Livros didáticos e apostilas: o currículo de matemática e a dualidade do ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19477 https://www.scielo.br/j/bolema/a/8fBPc8sh4qh3KGZXstJdsLv/abstract/?lang=pt# |
Resumo: | Neste artigo apresentaremos os resultados de uma pesquisa que tem como objetivo comparar apostilas e livros didáticos de Matemática do Ensino Médio, enfocando, a partir da teoria crítica de currículo (SILVA, 2011), conteúdos, sequências e objetivos de ensino expressos nestes materiais. Coloca-se como hipótese a dualidade do Ensino Médio no Brasil, propedêutico ou profissional, a qual estará expressa também no material didático. As análises revelaram que, apesar do livro didático aparentemente possuir a estrutura e abordagem de conteúdo diferentes das apostilas, os materiais se assemelham nos conteúdos, na sequência deles e na organização disciplinar, o que indica que as novas tendências do ensino, preconizadas no PCN e PNLD-EM, estão superficialmente expressas nos livros didáticos. A hipótese da dualidade se confirma pelo excesso de exercícios nas apostilas, recorrentes “chamadas” e referências a vestibulares, o que remete a um tipo de condicionamento. |
id |
SCAR_ffb2a2cae1ae5d05a674b19900451bd1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/19477 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Fonseca, Aline GermanoVilela, Denise Silvahttp://lattes.cnpq.br/8155152145332951http://lattes.cnpq.br/4688805153426529https://orcid.org/0000-0003-2973-1301https://orcid.org/0000-0001-7129-6812Rio Claro2024-02-23T18:00:10Z2024-02-23T18:00:10Z2014-04FONSECA, Aline Germano; VILELA, Denise Silva. Livros didáticos e apostilas: o currículo de matemática e a dualidade do ensino médio. Revista Bolema: Boletim de Educação Matematica, Rio Claro, v. 28, n. 49, p. 557-579, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19477.1980-4415https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19477https://www.scielo.br/j/bolema/a/8fBPc8sh4qh3KGZXstJdsLv/abstract/?lang=pt#Neste artigo apresentaremos os resultados de uma pesquisa que tem como objetivo comparar apostilas e livros didáticos de Matemática do Ensino Médio, enfocando, a partir da teoria crítica de currículo (SILVA, 2011), conteúdos, sequências e objetivos de ensino expressos nestes materiais. Coloca-se como hipótese a dualidade do Ensino Médio no Brasil, propedêutico ou profissional, a qual estará expressa também no material didático. As análises revelaram que, apesar do livro didático aparentemente possuir a estrutura e abordagem de conteúdo diferentes das apostilas, os materiais se assemelham nos conteúdos, na sequência deles e na organização disciplinar, o que indica que as novas tendências do ensino, preconizadas no PCN e PNLD-EM, estão superficialmente expressas nos livros didáticos. A hipótese da dualidade se confirma pelo excesso de exercícios nas apostilas, recorrentes “chamadas” e referências a vestibulares, o que remete a um tipo de condicionamento.In this paper we present the results of an analysis that compared high school textbooks and workbooks, emphasizing the critical curricular theories (SILVA, 2011) and the teaching objectives expressed in these materials. Our hypothesis is the High School ambiguity in Brazil, propaedeutic or professional, which would also be expressed in the learning materials. Although, apparently, both materials have different structures and content approaches, the analysis pointed out several similarities in the presented contents, in the sequence and in the disciplinary organization. These similarities indicate that the new teaching proposals suggested by the PCN and PNLD-EM are being superficially adopted by the textbooks. The initial hypothesis confirms itself by the excess of exercises in the workbooks and the constant reference to college’s admission examinations that suggests a type of conditioning procedureNão recebi financiamento557-579porUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEUFSCarCentro de Educação e Ciências Humanas - CECHRevista Bolema: Boletim de Educação MatematicaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessLivros DidáticosApostilasCurrículo de matemáticaEnsino propedêutico ou profissionalTextbooks“Booklets”Mathematics curriculumPropaedeutic or professional teachingCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAOLivros didáticos e apostilas: o currículo de matemática e a dualidade do ensino médioTextbooks and workbooks: the mathematics curriculum and the igh schools ambiguityinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article2849reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALLivros Didaticos e Apostilas- o curriculo de matematica e a dualidade do ensino medio.pdfLivros Didaticos e Apostilas- o curriculo de matematica e a dualidade do ensino medio.pdfapplication/pdf346016https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19477/1/Livros%20Didaticos%20e%20Apostilas-%20o%20curriculo%20de%20matematica%20e%20a%20dualidade%20do%20ensino%20medio.pdf20ad729afe6a3de801b9cb9db979be96MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8810https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19477/2/license_rdff337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aecMD52TEXTLivros Didaticos e Apostilas- o curriculo de matematica e a dualidade do ensino medio.pdf.txtLivros Didaticos e Apostilas- o curriculo de matematica e a dualidade do ensino medio.pdf.txtExtracted texttext/plain67403https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19477/3/Livros%20Didaticos%20e%20Apostilas-%20o%20curriculo%20de%20matematica%20e%20a%20dualidade%20do%20ensino%20medio.pdf.txt9a89cda1c3139f6ce0358670f18fd018MD53ufscar/194772024-05-14 17:34:56.528oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/19477Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222024-05-14T17:34:56Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Livros didáticos e apostilas: o currículo de matemática e a dualidade do ensino médio |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Textbooks and workbooks: the mathematics curriculum and the igh schools ambiguity |
