THE RECONFIGURATION OF PEDAGOGICAL PRACTICES: MOVING TOWARDS ONLIFE EDUCATION
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | preprint |
Idioma: | por |
Título da fonte: | SciELO Preprints |
Texto Completo: | https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/6827 |
Resumo: | A partir da apropriação do método de pesquisa-intervenção cartográfica, o artigo buscou compreender como as práticas pedagógicas de duas escolas de educação básica vêm se reconfigurando, durante e após o período de isolamento físico, provocado pela Pandemia da COVID-19, especialmente no qual refere-se à apropriação de tecnologias digitais. O processo investigativo inicia-se no “Seminário Temático II: Educação e Transformação Digital”, oferecido pelo programa de pós-graduação em Educação da UNISINOS em parceria com a Universidade Aberta de Portugal, a partir de duas missões gamificadas. Durante as missões, diferentes trilhas teóricas-metodológicas e tecnológicas auxiliaram nas reflexões sobre os conceitos de Ensino Remoto Emergencial, Ensino Híbrido, Educação Híbrida e Multimodal e Educação OnLIFE. Constatou-se que as tecnologias digitais estiveram presentes durante a pandemia nas práticas pedagógicas como ferramentas e recursos que possibilitaram a transposição das práticas da modalidade física presencial para o modelo remoto. Apesar das enormes movimentações em torno do DT nesse período, após o retorno ao atendimento presencial, a perspectiva do DT continua focada no “uso” ou na “proibição” em sala de aula. Dessa forma, foi pensada e desenvolvida uma proposta de formação de professores com o objetivo de proporcionar aos educadores uma reflexão sobre a realidade hiperconectada vívida atualmente e as possibilidades de isolamento, como agência, às tecnologias digitais para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inventivas. Conclui-se que há uma emergência de reconfiguração das práticas pedagógicas na perspectiva da Educação OnLIFE. |
id |
SCI-1_bb5595130039e36ad1afd0f7e2ea91c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ops.preprints.scielo.org:preprint/6827 |
network_acronym_str |
SCI-1 |
network_name_str |
SciELO Preprints |
repository_id_str |
|
spelling |
THE RECONFIGURATION OF PEDAGOGICAL PRACTICES: MOVING TOWARDS ONLIFE EDUCATIONLA RECONFIGURACIÓN DE LAS PRÁCTICAS PEDAGÓGICAS: CAMINANDO HACIA UNA EDUCACIÓN OnLIFEA RECONFIGURAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: CAMINHANDO PARA UMA EDUCAÇÃO OnLIFEPandemiaEducação OnLIFEFormação de ProfessoresTecnologias digitaisPandemicOnLIFE Educationteacher trainingdigital technologiespandemiaeducación OnLIFEformación docenteTecnologías digitalesA partir da apropriação do método de pesquisa-intervenção cartográfica, o artigo buscou compreender como as práticas pedagógicas de duas escolas de educação básica vêm se reconfigurando, durante e após o período de isolamento físico, provocado pela Pandemia da COVID-19, especialmente no qual refere-se à apropriação de tecnologias digitais. O processo investigativo inicia-se no “Seminário Temático II: Educação e Transformação Digital”, oferecido pelo programa de pós-graduação em Educação da UNISINOS em parceria com a Universidade Aberta de Portugal, a partir de duas missões gamificadas. Durante as missões, diferentes trilhas teóricas-metodológicas e tecnológicas auxiliaram nas reflexões sobre os conceitos de Ensino Remoto Emergencial, Ensino Híbrido, Educação Híbrida e Multimodal e Educação OnLIFE. Constatou-se que as tecnologias digitais estiveram presentes durante a pandemia nas práticas pedagógicas como ferramentas e recursos que possibilitaram a transposição das práticas da modalidade física presencial para o modelo remoto. Apesar das enormes movimentações em torno do DT nesse período, após o retorno ao atendimento presencial, a perspectiva do DT continua focada no “uso” ou na “proibição” em sala de aula. Dessa forma, foi pensada e desenvolvida uma proposta de formação de professores com o objetivo de proporcionar aos educadores uma reflexão sobre a realidade hiperconectada vívida atualmente e as possibilidades de isolamento, como agência, às tecnologias digitais para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inventivas. Conclui-se que há uma emergência de reconfiguração das práticas pedagógicas na perspectiva da Educação OnLIFE. A partir da apropriação do método de investigação-intervenção cartográfica, o artigo busca compreender como as práticas pedagógicas das escolas de educação básica foram reconfiguradas, durante e após o período de isolamento físico, provocado pela Pandemia COVID-19, especialmente no qual Se refere à apropriação das tecnologias digitais. O processo de investigação começa no “Seminário Temático II: Educação