Gestão democrática da escola e a perspectiva da aprendizagem dialógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bianchini, Tatiane Cristina
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2582
Resumo: Universidade Federal de Minas Gerais
id SCAR_ddb4c669dbc483226527546af7bd5c5c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2582
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Bianchini, Tatiane CristinaConti, Celso Luiz Aparecidohttp://lattes.cnpq.br/6967887143687279http://lattes.cnpq.br/3297836406099592ab47ab3a-e9c6-4295-a132-ffb0da772c292016-06-02T19:39:18Z2011-04-282016-06-02T19:39:18Z2011-02-25BIANCHINI, Tatiane Cristina. Gestão democrática da escola e a perspectiva da aprendizagem dialógica. 2011. 138 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2582Universidade Federal de Minas GeraisEsta pesquisa visa identificar o grau de aproximação entre os principais pressupostos teóricos relativos à gestão democrática da escola presentes na produção bibliográfica atual e os pressupostos básicos da Aprendizagem Dialógica, base conceitual da proposta de Comunidades de Aprendizagem. Trata-se, portanto de uma pesquisa de caráter teórico, realizada por meio de levantamento e análise de textos publicados em periódicos de estratificação Qualias A1, A2, B1 e B2 que contemplem a palavra-chave gestão escolar. Além disso, para que fosse possível identificar o grau de aproximação entre os textos analisados e o conceito de Aprendizagem Dialógica, contou com leituras que apontassem mais diretamente para a base conceitual de Comunidades de Aprendizagem. A proposta de Comunidades de Aprendizagem é uma parceria entre o Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa NIASE/UFSCar e a Prefeitura do Município de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Educação. As ações desta proposta de transformação da escola buscam garantir a aprendizagem de máxima qualidade às comunidades em que se insere, bem como buscam viabilizar a convivência respeitosa entre todos e todas. A base teórica para essas ações apresentam-se pela Aprendizagem Dialógica, conceito formulado por Ramón Flecha que, por sua vez, tem base na Teoria da Ação Comunicativa, de Jürgen Habermas, e na Dialogicidade, de Paulo Freire. Por meio da realização deste trabalho foi possível identificar alto grau de aproximação entre os princípios identificados nos artigos, em favor da gestão democrática da escola, e aqueles defendidos na Aprendizagem Dialógica, que, na verdade, os incorpora, mas vai além, sinalizando para uma maior radicalidade democrática. Reconhece-se, contudo, que tais artigos trazem contribuições importantes para a formulação de uma proposta de transformação das escolas, inclusive aquelas denominadas Comunidades de Aprendizagem, conforme apresentadas no texto.application/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEUFSCarBREscolas - organização e administraçãoGestão escolarComunidades de AprendizagemAprendizagem dialógicaGestão democráticaCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOGestão democrática da escola e a perspectiva da aprendizagem dialógicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-1-1558996a5-efc2-4ac1-bf52-233753d4cdb2info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL3564.pdfapplication/pdf720868https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2582/1/3564.pdf2a65ffa2b065f45a73ef02db9e6f144cMD51THUMBNAIL3564.pdf.jpg3564.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5931https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2582/2/3564.pdf.jpgc6b7460d30f11b4e5a8559e6038fb6f7MD52ufscar/25822023-09-18 18:30:50.884oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2582Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:30:50Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Gestão democrática da escola e a perspectiva da aprendizagem dialógica
title Gestão democrática da escola e a perspectiva da aprendizagem dialógica
spellingShingle Gestão democrática da escola e a perspectiva da aprendizagem dialógica
Bianchini, Tatiane Cristina
Escolas - organização e administração
Gestão escolar
Comunidades de Aprendizagem
Aprendizagem dialógica
Gestão democrática
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Gestão democrática da escola e a perspectiva da aprendizagem dialógica
title_full Gestão democrática da escola e a perspectiva da aprendizagem dialógica
title_fullStr Gestão democrática da escola e a perspectiva da aprendizagem dialógica
title_full_unstemmed Gestão democrática da escola e a perspectiva da aprendizagem dialógica
title_sort Gestão democrática da escola e a perspectiva da aprendizagem dialógica
author Bianchini, Tatiane Cristina
author_facet Bianchini, Tatiane Cristina
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3297836406099592
dc.contributor.author.fl_str_mv Bianchini, Tatiane Cristina
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Conti, Celso Luiz Aparecido
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6967887143687279
dc.contributor.authorID.fl_str_mv ab47ab3a-e9c6-4295-a132-ffb0da772c29
contributor_str_mv Conti, Celso Luiz Aparecido
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas - organização e administração
Gestão escolar
Comunidades de Aprendizagem
Aprendizagem dialógica
Gestão democrática
topic Escolas - organização e administração
Gestão escolar
Comunidades de Aprendizagem
Aprendizagem dialógica
Gestão democrática
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Universidade Federal de Minas Gerais
publishDate 2011
dc.date.available.fl_str_mv 2011-04-28
2016-06-02T19:39:18Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-02-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-02T19:39:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BIANCHINI, Tatiane Cristina. Gestão democrática da escola e a perspectiva da aprendizagem dialógica. 2011. 138 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2582
identifier_str_mv BIANCHINI, Tatiane Cristina. Gestão democrática da escola e a perspectiva da aprendizagem dialógica. 2011. 138 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2582
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv -1
-1
dc.relation.authority.fl_str_mv 558996a5-efc2-4ac1-bf52-233753d4cdb2
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2582/1/3564.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2582/2/3564.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2a65ffa2b065f45a73ef02db9e6f144c
c6b7460d30f11b4e5a8559e6038fb6f7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813715520502890496