EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: CONSTRUINDO UM CURRÍCULO TRANSVERSAL COM BASE EM TEMAS GERADORES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | preprint |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | SciELO Preprints |
Texto Completo: | https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/2802 |
Resumo: | O presente estudo objetivou constituir, a partir dos temas geradores, redes temáticas que possibilitassem a organização transversal da educação financeira no currículo do curso técnico em informática integrado ao ensino médio do Campus Sena Madureira, no Instituto Federal do Acre (IFAC). Para obter os temas geradores e a constituir a rede temática, foram adotados os procedimentos metodológico da dinâmica de abordagem temática freiriana. A amplitude de envolvimento disciplinar denotou haver traços de correlação harmônica entre os temas geradores e a educação financeira como eixo temático escolar transversal, o que ampliou a possibilidade de oferta da educação financeira sob perspectivas dialógicas, problematizadoras e crítico-transformadoras. A partir da investigação dos temas geradores, organizou-se uma rede temática que viabilizou a inserção transversal da educação financeira no currículo do ensino médio integrado, configurando-se sob uma perspectiva crítico-reflexiva, a partir da ótica de ensino multidisciplinar e transversal. Os conteúdos propostos pela redução temática ofereceram potencial e importante aporte à elaboração e implementação de projetos integradores, já que estes são articuladores dos diferentes campos do conhecimento. Por fim, validou-se a dinâmica de abordagem temática freiriana como um método adequado à inserção transversal da educação financeira sob uma perspectiva crítico-transformadora, a partir da qual se torna possível realizar uma formação escolar que tenha por base os princípios omnilaterais, unitários e politécnicos. |
id |
SCI-1_4e8502b4f28a3b9a393bed52fc5236bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ops.preprints.scielo.org:preprint/2802 |
network_acronym_str |
SCI-1 |
network_name_str |
SciELO Preprints |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: CONSTRUINDO UM CURRÍCULO TRANSVERSAL COM BASE EM TEMAS GERADORESLA EDUCACIÓN FINANCIERA EN LA ESCUELA SECUNDARIA INTEGRADA: CONSTRUYENDO UN CURRÍCULO TRANSVERSAL BASADO EN TEMAS GENERALESEDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: CONSTRUINDO UM CURRÍCULO TRANSVERSAL COM BASE EM TEMAS GERADORESFinancial educationIntegrated high schoolFreirian thematic approachTransversalityFinancial educationIntegrated high schoolFreirian thematic approachTransversalityO presente estudo objetivou constituir, a partir dos temas geradores, redes temáticas que possibilitassem a organização transversal da educação financeira no currículo do curso técnico em informática integrado ao ensino médio do Campus Sena Madureira, no Instituto Federal do Acre (IFAC). Para obter os temas geradores e a constituir a rede temática, foram adotados os procedimentos metodológico da dinâmica de abordagem temática freiriana. A amplitude de envolvimento disciplinar denotou haver traços de correlação harmônica entre os temas geradores e a educação financeira como eixo temático escolar transversal, o que ampliou a possibilidade de oferta da educação financeira sob perspectivas dialógicas, problematizadoras e crítico-transformadoras. A partir da investigação dos temas geradores, organizou-se uma rede temática que viabilizou a inserção transversal da educação financeira no currículo do ensino médio integrado, configurando-se sob uma perspectiva crítico-reflexiva, a partir da ótica de ensino multidisciplinar e transversal. Os conteúdos propostos pela redução temática ofereceram potencial e importante aporte à elaboração e implementação de projetos integradores, já que estes são articuladores dos diferentes campos do conhecimento. Por fim, validou-se a dinâmica de abordagem temática freiriana como um método adequado à inserção transversal da educação financeira sob uma perspectiva crítico-transformadora, a partir da qual se torna possível realizar uma formação escolar que tenha por base os princípios omnilaterais, unitários e politécnicos.El presente estudio tuvo como objetivo establecer, a partir de los temas generadores, redes temáticas que permitan una organización transversal de