A EVASÃO NAS LICENCIATURAS: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Rafaela Melo
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Bierhalz, Crisna Daniela Krause
Tipo de documento: preprint
Idioma: por
Título da fonte: SciELO Preprints
Texto Completo: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/7291
Resumo: A evasão no ensino superior é uma das preocupações das instituições do país, pois acarreta um baixo número de concluintes. Para compreender essa problemática, buscamos responder ao seguinte questionamento: que estudos estão sendo realizados sobre a evasão nos cursos de licenciatura no Brasil, no período de 2014 a 2023? Delimitamos como objetivo verificar, por meio de uma revisão integrativa da literatura, quais estudos estão sendo realizados sobre a evasão nos cursos de licenciatura no Brasil. A revisão integrativa teve como lócus o Portal de Periódicos da Capes e o Scielo, em que foram selecionados nove artigos, completos e publicados em português. Como resultado, percebemos que são poucos os estudos específicos das causas da evasão nas licenciaturas, e a maioria deles é na área das ciências exatas, destacando a área da Física. Grande parte trata de identificar as causas, tendo como foco os alunos evadidos.  Indicam como principal causa a dificuldade de conciliar trabalho com estudos, bem como a necessidade da constante revisão conceitual do termo. Além disso, revelam a urgência de pesquisas específicas nas instituições e nos cursos, envolvendo gestores, professores e alunos regulares, compreendendo a visão destes sujeitos sobre a instituição, o curso, os aspectos didático-pedagógicos e outros diretamente relacionados à permanência, ou não, no ensino superior.
id SCI-1_9094d56d5cd79b9222c94a4497c34b02
oai_identifier_str oai:ops.preprints.scielo.org:preprint/7291
network_acronym_str SCI-1
network_name_str SciELO Preprints
repository_id_str
spelling A EVASÃO NAS LICENCIATURAS: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURAEVASIÓN EN GRADO: REVISIÓN INTEGRATIVA DE LA LITERATURAA EVASÃO NAS LICENCIATURAS: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURAformação inicial de professoresevasãoensino superiorInitial Teacher TrainingDropoutHigher EducationFormación Inicial DocenteDeserción EscolarEducación SuperiorA evasão no ensino superior é uma das preocupações das instituições do país, pois acarreta um baixo número de concluintes. Para compreender essa problemática, buscamos responder ao seguinte questionamento: que estudos estão sendo realizados sobre a evasão nos cursos de licenciatura no Brasil, no período de 2014 a 2023? Delimitamos como objetivo verificar, por meio de uma revisão integrativa da literatura, quais estudos estão sendo realizados sobre a evasão nos cursos de licenciatura no Brasil. A revisão integrativa teve como lócus o Portal de Periódicos da Capes e o Scielo, em que foram selecionados nove artigos, completos e publicados em português. Como resultado, percebemos que são poucos os estudos específicos das causas da evasão nas licenciaturas, e a maioria deles é na área das ciências exatas, destacando a área da Física. Grande parte trata de identificar as causas, tendo como foco os alunos evadidos.  Indicam como principal causa a dificuldade de conciliar trabalho com estudos, bem como a necessidade da constante revisão conceitual do termo. Além disso, revelam a urgência de pesquisas específicas nas instituições e nos cursos, envolvendo gestores, professores e alunos regulares, compreendendo a visão destes sujeitos sobre a instituição, o curso, os aspectos didático-pedagógicos e outros diretamente relacionados à permanência, ou não, no ensino superior.La deserción en la educación superior es una de las preocupaciones de las instituciones del país, ya que conlleva un bajo número de egresados. Para comprender este problema, buscamos responder la siguiente pregunta: ¿qué estudios se están realizando sobre las tasas de deserción en carreras de pregrado en Brasil, de 2014 a 2023? Nuestro objetivo fue verificar, a través de una revisión integradora de la literatura, qué estudios se están realizando sobre las tasas de deserción en cursos de pregrado en Brasil. La revista integradora tuvo como sede el Portal Periódico Capes y Scielo, de donde fueron seleccionados, completos y publicados nueve artículos en portugués. Como resultado, nos dimos cuenta que existen pocos estudios específicos sobre las causas de la deserción en las carreras de pregrado, y la mayoría de ellos son en el área de ciencias exactas, destacando el área de Física. Gran parte trata de identificar las causas, centrándose en los estudiantes que abandonan la escuela. Señalan como causa principal la dificultad de conciliar el trabajo con los estudios, así como la necesidad de una constante revisión conceptual del término. Además, revelan la urgencia de investigaciones específicas en instituciones y cursos, involucrando a directivos, docentes y estudiantes regulares, comprendiendo la visión de estos sujetos sobre la institución, el curso, aspectos didáctico-pedagógicos y otros directamente relacionados con su permanencia o no. , en la educación superior.A evasão no ensino superior é uma das preocupações das instituições do país, pois acarreta um baixo número de concluintes. Para compreender essa problemática, buscamos responder ao seguinte questionamento: que estudos estão sendo realizados sobre a evasão nos cursos de licenciatura no Brasil, no período de 2014 a 2023? Delimitamos como objetivo verificar, por meio de uma revisão integrativa da literatura, quais estudos estão sendo realizados sobre a evasão nos cursos de licenciatura no Brasil. A revisão integrativa teve como lócus o Portal de Periódicos da Capes e o Scielo, em que foram selecionados nove artigos, completos e publicados em português. Como resultado, percebemos que são poucos os estudos específicos das causas da evasão nas licenciaturas, e a maioria deles é na área das ciências exatas, destacando a área da Física. Grande parte trata de identificar as causas, tendo como foco os alunos evadidos.  