Comunicação e envelhecimento: um estudo sobre as propagandas de suplementos vitamínicos direcionadas ao consumidor maduro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bogni, Mariana Fernanda Braga
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12939
Resumo: The Brazilian population has aged and demanded changes in product designs and communication processes between companies and their mature consumers. To improve such processes, product development and marketing professionals seek to understand the biological and psychic changes related to aging. Vitamin Supplements related to human aging are currently a relevant category for the pharmaceutical sector and their advertisements are directed to a significant portion of the elderly. Considering the relationships between companies in the sector and the growing Brazilian senior public, and the small number of national studies that address marketing communication, this paper aims to investigate how communication is established between companies and mature consumers in the advertising of vitamin suplements. The method, documentary and qualitative, is based on the analysis of texts and images of digital advertising materials. The results indicate different communication strategies and a diversity of conceptions related to aging issues, such as intergenerationality and the attenuation of the relations between chronological age and aging. It is concluded that communication is established from the valuation of healthy old age, care, well being and the avoidance of complex issues related to stereotypes.
id SCAR_ed35a224758c1162eaff31067c702041
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/12939
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Bogni, Mariana Fernanda BragaZanon, Celeste Joséhttp://lattes.cnpq.br/9117512651101224http://lattes.cnpq.br/31007092726561123de815e8-ec5e-433a-b5f1-c11e588bee6d2020-06-19T19:54:07Z2020-06-19T19:54:07Z2020-03-31BOGNI, Mariana Fernanda Braga. Comunicação e envelhecimento: um estudo sobre as propagandas de suplementos vitamínicos direcionadas ao consumidor maduro. 2020. Dissertação (Mestrado em Gerontologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12939.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12939The Brazilian population has aged and demanded changes in product designs and communication processes between companies and their mature consumers. To improve such processes, product development and marketing professionals seek to understand the biological and psychic changes related to aging. Vitamin Supplements related to human aging are currently a relevant category for the pharmaceutical sector and their advertisements are directed to a significant portion of the elderly. Considering the relationships between companies in the sector and the growing Brazilian senior public, and the small number of national studies that address marketing communication, this paper aims to investigate how communication is established between companies and mature consumers in the advertising of vitamin suplements. The method, documentary and qualitative, is based on the analysis of texts and images of digital advertising materials. The results indicate different communication strategies and a diversity of conceptions related to aging issues, such as intergenerationality and the attenuation of the relations between chronological age and aging. It is concluded that communication is established from the valuation of healthy old age, care, well being and the avoidance of complex issues related to stereotypes.A população brasileira tem envelhecido e demandado alterações nos projetos de produtos e nos processos de comunicação entre as empresas e seus consumidores maduros. Para melhorar tais processos, profissionais de desenvolvimento de produtos e de marketing procuram compreender as mudanças biológicas e psíquicas relativas ao envelhecer. Os suplementos vitamínicos relacionados ao envelhecimento humano são atualmente uma categoria relevante ao setor farmacêutico e suas promoções e propagandas são direcionadas a uma parcela significativa de idosos. Considerando as relações entre empresas do setor e o crescente público sênior brasileiro, e o pequeno número de estudos nacionais que abordam a comunicação mercadológica, este trabalho objetiva pesquisar como a comunicação entre empresas e os consumidores maduros nas propagandas de suplementos vitamínicos é estabelecida. O método, documental e qualitativo, fundamenta-se na análise de textos e imagens de materiais publicitários digitais. Os resultados indicam diferentes estratégias de comunicação e uma diversidade de concepções relativas às questões do envelhecimento, tais como a intergeracionalidade e a atenuação das relações entre idade cronológica e envelhecimento. Conclui-se que a comunicação se estabelece a partir da valorização da velhice saudável, do cuidado, do bem-estar e da esquiva de questões complexas relativas às estereotipias.