THE (MIS)PATH OF UTFPR IN THE CONSTRUCTION OF THE BRAZILIAN MODEL OF TECHNOLOGICAL UNIVERSITY

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pilatti, Luiz Alberto
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Lara, Luiz Marcelo de
Tipo de documento: preprint
Idioma: por
Título da fonte: SciELO Preprints
Texto Completo: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/7793
Resumo: O objetivo primário deste estudo foi compreender a evolução da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) na construção de seu modelo de universidade tecnológica. Com foco no cenário educacional brasileiro, o método empregado consistiu em uma análise crítica, baseada na síntese de diversos estudos sobre a UTFPR. Essa análise combinou diferentes perspectivas, como histórica, educacional e administrativa, para formar uma visão ampla, integrada e atualizada das características, desafios e impactos da universidade. Por meio deste estudo, observou-se que a UTFPR tem vivenciado uma perda de identidade, caracterizada por dificuldades na manutenção do ensino prático, da pesquisa aplicada efetiva, da transferência ativa de tecnologia e da extensão tecnológica significativa. Esse fenômeno foi discutido em relação às tendências nacionais e internacionais da educação tecnológica. Além disso, identificou-se um afastamento dos aspectos típicos de uma universidade tecnológica, particularmente em comparação com modelos internacionais bem-sucedidos. A análise concluiu que o funcionamento cotidiano da UTFPR diverge de seu modelo tecnológico original, tendendo mais para características das universidades tradicionais. Esse desvio é discutido em termos de suas implicações para o ensino, a pesquisa e a inovação no contexto brasileiro. Como resultado, observa-se um modelo tecnológico disfuncional para o contexto brasileiro, necessitando de uma revisão estratégica para realinhar a UTFPR ao seu mandato original e às demandas contemporâneas da educação tecnológica.
id SCI-1_a4658341d972e964aeb82a9a3627fa4d
oai_identifier_str oai:ops.preprints.scielo.org:preprint/7793
network_acronym_str SCI-1
network_name_str SciELO Preprints
repository_id_str
spelling THE (MIS)PATH OF UTFPR IN THE CONSTRUCTION OF THE BRAZILIAN MODEL OF TECHNOLOGICAL UNIVERSITY(DES)CAMINHO DE LA UTFPR EN LA CONSTRUCCIÓN DEL MODELO BRASILEÑO DE UNIVERSIDAD TECNOLÓGICA(DES)CAMINHO DA UTFPR NA CONSTRUÇÃO DO MODELO BRASILEIRO DE UNIVERSIDADE TECNOLÓGICAUniversidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)universidade tecnológicamodelo de universidadeFederal Technological University – Paraná (UTFPR)technological universityuniversity modelUniversidad Tecnológica Federal de Paraná (UTFPR)universidad tecnológicamodelo de universidadO objetivo primário deste estudo foi compreender a evolução da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) na construção de seu modelo de universidade tecnológica. Com foco no cenário educacional brasileiro, o método empregado consistiu em uma análise crítica, baseada na síntese de diversos estudos sobre a UTFPR. Essa análise combinou diferentes perspectivas, como histórica, educacional e administrativa, para formar uma visão ampla, integrada e atualizada das características, desafios e impactos da universidade. Por meio deste estudo, observou-se que a UTFPR tem vivenciado uma perda de identidade, caracterizada por dificuldades na manutenção do ensino prático, da pesquisa aplicada efetiva, da transferência ativa de tecnologia e da extensão tecnológica significativa. Esse fenômeno foi discutido em relação às tendências nacionais e internacionais da educação tecnológica. Além disso, identificou-se um afastamento dos aspectos típicos de uma universidade tecnológica, particularmente em comparação com modelos internacionais bem-sucedidos. A análise concluiu que o funcionamento cotidiano da UTFPR diverge de seu modelo tecnológico original, tendendo mais para características das universidades tradicionais. Esse desvio é discutido em termos de suas implicações para o ensino, a pesquisa e a inovação no contexto brasileiro. Como resultado, observa-se um modelo tecnológico disfuncional para o contexto brasileiro, necessitando de uma revisão estratégica para realinhar a UTFPR ao seu mandato original e às demandas contemporâneas da educação tecnológica.El presente estudio tuvo como objetivo principal comprender la evolución de la Universidad Tecnológica Federal de Paraná (UTFPR) en la construcción de su modelo de universidad