title |
Livros didáticos e apostilas: o currículo de matemática e a dualidade do ensino médio |
spellingShingle |
Livros didáticos e apostilas: o currículo de matemática e a dualidade do ensino médio Fonseca, Aline Germano Livros Didáticos Apostilas Currículo de matemática Ensino propedêutico ou profissional Textbooks “Booklets” Mathematics curriculum Propaedeutic or professional teaching CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO |
title_short |
Livros didáticos e apostilas: o currículo de matemática e a dualidade do ensino médio |
title_full |
Livros didáticos e apostilas: o currículo de matemática e a dualidade do ensino médio |
title_fullStr |
Livros didáticos e apostilas: o currículo de matemática e a dualidade do ensino médio |
title_full_unstemmed |
Livros didáticos e apostilas: o currículo de matemática e a dualidade do ensino médio |
title_sort |
Livros didáticos e apostilas: o currículo de matemática e a dualidade do ensino médio |
author |
Fonseca, Aline Germano |
author_facet |
Fonseca, Aline Germano Vilela, Denise Silva |
author_role |
author |
author2 |
Vilela, Denise Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8155152145332951 http://lattes.cnpq.br/4688805153426529 |
dc.contributor.authororcid.por.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-2973-1301 https://orcid.org/0000-0001-7129-6812 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Aline Germano Vilela, Denise Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livros Didáticos Apostilas Currículo de matemática Ensino propedêutico ou profissional |
topic |
Livros Didáticos Apostilas Currículo de matemática Ensino propedêutico ou profissional Textbooks “Booklets” Mathematics curriculum Propaedeutic or professional teaching CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Textbooks “Booklets” Mathematics curriculum Propaedeutic or professional teaching |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO |
description |
Neste artigo apresentaremos os resultados de uma pesquisa que tem como objetivo comparar apostilas e livros didáticos de Matemática do Ensino Médio, enfocando, a partir da teoria crítica de currículo (SILVA, 2011), conteúdos, sequências e objetivos de ensino expressos nestes materiais. Coloca-se como hipótese a dualidade do Ensino Médio no Brasil, propedêutico ou profissional, a qual estará expressa também no material didático. As análises revelaram que, apesar do livro didático aparentemente possuir a estrutura e abordagem de conteúdo diferentes das apostilas, os materiais se assemelham nos conteúdos, na sequência deles e na organização disciplinar, o que indica que as novas tendências do ensino, preconizadas no PCN e PNLD-EM, estão superficialmente expressas nos livros didáticos. A hipótese da dualidade se confirma pelo excesso de exercícios nas apostilas, recorrentes “chamadas” e referências a vestibulares, o que remete a um tipo de condicionamento. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-02-23T18:00:10Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-02-23T18:00:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FONSECA, Aline Germano; VILELA, Denise Silva. Livros didáticos e apostilas: o currículo de matemática e a dualidade do ensino médio. Revista Bolema: Boletim de Educação Matematica, Rio Claro, v. 28, n. 49, p. 557-579, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19477. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19477 |
dc.identifier.issn.por.fl_str_mv |
1980-4415 |
dc.identifier.url.por.fl_str_mv |
https://www.scielo.br/j/bolema/a/8fBPc8sh4qh3KGZXstJdsLv/abstract/?lang=pt# |
identifier_str_mv |
FONSECA, Aline Germano; VILELA, Denise Silva. Livros didáticos e apostilas: o currículo de matemática e a dualidade do ensino médio. Revista Bolema: Boletim de Educação Matematica, Rio Claro, v. 28, n. 49, p. 557-579, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19477. 1980-4415 |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19477 https://www.scielo.br/j/bolema/a/8fBPc8sh4qh3KGZXstJdsLv/abstract/?lang=pt# |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.por.fl_str_mv |
Revista Bolema: Boletim de Educação Matematica |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
557-579 |
dc.coverage.spatial.por.fl_str_mv |
Rio Claro |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus São Carlos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Educação e Ciências Humanas - CECH |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19477/1/Livros%20Didaticos%20e%20Apostilas-%20o%20curriculo%20de%20matematica%20e%20a%20dualidade%20do%20ensino%20medio.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19477/2/license_rdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19477/3/Livros%20Didaticos%20e%20Apostilas-%20o%20curriculo%20de%20matematica%20e%20a%20dualidade%20do%20ensino%20medio.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
20ad729afe6a3de801b9cb9db979be96 f337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aec 9a89cda1c3139f6ce0358670f18fd018 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813715676106326016 |