Poéticas, cinema e educação um estudo sobre experiências de aprendizagem com cinema na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2365 |
Resumo: | Financiadora de Estudos e Projetos |
id |
SCAR_fa71d90a7321f0835c930aa35eda02b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2365 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Gomes, AlessandraReyes, Cláudia Raimundohttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4793476E9http://lattes.cnpq.br/3106715349539497a7d25fd4-b208-417b-a4dd-58276c992b4d2016-06-02T19:36:00Z2015-04-292016-06-02T19:36:00Z2015-02-24GOMES, Alessandra. Poéticas, cinema e educação um estudo sobre experiências de aprendizagem com cinema na escola. 2015. 292 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2365Financiadora de Estudos e ProjetosSituado no campo teórico do interpretativismo crítico e por meio de uma abordagem de estudo de caso de cunho etnográfico, o presente estudo investiga uma ação extensionista realizada por uma universidade pública federal brasileira, cujo trabalho consiste na realização de filmes junto a professores e estudantes de escolas públicas e outras instituições de educação na cidade do Rio de Janeiro. Nossa investigação buscou compreender os processos formativos promovidos pelas atividades com cinema diante de distintos atores que delas participaram como alunos e professores: estudantes de graduação e pós-graduação dessa universidade, um professor, um ex-funcionário e um aluno adolescente de uma mesma escola pública. Interessou-nos observar e analisar situações de fruição cinematográfica, de valorização da cultura escolar, de circulação da palavra, de construção de discursos sobre a escola e sobre si por meio de processos criativos cinematográficos. Outros aspectos, tais como a escrita de mundo via criação cinematográfica, a crença no potencial de crianças e adolescentes para o ato artístico criativo e a mediação cultural sistemática por parte de professores, também compõem as categorias de análise presentes nessa pesquisa. Aproximarmo-nos de uma experiência que acerca escola e universidade nos proporcionou a observação de laços sociais, afetivos e cognitivos que engendram práticas educativas de troca, permeadas por elementos criativos, por táticas artesanais, por expressões políticas e de sensibilidades (CARLI, 2012). Expandiram-se, aos nossos olhos, os conceitos de sala de aula e de aprendizagem e ampliou-se a atuação universitária para além de seus muros. A experiência extensionista estudada mostra-nos não apenas a importância do cinema na escola, mas sua necessidade. Sua colaboração para o ordenamento do mundo frente a um amplo coletivo que se filia às narrativas, protagonistas, discursos e posicionamentos, sua coparticipação na conservação ou subversão de uma ordem estabelecida e a atualização da cultura e do comum que promove, são apenas alguns aspectos que destacam tal necessidade. O trabalho de campo nos permitiu observar algumas dimensões tais como as marcas e transformações em estudantes escolares, professores e estudantes universitários, os laços que se formaram e se fortaleceram, as marcas afetivas impressas nos sujeitos, o sentimento de pertença e de empoderamento, a possibilidade do exercício de outros papéis e a reconfiguração do próprio lugar.Lying on the theoretical area of critical interpretivism and based on a case study approach from an ethnographic perspective, the present study investigates the outreach action of a public federal Brazilian university. The action consists in making films in collaboration with teachers and students from public schools and other educational institutions in the city of Rio de Janeiro. Our investigation intended to comprehend the formative processes promoted through the activities with cinema, given the different actors which have taken part on it as learners and teachers: undergraduate and graduate students from this university; a teacher, an ex-worker and a teenager student from the same school. We have been particularly interested in observing and analysing situations of cinematographic fruition, appreciation of scholastic culture, circulation of the word, construction of the discourse about the school and about itself through the cinematographic creative process. Other aspects, such as a re-creation of their world through the cinematographic creation, the belief in the potential of the children and teenagers for creative acting, and the systematic thinking about its cultural aspects by the teachers are also analysed in our investigation. Coming close to such experience involving school and university provided us with a close observation of social, affective and cognitive relationships which engender exchange educative practice, embedded with creative elements, handcrafted activities, political expressions and expressions of sensibility. (CARLI, 2012). Furthermore, our perspective of the concept of classroom and learning process have dramatically changed, as well as the role of the university has grown beyond its borders. The case we have studied shows us not only the importance of the cinema in the school, but also its need. Its role