Aprendizagem relacional em crianças com baixo desempenho escolar
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Vasconcellos, MarilizRose, Julio Cesar Coelho dehttp://lattes.cnpq.br/3386857761295187http://lattes.cnpq.br/2628411501148247ce6cbdf6-c6ae-4b05-b947-14708f21284c2016-06-02T19:46:34Z2007-08-202016-06-02T19:46:34Z2003-02-28VASCONCELLOS, Mariliz. Aprendizagem relacional em crianças com baixo desempenho escolar. 2003. 49 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2003.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3200Financiadora de Estudos e ProjetosEmbora escolhas segundo modelo possam ser feitas com base em relações modelo-S+ ou modelo-S-, relações modelo S+ são necessárias para formação de classes de estímulos equivalentes. As classes esperadas possivelmente não emergirão quando somente a relação modelo-S- for adquirida. Para verificar isto, este estudo utilizou duas variantes de um procedimento de ensino que usa uma máscara cobrindo um dos estímulos de comparação. No Treino 1, a máscara cobriu o S+ em 50% das tentativas e o S- em 50% das tentativas. No Treino 2, a máscara cobriu o S+ em todas as tentativas da relação BC, e nas outras relações (AB e CD) o treino foi feito com a máscara cobrindo o S+ em 50% das tentativas e o S- em 50% das tentativas . Depois, o participante foi submetido a dois tipos de testes: um deles tentou identificar as relações de controle estabelecidas na linha de base e o outro sondou relações de equivalência. Os resultados de um dos participantes, sugeriram um baixo desempenho nos testes que mediram equivalência dos conjuntos de estímulos treinados e inconsistência quanto à escolha dos estímulos de comparação corretos e incorretos para o modelo detectados na sonda controle. Já os resultados da outra participante do experimento, mostraram uma linha de base bem estabelecida, detectada na sonda de relações de controle, e formação de equivalência do conjunto de estímulos treinados.application/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEsUFSCarBRAprendizagem lentaEducação especialAprendizagem lentaEducação especialCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALAprendizagem relacional em crianças com baixo desempenho escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-1-1929414c9-d3c0-45c0-8d96-9de32b88e992info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL843.pdfapplication/pdf456546https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/3200/1/843.pdfbab91f37b1f7170cb8f89eb60955f405MD51THUMBNAIL843.pdf.jpg843.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6283https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/3200/2/843.pdf.jpg1af4f318c6aa81d0fac09ae3647d96cdMD52ufscar/32002023-09-18 18:31:19.843oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/3200Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:31:19Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
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