Gestão democrática da escola e a perspectiva da aprendizagem dialógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2582 |
Resumo: | Universidade Federal de Minas Gerais |
id |
SCAR_ddb4c669dbc483226527546af7bd5c5c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2582 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Bianchini, Tatiane CristinaConti, Celso Luiz Aparecidohttp://lattes.cnpq.br/6967887143687279http://lattes.cnpq.br/3297836406099592ab47ab3a-e9c6-4295-a132-ffb0da772c292016-06-02T19:39:18Z2011-04-282016-06-02T19:39:18Z2011-02-25BIANCHINI, Tatiane Cristina. Gestão democrática da escola e a perspectiva da aprendizagem dialógica. 2011. 138 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2582Universidade Federal de Minas GeraisEsta pesquisa visa identificar o grau de aproximação entre os principais pressupostos teóricos relativos à gestão democrática da escola presentes na produção bibliográfica atual e os pressupostos básicos da Aprendizagem Dialógica, base conceitual da proposta de Comunidades de Aprendizagem. Trata-se, portanto de uma pesquisa de caráter teórico, realizada por meio de levantamento e análise de textos publicados em periódicos de estratificação Qualias A1, A2, B1 e B2 que contemplem a palavra-chave gestão escolar. Além disso, para que fosse possível identificar o grau de aproximação entre os textos analisados e o conceito de Aprendizagem Dialógica, contou com leituras que apontassem mais diretamente para a base conceitual de Comunidades de Aprendizagem. A proposta de Comunidades de Aprendizagem é uma parceria entre o Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa NIASE/UFSCar e a Prefeitura do Município de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Educação. As ações desta proposta de transformação da escola buscam garantir a aprendizagem de máxima qualidade às comunidades em que se insere, bem como buscam viabilizar a convivência respeitosa entre todos e todas. A base teórica para essas ações apresentam-se pela Aprendizagem Dialógica, conceito formulado por Ramón Flecha que, por sua vez, tem base na Teoria da Ação Comunicativa, de Jürgen Habermas, e na Dialogicidade, de Paulo Freire. Por meio da realização deste trabalho foi possível identificar alto grau de aproximação entre os princípios identificados nos artigos, em favor da gestão democrática da escola, e aqueles defendidos na Aprendizagem Dialógica, que, na verdade, os incorpora, mas vai além, sinalizando para uma maior radicalidade democrática. Reconhece-se, contudo, que tais artigos trazem contribuições importantes para a formulação de uma proposta de transformação das escolas, inclusive aquelas denominadas Comunidades de Aprendizagem, conforme apresentadas no texto.application/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEUFSCarBREscolas - organização e administraçãoGestão escolarComunidades de AprendizagemAprendizagem dialógicaGestão democráticaCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOGestão democrática da escola e a perspectiva da aprendizagem dialógicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-1-1558996a5-efc2-4ac1-bf52-233753d4cdb2info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL3564.pdfapplication/pdf720868https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2582/1/3564.pdf2a65ffa2b065f45a73ef02db9e6f144cMD51THUMBNAIL3564.pdf.jpg3564.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5931https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2582/2/3564.pdf.jpgc6b7460d30f11b4e5a8559e6038fb6f7MD52ufscar/25822023-09-18 18:30:50.884oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2582Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:30:50Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Gestão democrática da escola e a perspectiva da aprendizagem dialógica |
title |
Gestão democrática da escola e a perspectiva da aprendizagem dialógica |
spellingShingle |
Gestão democrática da escola e a perspectiva da aprendizagem dialógica Bianchini, Tatiane Cristina Escolas - organização e administração Gestão escolar Comunidades de Aprendizagem Aprendizagem dialógica Gestão democrática CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Gestão democrática da escola e a perspectiva da aprendizagem dialógica |
title_full |
Gestão democrática da escola e a perspectiva da aprendizagem dialógica |
title_fullStr |
Gestão democrática da escola e a perspectiva da aprendizagem dialógica |
title_full_unstemmed |
Gestão democrática da escola e a perspectiva da aprendizagem dialógica |
title_sort |
Gestão democrática da escola e a perspectiva da aprendizagem dialógica |
author |
Bianchini, Tatiane Cristina |
author_facet |
Bianchini, Tatiane Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3297836406099592 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bianchini, Tatiane Cristina |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Conti, Celso Luiz Aparecido |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6967887143687279 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
ab47ab3a-e9c6-4295-a132-ffb0da772c29 |
contributor_str_mv |
Conti, Celso Luiz Aparecido |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escolas - organização e administração Gestão escolar Comunidades de Aprendizagem Aprendizagem dialógica Gestão democrática |
topic |
Escolas - organização e administração Gestão escolar Comunidades de Aprendizagem Aprendizagem dialógica Gestão democrática CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publishDate |
2011 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-04-28 2016-06-02T19:39:18Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-02-25 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-02T19:39:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BIANCHINI, Tatiane Cristina. Gestão democrática da escola e a perspectiva da aprendizagem dialógica. 2011. 138 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2582 |
identifier_str_mv |
BIANCHINI, Tatiane Cristina. Gestão democrática da escola e a perspectiva da aprendizagem dialógica. 2011. 138 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2582 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
-1 -1 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
558996a5-efc2-4ac1-bf52-233753d4cdb2 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2582/1/3564.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2582/2/3564.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2a65ffa2b065f45a73ef02db9e6f144c c6b7460d30f11b4e5a8559e6038fb6f7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813715520502890496 |