Variedades e variações linguísticas: relações com os anos iniciais do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Naara Fogaça Antunes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17918
Resumo: This study had the objective of conceptualizing what linguistic varieties and variations are, understanding the concepts that go through them and the characteristics of each type of variation, aiming at the possibility of teaching that values the student's culture and fighting against linguistic prejudice. After reaching this initial objective of conceptualization, the themes of linguistic variation and education were related, seeking a pedagogical view of the subject and understanding the need to recognizing the presence of variations in the classroom, and how this is relevant in official documents that govern Brazilian education through documentary research. From this incursion into a basic bibliography about the theme, we sought, through a brief survey with participant observation in an elementary school classroom, to observe the nuances of linguistic variation in this space, witnessing the children's relationships with the language they speak, with the teachers, and with the community that surrounds them. In the end, it was concluded that the subject of linguistic variations still has much to be investigated and discussed for there to be a real recognition of its existence beyond the standard norm, although this can be done when there is respect and understanding on the part of teachers through actions that contemplate the students' singularities.
id SCAR_fc845afb685ff6c9873357724098ea4d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/17918
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Campos, Naara Fogaça AntunesGatti, Márcio Antoniohttp://lattes.cnpq.br/0369563657842763https://orcid.org/0000-0001-9902-28562023-05-02T19:44:10Z2023-05-02T19:44:10Z2023-03-30CAMPOS, Naara Fogaça Antunes. Variedades e variações linguísticas: relações com os anos iniciais do Ensino Fundamental. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17918.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17918This study had the objective of conceptualizing what linguistic varieties and variations are, understanding the concepts that go through them and the characteristics of each type of variation, aiming at the possibility of teaching that values the student's culture and fighting against linguistic prejudice. After reaching this initial objective of conceptualization, the themes of linguistic variation and education were related, seeking a pedagogical view of the subject and understanding the need to recognizing the presence of variations in the classroom, and how this is relevant in official documents that govern Brazilian education through documentary research. From this incursion into a basic bibliography about the theme, we sought, through a brief survey with participant observation in an elementary school classroom, to observe the nuances of linguistic variation in this space, witnessing the children's relationships with the language they speak, with the teachers, and with the community that surrounds them. In the end, it was concluded that the subject of linguistic variations still has much to be investigated and discussed for there to be a real recognition of its existence beyond the standard norm, although this can be done when there is respect and understanding on the part of teachers through actions that contemplate the students' singularities.Este trabalho teve como objetivo conceituar o que são as variedades e as variações linguísticas, compreendendo os conceitos que as perpassam e as características de cada tipo de variação, visando a possibilidade de um ensino que valorize a cultura do aluno e combatendo o preconceito linguístico. Após alcançar este objetivo inicial de conceituação, relacionaram-se as temáticas da variação linguística e da educação, buscando uma visão pedagógica do assunto e entendendo a necessidade do reconhecimento da presença das variações na sala de aula, e como esta se faz relevante em documentos oficiais que regem a educação brasileira através de pesquisa documental. A partir desta incursão em uma bibliografia básica acerca da temática, busca-se através de uma breve pesquisa com observação participante em uma sala de Ensino Fundamental, observar as nuances da variação linguística neste espaço, presenciando as relações das crianças com a língua falada por elas, com os docentes e com a comunidade que as rodeia. Ao final, concluiu-se que o assunto das variações linguísticas ainda tem muito a ser investigado e discutido para que haja o real reconhecimento de sua existência para além da norma-padrão, embora isso possa ser realizado quando há respeito e compreensão por parte docente através ações que contemplem as singularidades dos alunos.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus SorocabaPedagogia - PedL-SoUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessVariação LinguísticaLinguistic VariationNorma PadrãoPreconceito LinguísticoEnsinoStandard NormLinguistic PrejudiceTeachingCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMVariedades e variações linguísticas: relações com os anos iniciais do Ensino FundamentalLinguistic varieties and variations: relations with the early years of Elementary Schoolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALTCC-Naara-versao_repositorio.pdfTCC-Naara-versao_repositorio.pdfapplication/pdf1052003https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17918/1/TCC-Naara-versao_repositorio.pdf9a3e68c80455a8f290b2f5048b92fc32MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8810https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17918/2/license_rdff337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aecMD52TEXTTCC-Naara-versao_repositorio.pdf.txtTCC-Naara-versao_repositorio.pdf.txtExtracted texttext/plain84101https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17918/3/TCC-Naara-versao_repositorio.pdf.txt89b347ee6f57e7a84b31fb0b5ac2b867MD53THUMBNAILTCC-Naara-versao_repositorio.pdf.jpgTCC-Naara-versao_repositorio.