Ciências e alfabetização científica: apontamentos teóricos para a formação de professores dos anos iniciais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Igor Daniel Martins
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Nörnberg, Marta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6392
https://doi.org/10.17648/educare.v14i32.21470
Resumo: Este artigo apresenta ideias decorrentes de estudos sobre o ensino de ciências e a alfabetização científica. Articula os conceitos de letramento e alfabetização científica (LORENZETTI; DELIZOICOV, 2001; SASSERON; CARVALHO, 2011) e de alfabetização na língua materna (SOARES, 1998; FREIRE, 1967, 1996) para empreender proposições sobre a formação de professores que trabalham com o ensino de ciências na educação básica. As ideias desenvolvidas corroboram estudos que afirmam a importância do ensino das ciências, nos anos iniciais, na perspectiva da alfabetização científica. Afirma posições que asseguram às crianças o direito de participação em práticas que ampliem a sua noção de mundo e os seus conhecimentos sobre os processos e procedimentos científicos. Nessa direção, sustenta-se a compreensão de que as ciências e as especificidades da alfabetização científica podem potencializar a inserção das crianças em uma nova cultura, a cultura científica.
id UFPL_32ca475aae5dd700caad86e6652ade15
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/6392
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2020-08-06T13:47:22Z2020-08-06T13:47:22Z2019-08PEREIRA, Igor Daniel Martins ; NÖRNBERG, Marta. Ciências e alfabetização científica: apontamentos teóricos para a formação de professores dos anos iniciais. EDUCERE ET EDUCARE v. 14, n. 32, p. 1-19, maio/ago. 2019. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/21470. Acesso em: 03 de ago. de 2020.1981-4712http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6392https://doi.org/10.17648/educare.v14i32.21470Este artigo apresenta ideias decorrentes de estudos sobre o ensino de ciências e a alfabetização científica. Articula os conceitos de letramento e alfabetização científica (LORENZETTI; DELIZOICOV, 2001; SASSERON; CARVALHO, 2011) e de alfabetização na língua materna (SOARES, 1998; FREIRE, 1967, 1996) para empreender proposições sobre a formação de professores que trabalham com o ensino de ciências na educação básica. As ideias desenvolvidas corroboram estudos que afirmam a importância do ensino das ciências, nos anos iniciais, na perspectiva da alfabetização científica. Afirma posições que asseguram às crianças o direito de participação em práticas que ampliem a sua noção de mundo e os seus conhecimentos sobre os processos e procedimentos científicos. Nessa direção, sustenta-se a compreensão de que as ciências e as especificidades da alfabetização científica podem potencializar a inserção das crianças em uma nova cultura, a cultura científica.porUNIOESTEAlfabetização científicaFormação de professoresCiênciasSciencesScientific literacyFormation of teacherCiências e alfabetização científica: apontamentos teóricos para a formação de professores dos anos iniciais.Sciences and scientific literacy: theoretical notes for the formation of teachers of the initial years.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePereira, Igor Daniel MartinsNörnberg, Martainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTCiencias_e_alfabetizacao_cientifica.pdf.txtCiencias_e_alfabetizacao_cientifica.pdf.txtExtracted texttext/plain43620http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6392/6/Ciencias_e_alfabetizacao_cientifica.pdf.txtf944bf7132df04960a62a7c1fdcab3e2MD56open accessTHUMBNAILCiencias_e_alfabetizacao_cientifica.pdf.jpgCiencias_e_alfabetizacao_cientifica.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1857http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6392/7/Ciencias_e_alfabetizacao_cientifica.pdf.jpg44b8c0ecef3c8f661b27d23837551decMD57open accessORIGINALCiencias_e_alfabetizacao_cientifica.pdfCiencias_e_alfabetizacao_cientifica.pdfapplication/pdf299794http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6392/1/Ciencias_e_alfabetizacao_cientifica.pdf6fcaf6c64219ec605dde77110a344ccbMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6392/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6392/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6392/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6392/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/63922023-07-13 04:26:43.233open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/6392VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T07:26:43Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ciências e alfabetização científica: apontamentos teóricos para a formação de professores dos anos iniciais.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Sciences and scientific literacy: theoretical notes for the formation of teachers of the initial years.
title Ciências e alfabetização científica: apontamentos teóricos para a formação de professores dos anos iniciais.
spellingShingle Ciências e alfabetização científica: apontamentos teóricos para a formação de professores dos anos iniciais.
