A EVASÃO NAS LICENCIATURAS: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | preprint |
Idioma: | por |
Título da fonte: | SciELO Preprints |
Texto Completo: | https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/7291 |
Resumo: | A evasão no ensino superior é uma das preocupações das instituições do país, pois acarreta um baixo número de concluintes. Para compreender essa problemática, buscamos responder ao seguinte questionamento: que estudos estão sendo realizados sobre a evasão nos cursos de licenciatura no Brasil, no período de 2014 a 2023? Delimitamos como objetivo verificar, por meio de uma revisão integrativa da literatura, quais estudos estão sendo realizados sobre a evasão nos cursos de licenciatura no Brasil. A revisão integrativa teve como lócus o Portal de Periódicos da Capes e o Scielo, em que foram selecionados nove artigos, completos e publicados em português. Como resultado, percebemos que são poucos os estudos específicos das causas da evasão nas licenciaturas, e a maioria deles é na área das ciências exatas, destacando a área da Física. Grande parte trata de identificar as causas, tendo como foco os alunos evadidos. Indicam como principal causa a dificuldade de conciliar trabalho com estudos, bem como a necessidade da constante revisão conceitual do termo. Além disso, revelam a urgência de pesquisas específicas nas instituições e nos cursos, envolvendo gestores, professores e alunos regulares, compreendendo a visão destes sujeitos sobre a instituição, o curso, os aspectos didático-pedagógicos e outros diretamente relacionados à permanência, ou não, no ensino superior. |
id |
SCI-1_9094d56d5cd79b9222c94a4497c34b02 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ops.preprints.scielo.org:preprint/7291 |
network_acronym_str |
SCI-1 |
network_name_str |
SciELO Preprints |
repository_id_str |
|
spelling |
A EVASÃO NAS LICENCIATURAS: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURAEVASIÓN EN GRADO: REVISIÓN INTEGRATIVA DE LA LITERATURAA EVASÃO NAS LICENCIATURAS: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURAformação inicial de professoresevasãoensino superiorInitial Teacher TrainingDropoutHigher EducationFormación Inicial DocenteDeserción EscolarEducación SuperiorA evasão no ensino superior é uma das preocupações das instituições do país, pois acarreta um baixo número de concluintes. Para compreender essa problemática, buscamos responder ao seguinte questionamento: que estudos estão sendo realizados sobre a evasão nos cursos de licenciatura no Brasil, no período de 2014 a 2023? Delimitamos como objetivo verificar, por meio de uma revisão integrativa da literatura, quais estudos estão sendo realizados sobre a evasão nos cursos de licenciatura no Brasil. A revisão integrativa teve como lócus o Portal de Periódicos da Capes e o Scielo, em que foram selecionados nove artigos, completos e publicados em português. Como resultado, percebemos que são poucos os estudos específicos das causas da evasão nas licenciaturas, e a maioria deles é na área das ciências exatas, destacando a área da Física. Grande parte trata de identificar as causas, tendo como foco os alunos evadidos. Indicam como principal causa a dificuldade de conciliar trabalho com estudos, bem como a necessidade da constante revisão conceitual do termo. Além disso, revelam a urgência de pesquisas específicas nas instituições e nos cursos, envolvendo gestores, professores e alunos regulares, compreendendo a visão destes sujeitos sobre a instituição, o curso, os aspectos didático-pedagógicos e outros diretamente relacionados à permanência, ou não, no ensino superior.La deserción en la educación superior es una de las preocupaciones de las instituciones del país, ya que conlleva un bajo número de egresados. Para comprender este problema, buscamos responder la siguiente pregunta: ¿qué estudios se están realizando sobre las tasas de deserción en carreras de pregrado en Brasil, de 2014 a 2023? Nuestro objetivo fue verificar, a través de una revisión integradora de la literatura, qué estudios se están realizando sobre las tasas de deserción en cursos de pregrado en Brasil. La revista integradora tuvo como sede el Portal Periódico Capes y Scielo, de donde fueron seleccionados, completos y publicados nueve artículos en portugués. Como resultado, nos dimos cuenta que existen pocos estudios específicos sobre las causas de la deserción en las carreras de pregrado, y la mayoría de ellos son en el área de ciencias exactas, destacando el área de Física. Gran parte trata de identificar las causas, centrándose en los estudiantes que abandonan la escuela. Señalan como causa principal la dificultad de conciliar el trabajo con los estudios, así como la necesidad de una constante revisión conceptual del término. Además, revelan la urgencia de investigaciones específicas en instituciones y cursos, involucrando a directivos, docentes y estudiantes regulares, comprendiendo la visión de estos sujetos sobre la institución, el curso, aspectos didáctico-pedagógicos y otros directamente relacionados con su permanencia o no. , en la educación superior.A evasão no ensino superior é uma das preocupações das instituições do país, pois acarreta um baixo número de concluintes. Para compreender essa problemática, buscamos responder ao seguinte questionamento: que estudos estão sendo realizados sobre a evasão nos cursos de licenciatura no Brasil, no período de 2014 a 2023? Delimitamos como objetivo verificar, por meio de uma revisão integrativa da literatura, quais estudos estão sendo realizados sobre a evasão nos cursos de licenciatura no Brasil. A revisão integrativa teve como lócus o Portal de Periódicos da Capes e o Scielo, em que foram selecionados nove artigos, completos e publicados em português. Como resultado, percebemos que são poucos os estudos específicos das causas da evasão nas licenciaturas, e a maioria deles é na área das ciências