The Brazilian documentary, indigenous cinema and education: Paths towards a wild pedagogy

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Wagner Santos de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Fresquet, Adriana
Tipo de documento: preprint
Idioma: por
Título da fonte: SciELO Preprints
Texto Completo: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/6479
Resumo: Nosso esforço nesse artigo visa construir uma genealogia de determinadas questões virtualmente pedagógicas dentro do percurso histórico do cinema documental brasileiro no século XX, buscando enxergar um caminho que conduz a questões presentes nos cinemas indígenas realizados a partir do final da década de 1990 até a década de 2020, tais como os realizados pelo projeto Vídeo nas Aldeias e outras experiências de produção audiovisual de coletivos indígenas, e possíveis trilhas de diálogo a ser construídas com experiências de realização de cinema documentário em escolas de ensino fundamental. Pretendemos dirigir nossa atenção para as possibilidades e potências que emergem da prática do cinema na educação, e em especial do cinema documental, em suas diferentes dimensões criativas, na exibição e análise de obras e na produção de filmes. Ousamos até aventar que há características específicas da produção contemporânea documental, assim como dos cinemas indígenas, que podem indicar procedimentos e aberturas importantes para o desenvolvimento do que denominamos por uma pedagogia selvagem.
id SCI-1_8033a8365fe60ec090f2e4d88f588f0a
oai_identifier_str oai:ops.preprints.scielo.org:preprint/6479
network_acronym_str SCI-1
network_name_str SciELO Preprints
repository_id_str
spelling The Brazilian documentary, indigenous cinema and education: Paths towards a wild pedagogyCine documental brasileño, cine indígena y educación: camino hacia una pedagogía salvajeO CINEMA DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO, CINEMAS INDÍGENAS E EDUCAÇÃO: CAMINHOS PARA UMA PEDAGOGIA SELVAGEMcinema indigenaeducaçãocinema documentaldocumentary cinemaeducationindigenous cinemacine documentalcine indigenaeducacionNosso esforço nesse artigo visa construir uma genealogia de determinadas questões virtualmente pedagógicas dentro do percurso histórico do cinema documental brasileiro no século XX, buscando enxergar um caminho que conduz a questões presentes nos cinemas indígenas realizados a partir do final da década de 1990 até a década de 2020, tais como os realizados pelo projeto Vídeo nas Aldeias e outras experiências de produção audiovisual de coletivos indígenas, e possíveis trilhas de diálogo a ser construídas com experiências de realização de cinema documentário em escolas de ensino fundamental. Pretendemos dirigir nossa atenção para as possibilidades e potências que emergem da prática do cinema na educação, e em especial do cinema documental, em suas diferentes dimensões criativas, na exibição e análise de obras e na produção de filmes. Ousamos até aventar que há características específicas da produção contemporânea documental, assim como dos cinemas indígenas, que podem indicar procedimentos e aberturas importantes para o desenvolvimento do que denominamos por uma pedagogia selvagem.Nuestro esfuerzo en este artículo tiene como objettivo construir una genealgía de ciertas cuestiones virtualmente pedagógicas dentro del recorrido histórico del cine documental brasileño en el siglo XX, buscando ver un camino que conduzca a cuestiones presentes en los cines indígenas realizados a partir de fines de la década de 1990. hasta la década de 2020, como las realizadas por el proyecto Video nas Aldeias y otras experiencias de producción audiovisual de colectivos indígenas, y posibles caminos de diálogo a construir con experiencias de realización de documentales en escuelas primarias. Pretendemos dirigir nuestra atención a las posibilidades y potencias que emergen de la práctica del cine en la educación, y en especial del cine documental, en sus diferentes dimensiones creativas, en la exhibición y análisis de obras y en la producción de películas. Incluso nos atrevemos a sugerir que existen características específicas de la producción documental contemporánea, así como de los cines indígenas, que pueden indicar importantes procedimientos y aperturas para el desarrollo de lo que llamamos una pedagogía salvaje.Nosso esforço nesse artigo visa construir uma genealogia de determinadas questões virtualmente pedagógicas dentro do percurso histórico do cinema documental brasileiro no século XX, buscando enxergar um caminho que conduza a questões presentes nos cinemas indígenas realizadas a partir do final da década de 1990 até a década de 2020, tais como os realizados pelo projeto Vídeo nas Aldeias e outras experiências de produção audiovisual de coletivos indígenas, e possíveis trilhas de diálogo a serem construídas com experiências de realização de cinema documentário em escolas de ensino fundamental.Pretendemos dirigir nossa atenção para as possibilidades e potências que emergem da prática do cinema na educação, e