Ciências e alfabetização científica: apontamentos teóricos para a formação de professores dos anos iniciais.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6392 https://doi.org/10.17648/educare.v14i32.21470 |
Resumo: | Este artigo apresenta ideias decorrentes de estudos sobre o ensino de ciências e a alfabetização científica. Articula os conceitos de letramento e alfabetização científica (LORENZETTI; DELIZOICOV, 2001; SASSERON; CARVALHO, 2011) e de alfabetização na língua materna (SOARES, 1998; FREIRE, 1967, 1996) para empreender proposições sobre a formação de professores que trabalham com o ensino de ciências na educação básica. As ideias desenvolvidas corroboram estudos que afirmam a importância do ensino das ciências, nos anos iniciais, na perspectiva da alfabetização científica. Afirma posições que asseguram às crianças o direito de participação em práticas que ampliem a sua noção de mundo e os seus conhecimentos sobre os processos e procedimentos científicos. Nessa direção, sustenta-se a compreensão de que as ciências e as especificidades da alfabetização científica podem potencializar a inserção das crianças em uma nova cultura, a cultura científica. |
id |
UFPL_32ca475aae5dd700caad86e6652ade15 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/6392 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-08-06T13:47:22Z2020-08-06T13:47:22Z2019-08PEREIRA, Igor Daniel Martins ; NÖRNBERG, Marta. Ciências e alfabetização científica: apontamentos teóricos para a formação de professores dos anos iniciais. EDUCERE ET EDUCARE v. 14, n. 32, p. 1-19, maio/ago. 2019. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/21470. Acesso em: 03 de ago. de 2020.1981-4712http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6392https://doi.org/10.17648/educare.v14i32.21470Este artigo apresenta ideias decorrentes de estudos sobre o ensino de ciências e a alfabetização científica. Articula os conceitos de letramento e alfabetização científica (LORENZETTI; DELIZOICOV, 2001; SASSERON; CARVALHO, 2011) e de alfabetização na língua materna (SOARES, 1998; FREIRE, 1967, 1996) para empreender proposições sobre a formação de professores que trabalham com o ensino de ciências na educação básica. As ideias desenvolvidas corroboram estudos que afirmam a importância do ensino das ciências, nos anos iniciais, na perspectiva da alfabetização científica. Afirma posições que asseguram às crianças o direito de participação em práticas que ampliem a sua noção de mundo e os seus conhecimentos sobre os processos e procedimentos científicos. Nessa direção, sustenta-se a compreensão de que as ciências e as especificidades da alfabetização científica podem potencializar a inserção das crianças em uma nova cultura, a cultura científica.porUNIOESTEAlfabetização científicaFormação de professoresCiênciasSciencesScientific literacyFormation of teacherCiências e alfabetização científica: apontamentos teóricos para a formação de professores dos anos iniciais.Sciences and scientific literacy: theoretical notes for the formation of teachers of the initial years.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePereira, Igor Daniel MartinsNörnberg, Martainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTCiencias_e_alfabetizacao_cientifica.pdf.txtCiencias_e_alfabetizacao_cientifica.pdf.txtExtracted texttext/plain43620http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6392/6/Ciencias_e_alfabetizacao_cientifica.pdf.txtf944bf7132df04960a62a7c1fdcab3e2MD56open accessTHUMBNAILCiencias_e_alfabetizacao_cientifica.pdf.jpgCiencias_e_alfabetizacao_cientifica.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1857http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6392/7/Ciencias_e_alfabetizacao_cientifica.pdf.jpg44b8c0ecef3c8f661b27d23837551decMD57open accessORIGINALCiencias_e_alfabetizacao_cientifica.pdfCiencias_e_alfabetizacao_cientifica.pdfapplication/pdf299794http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6392/1/Ciencias_e_alfabetizacao_cientifica.pdf6fcaf6c64219ec605dde77110a344ccbMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6392/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6392/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6392/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6392/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/63922023-07-13 04:26:43.233open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/6392VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T07:26:43Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ciências e alfabetização científica: apontamentos teóricos para a formação de professores dos anos iniciais. |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Sciences and scientific literacy: theoretical notes for the formation of teachers of the initial years. |
