O estudo de aula para a implementação da alfabetização científica nos anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Simone Munafó Tostes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16897
Resumo: This work addresses aspects of teacher training through a collaborative process that is configured from the Classroom Study approach. The study took place during the COVID-19 pandemic with 13 elementary school teachers from a public school in the city of Sorocaba/SP, in a formative process for the teaching of science of interest in the implementation of scientific literacy. Taking into account that the Classroom Study takes place in stages of development, the teachers went through a conceptualization with the theme chosen in their theoretical approach, collaboratively carried out lesson plans, applied and investigated the proposals of the contents and, finally, carried out analyzes reflective. This process proved to be effective for the development of the introductory implementation of scientific literacy where the teachers developed aspects of the collaborative culture among their peers, favoring their professional development.
id SCAR_e1169747432703dcd73371756c3edc9e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/16897
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Gonçalves, Simone Munafó TostesSantos Junior, João Batista doshttp://lattes.cnpq.br/5615071332323472https://lattes.cnpq.br/82130482311771758c239b47-eb60-4d6e-bfb9-4b89e12fc01f2022-10-19T12:49:10Z2022-10-19T12:49:10Z2022-08-18GONÇALVES, Simone Munafó Tostes. O estudo de aula para a implementação da alfabetização científica nos anos iniciais. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16897.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16897This work addresses aspects of teacher training through a collaborative process that is configured from the Classroom Study approach. The study took place during the COVID-19 pandemic with 13 elementary school teachers from a public school in the city of Sorocaba/SP, in a formative process for the teaching of science of interest in the implementation of scientific literacy. Taking into account that the Classroom Study takes place in stages of development, the teachers went through a conceptualization with the theme chosen in their theoretical approach, collaboratively carried out lesson plans, applied and investigated the proposals of the contents and, finally, carried out analyzes reflective. This process proved to be effective for the development of the introductory implementation of scientific literacy where the teachers developed aspects of the collaborative culture among their peers, favoring their professional development.Este trabalho aborda os aspectos da formação docente através de processo colaborativo que se configura a partir da abordagem do Estudo de Aula. O estudo se deu durante a pandemia da COVID-19 com 13 professoras do ensino fundamental I de escola pública na cidade de Sorocaba/SP, em um processo formativo para o ensino de ciências de interesse na implementação da alfabetização científica. Levando em consideração que o Estudo de Aula se dá em etapas de desenvolvimento, as professoras passaram por conceituação com a temática escolhida em sua abordagem teórica, realizaram de forma colaborativa planejamentos de aula, aplicaram de forma assíncrona e por fim, realizaram análises reflexivas. Este processo se mostrou efetivo para o desenvolvimento da implementação introdutória da alfabetização científica onde as professoras desenvolveram aspectos da cultura colaborativa entre seus pares, favorecendo seu desenvolvimento profissional.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus SorocabaPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-SoUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEstudo de aulaFormação docenteAlfabetização científicaColaboraçãoClass studyTeacher trainingScientific literacyCollaborationCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO estudo de aula para a implementação da alfabetização científica nos anos iniciaisThe class study for the implementation of scientific literacy in the elementary schoolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis600600459e1a46-db6c-481a-87dc-343d9a5301dcreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALEntrega Dissertação- Simone Munafó.pdfEntrega Dissertação- Simone Munafó.pdfDissertaçãoapplication/pdf6295037https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16897/5/Entrega%20Disserta%c3%a7%c3%a3o-%20Simone%20Munaf%c3%b3.pdf178ac76db2d6be26993df8506f004b03MD55MODELO_carta-comprovanteLOGOdosPPGs_-3_assinado.pdfMODELO_carta-comprovanteLOGOdosPPGs_-3_assinado.pdfcarta comprovante assinada pelo orientadorapplication/pdf246524https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16897/7/MODELO_carta-comprovanteLOGOdosPPGs_-3_assinado.pdf9f7cc132ab47b2d7bda2c44743844de3MD57CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16897/8/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD58TEXTEntrega Dissertação- Simone Munafó.pdf.txtEntrega Dissertação- Simone Munafó.pdf.txtExtracted texttext/plain246494https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16897/9/Entrega%20Disserta%c3%a7%c3%a3o-%20Simone%20Munaf%c3%b3.pdf.txt3c8acda3674b3df504a5c72ea1fedbbaMD59MODELO_carta-comprovanteLOGOdosPPGs_-3_assinado.pdf.txtMODELO_carta-comprovanteLOGOdosPPGs_-3_assinado.pdf.txtExtracted texttext/plain1456https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16897/11/MODELO_carta-comprovanteLOGOdosPPGs_-3_assinado.pdf.txtcadc49b7007adf2bec8143fe9494943eMD511THUMBNAILEntrega Dissertação- Simone Munafó.pdf.jpgEntrega Dissertação- Simone Munafó.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6130https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16897/10/Entrega%20Disserta%c3%a7%c3%a3o-%20Simone%20Munaf%c3%b3.pdf.jpgfc24346dddb784fdad33ac88b87a459dMD510MODELO_carta-comprovanteLOGOdosPPGs_-3_assinado.pdf.jpgMODELO_carta-comprovanteLOGOdosPPGs_-3_assinado.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg13684https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16897/12/MODELO_carta-comprovanteLOGOdosPPGs_-3_assinado.pdf.jpg11e4cc8aff09a5f6dadb2bb21b1d5832MD512ufscar/168972023-09-18 18:32:32.717oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/16897Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:32Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv O estudo de aula para a implementação da alfabetização científica nos anos iniciais
