80ccb1300e16268edf220a550c5458dd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136367412543488