Pereira, Igor Daniel Martins
Alfabetização científica
Formação de professores
Ciências
Sciences
Scientific literacy
Formation of teacher
title_short Ciências e alfabetização científica: apontamentos teóricos para a formação de professores dos anos iniciais.
title_full Ciências e alfabetização científica: apontamentos teóricos para a formação de professores dos anos iniciais.
title_fullStr Ciências e alfabetização científica: apontamentos teóricos para a formação de professores dos anos iniciais.
title_full_unstemmed Ciências e alfabetização científica: apontamentos teóricos para a formação de professores dos anos iniciais.
title_sort Ciências e alfabetização científica: apontamentos teóricos para a formação de professores dos anos iniciais.
author Pereira, Igor Daniel Martins
author_facet Pereira, Igor Daniel Martins
Nörnberg, Marta
author_role author
author2 Nörnberg, Marta
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Igor Daniel Martins
Nörnberg, Marta
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização científica
Formação de professores
Ciências
Sciences
Scientific literacy
Formation of teacher
topic Alfabetização científica
Formação de professores
Ciências
Sciences
Scientific literacy
Formation of teacher
description Este artigo apresenta ideias decorrentes de estudos sobre o ensino de ciências e a alfabetização científica. Articula os conceitos de letramento e alfabetização científica (LORENZETTI; DELIZOICOV, 2001; SASSERON; CARVALHO, 2011) e de alfabetização na língua materna (SOARES, 1998; FREIRE, 1967, 1996) para empreender proposições sobre a formação de professores que trabalham com o ensino de ciências na educação básica. As ideias desenvolvidas corroboram estudos que afirmam a importância do ensino das ciências, nos anos iniciais, na perspectiva da alfabetização científica. Afirma posições que asseguram às crianças o direito de participação em práticas que ampliem a sua noção de mundo e os seus conhecimentos sobre os processos e procedimentos científicos. Nessa direção, sustenta-se a compreensão de que as ciências e as especificidades da alfabetização científica podem potencializar a inserção das crianças em uma nova cultura, a cultura científica.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-06T13:47:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-08-06T13:47:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PEREIRA, Igor Daniel Martins ; NÖRNBERG, Marta. Ciências e alfabetização científica: apontamentos teóricos para a formação de professores dos anos iniciais. EDUCERE ET EDUCARE v. 14, n. 32, p. 1-19, maio/ago. 2019. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/21470. Acesso em: 03 de ago. de 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6392
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 1981-4712
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv https://doi.org/10.17648/educare.v14i32.21470
identifier_str_mv PEREIRA, Igor Daniel Martins ; NÖRNBERG, Marta. Ciências e alfabetização científica: apontamentos teóricos para a formação de professores dos anos iniciais. EDUCERE ET EDUCARE v. 14, n. 32, p. 1-19, maio/ago. 2019. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/21470. Acesso em: 03 de ago. de 2020.
1981-4712
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6392
https://doi.org/10.17648/educare.v14i32.21470
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIOESTE
publisher.none.fl_str_mv UNIOESTE
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6392/6/Ciencias_e_alfabetizacao_cientifica.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6392/7/Ciencias_e_alfabetizacao_cientifica.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6392/1/Ciencias_e_alfabetizacao_cientifica.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6392/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6392/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6392/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6392/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f944bf7132df04960a62a7c1fdcab3e2
44b8c0ecef3c8f661b27d23837551dec
6fcaf6c64219ec605dde77110a344ccb
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
fbd6c74465857056e3ca572d7586661b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1801846935419617280