O estudo de aula para a implementação da alfabetização científica nos anos iniciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16897 |
Resumo: | This work addresses aspects of teacher training through a collaborative process that is configured from the Classroom Study approach. The study took place during the COVID-19 pandemic with 13 elementary school teachers from a public school in the city of Sorocaba/SP, in a formative process for the teaching of science of interest in the implementation of scientific literacy. Taking into account that the Classroom Study takes place in stages of development, the teachers went through a conceptualization with the theme chosen in their theoretical approach, collaboratively carried out lesson plans, applied and investigated the proposals of the contents and, finally, carried out analyzes reflective. This process proved to be effective for the development of the introductory implementation of scientific literacy where the teachers developed aspects of the collaborative culture among their peers, favoring their professional development. |
id |
SCAR_e1169747432703dcd73371756c3edc9e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/16897 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Gonçalves, Simone Munafó TostesSantos Junior, João Batista doshttp://lattes.cnpq.br/5615071332323472https://lattes.cnpq.br/82130482311771758c239b47-eb60-4d6e-bfb9-4b89e12fc01f2022-10-19T12:49:10Z2022-10-19T12:49:10Z2022-08-18GONÇALVES, Simone Munafó Tostes. O estudo de aula para a implementação da alfabetização científica nos anos iniciais. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16897.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16897This work addresses aspects of teacher training through a collaborative process that is configured from the Classroom Study approach. The study took place during the COVID-19 pandemic with 13 elementary school teachers from a public school in the city of Sorocaba/SP, in a formative process for the teaching of science of interest in the implementation of scientific literacy. Taking into account that the Classroom Study takes place in stages of development, the teachers went through a conceptualization with the theme chosen in their theoretical approach, collaboratively carried out lesson plans, applied and investigated the proposals of the contents and, finally, carried out analyzes reflective. This process proved to be effective for the development of the introductory implementation of scientific literacy where the teachers developed aspects of the collaborative culture among their peers, favoring their professional development.Este trabalho aborda os aspectos da formação docente através de processo colaborativo que se configura a partir da abordagem do Estudo de Aula. O estudo se deu durante a pandemia da COVID-19 com 13 professoras do ensino fundamental I de escola pública na cidade de Sorocaba/SP, em um processo formativo para o ensino de ciências de interesse na implementação da alfabetização científica. Levando em consideração que o Estudo de Aula se dá em etapas de desenvolvimento, as professoras passaram por conceituação com a temática escolhida em sua abordagem teórica, realizaram de forma colaborativa planejamentos de aula, aplicaram de forma assíncrona e por fim, realizaram análises reflexivas. Este processo se mostrou efetivo para o desenvolvimento da implementação introdutória da alfabetização científica onde as professoras desenvolveram aspectos da cultura colaborativa entre seus pares, favorecendo seu desenvolvimento profissional.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus SorocabaPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-SoUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEstudo de aulaFormação docenteAlfabetização científicaColaboraçãoClass studyTeacher trainingScientific literacyCollaborationCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO estudo de aula para a implementação da alfabetização científica nos anos iniciaisThe class study for the implementation of scientific literacy in the elementary schoolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis600600459e1a46-db6c-481a-87dc-343d9a5301dcreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALEntrega Dissertação- Simone Munafó.pdfEntrega Dissertação- Simone Munafó.pdfDissertaçãoapplication/pdf6295037https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16897/5/Entrega%20Disserta%c3%a7%c3%a3o-%20Simone%20Munaf%c3%b3.pdf178ac76db2d6be26993df8506f004b03MD55MODELO_carta-comprovanteLOGOdosPPGs_-3_assinado.pdfMODELO_carta-comprovanteLOGOdosPPGs_-3_assinado.pdfcarta comprovante assinada pelo orientadorapplication/pdf246524https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16897/7/MODELO_carta-comprovanteLOGOdosPPGs_-3_assinado.pdf9f7cc132ab47b2d7bda2c44743844de3MD57CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16897/8/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD58TEXTEntrega Dissertação- Simone Munafó.pdf.txtEntrega Dissertação- Simone Munafó.pdf.txtExtracted texttext/plain246494https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16897/9/Entrega%20Disserta%c3%a7%c3%a3o-%20Simone%20Munaf%c3%b3.pdf.txt3c8acda3674b3df504a5c72ea1fedbbaMD59MODELO_carta-comprovanteLOGOdosPPGs_-3_assinado.pdf.txtMODELO_carta-comprovanteLOGOdosPPGs_-3_assinado.pdf.txtExtracted texttext/plain1456https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16897/11/MODELO_carta-comprovanteLOGOdosPPGs_-3_assinado.pdf.txtcadc49b7007adf2bec8143fe9494943eMD511THUMBNAILEntrega Dissertação- Simone Munafó.pdf.jpgEntrega Dissertação- Simone Munafó.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6130https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16897/10/Entrega%20Disserta%c3%a7%c3%a3o-%20Simone%20Munaf%c3%b3.pdf.jpgfc24346dddb784fdad33ac88b87a459dMD510MODELO_carta-comprovanteLOGOdosPPGs_-3_assinado.pdf.jpgMODELO_carta-comprovanteLOGOdosPPGs_-3_assinado.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg13684https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16897/12/MODELO_carta-comprovanteLOGOdosPPGs_-3_assinado.pdf.jpg11e4cc8aff09a5f6dadb2bb21b1d5832MD512ufscar/168972023-09-18 18:32:32.717oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/16897Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:32Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
