Gestures in the teaching and learning process: a systematic literature review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Savana dos Anjos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Andrade Neto, Agostinho Serrano de
Tipo de documento: preprint
Idioma: eng
Título da fonte: SciELO Preprints
Texto Completo: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/4045
Resumo: Os gestos que realizamos podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem? O presente artigo resume o estado da arte sobre o assunto no campo da educação, com um olhar específico para a comunicação gestual. Pesquisas foram encontradas em praticamente todos os níveis de ensino sobre o uso de gestos como forma de auxiliar os alunos na aprendizagem de uma segunda língua, educação inclusiva e educação em ciências e matemática. Em geral, há evidências sólidas de que a comunicação gestual auxilia na avaliação e introdução de uma nova palavra no ensino de uma segunda língua; como recurso adicional para professores e alunos com deficiência e como ferramenta para contribuir com o ensino de conceitos considerados abstratos e complexos no campo do ensino de ciências e matemática.
id SCI-1_76cb94d3b16072ac5d53a8eb026dbd85
oai_identifier_str oai:ops.preprints.scielo.org:preprint/4045
network_acronym_str SCI-1
network_name_str SciELO Preprints
repository_id_str
spelling Gestures in the teaching and learning process: a systematic literature review GESTOS EN EL PROCESO DE ENSEÑANZA Y APRENDIZAJE: UNA REVISIÓN DE LITERATURA SISTEMÁTICAGESTOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURAgestureslearningnon-verbal communicationliterature reviewteachinggestoscomunicação não-verbalensinorevisão de literaturaaprendizagemgestoscomunicación no verbalenseñanzarevisión de literaturaaprendizajeOs gestos que realizamos podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem? O presente artigo resume o estado da arte sobre o assunto no campo da educação, com um olhar específico para a comunicação gestual. Pesquisas foram encontradas em praticamente todos os níveis de ensino sobre o uso de gestos como forma de auxiliar os alunos na aprendizagem de uma segunda língua, educação inclusiva e educação em ciências e matemática. Em geral, há evidências sólidas de que a comunicação gestual auxilia na avaliação e introdução de uma nova palavra no ensino de uma segunda língua; como recurso adicional para professores e alunos com deficiência e como ferramenta para contribuir com o ensino de conceitos considerados abstratos e complexos no campo do ensino de ciências e matemática.¿Pueden los gestos que realizamos para ayudar en el proceso de enseñanza y aprendizaje? El presente trabajo resume el estado del arte sobre el tema dentro del campo de la educación, con una mirada específica en la comunicación gestual. Se han encontrado investigaciones en prácticamente todos los niveles educativos sobre el uso de gestos como una forma de ayudar a los estudiantes a aprender un segundo idioma, educación inclusiva y educación científica y matemática. En general, existe evidencia sólida que respalda que la comunicación gestual ayuda en la evaluación e introducción de una nueva palabra en la enseñanza de una segunda lengua; como recurso adicional para docentes y estudiantes con discapacidad y como herramienta para contribuir a la enseñanza de conceptos considerados abstractos y complejos en el campo de la enseñanza de las ciencias y las matemáticas. Es de interés la fuerte evidencia de que el gesto constituye un canal oculto pero poderoso para intercambiar información, aprender e incluso como una herramienta para ayudar a la razón.Os gestos que realizamos podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem? O presente artigo resume o estado da arte sobre o assunto no campo da educação, com um olhar específico para a comunicação gestual. Pesquisas foram encontradas em praticamente todos os níveis de ensino sobre o uso de gestos como forma de auxiliar os alunos na aprendizagem de uma segunda língua, educação inclusiva e educação em ciências e matemática. Em geral, há evidências sólidas de que a comunicação gestual auxilia na avaliação e introdução de uma nova palavra no ensino de uma segunda língua; como recurso adicional para professores e alunos com deficiência e como ferramenta para contribuir com o ensino de conceitos considerados abstratos e complexos no campo do ensino de ciências e matemática.SciELO PreprintsSciELO PreprintsSciELO