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Gerontologia - PPGGeroUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMarketing para IdososComunicaçãoGerontologiaPropagandaSuplementos vitamínicosSenior marketingCommunicationGerontologyAdvertisingVitamin supplementsCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::TEORIA DA COMUNICACAOOUTROSComunicação e envelhecimento: um estudo sobre as propagandas de suplementos vitamínicos direcionadas ao consumidor maduroCommunication and aging: a study on the advertisements for vitamin supplements to the mature consumerinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis60044b143e2-5f09-4c9b-8302-9153c5822c81reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12939/4/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD54ORIGINALVersao_Final_PDF_Dissertação_Mariana_Braga_18_06_2020.pdfVersao_Final_PDF_Dissertação_Mariana_Braga_18_06_2020.pdfapplication/pdf1142052https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12939/1/Versao_Final_PDF_Dissertac%cc%a7a%cc%83o_Mariana_Braga_18_06_2020.pdf1a2c640bb3ae2c957bef008c8d0003daMD51Carta comprovante atestado versao final dissertacao Mariana Braga Bogni.pdfCarta comprovante atestado versao final dissertacao Mariana Braga Bogni.pdfCarta comprovante com assinatura do orientadorapplication/pdf840386https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12939/3/Carta%20comprovante%20atestado%20versao%20final%20dissertacao%20Mariana%20Braga%20Bogni.pdf8fa45cdd7e8da3b4db3ff305e40a822fMD53TEXTVersao_Final_PDF_Dissertação_Mariana_Braga_18_06_2020.pdf.txtVersao_Final_PDF_Dissertação_Mariana_Braga_18_06_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain79802https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12939/5/Versao_Final_PDF_Dissertac%cc%a7a%cc%83o_Mariana_Braga_18_06_2020.pdf.txtd36dcced7458d7cd8075724231549908MD55Carta comprovante atestado versao final dissertacao Mariana Braga Bogni.pdf.txtCarta comprovante atestado versao final dissertacao Mariana Braga Bogni.pdf.txtExtracted texttext/plain1https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12939/7/Carta%20comprovante%20atestado%20versao%20final%20dissertacao%20Mariana%20Braga%20Bogni.pdf.txt68b329da9893e34099c7d8ad5cb9c940MD57THUMBNAILVersao_Final_PDF_Dissertação_Mariana_Braga_18_06_2020.pdf.jpgVersao_Final_PDF_Dissertação_Mariana_Braga_18_06_2020.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6099https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12939/6/Versao_Final_PDF_Dissertac%cc%a7a%cc%83o_Mariana_Braga_18_06_2020.pdf.jpg058de404ac22b9f4c8c7d0eb033607b6MD56Carta comprovante atestado versao final dissertacao Mariana Braga Bogni.pdf.jpgCarta comprovante atestado versao final dissertacao Mariana Braga Bogni.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg12214https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12939/8/Carta%20comprovante%20atestado%20versao%20final%20dissertacao%20Mariana%20Braga%20Bogni.pdf.jpg86d37d5034022211e8243d282a2710bfMD58ufscar/129392023-09-18 18:31:56.692oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/12939Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:31:56Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Comunicação e envelhecimento: um estudo sobre as propagandas de suplementos vitamínicos direcionadas ao consumidor maduro
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Communication and aging: a study on the advertisements for vitamin supplements to the mature consumer
title Comunicação e envelhecimento: um estudo sobre as propagandas de suplementos vitamínicos direcionadas ao consumidor maduro
spellingShingle Comunicação e envelhecimento: um estudo sobre as propagandas de suplementos vitamínicos direcionadas ao consumidor maduro
Bogni, Mariana Fernanda Braga
Marketing para Idosos
Comunicação
Gerontologia
Propaganda
Suplementos vitamínicos
Senior marketing
Communication
Gerontology
Advertising
Vitamin supplements
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::TEORIA DA COMUNICACAO
OUTROS
title_short Comunicação e envelhecimento: um estudo sobre as propagandas de suplementos vitamínicos direcionadas ao consumidor maduro
title_full Comunicação e envelhecimento: um estudo sobre as propagandas de suplementos vitamínicos direcionadas ao consumidor maduro
title_fullStr Comunicação e envelhecimento: um estudo sobre as propagandas de suplementos vitamínicos direcionadas ao consumidor maduro
title_full_unstemmed Comunicação e envelhecimento: um estudo sobre as propagandas de suplementos vitamínicos direcionadas ao consumidor maduro