em especial do cinema documental, em suas diferentes dimensões criativas, na exibição e análise de obras e na produção de filmes.SciELO PreprintsSciELO PreprintsSciELO Preprints2023-08-07info:eu-repo/semantics/preprintinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/647910.1590/SciELOPreprints.6479porhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/article/view/6479/12408Copyright (c) 2023 Wagner Santos de Barros, Adriana Fresquethttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarros, Wagner Santos deFresquet, Adrianareponame:SciELO Preprintsinstname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)instacron:SCI2023-07-28T11:52:11Zoai:ops.preprints.scielo.org:preprint/6479Servidor de preprintshttps://preprints.scielo.org/index.php/scieloONGhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/oaiscielo.submission@scielo.orgopendoar:2023-07-28T11:52:11SciELO Preprints - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)false
dc.title.none.fl_str_mv The Brazilian documentary, indigenous cinema and education: Paths towards a wild pedagogy
Cine documental brasileño, cine indígena y educación: camino hacia una pedagogía salvaje
O CINEMA DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO, CINEMAS INDÍGENAS E EDUCAÇÃO: CAMINHOS PARA UMA PEDAGOGIA SELVAGEM
title The Brazilian documentary, indigenous cinema and education: Paths towards a wild pedagogy
spellingShingle The Brazilian documentary, indigenous cinema and education: Paths towards a wild pedagogy
Barros, Wagner Santos de
cinema indigena
educação
cinema documental
documentary cinema
education
indigenous cinema
cine documental
cine indigena
educacion
title_short The Brazilian documentary, indigenous cinema and education: Paths towards a wild pedagogy
title_full The Brazilian documentary, indigenous cinema and education: Paths towards a wild pedagogy
title_fullStr The Brazilian documentary, indigenous cinema and education: Paths towards a wild pedagogy
title_full_unstemmed The Brazilian documentary, indigenous cinema and education: Paths towards a wild pedagogy
title_sort The Brazilian documentary, indigenous cinema and education: Paths towards a wild pedagogy
author Barros, Wagner Santos de
author_facet Barros, Wagner Santos de
Fresquet, Adriana
author_role author
author2 Fresquet, Adriana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Wagner Santos de
Fresquet, Adriana
dc.subject.por.fl_str_mv cinema indigena
educação
cinema documental
documentary cinema
education
indigenous cinema
cine documental
cine indigena
educacion
topic cinema indigena
educação
cinema documental
documentary cinema
education
indigenous cinema
cine documental
cine indigena
educacion
description Nosso esforço nesse artigo visa construir uma genealogia de determinadas questões virtualmente pedagógicas dentro do percurso histórico do cinema documental brasileiro no século XX, buscando enxergar um caminho que conduz a questões presentes nos cinemas indígenas realizados a partir do final da década de 1990 até a década de 2020, tais como os realizados pelo projeto Vídeo nas Aldeias e outras experiências de produção audiovisual de coletivos indígenas, e possíveis trilhas de diálogo a ser construídas com experiências de realização de cinema documentário em escolas de ensino fundamental. Pretendemos dirigir nossa atenção para as possibilidades e potências que emergem da prática do cinema na educação, e em especial do cinema documental, em suas diferentes dimensões criativas, na exibição e análise de obras e na produção de filmes. Ousamos até aventar que há características específicas da produção contemporânea documental, assim como dos cinemas indígenas, que podem indicar procedimentos e aberturas importantes para o desenvolvimento do que denominamos por uma pedagogia selvagem.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/preprint
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format preprint
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/6479
10.1590/SciELOPreprints.6479
url https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/6479
identifier_str_mv 10.1590/SciELOPreprints.6479
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/article/view/6479/12408
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Wagner Santos de Barros, Adriana Fresquet
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Wagner Santos de Barros, Adriana Fresquet
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv SciELO Preprints
SciELO Preprints
SciELO Preprints
publisher.none.fl_str_mv SciELO Preprints
SciELO Preprints
SciELO Preprints
dc.source.none.fl_str_mv reponame:SciELO Preprints
instname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
instacron:SCI
instname_str Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
instacron_str SCI
institution SCI
reponame_str SciELO Preprints
collection SciELO Preprints
repository.name.fl_str_mv SciELO Preprints - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
repository.mail.fl_str_mv scielo.submission@scielo.org
_version_ 1797047812298375168