O estudo de aula para a implementação da alfabetização científica nos anos iniciais |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
The class study for the implementation of scientific literacy in the elementary school |
title |
O estudo de aula para a implementação da alfabetização científica nos anos iniciais |
spellingShingle |
O estudo de aula para a implementação da alfabetização científica nos anos iniciais Gonçalves, Simone Munafó Tostes Estudo de aula Formação docente Alfabetização científica Colaboração Class study Teacher training Scientific literacy Collaboration CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
O estudo de aula para a implementação da alfabetização científica nos anos iniciais |
title_full |
O estudo de aula para a implementação da alfabetização científica nos anos iniciais |
title_fullStr |
O estudo de aula para a implementação da alfabetização científica nos anos iniciais |
title_full_unstemmed |
O estudo de aula para a implementação da alfabetização científica nos anos iniciais |
title_sort |
O estudo de aula para a implementação da alfabetização científica nos anos iniciais |
author |
Gonçalves, Simone Munafó Tostes |
author_facet |
Gonçalves, Simone Munafó Tostes |
author_role |
author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
https://lattes.cnpq.br/8213048231177175 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Simone Munafó Tostes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos Junior, João Batista dos |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5615071332323472 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
8c239b47-eb60-4d6e-bfb9-4b89e12fc01f |
contributor_str_mv |
Santos Junior, João Batista dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudo de aula Formação docente Alfabetização científica Colaboração |
topic |
Estudo de aula Formação docente Alfabetização científica Colaboração Class study Teacher training Scientific literacy Collaboration CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Class study Teacher training Scientific literacy Collaboration |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
This work addresses aspects of teacher training through a collaborative process that is configured from the Classroom Study approach. The study took place during the COVID-19 pandemic with 13 elementary school teachers from a public school in the city of Sorocaba/SP, in a formative process for the teaching of science of interest in the implementation of scientific literacy. Taking into account that the Classroom Study takes place in stages of development, the teachers went through a conceptualization with the theme chosen in their theoretical approach, collaboratively carried out lesson plans, applied and investigated the proposals of the contents and, finally, carried out analyzes reflective. This process proved to be effective for the development of the introductory implementation of scientific literacy where the teachers developed aspects of the collaborative culture among their peers, favoring their professional development. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-19T12:49:10Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-10-19T12:49:10Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-08-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GONÇALVES, Simone Munafó Tostes. O estudo de aula para a implementação da alfabetização científica nos anos iniciais. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16897. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16897 |
identifier_str_mv |
GONÇALVES, Simone Munafó Tostes. O estudo de aula para a implementação da alfabetização científica nos anos iniciais. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16897. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16897 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
600 600 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
459e1a46-db6c-481a-87dc-343d9a5301dc |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus Sorocaba |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-So |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus Sorocaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16897/5/Entrega%20Disserta%c3%a7%c3%a3o-%20Simone%20Munaf%c3%b3.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16897/7/MODELO_carta-comprovanteLOGOdosPPGs_-3_assinado.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16897/8/license_rdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16897/9/Entrega%20Disserta%c3%a7%c3%a3o-%20Simone%20Munaf%c3%b3.pdf.txt https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16897/11/MODELO_carta-comprovanteLOGOdosPPGs_-3_assinado.pdf.txt https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16897/10/Entrega%20Disserta%c3%a7%c3%a3o-%20Simone%20Munaf%c3%b3.pdf.jpg https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16897/12/MODELO_carta-comprovanteLOGOdosPPGs_-3_assinado.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
178ac76db2d6be26993df8506f004b03 9f7cc132ab47b2d7bda2c44743844de3 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 3c8acda3674b3df504a5c72ea1fedbba cadc49b7007adf2bec8143fe9494943e fc24346dddb784fdad33ac88b87a459d 11e4cc8aff09a5f6dadb2bb21b1d5832 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813715654071549952 |