title_sort Comunicação e envelhecimento: um estudo sobre as propagandas de suplementos vitamínicos direcionadas ao consumidor maduro
author Bogni, Mariana Fernanda Braga
author_facet Bogni, Mariana Fernanda Braga
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3100709272656112
dc.contributor.author.fl_str_mv Bogni, Mariana Fernanda Braga
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Zanon, Celeste José
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9117512651101224
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 3de815e8-ec5e-433a-b5f1-c11e588bee6d
contributor_str_mv Zanon, Celeste José
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing para Idosos
Comunicação
Gerontologia
Propaganda
Suplementos vitamínicos
topic Marketing para Idosos
Comunicação
Gerontologia
Propaganda
Suplementos vitamínicos
Senior marketing
Communication
Gerontology
Advertising
Vitamin supplements
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::TEORIA DA COMUNICACAO
OUTROS
dc.subject.eng.fl_str_mv Senior marketing
Communication
Gerontology
Advertising
Vitamin supplements
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::TEORIA DA COMUNICACAO
OUTROS
description The Brazilian population has aged and demanded changes in product designs and communication processes between companies and their mature consumers. To improve such processes, product development and marketing professionals seek to understand the biological and psychic changes related to aging. Vitamin Supplements related to human aging are currently a relevant category for the pharmaceutical sector and their advertisements are directed to a significant portion of the elderly. Considering the relationships between companies in the sector and the growing Brazilian senior public, and the small number of national studies that address marketing communication, this paper aims to investigate how communication is established between companies and mature consumers in the advertising of vitamin suplements. The method, documentary and qualitative, is based on the analysis of texts and images of digital advertising materials. The results indicate different communication strategies and a diversity of conceptions related to aging issues, such as intergenerationality and the attenuation of the relations between chronological age and aging. It is concluded that communication is established from the valuation of healthy old age, care, well being and the avoidance of complex issues related to stereotypes.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-19T19:54:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-06-19T19:54:07Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-03-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BOGNI, Mariana Fernanda Braga. Comunicação e envelhecimento: um estudo sobre as propagandas de suplementos vitamínicos direcionadas ao consumidor maduro. 2020. Dissertação (Mestrado em Gerontologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12939.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12939
identifier_str_mv BOGNI, Mariana Fernanda Braga. Comunicação e envelhecimento: um estudo sobre as propagandas de suplementos vitamínicos direcionadas ao consumidor maduro. 2020. Dissertação (Mestrado em Gerontologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12939.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12939
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
dc.relation.authority.fl_str_mv 44b143e2-5f09-4c9b-8302-9153c5822c81
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Gerontologia - PPGGero
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12939/4/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12939/1/Versao_Final_PDF_Dissertac%cc%a7a%cc%83o_Mariana_Braga_18_06_2020.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12939/3/Carta%20comprovante%20atestado%20versao%20final%20dissertacao%20Mariana%20Braga%20Bogni.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12939/5/Versao_Final_PDF_Dissertac%cc%a7a%cc%83o_Mariana_Braga_18_06_2020.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12939/7/Carta%20comprovante%20atestado%20versao%20final%20dissertacao%20Mariana%20Braga%20Bogni.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12939/6/Versao_Final_PDF_Dissertac%cc%a7a%cc%83o_Mariana_Braga_18_06_2020.pdf.jpg
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12939/8/Carta%20comprovante%20atestado%20versao%20final%20dissertacao%20Mariana%20Braga%20Bogni.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
1a2c640bb3ae2c957bef008c8d0003da
8fa45cdd7e8da3b4db3ff305e40a822f
d36dcced7458d7cd8075724231549908
68b329da9893e34099c7d8ad5cb9c940
058de404ac22b9f4c8c7d0eb033607b6
86d37d5034022211e8243d282a2710bf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136376637915136