Alunos com síndrome de down e suas experiências de leitura e escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Adriana Leite Limaverde
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Figueiredo, Rita Vieira de
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47381
Resumo: O presente capítulo se propõe a discutir a influência das experiências e oportunidades tornadas disponíveis nos ambientes sociocultural e familiar sobre a aprendizagem da leitura e da escrita de sujeitos com síndrome de Down. O trabalho resulta de uma pesquisa realizada com sete sujeitos com síndrome de Down, cuja idade varia de 10 a 24 anos.[...]Defendemos neste trabalho que a aprendizagem da leitura e da escrita faz parte de uma construção de conhecimento. Dessa forma, a criança vai descobrindo o sistema de regras e convenções que regem o sistema de escrita. Para que isso ocorra, ela necessita experienciar esse sistema, se utilizando, principalmente, da escrita espontânea. Ao entrar na escola, a criança já domina algumas habilidades de produção de texto oral e traz consigo vivências do mundo da escrita, que possibilitam representações sobre o que é ler e escrever. No meio social, ela interage com diferentes textos escritos, participa de situações de letramento e convive com pessoas que leem e escrevem.[...]
id UFC-7_b15cef11c24fbcb2f11668f535eb6fbe
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/47381
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Alunos com síndrome de down e suas experiências de leitura e escritaEnsino FundamentalNíveis de EscolarizaçãoAluno de lenta aprendizagemEducação EspecialO presente capítulo se propõe a discutir a influência das experiências e oportunidades tornadas disponíveis nos ambientes sociocultural e familiar sobre a aprendizagem da leitura e da escrita de sujeitos com síndrome de Down. O trabalho resulta de uma pesquisa realizada com sete sujeitos com síndrome de Down, cuja idade varia de 10 a 24 anos.[...]Defendemos neste trabalho que a aprendizagem da leitura e da escrita faz parte de uma construção de conhecimento. Dessa forma, a criança vai descobrindo o sistema de regras e convenções que regem o sistema de escrita. Para que isso ocorra, ela necessita experienciar esse sistema, se utilizando, principalmente, da escrita espontânea. Ao entrar na escola, a criança já domina algumas habilidades de produção de texto oral e traz consigo vivências do mundo da escrita, que possibilitam representações sobre o que é ler e escrever. No meio social, ela interage com diferentes textos escritos, participa de situações de letramento e convive com pessoas que leem e escrevem.[...]Editora Mercado de Letras2019-11-04T10:51:56Z2019-11-04T10:51:56Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfGOMES, Adriana Leite Limaverde; FIGUEIREDO, Rita Vieira de. Alunos com Síndrome de Down e suas experiências de leitura e escrita. In: LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga; LEITÃO, Vanda Magalhães (orgs.). Ensino e educação especial. Campinas: Editora Mercado de Letras, 2019. p. 59-78.978-85-7591-562-2http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47381Gomes, Adriana Leite LimaverdeFigueiredo, Rita Vieira deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-06T13:31:08Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/47381Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2019-11-06T13:31:08Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Alunos com síndrome de down e suas experiências de leitura e escrita
title Alunos com síndrome de down e suas experiências de leitura e escrita
spellingShingle Alunos com síndrome de down e suas experiências de leitura e escrita
Gomes, Adriana Leite Limaverde
Ensino Fundamental
Níveis de Escolarização
Aluno de lenta aprendizagem
Educação Especial
title_short Alunos com síndrome de down e suas experiências de leitura e escrita
title_full Alunos com síndrome de down e suas experiências de leitura e escrita
title_fullStr Alunos com síndrome de down e suas experiências de leitura e escrita
title_full_unstemmed Alunos com síndrome de down e suas experiências de leitura e escrita
title_sort Alunos com síndrome de down e suas experiências de leitura e escrita
author Gomes, Adriana Leite Limaverde
author_facet Gomes, Adriana Leite Limaverde
Figueiredo, Rita Vieira de
author_role author
author2 Figueiredo, Rita Vieira de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Adriana Leite Limaverde
Figueiredo, Rita Vieira de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Fundamental
Níveis de Escolarização
Aluno de lenta aprendizagem
Educação Especial
topic Ensino Fundamental
Níveis de Escolarização
Aluno de lenta aprendizagem
Educação Especial
description O presente capítulo se propõe a discutir a influência das experiências e oportunidades tornadas disponíveis nos ambientes sociocultural e familiar sobre a aprendizagem da leitura e da escrita de sujeitos com síndrome de Down. O trabalho resulta de uma pesquisa realizada com sete sujeitos com síndrome de Down, cuja idade varia de 10 a 24 anos.[...]Defendemos neste trabalho que a aprendizagem da leitura e da escrita faz parte de uma construção de conhecimento. Dessa forma, a criança vai descobrindo o sistema de regras e convenções que regem o sistema de escrita. Para que isso ocorra, ela necessita experienciar esse sistema, se utilizando, principalmente, da escrita espontânea. Ao entrar na escola, a criança já domina algumas habilidades de produção de texto oral e traz consigo vivências do mundo da escrita, que possibilitam representações sobre o que é ler e escrever. No meio social, ela interage com diferentes textos escritos, participa de situações de letramento e convive com pessoas que leem e escrevem.[...]
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-04T10:51:56Z
2019-11-04T10:51:56Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GOMES, Adriana Leite Limaverde; FIGUEIREDO, Rita Vieira de. Alunos com Síndrome de Down e suas experiências de leitura e escrita. In: LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga; LEITÃO, Vanda Magalhães (orgs.). Ensino e educação especial. Campinas: Editora Mercado de Letras, 2019. p. 59-78.
978-85-7591-562-2
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47381
identifier_str_mv GOMES, Adriana Leite Limaverde; FIGUEIREDO, Rita Vieira de. Alunos com Síndrome de Down e suas experiências de leitura e escrita. In: LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga; LEITÃO, Vanda Magalhães (orgs.). Ensino e educação especial. Campinas: Editora Mercado de Letras, 2019. p. 59-78.
978-85-7591-562-2
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47381
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Mercado de Letras
publisher.none.fl_str_mv Editora Mercado de Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1823806723376283648