EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: CONSTRUINDO UM CURRÍCULO TRANSVERSAL COM BASE EM TEMAS GERADORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Richarles de Araújo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lobão, Mário Sérgio Pedroza, Freitas, Renata Gomes de Abreu
Tipo de documento: preprint
Idioma: eng
Título da fonte: SciELO Preprints
Texto Completo: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/2802
Resumo: O presente estudo objetivou constituir, a partir dos temas geradores, redes temáticas que possibilitassem a organização transversal da educação financeira no currículo do curso técnico em informática integrado ao ensino médio do Campus Sena Madureira, no Instituto Federal do Acre (IFAC). Para obter os temas geradores e a constituir a rede temática, foram adotados os procedimentos metodológico da dinâmica de abordagem temática freiriana. A amplitude de envolvimento disciplinar denotou haver traços de correlação harmônica entre os temas geradores e a educação financeira como eixo temático escolar transversal, o que ampliou a possibilidade de oferta da educação financeira sob perspectivas dialógicas, problematizadoras e crítico-transformadoras. A partir da investigação dos temas geradores, organizou-se uma rede temática que viabilizou a inserção transversal da educação financeira no currículo do ensino médio integrado, configurando-se sob uma perspectiva crítico-reflexiva, a partir da ótica de ensino multidisciplinar e transversal. Os conteúdos propostos pela redução temática ofereceram potencial e importante aporte à elaboração e implementação de projetos integradores, já que estes são articuladores dos diferentes campos do conhecimento. Por fim, validou-se a dinâmica de abordagem temática freiriana como um método adequado à inserção transversal da educação financeira sob uma perspectiva crítico-transformadora, a partir da qual se torna possível realizar uma formação escolar que tenha por base os princípios omnilaterais, unitários e politécnicos.
id SCI-1_4e8502b4f28a3b9a393bed52fc5236bd
oai_identifier_str oai:ops.preprints.scielo.org:preprint/2802
network_acronym_str SCI-1
network_name_str SciELO Preprints
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: CONSTRUINDO UM CURRÍCULO TRANSVERSAL COM BASE EM TEMAS GERADORESLA EDUCACIÓN FINANCIERA EN LA ESCUELA SECUNDARIA INTEGRADA: CONSTRUYENDO UN CURRÍCULO TRANSVERSAL BASADO EN TEMAS GENERALESEDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: CONSTRUINDO UM CURRÍCULO TRANSVERSAL COM BASE EM TEMAS GERADORESFinancial educationIntegrated high schoolFreirian thematic approachTransversalityFinancial educationIntegrated high schoolFreirian thematic approachTransversalityO presente estudo objetivou constituir, a partir dos temas geradores, redes temáticas que possibilitassem a organização transversal da educação financeira no currículo do curso técnico em informática integrado ao ensino médio do Campus Sena Madureira, no Instituto Federal do Acre (IFAC). Para obter os temas geradores e a constituir a rede temática, foram adotados os procedimentos metodológico da dinâmica de abordagem temática freiriana. A amplitude de envolvimento disciplinar denotou haver traços de correlação harmônica entre os temas geradores e a educação financeira como eixo temático escolar transversal, o que ampliou a possibilidade de oferta da educação financeira sob perspectivas dialógicas, problematizadoras e crítico-transformadoras. A partir da investigação dos temas geradores, organizou-se uma rede temática que viabilizou a inserção transversal da educação financeira no currículo do ensino médio integrado, configurando-se sob uma perspectiva crítico-reflexiva, a partir da ótica de ensino multidisciplinar e transversal. Os conteúdos propostos pela redução temática ofereceram potencial e importante aporte à elaboração e implementação de projetos integradores, já que estes são articuladores dos diferentes campos do conhecimento. Por fim, validou-se a dinâmica de abordagem temática freiriana como um método adequado à inserção transversal da educação financeira sob uma perspectiva crítico-transformadora, a partir da qual se torna possível realizar uma formação escolar que tenha por base os princípios omnilaterais, unitários e politécnicos.El presente estudio tuvo como objetivo establecer, a partir de los temas