Alunos com síndrome de down e suas experiências de leitura e escrita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47381 |
Resumo: | O presente capítulo se propõe a discutir a influência das experiências e oportunidades tornadas disponíveis nos ambientes sociocultural e familiar sobre a aprendizagem da leitura e da escrita de sujeitos com síndrome de Down. O trabalho resulta de uma pesquisa realizada com sete sujeitos com síndrome de Down, cuja idade varia de 10 a 24 anos.[...]Defendemos neste trabalho que a aprendizagem da leitura e da escrita faz parte de uma construção de conhecimento. Dessa forma, a criança vai descobrindo o sistema de regras e convenções que regem o sistema de escrita. Para que isso ocorra, ela necessita experienciar esse sistema, se utilizando, principalmente, da escrita espontânea. Ao entrar na escola, a criança já domina algumas habilidades de produção de texto oral e traz consigo vivências do mundo da escrita, que possibilitam representações sobre o que é ler e escrever. No meio social, ela interage com diferentes textos escritos, participa de situações de letramento e convive com pessoas que leem e escrevem.[...] |
id |
UFC-7_b15cef11c24fbcb2f11668f535eb6fbe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/47381 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Alunos com síndrome de down e suas experiências de leitura e escritaEnsino FundamentalNíveis de EscolarizaçãoAluno de lenta aprendizagemEducação EspecialO presente capítulo se propõe a discutir a influência das experiências e oportunidades tornadas disponíveis nos ambientes sociocultural e familiar sobre a aprendizagem da leitura e da escrita de sujeitos com síndrome de Down. O trabalho resulta de uma pesquisa realizada com sete sujeitos com síndrome de Down, cuja idade varia de 10 a 24 anos.[...]Defendemos neste trabalho que a aprendizagem da leitura e da escrita faz parte de uma construção de conhecimento. Dessa forma, a criança vai descobrindo o sistema de regras e convenções que regem o sistema de escrita. Para que isso ocorra, ela necessita experienciar esse sistema, se utilizando, principalmente, da escrita espontânea. Ao entrar na escola, a criança já domina algumas habilidades de produção de texto oral e traz consigo vivências do mundo da escrita, que possibilitam representações sobre o que é ler e escrever. No meio social, ela interage com diferentes textos escritos, participa de situações de letramento e convive com pessoas que leem e escrevem.[...]Editora Mercado de Letras2019-11-04T10:51:56Z2019-11-04T10:51:56Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfGOMES, Adriana Leite Limaverde; FIGUEIREDO, Rita Vieira de. Alunos com Síndrome de Down e suas experiências de leitura e escrita. In: LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga; LEITÃO, Vanda Magalhães (orgs.). Ensino e educação especial. Campinas: Editora Mercado de Letras, 2019. p. 59-78.978-85-7591-562-2http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47381Gomes, Adriana Leite LimaverdeFigueiredo, Rita Vieira deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-06T13:31:08Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/47381Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2019-11-06T13:31:08Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alunos com síndrome de down e suas experiências de leitura e escrita |
title |
Alunos com síndrome de down e suas experiências de leitura e escrita |
spellingShingle |
Alunos com síndrome de down e suas experiências de leitura e escrita Gomes, Adriana Leite Limaverde Ensino Fundamental Níveis de Escolarização Aluno de lenta aprendizagem Educação Especial |
title_short |
Alunos com síndrome de down e suas experiências de leitura e escrita |
title_full |
Alunos com síndrome de down e suas experiências de leitura e escrita |
title_fullStr |
Alunos com síndrome de down e suas experiências de leitura e escrita |
title_full_unstemmed |
Alunos com síndrome de down e suas experiências de leitura e escrita |
title_sort |
Alunos com síndrome de down e suas experiências de leitura e escrita |
author |
Gomes, Adriana Leite Limaverde |
author_facet |
Gomes, Adriana Leite Limaverde Figueiredo, Rita Vieira de |
author_role |
author |
author2 |
Figueiredo, Rita Vieira de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Adriana Leite Limaverde Figueiredo, Rita Vieira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Fundamental Níveis de Escolarização Aluno de lenta aprendizagem Educação Especial |
topic |
Ensino Fundamental Níveis de Escolarização Aluno de lenta aprendizagem Educação Especial |
description |
O presente capítulo se propõe a discutir a influência das experiências e oportunidades tornadas disponíveis nos ambientes sociocultural e familiar sobre a aprendizagem da leitura e da escrita de sujeitos com síndrome de Down. O trabalho resulta de uma pesquisa realizada com sete sujeitos com síndrome de Down, cuja idade varia de 10 a 24 anos.[...]Defendemos neste trabalho que a aprendizagem da leitura e da escrita faz parte de uma construção de conhecimento. Dessa forma, a criança vai descobrindo o sistema de regras e convenções que regem o sistema de escrita. Para que isso ocorra, ela necessita experienciar esse sistema, se utilizando, principalmente, da escrita espontânea. Ao entrar na escola, a criança já domina algumas habilidades de produção de texto oral e traz consigo vivências do mundo da escrita, que possibilitam representações sobre o que é ler e escrever. No meio social, ela interage com diferentes textos escritos, participa de situações de letramento e convive com pessoas que leem e escrevem.[...] |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-04T10:51:56Z 2019-11-04T10:51:56Z 2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GOMES, Adriana Leite Limaverde; FIGUEIREDO, Rita Vieira de. Alunos com Síndrome de Down e suas experiências de leitura e escrita. In: LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga; LEITÃO, Vanda Magalhães (orgs.). Ensino e educação especial. Campinas: Editora Mercado de Letras, 2019. p. 59-78. 978-85-7591-562-2 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47381 |
identifier_str_mv |
GOMES, Adriana Leite Limaverde; FIGUEIREDO, Rita Vieira de. Alunos com Síndrome de Down e suas experiências de leitura e escrita. In: LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga; LEITÃO, Vanda Magalhães (orgs.). Ensino e educação especial. Campinas: Editora Mercado de Letras, 2019. p. 59-78. 978-85-7591-562-2 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47381 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Mercado de Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Mercado de Letras |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1823806723376283648 |