Narrativa critico reflexiva sobre o curso de medicina da Universidade Federal de São Carlos: visões e opiniões sobre a metodologia construtivista empregada no curso de medicina da UFSCar na formação do profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Jean Carlos de Souza
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17346
Resumo: Introduction: This work is built on an autobiographical and critical-reflexive narrative about the medical course at the Federal University of São Carlos, presenting the facilities and difficulties of self-directed learning proposed by the faculty, its importance as a methodology and its failures according to the author's opinion according to lived realities. Objective: Expose facts and opinions about the constructivist method and its application in the medical course at UFSCar, generate reflections on how it is put into practice and how the student figure receives it. Method: The methodology used for this course completion work consists of author reports and literature reviews with consultation of electronic materials found in SCiELO about the constructivist methodology. Conclusions: It is possible to conclude that there was an important effort by the medical course at the Federal University of São Carlos to remain faithful to the constructivist method based on problems. However, not everyone, as much as they wanted the method, fully adapted to the method, culminating in insecurities, fears and anxieties due to the lack of traditional assessment methods or the early introduction of the student to health services, even if unprepared.
id SCAR_eea4de5c47baab54f676fcaec571a905
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/17346
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Barros, Jean Carlos de SouzaFloriano, Petterson de Jesushttp://lattes.cnpq.br/7166785992593153https://lattes.cnpq.br/84351271150750012658b97c-d6c0-4dc2-82a7-9ca5306b2c4a2023-02-06T18:00:54Z2023-02-06T18:00:54Z2023-01-20BARROS, Jean Carlos de Souza. Narrativa critico reflexiva sobre o curso de medicina da Universidade Federal de São Carlos: visões e opiniões sobre a metodologia construtivista empregada no curso de medicina da UFSCar na formação do profissional. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17346.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17346Introduction: This work is built on an autobiographical and critical-reflexive narrative about the medical course at the Federal University of São Carlos, presenting the facilities and difficulties of self-directed learning proposed by the faculty, its importance as a methodology and its failures according to the author's opinion according to lived realities. Objective: Expose facts and opinions about the constructivist method and its application in the medical course at UFSCar, generate reflections on how it is put into practice and how the student figure receives it. Method: The methodology used for this course completion work consists of author reports and literature reviews with consultation of electronic materials found in SCiELO about the constructivist methodology. Conclusions: It is possible to conclude that there was an important effort by the medical course at the Federal University of São Carlos to remain faithful to the constructivist method based on problems. However, not everyone, as much as they wanted the method, fully adapted to the method, culminating in insecurities, fears and anxieties due to the lack of traditional assessment methods or the early introduction of the student to health services, even if unprepared.Introdução: Este trabalho se constrói em uma narrativa autobiográfica e crítico-reflexiva sobre o curso de medicina da Universidade Federal de São Carlos, apresentando as facilidades e dificuldades do aprendizado autodirigido proposto pela faculdade, sua importância como metodologia e suas falhas conforme a opinião autoral segundo as realidades vividas. Objetivo: Expor fatos e opiniões sobre método construtivista e sua aplicação no curso de medicina da UFSCar, gerar reflexões sobre o como é posto em prática e como a figura do aluno a recebe. Método: A metodologia empregada para este trabalho de conclusão de curso consiste em relatos autorais e revisão da literatura com consulta de materiais eletrônicos encontrados em SCiELO sobre a metodologia construtivista. Conclusões: É possível concluir que houve um esforço importante do curso de medicina Universidade Federal de São Carlos em se manter fiel ao método construtivista baseado em problemas. Todavia, nem todos, por mais que desejassem o método, se adaptaram plenamente ao método, culminando em inseguranças, medos e ansiedades pela falta de métodos tradicionais de avaliação ou pela introdução precoce do aluno nos serviços de saúde, mesmo que despreparados.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosMedicina - MedUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducação MédicaEspiral construtivistaMetodologia construtivistaAprendizado baseado em problemaPBLMedical educationConstructivist spiralConstructivist methodologyProblem based learningCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMNarrativa critico reflexiva sobre o curso de medicina da Universidade Federal de São Carlos: visões e opiniões sobre a metodologia construtivista empregada no curso de medicina da UFSCar na formação do profissionalCritical reflective narrative about the medical course at the Federal University of São Carlos: views and opinions on the constructivist methodology used in the medical course at UFSCar in professional traininginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis6006008011afef-bb7b-4615-ac60-a695748a5a05reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALTCC Jean Final.pdfTCC Jean Final.pdfTrabalho de conclusão de curso.application/pdf239184https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17346/1/TCC%20Jean%20Final.pdfb571f2bd49e3d18da948229ef7509dc4MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8810https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17346/2/license_rdff337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aecMD52TEXTTCC Jean Final.pdf.txtTCC Jean Final.pdf.txtExtracted texttext/plain89076https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17346/3/TCC%20Jean%20Final.pdf.txt3695d83538b310975a64f972c8bd2c4eMD53THUMBNAILTCC Jean Final.pdf.jpgTCC Jean Final.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6856https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17346/4/TCC%20Jean%20Final.pdf.jpge950e2d259aa597479a8f83b4a569102MD54ufscar/173462023-09-18 18:32:29.773oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/17346Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:29Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Narrativa critico reflexiva sobre o curso de medicina da Universidade Federal de São Carlos: visões e opiniões sobre a metodologia construtivista empregada no curso de medicina da UFSCar na formação do profissional
