The Brazilian documentary, indigenous cinema and education: Paths towards a wild pedagogy
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | preprint |
Idioma: | por |
Título da fonte: | SciELO Preprints |
Texto Completo: | https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/6479 |
Resumo: | Nosso esforço nesse artigo visa construir uma genealogia de determinadas questões virtualmente pedagógicas dentro do percurso histórico do cinema documental brasileiro no século XX, buscando enxergar um caminho que conduz a questões presentes nos cinemas indígenas realizados a partir do final da década de 1990 até a década de 2020, tais como os realizados pelo projeto Vídeo nas Aldeias e outras experiências de produção audiovisual de coletivos indígenas, e possíveis trilhas de diálogo a ser construídas com experiências de realização de cinema documentário em escolas de ensino fundamental. Pretendemos dirigir nossa atenção para as possibilidades e potências que emergem da prática do cinema na educação, e em especial do cinema documental, em suas diferentes dimensões criativas, na exibição e análise de obras e na produção de filmes. Ousamos até aventar que há características específicas da produção contemporânea documental, assim como dos cinemas indígenas, que podem indicar procedimentos e aberturas importantes para o desenvolvimento do que denominamos por uma pedagogia selvagem. |
id |
SCI-1_8033a8365fe60ec090f2e4d88f588f0a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ops.preprints.scielo.org:preprint/6479 |
network_acronym_str |
SCI-1 |
network_name_str |
SciELO Preprints |
repository_id_str |
|
spelling |
The Brazilian documentary, indigenous cinema and education: Paths towards a wild pedagogyCine documental brasileño, cine indígena y educación: camino hacia una pedagogía salvajeO CINEMA DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO, CINEMAS INDÍGENAS E EDUCAÇÃO: CAMINHOS PARA UMA PEDAGOGIA SELVAGEMcinema indigenaeducaçãocinema documentaldocumentary cinemaeducationindigenous cinemacine documentalcine indigenaeducacionNosso esforço nesse artigo visa construir uma genealogia de determinadas questões virtualmente pedagógicas dentro do percurso histórico do cinema documental brasileiro no século XX, buscando enxergar um caminho que conduz a questões presentes nos cinemas indígenas realizados a partir do final da década de 1990 até a década de 2020, tais como os realizados pelo projeto Vídeo nas Aldeias e outras experiências de produção audiovisual de coletivos indígenas, e possíveis trilhas de diálogo a ser construídas com experiências de realização de cinema documentário em escolas de ensino fundamental. Pretendemos dirigir nossa atenção para as possibilidades e potências que emergem da prática do cinema na educação, e em especial do cinema documental, em suas diferentes dimensões criativas, na exibição e análise de obras e na produção de filmes. Ousamos até aventar que há características específicas da produção contemporânea documental, assim como dos cinemas indígenas, que podem indicar procedimentos e aberturas importantes para o desenvolvimento do que denominamos por uma pedagogia selvagem.Nuestro esfuerzo en este artículo tiene como objettivo construir una genealgía de ciertas cuestiones virtualmente pedagógicas dentro del recorrido histórico del cine documental brasileño en el siglo XX, buscando ver un camino que conduzca a cuestiones presentes en los cines indígenas realizados a partir de fines de la década de 1990. hasta la década de 2020, como las realizadas por el proyecto Video nas Aldeias y otras experiencias de producción audiovisual de colectivos indígenas, y posibles caminos de diálogo a construir con experiencias de realización de documentales en escuelas primarias. Pretendemos dirigir nuestra atención a las posibilidades y potencias que emergen de la práctica del cine en la educación, y en especial del cine documental, en sus diferentes dimensiones creativas, en la exhibición y análisis de obras y en la producción de películas. Incluso nos atrevemos a sugerir que existen características específicas de la producción documental contemporánea, así como de los cines indígenas, que pueden indicar importantes procedimientos y aperturas para el desarrollo de lo que llamamos una pedagogía salvaje.Nosso esforço nesse artigo visa construir uma genealogia de determinadas questões virtualmente pedagógicas dentro do percurso histórico do cinema documental brasileiro no século XX, buscando enxergar um caminho que conduza a questões presentes nos cinemas indígenas realizadas a partir do final da década de 1990 até a década de 2020, tais como os realizados pelo projeto Vídeo nas Aldeias e outras experiências de produção audiovisual de coletivos indígenas, e possíveis trilhas de diálogo a serem construídas com experiências de realização de cinema documentário em escolas de ensino fundamental.Pretendemos dirigir nossa atenção para as possibilidades e potências que emergem da prática do cinema na educação, e em especial do cinema documental, em suas diferentes dimensões criativas, na