Livros didáticos e apostilas: o currículo de matemática e a dualidade do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Aline Germano
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Vilela, Denise Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19477
https://www.scielo.br/j/bolema/a/8fBPc8sh4qh3KGZXstJdsLv/abstract/?lang=pt#
Resumo: Neste artigo apresentaremos os resultados de uma pesquisa que tem como objetivo comparar apostilas e livros didáticos de Matemática do Ensino Médio, enfocando, a partir da teoria crítica de currículo (SILVA, 2011), conteúdos, sequências e objetivos de ensino expressos nestes materiais. Coloca-se como hipótese a dualidade do Ensino Médio no Brasil, propedêutico ou profissional, a qual estará expressa também no material didático. As análises revelaram que, apesar do livro didático aparentemente possuir a estrutura e abordagem de conteúdo diferentes das apostilas, os materiais se assemelham nos conteúdos, na sequência deles e na organização disciplinar, o que indica que as novas tendências do ensino, preconizadas no PCN e PNLD-EM, estão superficialmente expressas nos livros didáticos. A hipótese da dualidade se confirma pelo excesso de exercícios nas apostilas, recorrentes “chamadas” e referências a vestibulares, o que remete a um tipo de condicionamento.
id SCAR_ffb2a2cae1ae5d05a674b19900451bd1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/19477
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Fonseca, Aline GermanoVilela, Denise Silvahttp://lattes.cnpq.br/8155152145332951http://lattes.cnpq.br/4688805153426529https://orcid.org/0000-0003-2973-1301https://orcid.org/0000-0001-7129-6812Rio Claro2024-02-23T18:00:10Z2024-02-23T18:00:10Z2014-04FONSECA, Aline Germano; VILELA, Denise Silva. Livros didáticos e apostilas: o currículo de matemática e a dualidade do ensino médio. Revista Bolema: Boletim de Educação Matematica, Rio Claro, v. 28, n. 49, p. 557-579, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19477.1980-4415https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19477https://www.scielo.br/j/bolema/a/8fBPc8sh4qh3KGZXstJdsLv/abstract/?lang=pt#Neste artigo apresentaremos os resultados de uma pesquisa que tem como objetivo comparar apostilas e livros didáticos de Matemática do Ensino Médio, enfocando, a partir da teoria crítica de currículo (SILVA, 2011), conteúdos, sequências e objetivos de ensino expressos nestes materiais. Coloca-se como hipótese a dualidade do Ensino Médio no Brasil, propedêutico ou profissional, a qual estará expressa também no material didático. As análises revelaram que, apesar do livro didático aparentemente possuir a estrutura e abordagem de conteúdo diferentes das apostilas, os materiais se assemelham nos conteúdos, na sequência deles e na organização disciplinar, o que indica que as novas tendências do ensino, preconizadas no PCN e PNLD-EM, estão superficialmente expressas nos livros didáticos. A hipótese da dualidade se confirma pelo excesso de exercícios nas apostilas, recorrentes “chamadas” e referências a vestibulares, o que remete a um tipo de condicionamento.In this paper we present the results of an analysis that compared high school textbooks and workbooks, emphasizing the critical curricular theories (SILVA, 2011) and the teaching objectives expressed in these materials. Our hypothesis is the High School ambiguity in Brazil, propaedeutic or professional, which would also be expressed in the learning materials. Although, apparently, both materials have different structures and content approaches, the analysis pointed out several similarities in the presented contents, in the sequence and in the disciplinary organization. These similarities indicate that the new teaching proposals suggested by the PCN and PNLD-EM are being superficially adopted by the textbooks. The initial hypothesis confirms itself by the excess of exercises in the workbooks and the constant reference to college’s admission examinations that suggests a type of conditioning procedureNão recebi financiamento557-579porUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEUFSCarCentro de Educação e Ciências Humanas - CECHRevista Bolema: Boletim de Educação MatematicaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessLivros DidáticosApostilasCurrículo de matemáticaEnsino propedêutico ou profissionalTextbooks“Booklets”Mathematics curriculumPropaedeutic or professional teachingCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAOLivros didáticos e apostilas: o currículo de matemática e a dualidade do ensino médioTextbooks and workbooks: the mathematics curriculum and the igh schools ambiguityinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article2849reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALLivros Didaticos e Apostilas- o curriculo de matematica e a dualidade do ensino medio.pdfLivros Didaticos e Apostilas- o curriculo de matematica e a dualidade do ensino medio.pdfapplication/pdf346016https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19477/1/Livros%20Didaticos%20e%20Apostilas-%20o%20curriculo%20de%20matematica%20e%20a%20dualidade%20do%20ensino%20medio.pdf20ad729afe6a3de801b9cb9db979be96MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8810https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19477/2/license_rdff337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aecMD52TEXTLivros Didaticos e Apostilas- o curriculo de matematica e a dualidade do ensino medio.pdf.txtLivros Didaticos e Apostilas- o curriculo de matematica e a dualidade do ensino medio.pdf.txtExtracted texttext/plain67403https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19477/3/Livros%20Didaticos%20e%20Apostilas-%20o%20curriculo%20de%20matematica%20e%20a%20dualidade%20do%20ensino%20medio.pdf.txt9a89cda1c3139f6ce0358670f18fd018MD53ufscar/194772024-05-14 17:34:56.528oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/19477Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222024-05-14T17:34:56Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Livros didáticos e apostilas: o currículo de matemática e a dualidade do ensino médio
