Aprendizagem relacional em crianças com baixo desempenho escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcellos, Mariliz
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3200
Resumo: Financiadora de Estudos e Projetos
id SCAR_f597f04a7b2924526ba3ef5a35150889
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/3200
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Vasconcellos, MarilizRose, Julio Cesar Coelho dehttp://lattes.cnpq.br/3386857761295187http://lattes.cnpq.br/2628411501148247ce6cbdf6-c6ae-4b05-b947-14708f21284c2016-06-02T19:46:34Z2007-08-202016-06-02T19:46:34Z2003-02-28VASCONCELLOS, Mariliz. Aprendizagem relacional em crianças com baixo desempenho escolar. 2003. 49 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2003.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3200Financiadora de Estudos e ProjetosEmbora escolhas segundo modelo possam ser feitas com base em relações modelo-S+ ou modelo-S-, relações modelo S+ são necessárias para formação de classes de estímulos equivalentes. As classes esperadas possivelmente não emergirão quando somente a relação modelo-S- for adquirida. Para verificar isto, este estudo utilizou duas variantes de um procedimento de ensino que usa uma máscara cobrindo um dos estímulos de comparação. No Treino 1, a máscara cobriu o S+ em 50% das tentativas e o S- em 50% das tentativas. No Treino 2, a máscara cobriu o S+ em todas as tentativas da relação BC, e nas outras relações (AB e CD) o treino foi feito com a máscara cobrindo o S+ em 50% das tentativas e o S- em 50% das tentativas . Depois, o participante foi submetido a dois tipos de testes: um deles tentou identificar as relações de controle estabelecidas na linha de base e o outro sondou relações de equivalência. Os resultados de um dos participantes, sugeriram um baixo desempenho nos testes que mediram equivalência dos conjuntos de estímulos treinados e inconsistência quanto à escolha dos estímulos de comparação corretos e incorretos para o modelo detectados na sonda controle. Já os resultados da outra participante do experimento, mostraram uma linha de base bem estabelecida, detectada na sonda de relações de controle, e formação de equivalência do conjunto de estímulos treinados.application/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEsUFSCarBRAprendizagem lentaEducação especialAprendizagem lentaEducação especialCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALAprendizagem relacional em crianças com baixo desempenho escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-1-1929414c9-d3c0-45c0-8d96-9de32b88e992info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL843.pdfapplication/pdf456546https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/3200/1/843.pdfbab91f37b1f7170cb8f89eb60955f405MD51THUMBNAIL843.pdf.jpg843.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6283https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/3200/2/843.pdf.jpg1af4f318c6aa81d0fac09ae3647d96cdMD52ufscar/32002023-09-18 18:31:19.843oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/3200Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:31:19Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Aprendizagem relacional em crianças com baixo desempenho escolar
title Aprendizagem relacional em crianças com baixo desempenho escolar
spellingShingle Aprendizagem relacional em crianças com baixo desempenho escolar
Vasconcellos, Mariliz
Aprendizagem lenta
Educação especial
Aprendizagem lenta
Educação especial
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
title_short Aprendizagem relacional em crianças com baixo desempenho escolar
title_full Aprendizagem relacional em crianças com baixo desempenho escolar
title_fullStr Aprendizagem relacional em crianças com baixo desempenho escolar
title_full_unstemmed Aprendizagem relacional em crianças com baixo desempenho escolar
title_sort Aprendizagem relacional em crianças com baixo desempenho escolar
author Vasconcellos, Mariliz
author_facet Vasconcellos, Mariliz
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2628411501148247
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcellos, Mariliz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rose, Julio Cesar Coelho de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3386857761295187
dc.contributor.authorID.fl_str_mv ce6cbdf6-c6ae-4b05-b947-14708f21284c
contributor_str_mv Rose, Julio Cesar Coelho de
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem lenta
Educação especial
Aprendizagem lenta
Educação especial
topic Aprendizagem lenta
Educação especial
Aprendizagem lenta
Educação especial
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
description Financiadora de Estudos e Projetos
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003-02-28
dc.date.available.fl_str_mv 2007-08-20
2016-06-02T19:46:34Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-02T19:46:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv VASCONCELLOS, Mariliz. Aprendizagem relacional em crianças com baixo desempenho escolar. 2003. 49 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2003.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3200
identifier_str_mv VASCONCELLOS, Mariliz. Aprendizagem relacional em crianças com baixo desempenho escolar. 2003. 49 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2003.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3200
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv -1
-1
dc.relation.authority.fl_str_mv 929414c9-d3c0-45c0-8d96-9de32b88e992
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEs
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/3200/1/843.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/3200/2/843.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bab91f37b1f7170cb8f89eb60955f405
1af4f318c6aa81d0fac09ae3647d96cd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136265680748544