exibição e análise de obras e na produção de filmes.SciELO PreprintsSciELO PreprintsSciELO Preprints2023-08-07info:eu-repo/semantics/preprintinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/647910.1590/SciELOPreprints.6479porhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/article/view/6479/12408Copyright (c) 2023 Wagner Santos de Barros, Adriana Fresquethttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarros, Wagner Santos deFresquet, Adrianareponame:SciELO Preprintsinstname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)instacron:SCI2023-07-28T11:52:11Zoai:ops.preprints.scielo.org:preprint/6479Servidor de preprintshttps://preprints.scielo.org/index.php/scieloONGhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/oaiscielo.submission@scielo.orgopendoar:2023-07-28T11:52:11SciELO Preprints - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The Brazilian documentary, indigenous cinema and education: Paths towards a wild pedagogy Cine documental brasileño, cine indígena y educación: camino hacia una pedagogía salvaje O CINEMA DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO, CINEMAS INDÍGENAS E EDUCAÇÃO: CAMINHOS PARA UMA PEDAGOGIA SELVAGEM |
title |
The Brazilian documentary, indigenous cinema and education: Paths towards a wild pedagogy |
spellingShingle |
The Brazilian documentary, indigenous cinema and education: Paths towards a wild pedagogy Barros, Wagner Santos de cinema indigena educação cinema documental documentary cinema education indigenous cinema cine documental cine indigena educacion |
title_short |
The Brazilian documentary, indigenous cinema and education: Paths towards a wild pedagogy |
title_full |
The Brazilian documentary, indigenous cinema and education: Paths towards a wild pedagogy |
title_fullStr |
The Brazilian documentary, indigenous cinema and education: Paths towards a wild pedagogy |
title_full_unstemmed |
The Brazilian documentary, indigenous cinema and education: Paths towards a wild pedagogy |
title_sort |
The Brazilian documentary, indigenous cinema and education: Paths towards a wild pedagogy |
author |
Barros, Wagner Santos de |
author_facet |
Barros, Wagner Santos de Fresquet, Adriana |
author_role |
author |
author2 |
Fresquet, Adriana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Wagner Santos de Fresquet, Adriana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
cinema indigena educação cinema documental documentary cinema education indigenous cinema cine documental cine indigena educacion |
topic |
cinema indigena educação cinema documental documentary cinema education indigenous cinema cine documental cine indigena educacion |
description |
Nosso esforço nesse artigo visa construir uma genealogia de determinadas questões virtualmente pedagógicas dentro do percurso histórico do cinema documental brasileiro no século XX, buscando enxergar um caminho que conduz a questões presentes nos cinemas indígenas realizados a partir do final da década de 1990 até a década de 2020, tais como os realizados pelo projeto Vídeo nas Aldeias e outras experiências de produção audiovisual de coletivos indígenas, e possíveis trilhas de diálogo a ser construídas com experiências de realização de cinema documentário em escolas de ensino fundamental. Pretendemos dirigir nossa atenção para as possibilidades e potências que emergem da prática do cinema na educação, e em especial do cinema documental, em suas diferentes dimensões criativas, na exibição e análise de obras e na produção de filmes. Ousamos até aventar que há características específicas da produção contemporânea documental, assim como dos cinemas indígenas, que podem indicar procedimentos e aberturas importantes para o desenvolvimento do que denominamos por uma pedagogia selvagem. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/preprint info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
preprint |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/6479 10.1590/SciELOPreprints.6479 |
url |
https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/6479 |
identifier_str_mv |
10.1590/SciELOPreprints.6479 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/article/view/6479/12408 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Wagner Santos de Barros, Adriana Fresquet https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Wagner Santos de Barros, Adriana Fresquet https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
SciELO Preprints SciELO Preprints SciELO Preprints |
publisher.none.fl_str_mv |
SciELO Preprints SciELO Preprints SciELO Preprints |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:SciELO Preprints instname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO) instacron:SCI |
instname_str |
Scientific Electronic Library Online (SCIELO) |
instacron_str |
SCI |
institution |
SCI |
reponame_str |
SciELO Preprints |
collection |
SciELO Preprints |
repository.name.fl_str_mv |
SciELO Preprints - Scientific Electronic Library Online (SCIELO) |
repository.mail.fl_str_mv |
scielo.submission@scielo.org |
_version_ |
1797047812298375168 |