Desigualdade de Desempenho no Ensino Médio: Evidências sobre a Educação de Jovens e Adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | preprint |
Idioma: | por |
Título da fonte: | SciELO Preprints |
Texto Completo: | https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/7250 |
Resumo: | Esta pesquisa analisa as diferenças de desempenho acadêmico entre as aulas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do ensino regular no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no Brasil. Com o objetivo de isolar os efeitos da EJA de outros fatores que possam afetar o desempenho acadêmico dos alunos, o algoritmo Coarsened Exact Matching (CEM) foi combinado com o método Propensity Score Matching e aplicado aos microdados do ENEM e do Censo Escolar de 2018. os resultados mostram a superioridade do sistema de ensino regular na produção de conhecimento em comparação ao ensino da EJA, mostrando-se mais eficiente no aprimoramento de competências cognitivas importantes para a qualificação profissional e na garantia da continuidade do investimento no capital humano. |
id |
SCI-1_68ce2267b786ef95120d6067a2c2b52f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ops.preprints.scielo.org:preprint/7250 |
network_acronym_str |
SCI-1 |
network_name_str |
SciELO Preprints |
repository_id_str |
|
spelling |
Desigualdade de Desempenho no Ensino Médio: Evidências sobre a Educação de Jovens e AdultosDesigualdade de desempenho no ensino médio: evidências sobre a educação de jovens e adultosdesempenho acadêmicoensino regulareducação de jovens e adultosacademic performanceregular educationyouth and adult educationEsta pesquisa analisa as diferenças de desempenho acadêmico entre as aulas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do ensino regular no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no Brasil. Com o objetivo de isolar os efeitos da EJA de outros fatores que possam afetar o desempenho acadêmico dos alunos, o algoritmo Coarsened Exact Matching (CEM) foi combinado com o método Propensity Score Matching e aplicado aos microdados do ENEM e do Censo Escolar de 2018. os resultados mostram a superioridade do sistema de ensino regular na produção de conhecimento em comparação ao ensino da EJA, mostrando-se mais eficiente no aprimoramento de competências cognitivas importantes para a qualificação profissional e na garantia da continuidade do investimento no capital humano.Esta pesquisa analisa os diferenciais de desempenho acadêmico entre os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do ensino regular no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no Brasil. Para isolar os efeitos da EJA de outros fatores que possam afetar os resultados acadêmicos dos estudantes, recorreu-se ao algoritmo Coarsened Exact Matching (CEM) combinado com o método de Pareamento por Escore de Propensão, aplicado aos microdados do ENEM e do Censo Escolar de 2018. Os resultados evidenciam a superioridade do sistema regular de ensino na produção de conhecimento comparativamente ao ensino EJA, mostrando-se mais eficiente em potencializar habilidades cognitivas importantes para a qualificação profissional e continuidade do investimento em capital humano.SciELO PreprintsSciELO PreprintsSciELO Preprints2023-10-27info:eu-repo/semantics/preprintinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/725010.1590/0103-6351/7950porhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/article/view/7250/13630Copyright (c) 2023 Francisca Zilania Mariano, Maria da Conceição Silva, Mateus Mota dos Santos, Alesandra de Araújo Benevideshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMariano, Francisca ZilaniaSilva, Maria da ConceiçãoSantos, Mateus Mota dosBenevides, Alesandra de Araújoreponame:SciELO Preprintsinstname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)instacron:SCI2023-10-26T22:25:43Zoai:ops.preprints.scielo.org:preprint/7250Servidor de preprintshttps://preprints.scielo.org/index.php/scieloONGhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/oaiscielo.submission@scielo.orgopendoar:2023-10-26T22:25:43SciELO Preprints - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desigualdade de Desempenho no Ensino Médio: Evidências sobre a Educação de Jovens e Adultos Desigualdade de desempenho no ensino médio: evidências sobre a educação de jovens e adultos |
title |
Desigualdade de Desempenho no Ensino Médio: Evidências sobre a Educação de Jovens e Adultos |
spellingShingle |
Desigualdade de Desempenho no Ensino Médio: Evidências sobre a Educação de Jovens e Adultos Mariano, Francisca Zilania desempenho acadêmico ensino regular educação de jovens e adultos academic performance regular education youth and adult education |
title_short |
Desigualdade de Desempenho no Ensino Médio: Evidências sobre a Educação de Jovens e Adultos |
title_full |
Desigualdade de Desempenho no Ensino Médio: Evidências sobre a Educação de Jovens e Adultos |
title_fullStr |
Desigualdade de Desempenho no Ensino Médio: Evidências sobre a Educação de Jovens e Adultos |
title_full_unstemmed |
Desigualdade de Desempenho no Ensino Médio: Evidências sobre a Educação de Jovens e Adultos |
title_sort |
Desigualdade de Desempenho no Ensino Médio: Evidências sobre a Educação de Jovens e Adultos |
author |
Mariano, Francisca Zilania |
author_facet |
Mariano, Francisca Zilania Silva, Maria da Conceição Santos, Mateus Mota dos Benevides, Alesandra de Araújo |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Maria da Conceição Santos, Mateus Mota dos Benevides, Alesandra de Araújo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mariano, Francisca Zilania Silva, Maria da Conceição Santos, Mateus Mota dos Benevides, Alesandra de Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
desempenho acadêmico ensino regular educação de jovens e adultos academic performance regular education youth and adult education |
topic |
desempenho acadêmico ensino regular educação de jovens e adultos academic performance regular education youth and adult education |
description |
Esta pesquisa analisa as diferenças de desempenho acadêmico entre as aulas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do ensino regular no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no Brasil. Com o objetivo de isolar os efeitos da EJA de outros fatores que possam afetar o desempenho acadêmico dos alunos, o algoritmo Coarsened Exact Matching (CEM) foi combinado com o método Propensity Score Matching e aplicado aos microdados do ENEM e do Censo Escolar de 2018. os resultados mostram a superioridade do sistema de ensino regular na produção de conhecimento em comparação ao ensino da EJA, mostrando-se mais eficiente no aprimoramento de competências cognitivas importantes para a qualificação profissional e na garantia da continuidade do investimento no capital humano. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/preprint info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
preprint |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/7250 10.1590/0103-6351/7950 |
url |
https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/7250 |
identifier_str_mv |
10.1590/0103-6351/7950 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/article/view/7250/13630 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
SciELO Preprints SciELO Preprints SciELO Preprints |
publisher.none.fl_str_mv |
SciELO Preprints SciELO Preprints SciELO Preprints |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:SciELO Preprints instname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO) instacron:SCI |
instname_str |
Scientific Electronic Library Online (SCIELO) |
instacron_str |
SCI |
institution |
SCI |
reponame_str |
SciELO Preprints |
collection |
SciELO Preprints |
repository.name.fl_str_mv |
SciELO Preprints - Scientific Electronic Library Online (SCIELO) |
repository.mail.fl_str_mv |
scielo.submission@scielo.org |
_version_ |
1797047814055788544 |