la educación financiera en el plan de estudios del curso técnico en tecnologías de la información integrado con la educación secundaria en el Campus Sena Madureira, en el Instituto Federal de Acre ( IFAC). Para obtener los temas generativos y una constitución de la red temática, se adoptaron los procedimientos metodológicos de la dinámica del enfoque temático freiriano. La amplitud de la implicación disciplinar denotó que existían rastros de correlación armónica entre los temas generadores y la educación financiera como eje temático transversal de la escuela, lo que amplió la posibilidad de ofrecer educación financiera bajo perspectivas dialógicas, problematizadoras y crítico-transformadoras. A partir de la investigación de los temas generativos, se organizó una red temática que posibilitó la inserción transversal de la educación financiera en el currículo integrado de bachillerato, configurándose bajo una perspectiva crítico-reflexiva, desde la perspectiva de la docencia multidisciplinar y transversal. Los contenidos propuestos por la reducción temática ofrecieron un potencial e importante aporte para la ejecución e implementación de proyectos integradores, ya que estos son articuladores de diferentes campos del conocimiento. Finalmente, se validó la dinámica del enfoque temático de Freire como un método adecuado para la inserción transversal de la educación financiera desde una perspectiva crítica-transformadora, desde la cual se hace posible realizar una educación escolar basada en principios, unidades y politécnicos omnilaterales.O presente estudo objetivou constituir, a partir dos temas geradores, redes temáticas que possibilitassem a organização transversal da educação financeira no currículo do curso técnico em informática integrado ao ensino médio do Campus Sena Madureira, no Instituto Federal do Acre (IFAC). Para obter os temas geradores e a constituir a rede temática, foram adotados os procedimentos metodológico da dinâmica de abordagem temática freiriana. A amplitude de envolvimento disciplinar denotou haver traços de correlação harmônica entre os temas geradores e a educação financeira como eixo temático escolar transversal, o que ampliou a possibilidade de oferta da educação financeira sob perspectivas dialógicas, problematizadoras e crítico-transformadoras. A partir da investigação dos temas geradores, organizou-se uma rede temática que viabilizou a inserção transversal da educação financeira no currículo do ensino médio integrado, configurando-se sob uma perspectiva crítico-reflexiva, a partir da ótica de ensino multidisciplinar e transversal. Os conteúdos propostos pela redução temática ofereceram potencial e importante aporte à elaboração e implementação de projetos integradores, já que estes são articuladores dos diferentes campos do conhecimento. Por fim, validou-se a dinâmica de abordagem temática freiriana como um método adequado à inserção transversal da educação financeira sob uma perspectiva crítico-transformadora, a partir da qual se torna possível realizar uma formação escolar que tenha por base os princípios omnilaterais, unitários e politécnicos.SciELO PreprintsSciELO PreprintsSciELO Preprints2021-08-20info:eu-repo/semantics/preprintinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/280210.1590/SciELOPreprints.2802enghttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/article/view/2802/4922Copyright (c) 2021 Richarles de Araújo Sousa, Mário Sérgio Pedroza Lobão, Renata Gomes de Abreu Freitashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Richarles de AraújoLobão, Mário Sérgio PedrozaFreitas, Renata Gomes de Abreureponame:SciELO Preprintsinstname:SciELOinstacron:SCI2021-08-13T21:27:16Zoai:ops.preprints.scielo.org:preprint/2802Servidor de preprintshttps://preprints.scielo.org/index.php/scieloONGhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/oaiscielo.submission@scielo.orgopendoar:2021-08-13T21:27:16SciELO Preprints - SciELOfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: CONSTRUINDO UM CURRÍCULO TRANSVERSAL COM BASE EM TEMAS GERADORES LA EDUCACIÓN FINANCIERA EN LA ESCUELA SECUNDARIA INTEGRADA: CONSTRUYENDO UN CURRÍCULO TRANSVERSAL BASADO EN TEMAS GENERALES EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: CONSTRUINDO UM CURRÍCULO TRANSVERSAL COM BASE EM TEMAS GERADORES |