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5562https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17918/4/TCC-Naara-versao_repositorio.pdf.jpg7ee6de2a04a694c95a1e184fa0dedbbeMD54ufscar/179182023-05-03 03:21:05.475oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/17918Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-05-03T03:21:05Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Variedades e variações linguísticas: relações com os anos iniciais do Ensino Fundamental
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Linguistic varieties and variations: relations with the early years of Elementary School
title Variedades e variações linguísticas: relações com os anos iniciais do Ensino Fundamental
spellingShingle Variedades e variações linguísticas: relações com os anos iniciais do Ensino Fundamental
Campos, Naara Fogaça Antunes
Variação Linguística
Linguistic Variation
Norma Padrão
Preconceito Linguístico
Ensino
Standard Norm
Linguistic Prejudice
Teaching
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short Variedades e variações linguísticas: relações com os anos iniciais do Ensino Fundamental
title_full Variedades e variações linguísticas: relações com os anos iniciais do Ensino Fundamental
title_fullStr Variedades e variações linguísticas: relações com os anos iniciais do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Variedades e variações linguísticas: relações com os anos iniciais do Ensino Fundamental
title_sort Variedades e variações linguísticas: relações com os anos iniciais do Ensino Fundamental
author Campos, Naara Fogaça Antunes
author_facet Campos, Naara Fogaça Antunes
author_role author
dc.contributor.advisor1orcid.por.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-9902-2856
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Naara Fogaça Antunes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gatti, Márcio Antonio
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0369563657842763
contributor_str_mv Gatti, Márcio Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Variação Linguística
Linguistic Variation
Norma Padrão
Preconceito Linguístico
Ensino
topic Variação Linguística
Linguistic Variation
Norma Padrão
Preconceito Linguístico
Ensino
Standard Norm
Linguistic Prejudice
Teaching
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
dc.subject.eng.fl_str_mv Standard Norm
Linguistic Prejudice
Teaching
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description This study had the objective of conceptualizing what linguistic varieties and variations are, understanding the concepts that go through them and the characteristics of each type of variation, aiming at the possibility of teaching that values the student's culture and fighting against linguistic prejudice. After reaching this initial objective of conceptualization, the themes of linguistic variation and education were related, seeking a pedagogical view of the subject and understanding the need to recognizing the presence of variations in the classroom, and how this is relevant in official documents that govern Brazilian education through documentary research. From this incursion into a basic bibliography about the theme, we sought, through a brief survey with participant observation in an elementary school classroom, to observe the nuances of linguistic variation in this space, witnessing the children's relationships with the language they speak, with the teachers, and with the community that surrounds them. In the end, it was concluded that the subject of linguistic variations still has much to be investigated and discussed for there to be a real recognition of its existence beyond the standard norm, although this can be done when there is respect and understanding on the part of teachers through actions that contemplate the students' singularities.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-02T19:44:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-05-02T19:44:10Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-03-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CAMPOS, Naara Fogaça Antunes. Variedades e variações linguísticas: relações com os anos iniciais do Ensino Fundamental. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17918.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17918
identifier_str_mv CAMPOS, Naara Fogaça Antunes. Variedades e variações linguísticas: relações com os anos iniciais do Ensino Fundamental. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17918.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17918
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
Pedagogia - PedL-So
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
Pedagogia - PedL-So
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17918/1/TCC-Naara-versao_repositorio.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17918/2/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17918/3/TCC-Naara-versao_repositorio.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17918/4/TCC-Naara-versao_repositorio.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9a3e68c80455a8f290b2f5048b92fc32
f337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aec
89b347ee6f57e7a84b31fb0b5ac2b867
7ee6de2a04a694c95a1e184fa0dedbbe
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766887713849475072