THE RECONFIGURATION OF PEDAGOGICAL PRACTICES: MOVING TOWARDS ONLIFE EDUCATION

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schuster, Bruna Elisa
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Schlemmer, Eliane, Ferrarini, Rosilei, Johann, Gláucia Silva da Rosa, Simões Neto, José de Caldas
Tipo de documento: preprint
Idioma: por
Título da fonte: SciELO Preprints
Texto Completo: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/6827
Resumo: A partir da apropriação do método de pesquisa-intervenção cartográfica, o artigo buscou compreender como as práticas pedagógicas de duas escolas de educação básica vêm se reconfigurando, durante e após o período de isolamento físico, provocado pela Pandemia da COVID-19, especialmente no qual refere-se à apropriação de tecnologias digitais. O processo investigativo inicia-se no “Seminário Temático II: Educação e Transformação Digital”, oferecido pelo programa de pós-graduação em Educação da UNISINOS em parceria com a Universidade Aberta de Portugal, a partir de duas missões gamificadas. Durante as missões, diferentes trilhas teóricas-metodológicas e tecnológicas auxiliaram nas reflexões sobre os conceitos de Ensino Remoto Emergencial, Ensino Híbrido, Educação Híbrida e Multimodal e Educação OnLIFE. Constatou-se que as tecnologias digitais estiveram presentes durante a pandemia nas práticas pedagógicas como ferramentas e recursos que possibilitaram a transposição das práticas da modalidade física presencial para o modelo remoto. Apesar das enormes movimentações em torno do DT nesse período, após o retorno ao atendimento presencial, a perspectiva do DT continua focada no “uso” ou na “proibição” em sala de aula. Dessa forma, foi pensada e desenvolvida uma proposta de formação de professores com o objetivo de proporcionar aos educadores uma reflexão sobre a realidade hiperconectada vívida atualmente e as possibilidades de isolamento, como agência, às tecnologias digitais para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inventivas. Conclui-se que há uma emergência de reconfiguração das práticas pedagógicas na perspectiva da Educação OnLIFE. 
id SCI-1_bb5595130039e36ad1afd0f7e2ea91c9
oai_identifier_str oai:ops.preprints.scielo.org:preprint/6827
network_acronym_str SCI-1
network_name_str SciELO Preprints
repository_id_str
spelling THE RECONFIGURATION OF PEDAGOGICAL PRACTICES: MOVING TOWARDS ONLIFE EDUCATIONLA RECONFIGURACIÓN DE LAS PRÁCTICAS PEDAGÓGICAS: CAMINANDO HACIA UNA EDUCACIÓN OnLIFEA RECONFIGURAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: CAMINHANDO PARA UMA EDUCAÇÃO OnLIFEPandemiaEducação OnLIFEFormação de ProfessoresTecnologias digitaisPandemicOnLIFE Educationteacher trainingdigital technologiespandemiaeducación OnLIFEformación docenteTecnologías digitalesA partir da apropriação do método de pesquisa-intervenção cartográfica, o artigo buscou compreender como as práticas pedagógicas de duas escolas de educação básica vêm se reconfigurando, durante e após o período de isolamento físico, provocado pela Pandemia da COVID-19, especialmente no qual refere-se à apropriação de tecnologias digitais. O processo investigativo inicia-se no “Seminário Temático II: Educação e Transformação Digital”, oferecido pelo programa de pós-graduação em Educação da UNISINOS em parceria com a Universidade Aberta de Portugal, a partir de duas missões gamificadas. Durante as missões, diferentes trilhas teóricas-metodológicas e tecnológicas auxiliaram nas reflexões sobre os conceitos de Ensino Remoto Emergencial, Ensino Híbrido, Educação Híbrida e Multimodal e Educação OnLIFE. Constatou-se que as tecnologias digitais estiveram presentes durante a pandemia nas práticas pedagógicas como ferramentas e recursos que possibilitaram a transposição das práticas da modalidade física presencial para o modelo remoto. Apesar das enormes movimentações em torno do DT nesse período, após o retorno ao atendimento presencial, a perspectiva do DT continua focada no “uso” ou na “proibição” em sala de aula. Dessa forma, foi pensada e desenvolvida uma proposta de formação de professores com o objetivo de proporcionar aos educadores uma reflexão sobre a realidade hiperconectada vívida atualmente e as possibilidades de isolamento, como agência, às tecnologias digitais para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inventivas. Conclui-se que há uma emergência de reconfiguração das práticas pedagógicas na perspectiva da Educação OnLIFE. A partir da apropriação do método de investigação-intervenção