title |
Ciências e alfabetização científica: apontamentos teóricos para a formação de professores dos anos iniciais. |
spellingShingle |
Ciências e alfabetização científica: apontamentos teóricos para a formação de professores dos anos iniciais. Pereira, Igor Daniel Martins Alfabetização científica Formação de professores Ciências Sciences Scientific literacy Formation of teacher |
title_short |
Ciências e alfabetização científica: apontamentos teóricos para a formação de professores dos anos iniciais. |
title_full |
Ciências e alfabetização científica: apontamentos teóricos para a formação de professores dos anos iniciais. |
title_fullStr |
Ciências e alfabetização científica: apontamentos teóricos para a formação de professores dos anos iniciais. |
title_full_unstemmed |
Ciências e alfabetização científica: apontamentos teóricos para a formação de professores dos anos iniciais. |
title_sort |
Ciências e alfabetização científica: apontamentos teóricos para a formação de professores dos anos iniciais. |
author |
Pereira, Igor Daniel Martins |
author_facet |
Pereira, Igor Daniel Martins Nörnberg, Marta |
author_role |
author |
author2 |
Nörnberg, Marta |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Igor Daniel Martins Nörnberg, Marta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização científica Formação de professores Ciências Sciences Scientific literacy Formation of teacher |
topic |
Alfabetização científica Formação de professores Ciências Sciences Scientific literacy Formation of teacher |
description |
Este artigo apresenta ideias decorrentes de estudos sobre o ensino de ciências e a alfabetização científica. Articula os conceitos de letramento e alfabetização científica (LORENZETTI; DELIZOICOV, 2001; SASSERON; CARVALHO, 2011) e de alfabetização na língua materna (SOARES, 1998; FREIRE, 1967, 1996) para empreender proposições sobre a formação de professores que trabalham com o ensino de ciências na educação básica. As ideias desenvolvidas corroboram estudos que afirmam a importância do ensino das ciências, nos anos iniciais, na perspectiva da alfabetização científica. Afirma posições que asseguram às crianças o direito de participação em práticas que ampliem a sua noção de mundo e os seus conhecimentos sobre os processos e procedimentos científicos. Nessa direção, sustenta-se a compreensão de que as ciências e as especificidades da alfabetização científica podem potencializar a inserção das crianças em uma nova cultura, a cultura científica. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-08 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-08-06T13:47:22Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-08-06T13:47:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PEREIRA, Igor Daniel Martins ; NÖRNBERG, Marta. Ciências e alfabetização científica: apontamentos teóricos para a formação de professores dos anos iniciais. EDUCERE ET EDUCARE v. 14, n. 32, p. 1-19, maio/ago. 2019. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/21470. Acesso em: 03 de ago. de 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6392 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
1981-4712 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
https://doi.org/10.17648/educare.v14i32.21470 |
identifier_str_mv |
PEREIRA, Igor Daniel Martins ; NÖRNBERG, Marta. Ciências e alfabetização científica: apontamentos teóricos para a formação de professores dos anos iniciais. EDUCERE ET EDUCARE v. 14, n. 32, p. 1-19, maio/ago. 2019. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/21470. Acesso em: 03 de ago. de 2020. 1981-4712 |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6392 https://doi.org/10.17648/educare.v14i32.21470 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIOESTE |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIOESTE |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6392/6/Ciencias_e_alfabetizacao_cientifica.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6392/7/Ciencias_e_alfabetizacao_cientifica.pdf.jpg http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6392/1/Ciencias_e_alfabetizacao_cientifica.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6392/2/license_url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6392/3/license_text http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6392/4/license_rdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6392/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f944bf7132df04960a62a7c1fdcab3e2 44b8c0ecef3c8f661b27d23837551dec 6fcaf6c64219ec605dde77110a344ccb 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e fbd6c74465857056e3ca572d7586661b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1801846935419617280 |