Indicam como principal causa a dificuldade de conciliar trabalho com estudos, bem como a necessidade da constante revisão conceitual do termo. Além disso, revelam a urgência de pesquisas específicas nas instituições e nos cursos, envolvendo gestores, professores e alunos regulares, compreendendo a visão destes sujeitos sobre a instituição, o curso, os aspectos didático-pedagógicos e outros diretamente relacionados à permanência, ou não, no ensino superior.SciELO PreprintsSciELO PreprintsSciELO Preprints2023-11-29info:eu-repo/semantics/preprintinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/729110.1590/SciELOPreprints.7291porhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/article/view/7291/14192Copyright (c) 2023 Rafaela Melo Ferreira, Crisna Daniela Krause Bierhalzhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Rafaela MeloBierhalz, Crisna Daniela Krausereponame:SciELO Preprintsinstname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)instacron:SCI2023-11-17T18:35:04Zoai:ops.preprints.scielo.org:preprint/7291Servidor de preprintshttps://preprints.scielo.org/index.php/scieloONGhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/oaiscielo.submission@scielo.orgopendoar:2023-11-17T18:35:04SciELO Preprints - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)false
dc.title.none.fl_str_mv A EVASÃO NAS LICENCIATURAS: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
EVASIÓN EN GRADO: REVISIÓN INTEGRATIVA DE LA LITERATURA
A EVASÃO NAS LICENCIATURAS: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
title A EVASÃO NAS LICENCIATURAS: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
spellingShingle A EVASÃO NAS LICENCIATURAS: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
Ferreira, Rafaela Melo
formação inicial de professores
evasão
ensino superior
Initial Teacher Training
Dropout
Higher Education
Formación Inicial Docente
Deserción Escolar
Educación Superior
title_short A EVASÃO NAS LICENCIATURAS: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
title_full A EVASÃO NAS LICENCIATURAS: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
title_fullStr A EVASÃO NAS LICENCIATURAS: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
title_full_unstemmed A EVASÃO NAS LICENCIATURAS: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
title_sort A EVASÃO NAS LICENCIATURAS: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
author Ferreira, Rafaela Melo
author_facet Ferreira, Rafaela Melo
Bierhalz, Crisna Daniela Krause
author_role author
author2 Bierhalz, Crisna Daniela Krause
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Rafaela Melo
Bierhalz, Crisna Daniela Krause
dc.subject.por.fl_str_mv formação inicial de professores
evasão
ensino superior
Initial Teacher Training
Dropout
Higher Education
Formación Inicial Docente
Deserción Escolar
Educación Superior
topic formação inicial de professores
evasão
ensino superior
Initial Teacher Training
Dropout
Higher Education
Formación Inicial Docente
Deserción Escolar
Educación Superior
description A evasão no ensino superior é uma das preocupações das instituições do país, pois acarreta um baixo número de concluintes. Para compreender essa problemática, buscamos responder ao seguinte questionamento: que estudos estão sendo realizados sobre a evasão nos cursos de licenciatura no Brasil, no período de 2014 a 2023? Delimitamos como objetivo verificar, por meio de uma revisão integrativa da literatura, quais estudos estão sendo realizados sobre a evasão nos cursos de licenciatura no Brasil. A revisão integrativa teve como lócus o Portal de Periódicos da Capes e o Scielo, em que foram selecionados nove artigos, completos e publicados em português. Como resultado, percebemos que são poucos os estudos específicos das causas da evasão nas licenciaturas, e a maioria deles é na área das ciências exatas, destacando a área da Física. Grande parte trata de identificar as causas, tendo como foco os alunos evadidos.  Indicam como principal causa a dificuldade de conciliar trabalho com estudos, bem como a necessidade da constante revisão conceitual do termo. Além disso, revelam a urgência de pesquisas específicas nas instituições e nos cursos, envolvendo gestores, professores e alunos regulares, compreendendo a visão destes sujeitos sobre a instituição, o curso, os aspectos didático-pedagógicos e outros diretamente relacionados à permanência, ou não, no ensino superior.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/preprint
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format preprint
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/7291
10.1590/SciELOPreprints.7291
url https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/7291
identifier_str_mv 10.1590/SciELOPreprints.7291
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/article/view/7291/14192
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Rafaela Melo Ferreira, Crisna Daniela Krause Bierhalz
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Rafaela Melo Ferreira, Crisna Daniela Krause Bierhalz
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv SciELO Preprints
SciELO Preprints
SciELO Preprints
publisher.none.fl_str_mv SciELO Preprints
SciELO Preprints
SciELO Preprints
dc.source.none.fl_str_mv reponame:SciELO Preprints
instname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
instacron:SCI
instname_str Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
instacron_str SCI
institution SCI
reponame_str SciELO Preprints
collection SciELO Preprints
repository.name.fl_str_mv SciELO Preprints - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
repository.mail.fl_str_mv scielo.submission@scielo.org
_version_ 1797047814110314496