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Textbooks and workbooks: the mathematics curriculum and the igh schools ambiguity
title Livros didáticos e apostilas: o currículo de matemática e a dualidade do ensino médio
spellingShingle Livros didáticos e apostilas: o currículo de matemática e a dualidade do ensino médio
Fonseca, Aline Germano
Livros Didáticos
Apostilas
Currículo de matemática
Ensino propedêutico ou profissional
Textbooks
“Booklets”
Mathematics curriculum
Propaedeutic or professional teaching
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO
title_short Livros didáticos e apostilas: o currículo de matemática e a dualidade do ensino médio
title_full Livros didáticos e apostilas: o currículo de matemática e a dualidade do ensino médio
title_fullStr Livros didáticos e apostilas: o currículo de matemática e a dualidade do ensino médio
title_full_unstemmed Livros didáticos e apostilas: o currículo de matemática e a dualidade do ensino médio
title_sort Livros didáticos e apostilas: o currículo de matemática e a dualidade do ensino médio
author Fonseca, Aline Germano
author_facet Fonseca, Aline Germano
Vilela, Denise Silva
author_role author
author2 Vilela, Denise Silva
author2_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8155152145332951
http://lattes.cnpq.br/4688805153426529
dc.contributor.authororcid.por.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-2973-1301
https://orcid.org/0000-0001-7129-6812
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Aline Germano
Vilela, Denise Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Livros Didáticos
Apostilas
Currículo de matemática
Ensino propedêutico ou profissional
topic Livros Didáticos
Apostilas
Currículo de matemática
Ensino propedêutico ou profissional
Textbooks
“Booklets”
Mathematics curriculum
Propaedeutic or professional teaching
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Textbooks
“Booklets”
Mathematics curriculum
Propaedeutic or professional teaching
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO
description Neste artigo apresentaremos os resultados de uma pesquisa que tem como objetivo comparar apostilas e livros didáticos de Matemática do Ensino Médio, enfocando, a partir da teoria crítica de currículo (SILVA, 2011), conteúdos, sequências e objetivos de ensino expressos nestes materiais. Coloca-se como hipótese a dualidade do Ensino Médio no Brasil, propedêutico ou profissional, a qual estará expressa também no material didático. As análises revelaram que, apesar do livro didático aparentemente possuir a estrutura e abordagem de conteúdo diferentes das apostilas, os materiais se assemelham nos conteúdos, na sequência deles e na organização disciplinar, o que indica que as novas tendências do ensino, preconizadas no PCN e PNLD-EM, estão superficialmente expressas nos livros didáticos. A hipótese da dualidade se confirma pelo excesso de exercícios nas apostilas, recorrentes “chamadas” e referências a vestibulares, o que remete a um tipo de condicionamento.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-23T18:00:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-02-23T18:00:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FONSECA, Aline Germano; VILELA, Denise Silva. Livros didáticos e apostilas: o currículo de matemática e a dualidade do ensino médio. Revista Bolema: Boletim de Educação Matematica, Rio Claro, v. 28, n. 49, p. 557-579, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19477.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19477
dc.identifier.issn.por.fl_str_mv 1980-4415
dc.identifier.url.por.fl_str_mv https://www.scielo.br/j/bolema/a/8fBPc8sh4qh3KGZXstJdsLv/abstract/?lang=pt#
identifier_str_mv FONSECA, Aline Germano; VILELA, Denise Silva. Livros didáticos e apostilas: o currículo de matemática e a dualidade do ensino médio. Revista Bolema: Boletim de Educação Matematica, Rio Claro, v. 28, n. 49, p. 557-579, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19477.
1980-4415
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19477
https://www.scielo.br/j/bolema/a/8fBPc8sh4qh3KGZXstJdsLv/abstract/?lang=pt#
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.por.fl_str_mv Revista Bolema: Boletim de Educação Matematica
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 557-579
dc.coverage.spatial.por.fl_str_mv Rio Claro
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Ciências Humanas - CECH
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19477/1/Livros%20Didaticos%20e%20Apostilas-%20o%20curriculo%20de%20matematica%20e%20a%20dualidade%20do%20ensino%20medio.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19477/2/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19477/3/Livros%20Didaticos%20e%20Apostilas-%20o%20curriculo%20de%20matematica%20e%20a%20dualidade%20do%20ensino%20medio.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 20ad729afe6a3de801b9cb9db979be96
f337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aec
9a89cda1c3139f6ce0358670f18fd018
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813715676106326016