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Critical reflective narrative about the medical course at the Federal University of São Carlos: views and opinions on the constructivist methodology used in the medical course at UFSCar in professional training
title Narrativa critico reflexiva sobre o curso de medicina da Universidade Federal de São Carlos: visões e opiniões sobre a metodologia construtivista empregada no curso de medicina da UFSCar na formação do profissional
spellingShingle Narrativa critico reflexiva sobre o curso de medicina da Universidade Federal de São Carlos: visões e opiniões sobre a metodologia construtivista empregada no curso de medicina da UFSCar na formação do profissional
Barros, Jean Carlos de Souza
Educação Médica
Espiral construtivista
Metodologia construtivista
Aprendizado baseado em problema
PBL
Medical education
Constructivist spiral
Constructivist methodology
Problem based learning
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short Narrativa critico reflexiva sobre o curso de medicina da Universidade Federal de São Carlos: visões e opiniões sobre a metodologia construtivista empregada no curso de medicina da UFSCar na formação do profissional
title_full Narrativa critico reflexiva sobre o curso de medicina da Universidade Federal de São Carlos: visões e opiniões sobre a metodologia construtivista empregada no curso de medicina da UFSCar na formação do profissional
title_fullStr Narrativa critico reflexiva sobre o curso de medicina da Universidade Federal de São Carlos: visões e opiniões sobre a metodologia construtivista empregada no curso de medicina da UFSCar na formação do profissional
title_full_unstemmed Narrativa critico reflexiva sobre o curso de medicina da Universidade Federal de São Carlos: visões e opiniões sobre a metodologia construtivista empregada no curso de medicina da UFSCar na formação do profissional
title_sort Narrativa critico reflexiva sobre o curso de medicina da Universidade Federal de São Carlos: visões e opiniões sobre a metodologia construtivista empregada no curso de medicina da UFSCar na formação do profissional
author Barros, Jean Carlos de Souza
author_facet Barros, Jean Carlos de Souza
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv https://lattes.cnpq.br/8435127115075001
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Jean Carlos de Souza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Floriano, Petterson de Jesus
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7166785992593153
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 2658b97c-d6c0-4dc2-82a7-9ca5306b2c4a
contributor_str_mv Floriano, Petterson de Jesus
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Médica
Espiral construtivista
Metodologia construtivista
Aprendizado baseado em problema
PBL
topic Educação Médica
Espiral construtivista
Metodologia construtivista
Aprendizado baseado em problema
PBL
Medical education
Constructivist spiral
Constructivist methodology
Problem based learning
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
dc.subject.eng.fl_str_mv Medical education
Constructivist spiral
Constructivist methodology
Problem based learning
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description Introduction: This work is built on an autobiographical and critical-reflexive narrative about the medical course at the Federal University of São Carlos, presenting the facilities and difficulties of self-directed learning proposed by the faculty, its importance as a methodology and its failures according to the author's opinion according to lived realities. Objective: Expose facts and opinions about the constructivist method and its application in the medical course at UFSCar, generate reflections on how it is put into practice and how the student figure receives it. Method: The methodology used for this course completion work consists of author reports and literature reviews with consultation of electronic materials found in SCiELO about the constructivist methodology. Conclusions: It is possible to conclude that there was an important effort by the medical course at the Federal University of São Carlos to remain faithful to the constructivist method based on problems. However, not everyone, as much as they wanted the method, fully adapted to the method, culminating in insecurities, fears and anxieties due to the lack of traditional assessment methods or the early introduction of the student to health services, even if unprepared.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-06T18:00:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-02-06T18:00:54Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-01-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BARROS, Jean Carlos de Souza. Narrativa critico reflexiva sobre o curso de medicina da Universidade Federal de São Carlos: visões e opiniões sobre a metodologia construtivista empregada no curso de medicina da UFSCar na formação do profissional. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17346.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17346
identifier_str_mv BARROS, Jean Carlos de Souza. Narrativa critico reflexiva sobre o curso de medicina da Universidade Federal de São Carlos: visões e opiniões sobre a metodologia construtivista empregada no curso de medicina da UFSCar na formação do profissional. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17346.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17346
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.authority.fl_str_mv 8011afef-bb7b-4615-ac60-a695748a5a05
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
Medicina - Med
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
Medicina - Med
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17346/1/TCC%20Jean%20Final.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17346/2/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17346/3/TCC%20Jean%20Final.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17346/4/TCC%20Jean%20Final.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b571f2bd49e3d18da948229ef7509dc4
f337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aec
3695d83538b310975a64f972c8bd2c4e
e950e2d259aa597479a8f83b4a569102
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136417099317248