cartográfica, o artigo busca compreender como as práticas pedagógicas das escolas de educação básica foram reconfiguradas, durante e após o período de isolamento físico, provocado pela Pandemia COVID-19, especialmente no qual Se refere à apropriação das tecnologias digitais. O processo de investigação começa no “Seminário Temático II: Educação e Transformação Digital”, oferecido pelo programa de pós-graduação em Educação UNISINOS em colaboração com a Universidade Aberta de Portugal, baseado em duas missões gamificadas. Durante as missões, diferentes itinerários teórico-metodológicos e tecnológicos ajudaram na reflexão sobre os conceitos de Ensino Remoto de Emergência, Ensino Híbrido, Educação Híbrida e Multimodal e Educação OnLIFE. Você descobriu que as tecnologias digitais foram estudadas durante a pandemia nas práticas pedagógicas, como ferramentas e recursos que permitem a transposição de práticas da modalidade física presencial para o modelo remoto. Apesar do enorme movimento em torno do DT durante este período, após o retorno à presencialidade, a perspectiva do DT segue focada no “uso” ou na “proibição” nas aulas. Desta forma, foi concebida e desenvolvida uma proposta de formação docente com o objetivo de levar aos educadores uma reflexão sobre a realidade hiperconectada que vive atualmente e as possibilidades de acoplar, como agência, com as tecnologias digitais para o desenvolvimento de práticas pedagógicas. inventivos. Conclui-se que existe um surto de reconfiguração das práticas pedagógicas a partir da perspectiva da Educação OnLIFE.A partir da apropriação do método cartográfico de pesquisa-intervenção, o artigo buscou compreender como vem se reconfigurando as práticas pedagógicas de duas escolas de educação básica, durante e após o período de isolamento físico, provocado pela Pandemia do COVID-19, especialmente, no que se refere à apropriação das tecnologias digitais. O processo investigativo tem início no “Seminário Temático II: Educação e Transformação Digital”, oferecido pelo programa de pós-graduação em Educação da UNISINOS em parceria com a Universidade Aberta de Portugal, a partir de duas missões gamificadas. Durante as missões diferentes pistas teórico-metodológicas e tecnológicas auxiliaram nas reflexões acerca dos conceitos de Ensino Remoto Emergencial, Ensino Híbrido, Educação Híbrida e Multimodal e Educação OnLIFE. Constatou-se que as tecnologias digitais se fizeram presentes durante a pandemia nas práticas pedagógicas como ferramentas e recursos que possibilitaram a transposição das práticas da modalidade física presencial para o modelo remoto. Apesar do enorme movimento em torno do TD deste período, após o retorno ao presencial físico, a perspectiva do TD continua voltada para o “uso” ou “proibição” em sala de aula. Dessa forma, foi desenhada e desenvolvida uma proposta de formação de professores com o objetivo de proporcionar aos educadores uma reflexão sobre a realidade hiperconectada vívida atualmente e as possibilidades de cobertura, enquanto agenciamento, com as tecnologias digitais para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inventivas. Conclui-se que há uma emergência da reconfiguração das práticas pedagógicas na perspectiva da Educação OnLIFE.SciELO PreprintsSciELO PreprintsSciELO Preprints2024-01-02info:eu-repo/semantics/preprintinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/682710.1590/SciELOPreprints.6827porhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/article/view/6827/14344Copyright (c) 2024 Bruna Elisa Schuster, Eliane Schlemmer, Rosilei Ferrarini, Gláucia Silva da Rosa Johann, José de Caldas Simões Netohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSchuster, Bruna ElisaSchlemmer, ElianeFerrarini, RosileiJohann, Gláucia Silva da RosaSimões Neto, José de Caldasreponame:SciELO Preprintsinstname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)instacron:SCI2023-12-07T14:40:43Zoai:ops.preprints.scielo.org:preprint/6827Servidor de preprintshttps://preprints.scielo.org/index.php/scieloONGhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/oaiscielo.submission@scielo.orgopendoar:2023-12-07T14:40:43SciELO Preprints - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)false
dc.title.none.fl_str_mv THE RECONFIGURATION OF PEDAGOGICAL PRACTICES: MOVING TOWARDS ONLIFE EDUCATION
LA RECONFIGURACIÓN DE LAS PRÁCTICAS PEDAGÓGICAS: CAMINANDO HACIA UNA EDUCACIÓN OnLIFE
A RECONFIGURAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: CAMINHANDO PARA UMA EDUCAÇÃO OnLIFE