in ordering a universe given a wide set encompassing narrative, protagonists, discourse and positioning, its comparison between keeping or subverting an already established order, and the update of the culture which it promotes are only a few aspects that reinforce such a need. The field work showed us to what extent such transformation took place, for example, the changes in school students, teachers and students from the university, the relationships which were build or strengthened, the affective signs on the subjects, the feeling of being part of something, the possibility of playing a different role, and finally the reconfigurations of their own place.application/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEUFSCarBRCinema na educaçãoEducação escolarAlteridadeMediaçãoÉticaEstéticaCinemaSchool educationOthernessCultural mediationEthics and educationCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOPoéticas, cinema e educação um estudo sobre experiências de aprendizagem com cinema na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis-1-115ca6fcf-07e6-4ca7-ac96-ef014ced338einfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL6701.pdfapplication/pdf3642091https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2365/1/6701.pdf674d693bc95eb5a2cf9d644412cc8696MD51TEXT6701.pdf.txt6701.pdf.txtExtracted texttext/plain0https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2365/2/6701.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52THUMBNAIL6701.pdf.jpg6701.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6949https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2365/3/6701.pdf.jpgd37aec1a6a7c90e7f4036437a1805495MD53ufscar/23652023-09-18 18:31:44.061oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2365Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:31:44Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Poéticas, cinema e educação um estudo sobre experiências de aprendizagem com cinema na escola |
title |
Poéticas, cinema e educação um estudo sobre experiências de aprendizagem com cinema na escola |
spellingShingle |
Poéticas, cinema e educação um estudo sobre experiências de aprendizagem com cinema na escola Gomes, Alessandra Cinema na educação Educação escolar Alteridade Mediação Ética Estética Cinema School education Otherness Cultural mediation Ethics and education CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Poéticas, cinema e educação um estudo sobre experiências de aprendizagem com cinema na escola |
title_full |
Poéticas, cinema e educação um estudo sobre experiências de aprendizagem com cinema na escola |
title_fullStr |
Poéticas, cinema e educação um estudo sobre experiências de aprendizagem com cinema na escola |
title_full_unstemmed |
Poéticas, cinema e educação um estudo sobre experiências de aprendizagem com cinema na escola |
title_sort |
Poéticas, cinema e educação um estudo sobre experiências de aprendizagem com cinema na escola |
author |
Gomes, Alessandra |
author_facet |
Gomes, Alessandra |
author_role |
author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3106715349539497 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Alessandra |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Reyes, Cláudia Raimundo |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4793476E9 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
a7d25fd4-b208-417b-a4dd-58276c992b4d |
contributor_str_mv |
Reyes, Cláudia Raimundo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema na educação Educação escolar Alteridade Mediação Ética Estética Cinema School education Otherness Cultural mediation Ethics and education |
topic |
Cinema na educação Educação escolar Alteridade Mediação Ética Estética Cinema School education Otherness Cultural mediation Ethics and education CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Financiadora de Estudos e Projetos |
publishDate |
2015 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-04-29 2016-06-02T19:36:00Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-02-24 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-02T19:36:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GOMES, Alessandra. Poéticas, cinema e educação um estudo sobre experiências de aprendizagem com cinema na escola. 2015. 292 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2365 |
identifier_str_mv |
GOMES, Alessandra. Poéticas, cinema e educação um estudo sobre experiências de aprendizagem com cinema na escola. 2015. 292 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2365 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
-1 -1 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
15ca6fcf-07e6-4ca7-ac96-ef014ced338e |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2365/1/6701.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2365/2/6701.pdf.txt https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2365/3/6701.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
674d693bc95eb5a2cf9d644412cc8696 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d37aec1a6a7c90e7f4036437a1805495 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813715518774837248 |