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The class study for the implementation of scientific literacy in the elementary school
title O estudo de aula para a implementação da alfabetização científica nos anos iniciais
spellingShingle O estudo de aula para a implementação da alfabetização científica nos anos iniciais
Gonçalves, Simone Munafó Tostes
Estudo de aula
Formação docente
Alfabetização científica
Colaboração
Class study
Teacher training
Scientific literacy
Collaboration
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O estudo de aula para a implementação da alfabetização científica nos anos iniciais
title_full O estudo de aula para a implementação da alfabetização científica nos anos iniciais
title_fullStr O estudo de aula para a implementação da alfabetização científica nos anos iniciais
title_full_unstemmed O estudo de aula para a implementação da alfabetização científica nos anos iniciais
title_sort O estudo de aula para a implementação da alfabetização científica nos anos iniciais
author Gonçalves, Simone Munafó Tostes
author_facet Gonçalves, Simone Munafó Tostes
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv https://lattes.cnpq.br/8213048231177175
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Simone Munafó Tostes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos Junior, João Batista dos
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5615071332323472
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 8c239b47-eb60-4d6e-bfb9-4b89e12fc01f
contributor_str_mv Santos Junior, João Batista dos
dc.subject.por.fl_str_mv Estudo de aula
Formação docente
Alfabetização científica
Colaboração
topic Estudo de aula
Formação docente
Alfabetização científica
Colaboração
Class study
Teacher training
Scientific literacy
Collaboration
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Class study
Teacher training
Scientific literacy
Collaboration
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This work addresses aspects of teacher training through a collaborative process that is configured from the Classroom Study approach. The study took place during the COVID-19 pandemic with 13 elementary school teachers from a public school in the city of Sorocaba/SP, in a formative process for the teaching of science of interest in the implementation of scientific literacy. Taking into account that the Classroom Study takes place in stages of development, the teachers went through a conceptualization with the theme chosen in their theoretical approach, collaboratively carried out lesson plans, applied and investigated the proposals of the contents and, finally, carried out analyzes reflective. This process proved to be effective for the development of the introductory implementation of scientific literacy where the teachers developed aspects of the collaborative culture among their peers, favoring their professional development.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-19T12:49:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-19T12:49:10Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-08-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GONÇALVES, Simone Munafó Tostes. O estudo de aula para a implementação da alfabetização científica nos anos iniciais. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16897.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16897
identifier_str_mv GONÇALVES, Simone Munafó Tostes. O estudo de aula para a implementação da alfabetização científica nos anos iniciais. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16897.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16897
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.authority.fl_str_mv 459e1a46-db6c-481a-87dc-343d9a5301dc
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-So
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16897/5/Entrega%20Disserta%c3%a7%c3%a3o-%20Simone%20Munaf%c3%b3.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16897/7/MODELO_carta-comprovanteLOGOdosPPGs_-3_assinado.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16897/8/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16897/9/Entrega%20Disserta%c3%a7%c3%a3o-%20Simone%20Munaf%c3%b3.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16897/11/MODELO_carta-comprovanteLOGOdosPPGs_-3_assinado.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16897/10/Entrega%20Disserta%c3%a7%c3%a3o-%20Simone%20Munaf%c3%b3.pdf.jpg
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16897/12/MODELO_carta-comprovanteLOGOdosPPGs_-3_assinado.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 178ac76db2d6be26993df8506f004b03
9f7cc132ab47b2d7bda2c44743844de3
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
3c8acda3674b3df504a5c72ea1fedbba
cadc49b7007adf2bec8143fe9494943e
fc24346dddb784fdad33ac88b87a459d
11e4cc8aff09a5f6dadb2bb21b1d5832
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136412678520832