exatas, destacando a área da Física. Grande parte trata de identificar as causas, tendo como foco os alunos evadidos. Indicam como principal causa a dificuldade de conciliar trabalho com estudos, bem como a necessidade da constante revisão conceitual do termo. Além disso, revelam a urgência de pesquisas específicas nas instituições e nos cursos, envolvendo gestores, professores e alunos regulares, compreendendo a visão destes sujeitos sobre a instituição, o curso, os aspectos didático-pedagógicos e outros diretamente relacionados à permanência, ou não, no ensino superior.SciELO PreprintsSciELO PreprintsSciELO Preprints2023-11-29info:eu-repo/semantics/preprintinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/729110.1590/SciELOPreprints.7291porhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/article/view/7291/14192Copyright (c) 2023 Rafaela Melo Ferreira, Crisna Daniela Krause Bierhalzhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Rafaela MeloBierhalz, Crisna Daniela Krausereponame:SciELO Preprintsinstname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)instacron:SCI2023-11-17T18:35:04Zoai:ops.preprints.scielo.org:preprint/7291Servidor de preprintshttps://preprints.scielo.org/index.php/scieloONGhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/oaiscielo.submission@scielo.orgopendoar:2023-11-17T18:35:04SciELO Preprints - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A EVASÃO NAS LICENCIATURAS: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA EVASIÓN EN GRADO: REVISIÓN INTEGRATIVA DE LA LITERATURA A EVASÃO NAS LICENCIATURAS: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA |
title |
A EVASÃO NAS LICENCIATURAS: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA |
spellingShingle |
A EVASÃO NAS LICENCIATURAS: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA Ferreira, Rafaela Melo formação inicial de professores evasão ensino superior Initial Teacher Training Dropout Higher Education Formación Inicial Docente Deserción Escolar Educación Superior |
title_short |
A EVASÃO NAS LICENCIATURAS: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA |
title_full |
A EVASÃO NAS LICENCIATURAS: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA |
title_fullStr |
A EVASÃO NAS LICENCIATURAS: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA |
title_full_unstemmed |
A EVASÃO NAS LICENCIATURAS: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA |
title_sort |
A EVASÃO NAS LICENCIATURAS: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA |
author |
Ferreira, Rafaela Melo |
author_facet |
Ferreira, Rafaela Melo Bierhalz, Crisna Daniela Krause |
author_role |
author |
author2 |
Bierhalz, Crisna Daniela Krause |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Rafaela Melo Bierhalz, Crisna Daniela Krause |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação inicial de professores evasão ensino superior Initial Teacher Training Dropout Higher Education Formación Inicial Docente Deserción Escolar Educación Superior |
topic |
formação inicial de professores evasão ensino superior Initial Teacher Training Dropout Higher Education Formación Inicial Docente Deserción Escolar Educación Superior |
description |
A evasão no ensino superior é uma das preocupações das instituições do país, pois acarreta um baixo número de concluintes. Para compreender essa problemática, buscamos responder ao seguinte questionamento: que estudos estão sendo realizados sobre a evasão nos cursos de licenciatura no Brasil, no período de 2014 a 2023? Delimitamos como objetivo verificar, por meio de uma revisão integrativa da literatura, quais estudos estão sendo realizados sobre a evasão nos cursos de licenciatura no Brasil. A revisão integrativa teve como lócus o Portal de Periódicos da Capes e o Scielo, em que foram selecionados nove artigos, completos e publicados em português. Como resultado, percebemos que são poucos os estudos específicos das causas da evasão nas licenciaturas, e a maioria deles é na área das ciências exatas, destacando a área da Física. Grande parte trata de identificar as causas, tendo como foco os alunos evadidos. Indicam como principal causa a dificuldade de conciliar trabalho com estudos, bem como a necessidade da constante revisão conceitual do termo. Além disso, revelam a urgência de pesquisas específicas nas instituições e nos cursos, envolvendo gestores, professores e alunos regulares, compreendendo a visão destes sujeitos sobre a instituição, o curso, os aspectos didático-pedagógicos e outros diretamente relacionados à permanência, ou não, no ensino superior. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/preprint info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
preprint |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/7291 10.1590/SciELOPreprints.7291 |
url |
https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/7291 |
identifier_str_mv |
10.1590/SciELOPreprints.7291 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/article/view/7291/14192 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Rafaela Melo Ferreira, Crisna Daniela Krause Bierhalz https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Rafaela Melo Ferreira, Crisna Daniela Krause Bierhalz https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
SciELO Preprints SciELO Preprints SciELO Preprints |
publisher.none.fl_str_mv |
SciELO Preprints SciELO Preprints SciELO Preprints |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:SciELO Preprints instname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO) instacron:SCI |
instname_str |
Scientific Electronic Library Online (SCIELO) |
instacron_str |
SCI |
institution |
SCI |
reponame_str |
SciELO Preprints |
collection |
SciELO Preprints |
repository.name.fl_str_mv |
SciELO Preprints - Scientific Electronic Library Online (SCIELO) |
repository.mail.fl_str_mv |
scielo.submission@scielo.org |
_version_ |
1797047814110314496 |