tecnológica. Con un enfoque en el panorama educativo brasileño, el método empleado consistió en un análisis crítico, basado en una síntesis de diversos estudios sobre la UTFPR. Este análisis combinó diferentes perspectivas, como la histórica, educativa y administrativa, para formar una visión amplia, integrada y actualizada sobre las características, desafíos e impactos de la universidad. A través de este estudio, se constató una pérdida de identidad de la UTFPR, caracterizada por dificultades en mantener una enseñanza más práctica, una investigación aplicada eficaz, una transferencia de tecnología activa y una extensión tecnológica significativa. Este fenómeno se discutió en relación con las tendencias nacionales e internacionales en educación tecnológica. Además, se señaló un alejamiento de los aspectos típicos de una universidad tecnológica, particularmente en comparación con modelos internacionales exitosos. El análisis concluyó que el funcionamiento diario de la UTFPR se desvía de su modelo tecnológico original, tendiendo más hacia características de universidades tradicionales. Este desvío se discute en términos de sus implicaciones para la enseñanza, la investigación y la innovación en el contexto brasileño. Como resultado, se observa un modelo tecnológico disfuncional para el contexto brasileño, necesitando una revisión estratégica para realinear la UTFPR con su mandato original y con las exigencias contemporáneas de la enseñanza tecnológica.O presente estudo teve como objetivo principal compreender a evolução da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) na construção do seu modelo de universidade tecnológica. Com um enfoque no panorama educacional brasileiro, o método empregado consistiu em uma análise crítica, baseada em uma síntese de estudos variados sobre a UTFPR. Esta análise combinou diferentes perspectivas, como a histórica, educacional e administrativa, para formar uma visão ampla, integrada e atualizada sobre as características, desafios e impactos da universidade. Através deste estudo, constatou-se uma perda de identidade da UTFPR, caracterizada por dificuldades em manter um ensino mais prático, uma pesquisa aplicada eficaz, uma transferência de tecnologia ativa e uma extensão tecnológica significativa. Este fenômeno foi discutido em relação às tendências nacionais e internacionais em educação tecnológica. Além disso, foi apontado um afastamento dos aspectos típicos de uma universidade tecnológica, particularmente em comparação com modelos internacionais de sucesso. A análise concluiu que o funcionamento diário da UTFPR diverge de seu modelo tecnológico original, tendendo mais para características de universidades tradicionais. Esse desvio é discutido em termos de suas implicações para o ensino, a pesquisa e a inovação no contexto brasileiro. Como resultado, observa-se um modelo tecnológico disfuncional para o contexto brasileiro, necessitando de uma revisão estratégica para realinhar a UTFPR com seu mandato original e com as exigências contemporâneas do ensino tecnológico.SciELO PreprintsSciELO PreprintsSciELO Preprints2024-01-04info:eu-repo/semantics/preprintinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/779310.1590/SciELOPreprints.7793porhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/article/view/7793/14564Copyright (c) 2024 Luiz Alberto Pilatti, Luiz Marcelo de Larahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPilatti, Luiz AlbertoLara, Luiz Marcelo dereponame:SciELO Preprintsinstname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)instacron:SCI2023-12-26T11:57:01Zoai:ops.preprints.scielo.org:preprint/7793Servidor de preprintshttps://preprints.scielo.org/index.php/scieloONGhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/oaiscielo.submission@scielo.orgopendoar:2023-12-26T11:57:01SciELO Preprints - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)false
dc.title.none.fl_str_mv THE (MIS)PATH OF UTFPR IN THE CONSTRUCTION OF THE BRAZILIAN MODEL OF TECHNOLOGICAL UNIVERSITY
(DES)CAMINHO DE LA UTFPR EN LA CONSTRUCCIÓN DEL MODELO BRASILEÑO DE UNIVERSIDAD TECNOLÓGICA
(DES)CAMINHO DA UTFPR NA CONSTRUÇÃO DO MODELO BRASILEIRO DE UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA
title THE (MIS)PATH OF UTFPR IN THE CONSTRUCTION OF THE BRAZILIAN MODEL OF TECHNOLOGICAL UNIVERSITY
spellingShingle THE (MIS)PATH OF UTFPR IN THE CONSTRUCTION OF THE BRAZILIAN MODEL OF TECHNOLOGICAL UNIVERSITY
Pilatti, Luiz Alberto