Preprints2022-05-09info:eu-repo/semantics/preprintinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/404510.1590/SciELOPreprints.4045enghttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/article/view/4045/7714Copyright (c) 2022 Savana dos Anjos Freitas, Agostinho Serrano de Andrade Netohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Savana dos AnjosAndrade Neto, Agostinho Serrano dereponame:SciELO Preprintsinstname:SciELOinstacron:SCI2022-05-04T12:08:21Zoai:ops.preprints.scielo.org:preprint/4045Servidor de preprintshttps://preprints.scielo.org/index.php/scieloONGhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/oaiscielo.submission@scielo.orgopendoar:2022-05-04T12:08:21SciELO Preprints - SciELOfalse
dc.title.none.fl_str_mv Gestures in the teaching and learning process: a systematic literature review
GESTOS EN EL PROCESO DE ENSEÑANZA Y APRENDIZAJE: UNA REVISIÓN DE LITERATURA SISTEMÁTICA
GESTOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
title Gestures in the teaching and learning process: a systematic literature review
spellingShingle Gestures in the teaching and learning process: a systematic literature review
Freitas, Savana dos Anjos
gestures
learning
non-verbal communication
literature review
teaching
gestos
comunicação não-verbal
ensino
revisão de literatura
aprendizagem
gestos
comunicación no verbal
enseñanza
revisión de literatura
aprendizaje
title_short Gestures in the teaching and learning process: a systematic literature review
title_full Gestures in the teaching and learning process: a systematic literature review
title_fullStr Gestures in the teaching and learning process: a systematic literature review
title_full_unstemmed Gestures in the teaching and learning process: a systematic literature review
title_sort Gestures in the teaching and learning process: a systematic literature review
author Freitas, Savana dos Anjos
author_facet Freitas, Savana dos Anjos
Andrade Neto, Agostinho Serrano de
author_role author
author2 Andrade Neto, Agostinho Serrano de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Savana dos Anjos
Andrade Neto, Agostinho Serrano de
dc.subject.por.fl_str_mv gestures
learning
non-verbal communication
literature review
teaching
gestos
comunicação não-verbal
ensino
revisão de literatura
aprendizagem
gestos
comunicación no verbal
enseñanza
revisión de literatura
aprendizaje
topic gestures
learning
non-verbal communication
literature review
teaching
gestos
comunicação não-verbal
ensino
revisão de literatura
aprendizagem
gestos
comunicación no verbal
enseñanza
revisión de literatura
aprendizaje
description Os gestos que realizamos podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem? O presente artigo resume o estado da arte sobre o assunto no campo da educação, com um olhar específico para a comunicação gestual. Pesquisas foram encontradas em praticamente todos os níveis de ensino sobre o uso de gestos como forma de auxiliar os alunos na aprendizagem de uma segunda língua, educação inclusiva e educação em ciências e matemática. Em geral, há evidências sólidas de que a comunicação gestual auxilia na avaliação e introdução de uma nova palavra no ensino de uma segunda língua; como recurso adicional para professores e alunos com deficiência e como ferramenta para contribuir com o ensino de conceitos considerados abstratos e complexos no campo do ensino de ciências e matemática.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/preprint
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format preprint
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/4045
10.1590/SciELOPreprints.4045
url https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/4045
identifier_str_mv 10.1590/SciELOPreprints.4045
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/article/view/4045/7714
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Savana dos Anjos Freitas, Agostinho Serrano de Andrade Neto
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Savana dos Anjos Freitas, Agostinho Serrano de Andrade Neto
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv SciELO Preprints
SciELO Preprints
SciELO Preprints
publisher.none.fl_str_mv SciELO Preprints
SciELO Preprints
SciELO Preprints
dc.source.none.fl_str_mv reponame:SciELO Preprints
instname:SciELO
instacron:SCI
instname_str SciELO
instacron_str SCI
institution SCI
reponame_str SciELO Preprints
collection SciELO Preprints
repository.name.fl_str_mv SciELO Preprints - SciELO
repository.mail.fl_str_mv scielo.submission@scielo.org
_version_ 1797047828101464064