Gestures in the teaching and learning process: a systematic literature review
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | preprint |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | SciELO Preprints |
Texto Completo: | https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/4045 |
Resumo: | Os gestos que realizamos podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem? O presente artigo resume o estado da arte sobre o assunto no campo da educação, com um olhar específico para a comunicação gestual. Pesquisas foram encontradas em praticamente todos os níveis de ensino sobre o uso de gestos como forma de auxiliar os alunos na aprendizagem de uma segunda língua, educação inclusiva e educação em ciências e matemática. Em geral, há evidências sólidas de que a comunicação gestual auxilia na avaliação e introdução de uma nova palavra no ensino de uma segunda língua; como recurso adicional para professores e alunos com deficiência e como ferramenta para contribuir com o ensino de conceitos considerados abstratos e complexos no campo do ensino de ciências e matemática. |
id |
SCI-1_76cb94d3b16072ac5d53a8eb026dbd85 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ops.preprints.scielo.org:preprint/4045 |
network_acronym_str |
SCI-1 |
network_name_str |
SciELO Preprints |
repository_id_str |
|
spelling |
Gestures in the teaching and learning process: a systematic literature review GESTOS EN EL PROCESO DE ENSEÑANZA Y APRENDIZAJE: UNA REVISIÓN DE LITERATURA SISTEMÁTICAGESTOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURAgestureslearningnon-verbal communicationliterature reviewteachinggestoscomunicação não-verbalensinorevisão de literaturaaprendizagemgestoscomunicación no verbalenseñanzarevisión de literaturaaprendizajeOs gestos que realizamos podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem? O presente artigo resume o estado da arte sobre o assunto no campo da educação, com um olhar específico para a comunicação gestual. Pesquisas foram encontradas em praticamente todos os níveis de ensino sobre o uso de gestos como forma de auxiliar os alunos na aprendizagem de uma segunda língua, educação inclusiva e educação em ciências e matemática. Em geral, há evidências sólidas de que a comunicação gestual auxilia na avaliação e introdução de uma nova palavra no ensino de uma segunda língua; como recurso adicional para professores e alunos com deficiência e como ferramenta para contribuir com o ensino de conceitos considerados abstratos e complexos no campo do ensino de ciências e matemática.¿Pueden los gestos que realizamos para ayudar en el proceso de enseñanza y aprendizaje? El presente trabajo resume el estado del arte sobre el tema dentro del campo de la educación, con una mirada específica en la comunicación gestual. Se han encontrado investigaciones en prácticamente todos los niveles educativos sobre el uso de gestos como una forma de ayudar a los estudiantes a aprender un segundo idioma, educación inclusiva y educación científica y matemática. En general, existe evidencia sólida que respalda que la comunicación gestual ayuda en la evaluación e introducción de una nueva palabra en la enseñanza de una segunda lengua; como recurso adicional para docentes y estudiantes con discapacidad y como herramienta para contribuir a la enseñanza de conceptos considerados abstractos y complejos en el campo de la enseñanza de las ciencias y las matemáticas. Es de interés la fuerte evidencia de que el gesto constituye un canal oculto pero poderoso para intercambiar información, aprender e incluso como una herramienta para ayudar a la razón.Os gestos que realizamos podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem? O presente artigo resume o estado da arte sobre o assunto no campo da educação, com um olhar específico para a comunicação gestual. Pesquisas foram encontradas em praticamente todos os níveis de ensino sobre o uso de gestos como forma de auxiliar os alunos na aprendizagem de uma segunda língua, educação inclusiva e educação em ciências e matemática. Em geral, há evidências sólidas de que a comunicação gestual auxilia na avaliação e introdução de uma nova palavra no ensino de uma segunda língua; como recurso adicional para professores e alunos com deficiência e como ferramenta para contribuir com o ensino de conceitos considerados abstratos e complexos no campo do ensino de ciências e matemática.SciELO PreprintsSciELO PreprintsSciELO Preprints2022-05-09info:eu-repo/semantics/preprintinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/404510.1590/SciELOPreprints.4045enghttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/article/view/4045/7714Copyright (c) 2022 Savana dos Anjos Freitas, Agostinho Serrano de Andrade Netohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Savana dos AnjosAndrade Neto, Agostinho Serrano dereponame:SciELO Preprintsinstname:SciELOinstacron:SCI2022-05-04T12:08:21Zoai:ops.preprints.scielo.org:preprint/4045Servidor de preprintshttps://preprints.scielo.org/index.php/scieloONGhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/oaiscielo.submission@scielo.orgopendoar:2022-05-04T12:08:21SciELO Preprints - SciELOfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestures in the teaching and learning process: a systematic literature review GESTOS EN EL PROCESO DE ENSEÑANZA Y APRENDIZAJE: UNA REVISIÓN DE LITERATURA SISTEMÁTICA GESTOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA |
title |
Gestures in the teaching and learning process: a systematic literature review |
spellingShingle |
Gestures in the teaching and learning process: a systematic literature review Freitas, Savana dos Anjos gestures learning non-verbal communication literature review teaching gestos comunicação não-verbal ensino revisão de literatura aprendizagem gestos comunicación no verbal enseñanza revisión de literatura aprendizaje |
title_short |
Gestures in the teaching and learning process: a systematic literature review |
title_full |
Gestures in the teaching and learning process: a systematic literature review |
title_fullStr |
Gestures in the teaching and learning process: a systematic literature review |
title_full_unstemmed |
Gestures in the teaching and learning process: a systematic literature review |
title_sort |
Gestures in the teaching and learning process: a systematic literature review |
author |
Freitas, Savana dos Anjos |
author_facet |
Freitas, Savana dos Anjos Andrade Neto, Agostinho Serrano de |
author_role |
author |
author2 |
Andrade Neto, Agostinho Serrano de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Savana dos Anjos Andrade Neto, Agostinho Serrano de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
gestures learning non-verbal communication literature review teaching gestos comunicação não-verbal ensino revisão de literatura aprendizagem gestos comunicación no verbal enseñanza revisión de literatura aprendizaje |
topic |
gestures learning non-verbal communication literature review teaching gestos comunicação não-verbal ensino revisão de literatura aprendizagem gestos comunicación no verbal enseñanza revisión de literatura aprendizaje |
description |
Os gestos que realizamos podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem? O presente artigo resume o estado da arte sobre o assunto no campo da educação, com um olhar específico para a comunicação gestual. Pesquisas foram encontradas em praticamente todos os níveis de ensino sobre o uso de gestos como forma de auxiliar os alunos na aprendizagem de uma segunda língua, educação inclusiva e educação em ciências e matemática. Em geral, há evidências sólidas de que a comunicação gestual auxilia na avaliação e introdução de uma nova palavra no ensino de uma segunda língua; como recurso adicional para professores e alunos com deficiência e como ferramenta para contribuir com o ensino de conceitos considerados abstratos e complexos no campo do ensino de ciências e matemática. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/preprint info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
preprint |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/4045 10.1590/SciELOPreprints.4045 |
url |
https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/4045 |
identifier_str_mv |
10.1590/SciELOPreprints.4045 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/article/view/4045/7714 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Savana dos Anjos Freitas, Agostinho Serrano de Andrade Neto https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Savana dos Anjos Freitas, Agostinho Serrano de Andrade Neto https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
SciELO Preprints SciELO Preprints SciELO Preprints |
publisher.none.fl_str_mv |
SciELO Preprints SciELO Preprints SciELO Preprints |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:SciELO Preprints instname:SciELO instacron:SCI |
instname_str |
SciELO |
instacron_str |
SCI |
institution |
SCI |
reponame_str |
SciELO Preprints |
collection |
SciELO Preprints |
repository.name.fl_str_mv |
SciELO Preprints - SciELO |
repository.mail.fl_str_mv |
scielo.submission@scielo.org |
_version_ |
1797047828101464064 |