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
universidade tecnológica
modelo de universidade
Federal Technological University – Paraná (UTFPR)
technological university
university model
Universidad Tecnológica Federal de Paraná (UTFPR)
universidad tecnológica
modelo de universidad
title_short THE (MIS)PATH OF UTFPR IN THE CONSTRUCTION OF THE BRAZILIAN MODEL OF TECHNOLOGICAL UNIVERSITY
title_full THE (MIS)PATH OF UTFPR IN THE CONSTRUCTION OF THE BRAZILIAN MODEL OF TECHNOLOGICAL UNIVERSITY
title_fullStr THE (MIS)PATH OF UTFPR IN THE CONSTRUCTION OF THE BRAZILIAN MODEL OF TECHNOLOGICAL UNIVERSITY
title_full_unstemmed THE (MIS)PATH OF UTFPR IN THE CONSTRUCTION OF THE BRAZILIAN MODEL OF TECHNOLOGICAL UNIVERSITY
title_sort THE (MIS)PATH OF UTFPR IN THE CONSTRUCTION OF THE BRAZILIAN MODEL OF TECHNOLOGICAL UNIVERSITY
author Pilatti, Luiz Alberto
author_facet Pilatti, Luiz Alberto
Lara, Luiz Marcelo de
author_role author
author2 Lara, Luiz Marcelo de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pilatti, Luiz Alberto
Lara, Luiz Marcelo de
dc.subject.por.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
universidade tecnológica
modelo de universidade
Federal Technological University – Paraná (UTFPR)
technological university
university model
Universidad Tecnológica Federal de Paraná (UTFPR)
universidad tecnológica
modelo de universidad
topic Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
universidade tecnológica
modelo de universidade
Federal Technological University – Paraná (UTFPR)
technological university
university model
Universidad Tecnológica Federal de Paraná (UTFPR)
universidad tecnológica
modelo de universidad
description O objetivo primário deste estudo foi compreender a evolução da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) na construção de seu modelo de universidade tecnológica. Com foco no cenário educacional brasileiro, o método empregado consistiu em uma análise crítica, baseada na síntese de diversos estudos sobre a UTFPR. Essa análise combinou diferentes perspectivas, como histórica, educacional e administrativa, para formar uma visão ampla, integrada e atualizada das características, desafios e impactos da universidade. Por meio deste estudo, observou-se que a UTFPR tem vivenciado uma perda de identidade, caracterizada por dificuldades na manutenção do ensino prático, da pesquisa aplicada efetiva, da transferência ativa de tecnologia e da extensão tecnológica significativa. Esse fenômeno foi discutido em relação às tendências nacionais e internacionais da educação tecnológica. Além disso, identificou-se um afastamento dos aspectos típicos de uma universidade tecnológica, particularmente em comparação com modelos internacionais bem-sucedidos. A análise concluiu que o funcionamento cotidiano da UTFPR diverge de seu modelo tecnológico original, tendendo mais para características das universidades tradicionais. Esse desvio é discutido em termos de suas implicações para o ensino, a pesquisa e a inovação no contexto brasileiro. Como resultado, observa-se um modelo tecnológico disfuncional para o contexto brasileiro, necessitando de uma revisão estratégica para realinhar a UTFPR ao seu mandato original e às demandas contemporâneas da educação tecnológica.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/preprint
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format preprint
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/7793
10.1590/SciELOPreprints.7793
url https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/7793
identifier_str_mv 10.1590/SciELOPreprints.7793
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/article/view/7793/14564
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Luiz Alberto Pilatti, Luiz Marcelo de Lara
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Luiz Alberto Pilatti, Luiz Marcelo de Lara
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv SciELO Preprints
SciELO Preprints
SciELO Preprints
publisher.none.fl_str_mv SciELO Preprints
SciELO Preprints
SciELO Preprints
dc.source.none.fl_str_mv reponame:SciELO Preprints
instname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
instacron:SCI
instname_str Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
instacron_str SCI
institution SCI
reponame_str SciELO Preprints
collection SciELO Preprints
repository.name.fl_str_mv SciELO Preprints - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
repository.mail.fl_str_mv scielo.submission@scielo.org
_version_ 1797047814679691264