Quem tem a cor do lápis “cor de pele”? O apagamento da identidade e cultura de crianças negras dos anos iniciais do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Gabriella Santana
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17710
Resumo: The main purpose of this paper is to reflect about identity and the black young children’s culture from the early years in Elementary School, and it came from an inquietude related to a visual culture artifact presented in Early Childhood Education and Early years in Elementary School as well (from 1º to 5º grades): The named “skin color” colored pencil. This is a bibliographic project craving to expand the political and educational space, fight against a system that has been harming children, and evoke the sense of transformation and humanity. Racial prejudice is expressed in manny manners and all of them need to be overthrown, even when people believe that a pencil has no meaning. The research process emerged from an inquietude that moved the author to look into studies when it comes to black children. The present study discusses racias bias in Brazil, the black representativeness in childhood and in the role of educational experts, the presence of Afro-Brazilian culture in the early years, an anti-racist education with arts and the meaning of the “skin color” colored pencil.
id SCAR_f94a3426ca998d46e14ce96722c14e03
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/17710
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Teixeira, Gabriella SantanaLombardi, Lucia Maria Salgado dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/5697508831302188http://lattes.cnpq.br/98796323344668533af5a17e-5dca-4492-b5ee-1ed3dc89a64d2023-04-12T14:05:28Z2023-04-12T14:05:28Z2023-03-28TEIXEIRA, Gabriella Santana. Quem tem a cor do lápis “cor de pele”? O apagamento da identidade e cultura de crianças negras dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17710.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17710The main purpose of this paper is to reflect about identity and the black young children’s culture from the early years in Elementary School, and it came from an inquietude related to a visual culture artifact presented in Early Childhood Education and Early years in Elementary School as well (from 1º to 5º grades): The named “skin color” colored pencil. This is a bibliographic project craving to expand the political and educational space, fight against a system that has been harming children, and evoke the sense of transformation and humanity. Racial prejudice is expressed in manny manners and all of them need to be overthrown, even when people believe that a pencil has no meaning. The research process emerged from an inquietude that moved the author to look into studies when it comes to black children. The present study discusses racias bias in Brazil, the black representativeness in childhood and in the role of educational experts, the presence of Afro-Brazilian culture in the early years, an anti-racist education with arts and the meaning of the “skin color” colored pencil.O objetivo principal do trabalho é refletir sobre a identidade e as culturas das crianças negras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo nascido da inquietude em relação a um artefato da cultura visual muito presente nas escolas tanto na Educação Infantil como nos anos iniciais do Ensino Fundamental, constituído do 1º ao 5° ano: o denominado lápis “cor de pele”. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que deseja expandir o espaço político-educacional, lutar contra um sistema que tem prejudicado crianças, e evocar o senso de transformação e humanidade. Preconceito racial é manifestado de diversas formas e todas elas precisam ser derrotadas, inclusive quando pessoas acreditam que um lápis de cor é ausente de significado. O processo de pesquisa nasceu de uma inquietude que moveu a autora em busca de pesquisas no que diz respeito às crianças pretas. O trabalho aborda o preconceito racial no Brasil, a representatividade negra na infância e no trabalho de profissionais da educação, a presença da cultura afro-brasileira nos anos iniciais, a educação antirracista com as artes e significados do lápis “cor de pele”.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus SorocabaPedagogia - PedL-SoUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPreconceito racialDesigualdadeLápis cor de peleRacial biasInequalitySkin color colored pencilCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOQuem tem a cor do lápis “cor de pele”? O apagamento da identidade e cultura de crianças negras dos anos iniciais do Ensino FundamentalWho has the color of the “skin color” pencil? The erasure of identity and culture of black children in the early years of elementary schoolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis600600050de062-28ff-400a-a21c-32f51cb58b10reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALTEIXEIRA Gabriella Santana_TCC 2023.pdfTEIXEIRA Gabriella Santana_TCC 2023.pdfTrabalho de Conclusão de Cursoapplication/pdf938724https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17710/1/TEIXEIRA%20Gabriella%20Santana_TCC%202023.pdf64c662ab22c0654a371aff71f83ae058MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8810https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17710/2/license_rdff337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aecMD52TEXTTEIXEIRA Gabriella Santana_TCC 2023.pdf.txtTEIXEIRA Gabriella Santana_TCC 2023.pdf.txtExtracted texttext/plain93983https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17710/3/TEIXEIRA%20Gabriella%20Santana_TCC%202023.pdf.txtdb3dc30454735185bbb88a63f0264accMD53THUMBNAILTEIXEIRA Gabriella Santana_TCC 2023.pdf.jpgTEIXEIRA Gabriella Santana_TCC 2023.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5867https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17710/4/TEIXEIRA%20Gabriella%20Santana_TCC%202023.pdf.jpg5162c771bdff7c3064a251ab7e787513MD54ufscar/177102023-09-18 18:32:36.338oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/17710Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:36Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Quem tem a cor do lápis “cor de pele”? O apagamento da identidade e cultura de crianças negras dos anos iniciais do Ensino Fundamental