generadores, redes temáticas que permitan una organización transversal de la educación financiera en el plan de estudios del curso técnico en tecnologías de la información integrado con la educación secundaria en el Campus Sena Madureira, en el Instituto Federal de Acre ( IFAC). Para obtener los temas generativos y una constitución de la red temática, se adoptaron los procedimientos metodológicos de la dinámica del enfoque temático freiriano. La amplitud de la implicación disciplinar denotó que existían rastros de correlación armónica entre los temas generadores y la educación financiera como eje temático transversal de la escuela, lo que amplió la posibilidad de ofrecer educación financiera bajo perspectivas dialógicas, problematizadoras y crítico-transformadoras. A partir de la investigación de los temas generativos, se organizó una red temática que posibilitó la inserción transversal de la educación financiera en el currículo integrado de bachillerato, configurándose bajo una perspectiva crítico-reflexiva, desde la perspectiva de la docencia multidisciplinar y transversal. Los contenidos propuestos por la reducción temática ofrecieron un potencial e importante aporte para la ejecución e implementación de proyectos integradores, ya que estos son articuladores de diferentes campos del conocimiento. Finalmente, se validó la dinámica del enfoque temático de Freire como un método adecuado para la inserción transversal de la educación financiera desde una perspectiva crítica-transformadora, desde la cual se hace posible realizar una educación escolar basada en principios, unidades y politécnicos omnilaterales.O presente estudo objetivou constituir, a partir dos temas geradores, redes temáticas que possibilitassem a organização transversal da educação financeira no currículo do curso técnico em informática integrado ao ensino médio do Campus Sena Madureira, no Instituto Federal do Acre (IFAC). Para obter os temas geradores e a constituir a rede temática, foram adotados os procedimentos metodológico da dinâmica de abordagem temática freiriana. A amplitude de envolvimento disciplinar denotou haver traços de correlação harmônica entre os temas geradores e a educação financeira como eixo temático escolar transversal, o que ampliou a possibilidade de oferta da educação financeira sob perspectivas dialógicas, problematizadoras e crítico-transformadoras. A partir da investigação dos temas geradores, organizou-se uma rede temática que viabilizou a inserção transversal da educação financeira no currículo do ensino médio integrado, configurando-se sob uma perspectiva crítico-reflexiva, a partir da ótica de ensino multidisciplinar e transversal. Os conteúdos propostos pela redução temática ofereceram potencial e importante aporte à elaboração e implementação de projetos integradores, já que estes são articuladores dos diferentes campos do conhecimento. Por fim, validou-se a dinâmica de abordagem temática freiriana como um método adequado à inserção transversal da educação financeira sob uma perspectiva crítico-transformadora, a partir da qual se torna possível realizar uma formação escolar que tenha por base os princípios omnilaterais, unitários e politécnicos.SciELO PreprintsSciELO PreprintsSciELO Preprints2021-08-20info:eu-repo/semantics/preprintinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/280210.1590/SciELOPreprints.2802enghttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/article/view/2802/4922Copyright (c) 2021 Richarles de Araújo Sousa, Mário Sérgio Pedroza Lobão, Renata Gomes de Abreu Freitashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Richarles de AraújoLobão, Mário Sérgio PedrozaFreitas, Renata Gomes de Abreureponame:SciELO Preprintsinstname:SciELOinstacron:SCI2021-08-13T21:27:16Zoai:ops.preprints.scielo.org:preprint/2802Servidor de preprintshttps://preprints.scielo.org/index.php/scieloONGhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/oaiscielo.submission@scielo.orgopendoar:2021-08-13T21:27:16SciELO Preprints - SciELOfalse
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: CONSTRUINDO UM CURRÍCULO TRANSVERSAL COM BASE EM TEMAS GERADORES
LA EDUCACIÓN FINANCIERA EN LA ESCUELA SECUNDARIA INTEGRADA: CONSTRUYENDO UN CURRÍCULO TRANSVERSAL BASADO EN TEMAS GENERALES
EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: CONSTRUINDO UM CURRÍCULO TRANSVERSAL COM BASE EM TEMAS GERADORES
title EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: CONSTRUINDO UM CURRÍCULO TRANSVERSAL COM BASE EM TEMAS GERADORES
spellingShingle EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: CONSTRUINDO UM CURRÍCULO TRANSVERSAL COM BASE EM TEMAS GERADORES
Sousa, Richarles de Araújo
Financial education
Integrated high school
Freirian thematic approach
Transversality
Financial education
Integrated high school
Freirian thematic approach
Transversality
title_short EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: CONSTRUINDO UM CURRÍCULO TRANSVERSAL COM BASE EM TEMAS GERADORES
title_full EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: CONSTRUINDO UM CURRÍCULO TRANSVERSAL COM BASE EM TEMAS GERADORES
title_fullStr EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: CONSTRUINDO UM CURRÍCULO TRANSVERSAL COM BASE EM TEMAS GERADORES
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: CONSTRUINDO UM CURRÍCULO TRANSVERSAL COM BASE EM TEMAS GERADORES
title_sort EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: CONSTRUINDO UM CURRÍCULO TRANSVERSAL COM BASE EM TEMAS GERADORES
author Sousa, Richarles de Araújo
author_facet Sousa, Richarles de Araújo
Lobão, Mário Sérgio Pedroza
Freitas, Renata Gomes de Abreu
author_role author
author2 Lobão, Mário Sérgio Pedroza
Freitas, Renata Gomes de Abreu
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Richarles de Araújo
Lobão, Mário Sérgio Pedroza
Freitas, Renata Gomes de Abreu
dc.subject.por.fl_str_mv Financial education
Integrated high school
Freirian thematic approach
Transversality
Financial education
Integrated high school
Freirian thematic approach
Transversality
topic Financial education
Integrated high school
Freirian thematic approach
Transversality
Financial education
Integrated high school
Freirian thematic approach
Transversality
description O presente estudo objetivou constituir, a partir dos temas geradores, redes temáticas que possibilitassem a organização transversal da educação financeira no currículo do curso técnico em informática integrado ao ensino médio do Campus Sena Madureira, no Instituto Federal do Acre (IFAC). Para obter os temas geradores e a constituir a rede temática, foram adotados os procedimentos metodológico da dinâmica de abordagem temática freiriana. A amplitude de envolvimento disciplinar denotou haver traços de correlação harmônica entre os temas geradores e a educação financeira como eixo temático escolar transversal, o que ampliou a possibilidade de oferta da educação financeira sob perspectivas dialógicas, problematizadoras e crítico-transformadoras. A partir da investigação dos temas geradores, organizou-se uma rede temática que viabilizou a inserção transversal da educação financeira no currículo do ensino médio integrado, configurando-se sob uma perspectiva crítico-reflexiva, a partir da ótica de ensino multidisciplinar e transversal. Os conteúdos propostos pela redução temática ofereceram potencial e importante aporte à elaboração e implementação de projetos integradores, já que estes são articuladores dos diferentes campos do conhecimento. Por fim, validou-se a dinâmica de abordagem temática freiriana como um método adequado à inserção transversal da educação financeira sob uma perspectiva crítico-transformadora, a partir da qual se torna possível realizar uma formação escolar que tenha por base os princípios omnilaterais, unitários e politécnicos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/preprint
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format preprint
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/2802
10.1590/SciELOPreprints.2802
url https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/2802
identifier_str_mv 10.1590/SciELOPreprints.2802
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/article/view/2802/4922
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv SciELO Preprints
SciELO Preprints
SciELO Preprints
publisher.none.fl_str_mv SciELO Preprints
SciELO Preprints
SciELO Preprints
dc.source.none.fl_str_mv reponame:SciELO Preprints
instname:SciELO
instacron:SCI
instname_str SciELO
instacron_str SCI
institution SCI
reponame_str SciELO Preprints
collection SciELO Preprints
repository.name.fl_str_mv SciELO Preprints - SciELO
repository.mail.fl_str_mv scielo.submission@scielo.org
_version_ 1797047824339173376