title THE RECONFIGURATION OF PEDAGOGICAL PRACTICES: MOVING TOWARDS ONLIFE EDUCATION
spellingShingle THE RECONFIGURATION OF PEDAGOGICAL PRACTICES: MOVING TOWARDS ONLIFE EDUCATION
Schuster, Bruna Elisa
Pandemia
Educação OnLIFE
Formação de Professores
Tecnologias digitais
Pandemic
OnLIFE Education
teacher training
digital technologies
pandemia
educación OnLIFE
formación docente
Tecnologías digitales
title_short THE RECONFIGURATION OF PEDAGOGICAL PRACTICES: MOVING TOWARDS ONLIFE EDUCATION
title_full THE RECONFIGURATION OF PEDAGOGICAL PRACTICES: MOVING TOWARDS ONLIFE EDUCATION
title_fullStr THE RECONFIGURATION OF PEDAGOGICAL PRACTICES: MOVING TOWARDS ONLIFE EDUCATION
title_full_unstemmed THE RECONFIGURATION OF PEDAGOGICAL PRACTICES: MOVING TOWARDS ONLIFE EDUCATION
title_sort THE RECONFIGURATION OF PEDAGOGICAL PRACTICES: MOVING TOWARDS ONLIFE EDUCATION
author Schuster, Bruna Elisa
author_facet Schuster, Bruna Elisa
Schlemmer, Eliane
Ferrarini, Rosilei
Johann, Gláucia Silva da Rosa
Simões Neto, José de Caldas
author_role author
author2 Schlemmer, Eliane
Ferrarini, Rosilei
Johann, Gláucia Silva da Rosa
Simões Neto, José de Caldas
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schuster, Bruna Elisa
Schlemmer, Eliane
Ferrarini, Rosilei
Johann, Gláucia Silva da Rosa
Simões Neto, José de Caldas
dc.subject.por.fl_str_mv Pandemia
Educação OnLIFE
Formação de Professores
Tecnologias digitais
Pandemic
OnLIFE Education
teacher training
digital technologies
pandemia
educación OnLIFE
formación docente
Tecnologías digitales
topic Pandemia
Educação OnLIFE
Formação de Professores
Tecnologias digitais
Pandemic
OnLIFE Education
teacher training
digital technologies
pandemia
educación OnLIFE
formación docente
Tecnologías digitales
description A partir da apropriação do método de pesquisa-intervenção cartográfica, o artigo buscou compreender como as práticas pedagógicas de duas escolas de educação básica vêm se reconfigurando, durante e após o período de isolamento físico, provocado pela Pandemia da COVID-19, especialmente no qual refere-se à apropriação de tecnologias digitais. O processo investigativo inicia-se no “Seminário Temático II: Educação e Transformação Digital”, oferecido pelo programa de pós-graduação em Educação da UNISINOS em parceria com a Universidade Aberta de Portugal, a partir de duas missões gamificadas. Durante as missões, diferentes trilhas teóricas-metodológicas e tecnológicas auxiliaram nas reflexões sobre os conceitos de Ensino Remoto Emergencial, Ensino Híbrido, Educação Híbrida e Multimodal e Educação OnLIFE. Constatou-se que as tecnologias digitais estiveram presentes durante a pandemia nas práticas pedagógicas como ferramentas e recursos que possibilitaram a transposição das práticas da modalidade física presencial para o modelo remoto. Apesar das enormes movimentações em torno do DT nesse período, após o retorno ao atendimento presencial, a perspectiva do DT continua focada no “uso” ou na “proibição” em sala de aula. Dessa forma, foi pensada e desenvolvida uma proposta de formação de professores com o objetivo de proporcionar aos educadores uma reflexão sobre a realidade hiperconectada vívida atualmente e as possibilidades de isolamento, como agência, às tecnologias digitais para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inventivas. Conclui-se que há uma emergência de reconfiguração das práticas pedagógicas na perspectiva da Educação OnLIFE. 
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/preprint
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format preprint
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/6827
10.1590/SciELOPreprints.6827
url https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/6827
identifier_str_mv 10.1590/SciELOPreprints.6827
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/article/view/6827/14344
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv SciELO Preprints
SciELO Preprints
SciELO Preprints
publisher.none.fl_str_mv SciELO Preprints
SciELO Preprints
SciELO Preprints
dc.source.none.fl_str_mv reponame:SciELO Preprints
instname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
instacron:SCI
instname_str Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
instacron_str SCI
institution SCI
reponame_str SciELO Preprints
collection SciELO Preprints
repository.name.fl_str_mv SciELO Preprints - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
repository.mail.fl_str_mv scielo.submission@scielo.org
_version_ 1797047812931715072