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Who has the color of the “skin color” pencil? The erasure of identity and culture of black children in the early years of elementary school
title Quem tem a cor do lápis “cor de pele”? O apagamento da identidade e cultura de crianças negras dos anos iniciais do Ensino Fundamental
spellingShingle Quem tem a cor do lápis “cor de pele”? O apagamento da identidade e cultura de crianças negras dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Teixeira, Gabriella Santana
Preconceito racial
Desigualdade
Lápis cor de pele
Racial bias
Inequality
Skin color colored pencil
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
title_short Quem tem a cor do lápis “cor de pele”? O apagamento da identidade e cultura de crianças negras dos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_full Quem tem a cor do lápis “cor de pele”? O apagamento da identidade e cultura de crianças negras dos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_fullStr Quem tem a cor do lápis “cor de pele”? O apagamento da identidade e cultura de crianças negras dos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Quem tem a cor do lápis “cor de pele”? O apagamento da identidade e cultura de crianças negras dos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_sort Quem tem a cor do lápis “cor de pele”? O apagamento da identidade e cultura de crianças negras dos anos iniciais do Ensino Fundamental
author Teixeira, Gabriella Santana
author_facet Teixeira, Gabriella Santana
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9879632334466853
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Gabriella Santana
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lombardi, Lucia Maria Salgado dos Santos
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5697508831302188
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 3af5a17e-5dca-4492-b5ee-1ed3dc89a64d
contributor_str_mv Lombardi, Lucia Maria Salgado dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Preconceito racial
Desigualdade
Lápis cor de pele
topic Preconceito racial
Desigualdade
Lápis cor de pele
Racial bias
Inequality
Skin color colored pencil
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Racial bias
Inequality
Skin color colored pencil
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
description The main purpose of this paper is to reflect about identity and the black young children’s culture from the early years in Elementary School, and it came from an inquietude related to a visual culture artifact presented in Early Childhood Education and Early years in Elementary School as well (from 1º to 5º grades): The named “skin color” colored pencil. This is a bibliographic project craving to expand the political and educational space, fight against a system that has been harming children, and evoke the sense of transformation and humanity. Racial prejudice is expressed in manny manners and all of them need to be overthrown, even when people believe that a pencil has no meaning. The research process emerged from an inquietude that moved the author to look into studies when it comes to black children. The present study discusses racias bias in Brazil, the black representativeness in childhood and in the role of educational experts, the presence of Afro-Brazilian culture in the early years, an anti-racist education with arts and the meaning of the “skin color” colored pencil.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-04-12T14:05:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-04-12T14:05:28Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-03-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv TEIXEIRA, Gabriella Santana. Quem tem a cor do lápis “cor de pele”? O apagamento da identidade e cultura de crianças negras dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17710.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17710
identifier_str_mv TEIXEIRA, Gabriella Santana. Quem tem a cor do lápis “cor de pele”? O apagamento da identidade e cultura de crianças negras dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17710.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17710
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.authority.fl_str_mv 050de062-28ff-400a-a21c-32f51cb58b10
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
Pedagogia - PedL-So
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
Pedagogia - PedL-So
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17710/1/TEIXEIRA%20Gabriella%20Santana_TCC%202023.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17710/2/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17710/3/TEIXEIRA%20Gabriella%20Santana_TCC%202023.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17710/4/TEIXEIRA%20Gabriella%20Santana_TCC%202023.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 64c662ab22c0654a371aff71f83ae058
f337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aec
db3dc30454735185bbb88a63f0264acc
5162c771bdff7c3064a251ab7e787513
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136420337319936