title |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: CONSTRUINDO UM CURRÍCULO TRANSVERSAL COM BASE EM TEMAS GERADORES |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: CONSTRUINDO UM CURRÍCULO TRANSVERSAL COM BASE EM TEMAS GERADORES Sousa, Richarles de Araújo Financial education Integrated high school Freirian thematic approach Transversality Financial education Integrated high school Freirian thematic approach Transversality |
title_short |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: CONSTRUINDO UM CURRÍCULO TRANSVERSAL COM BASE EM TEMAS GERADORES |
title_full |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: CONSTRUINDO UM CURRÍCULO TRANSVERSAL COM BASE EM TEMAS GERADORES |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: CONSTRUINDO UM CURRÍCULO TRANSVERSAL COM BASE EM TEMAS GERADORES |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: CONSTRUINDO UM CURRÍCULO TRANSVERSAL COM BASE EM TEMAS GERADORES |
title_sort |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: CONSTRUINDO UM CURRÍCULO TRANSVERSAL COM BASE EM TEMAS GERADORES |
author |
Sousa, Richarles de Araújo |
author_facet |
Sousa, Richarles de Araújo Lobão, Mário Sérgio Pedroza Freitas, Renata Gomes de Abreu |
author_role |
author |
author2 |
Lobão, Mário Sérgio Pedroza Freitas, Renata Gomes de Abreu |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Richarles de Araújo Lobão, Mário Sérgio Pedroza Freitas, Renata Gomes de Abreu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Financial education Integrated high school Freirian thematic approach Transversality Financial education Integrated high school Freirian thematic approach Transversality |
topic |
Financial education Integrated high school Freirian thematic approach Transversality Financial education Integrated high school Freirian thematic approach Transversality |
description |
O presente estudo objetivou constituir, a partir dos temas geradores, redes temáticas que possibilitassem a organização transversal da educação financeira no currículo do curso técnico em informática integrado ao ensino médio do Campus Sena Madureira, no Instituto Federal do Acre (IFAC). Para obter os temas geradores e a constituir a rede temática, foram adotados os procedimentos metodológico da dinâmica de abordagem temática freiriana. A amplitude de envolvimento disciplinar denotou haver traços de correlação harmônica entre os temas geradores e a educação financeira como eixo temático escolar transversal, o que ampliou a possibilidade de oferta da educação financeira sob perspectivas dialógicas, problematizadoras e crítico-transformadoras. A partir da investigação dos temas geradores, organizou-se uma rede temática que viabilizou a inserção transversal da educação financeira no currículo do ensino médio integrado, configurando-se sob uma perspectiva crítico-reflexiva, a partir da ótica de ensino multidisciplinar e transversal. Os conteúdos propostos pela redução temática ofereceram potencial e importante aporte à elaboração e implementação de projetos integradores, já que estes são articuladores dos diferentes campos do conhecimento. Por fim, validou-se a dinâmica de abordagem temática freiriana como um método adequado à inserção transversal da educação financeira sob uma perspectiva crítico-transformadora, a partir da qual se torna possível realizar uma formação escolar que tenha por base os princípios omnilaterais, unitários e politécnicos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/preprint info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
preprint |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/2802 10.1590/SciELOPreprints.2802 |
url |
https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/2802 |
identifier_str_mv |
10.1590/SciELOPreprints.2802 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/article/view/2802/4922 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
SciELO Preprints SciELO Preprints SciELO Preprints |
publisher.none.fl_str_mv |
SciELO Preprints SciELO Preprints SciELO Preprints |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:SciELO Preprints instname:SciELO instacron:SCI |
instname_str |
SciELO |
instacron_str |
SCI |
institution |
SCI |
reponame_str |
SciELO Preprints |
collection |
SciELO Preprints |
repository.name.fl_str_mv |
SciELO Preprints - SciELO |
repository.mail.fl_str_mv |
scielo.submission@scielo.org |
_version_ |
1797047824339173376 |