Desigualdade de Desempenho no Ensino Médio: Evidências sobre a Educação de Jovens e Adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mariano, Francisca Zilania
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Silva, Maria da Conceição, Santos, Mateus Mota dos, Benevides, Alesandra de Araújo
Tipo de documento: preprint
Idioma: por
Título da fonte: SciELO Preprints
Texto Completo: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/7250
Resumo: Esta pesquisa analisa as diferenças de desempenho acadêmico entre as aulas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do ensino regular no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no Brasil. Com o objetivo de isolar os efeitos da EJA de outros fatores que possam afetar o desempenho acadêmico dos alunos, o algoritmo Coarsened Exact Matching (CEM) foi combinado com o método Propensity Score Matching e aplicado aos microdados do ENEM e do Censo Escolar de 2018. os resultados mostram a superioridade do sistema de ensino regular na produção de conhecimento em comparação ao ensino da EJA, mostrando-se mais eficiente no aprimoramento de competências cognitivas importantes para a qualificação profissional e na garantia da continuidade do investimento no capital humano.
id SCI-1_68ce2267b786ef95120d6067a2c2b52f
oai_identifier_str oai:ops.preprints.scielo.org:preprint/7250
network_acronym_str SCI-1
network_name_str SciELO Preprints
repository_id_str
spelling Desigualdade de Desempenho no Ensino Médio: Evidências sobre a Educação de Jovens e AdultosDesigualdade de desempenho no ensino médio: evidências sobre a educação de jovens e adultosdesempenho acadêmicoensino regulareducação de jovens e adultosacademic performanceregular educationyouth and adult educationEsta pesquisa analisa as diferenças de desempenho acadêmico entre as aulas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do ensino regular no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no Brasil. Com o objetivo de isolar os efeitos da EJA de outros fatores que possam afetar o desempenho acadêmico dos alunos, o algoritmo Coarsened Exact Matching (CEM) foi combinado com o método Propensity Score Matching e aplicado aos microdados do ENEM e do Censo Escolar de 2018. os resultados mostram a superioridade do sistema de ensino regular na produção de conhecimento em comparação ao ensino da EJA, mostrando-se mais eficiente no aprimoramento de competências cognitivas importantes para a qualificação profissional e na garantia da continuidade do investimento no capital humano.Esta pesquisa analisa os diferenciais de desempenho acadêmico entre os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do ensino regular no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no Brasil. Para isolar os efeitos da EJA de outros fatores que possam afetar os resultados acadêmicos dos estudantes, recorreu-se ao algoritmo Coarsened Exact Matching (CEM) combinado com o método de Pareamento por Escore de Propensão, aplicado aos microdados do ENEM e do Censo Escolar de 2018. Os resultados evidenciam a superioridade do sistema regular de ensino na produção de conhecimento comparativamente ao ensino EJA, mostrando-se mais eficiente em potencializar habilidades cognitivas importantes para a qualificação profissional e continuidade do investimento em capital humano.SciELO PreprintsSciELO PreprintsSciELO Preprints2023-10-27info:eu-repo/semantics/preprintinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/725010.1590/0103-6351/7950porhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/article/view/7250/13630Copyright (c) 2023 Francisca Zilania Mariano, Maria da Conceição Silva, Mateus Mota dos Santos, Alesandra de Araújo Benevideshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMariano, Francisca ZilaniaSilva, Maria da ConceiçãoSantos, Mateus Mota dosBenevides, Alesandra de Araújoreponame:SciELO Preprintsinstname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)instacron:SCI2023-10-26T22:25:43Zoai:ops.preprints.scielo.org:preprint/7250Servidor de preprintshttps://preprints.scielo.org/index.php/scieloONGhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/oaiscielo.submission@scielo.orgopendoar:2023-10-26T22:25:43SciELO Preprints - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)false
dc.title.none.fl_str_mv Desigualdade de Desempenho no Ensino Médio: Evidências sobre a Educação de Jovens e Adultos
Desigualdade de desempenho no ensino médio: evidências sobre a educação de jovens e adultos
title Desigualdade de Desempenho no Ensino Médio: Evidências sobre a Educação de Jovens e Adultos
spellingShingle Desigualdade de Desempenho no Ensino Médio: Evidências sobre a Educação de Jovens e Adultos
Mariano, Francisca Zilania
desempenho acadêmico
ensino regular
educação de jovens e adultos
academic performance
regular education
youth and adult education
title_short Desigualdade de Desempenho no Ensino Médio: Evidências sobre a Educação de Jovens e Adultos
title_full Desigualdade de Desempenho no Ensino Médio: Evidências sobre a Educação de Jovens e Adultos
title_fullStr Desigualdade de Desempenho no Ensino Médio: Evidências sobre a Educação de Jovens e Adultos
title_full_unstemmed Desigualdade de Desempenho no Ensino Médio: Evidências sobre a Educação de Jovens e Adultos
title_sort Desigualdade de Desempenho no Ensino Médio: Evidências sobre a Educação de Jovens e Adultos
author Mariano, Francisca Zilania
author_facet Mariano, Francisca Zilania
Silva, Maria da Conceição
Santos, Mateus Mota dos
Benevides, Alesandra de Araújo
author_role author
author2 Silva, Maria da Conceição
Santos, Mateus Mota dos
Benevides, Alesandra de Araújo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mariano, Francisca Zilania
Silva, Maria da Conceição
Santos, Mateus Mota dos
Benevides, Alesandra de Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv desempenho acadêmico
ensino regular
educação de jovens e adultos
academic performance
regular education
youth and adult education
topic desempenho acadêmico
ensino regular
educação de jovens e adultos
academic performance
regular education
youth and adult education
description Esta pesquisa analisa as diferenças de desempenho acadêmico entre as aulas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do ensino regular no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no Brasil. Com o objetivo de isolar os efeitos da EJA de outros fatores que possam afetar o desempenho acadêmico dos alunos, o algoritmo Coarsened Exact Matching (CEM) foi combinado com o método Propensity Score Matching e aplicado aos microdados do ENEM e do Censo Escolar de 2018. os resultados mostram a superioridade do sistema de ensino regular na produção de conhecimento em comparação ao ensino da EJA, mostrando-se mais eficiente no aprimoramento de competências cognitivas importantes para a qualificação profissional e na garantia da continuidade do investimento no capital humano.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/preprint
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format preprint
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/7250
10.1590/0103-6351/7950
url https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/7250
identifier_str_mv 10.1590/0103-6351/7950
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/article/view/7250/13630
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv SciELO Preprints
SciELO Preprints
SciELO Preprints
publisher.none.fl_str_mv SciELO Preprints
SciELO Preprints
SciELO Preprints
dc.source.none.fl_str_mv reponame:SciELO Preprints
instname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
instacron:SCI
instname_str Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
instacron_str SCI
institution SCI
reponame_str SciELO Preprints
collection SciELO Preprints
repository.name.fl_str_mv SciELO Preprints - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
repository.mail.fl_str_mv scielo.submission@scielo.org
_version_ 1797047814055788544