e Transformação Digital”, oferecido pelo programa de pós-graduação em Educação UNISINOS em colaboração com a Universidade Aberta de Portugal, baseado em duas missões gamificadas. Durante as missões, diferentes itinerários teórico-metodológicos e tecnológicos ajudaram na reflexão sobre os conceitos de Ensino Remoto de Emergência, Ensino Híbrido, Educação Híbrida e Multimodal e Educação OnLIFE. Você descobriu que as tecnologias digitais foram estudadas durante a pandemia nas práticas pedagógicas, como ferramentas e recursos que permitem a transposição de práticas da modalidade física presencial para o modelo remoto. Apesar do enorme movimento em torno do DT durante este período, após o retorno à presencialidade, a perspectiva do DT segue focada no “uso” ou na “proibição” nas aulas. Desta forma, foi concebida e desenvolvida uma proposta de formação docente com o objetivo de levar aos educadores uma reflexão sobre a realidade hiperconectada que vive atualmente e as possibilidades de acoplar, como agência, com as tecnologias digitais para o desenvolvimento de práticas pedagógicas. inventivos. Conclui-se que existe um surto de reconfiguração das práticas pedagógicas a partir da perspectiva da Educação OnLIFE.A partir da apropriação do método cartográfico de pesquisa-intervenção, o artigo buscou compreender como vem se reconfigurando as práticas pedagógicas de duas escolas de educação básica, durante e após o período de isolamento físico, provocado pela Pandemia do COVID-19, especialmente, no que se refere à apropriação das tecnologias digitais. O processo investigativo tem início no “Seminário Temático II: Educação e Transformação Digital”, oferecido pelo programa de pós-graduação em Educação da UNISINOS em parceria com a Universidade Aberta de Portugal, a partir de duas missões gamificadas. Durante as missões diferentes pistas teórico-metodológicas e tecnológicas auxiliaram nas reflexões acerca dos conceitos de Ensino Remoto Emergencial, Ensino Híbrido, Educação Híbrida e Multimodal e Educação OnLIFE. Constatou-se que as tecnologias digitais se fizeram presentes durante a pandemia nas práticas pedagógicas como ferramentas e recursos que possibilitaram a transposição das práticas da modalidade física presencial para o modelo remoto. Apesar do enorme movimento em torno do TD deste período, após o retorno ao presencial físico, a perspectiva do TD continua voltada para o “uso” ou “proibição” em sala de aula. Dessa forma, foi desenhada e desenvolvida uma proposta de formação de professores com o objetivo de proporcionar aos educadores uma reflexão sobre a realidade hiperconectada vívida atualmente e as possibilidades de cobertura, enquanto agenciamento, com as tecnologias digitais para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inventivas. Conclui-se que há uma emergência da reconfiguração das práticas pedagógicas na perspectiva da Educação OnLIFE.SciELO PreprintsSciELO PreprintsSciELO Preprints2024-01-02info:eu-repo/semantics/preprintinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/682710.1590/SciELOPreprints.6827porhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/article/view/6827/14344Copyright (c) 2024 Bruna Elisa Schuster, Eliane Schlemmer, Rosilei Ferrarini, Gláucia Silva da Rosa Johann, José de Caldas Simões Netohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSchuster, Bruna ElisaSchlemmer, ElianeFerrarini, RosileiJohann, Gláucia Silva da RosaSimões Neto, José de Caldasreponame:SciELO Preprintsinstname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)instacron:SCI2023-12-07T14:40:43Zoai:ops.preprints.scielo.org:preprint/6827Servidor de preprintshttps://preprints.scielo.org/index.php/scieloONGhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/oaiscielo.submission@scielo.orgopendoar:2023-12-07T14:40:43SciELO Preprints - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
THE RECONFIGURATION OF PEDAGOGICAL PRACTICES: MOVING TOWARDS ONLIFE EDUCATION LA RECONFIGURACIÓN DE LAS PRÁCTICAS PEDAGÓGICAS: CAMINANDO HACIA UNA EDUCACIÓN OnLIFE A RECONFIGURAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: CAMINHANDO PARA UMA EDUCAÇÃO OnLIFE |
title |
THE RECONFIGURATION OF PEDAGOGICAL PRACTICES: MOVING TOWARDS ONLIFE EDUCATION |
spellingShingle |
THE RECONFIGURATION OF PEDAGOGICAL PRACTICES: MOVING TOWARDS ONLIFE EDUCATION Schuster, Bruna Elisa Pandemia Educação OnLIFE Formação de Professores Tecnologias digitais Pandemic OnLIFE Education teacher training digital technologies pandemia educación OnLIFE formación docente Tecnologías digitales |
title_short |
THE RECONFIGURATION OF PEDAGOGICAL PRACTICES: MOVING TOWARDS ONLIFE EDUCATION |
title_full |
THE RECONFIGURATION OF PEDAGOGICAL PRACTICES: MOVING TOWARDS ONLIFE EDUCATION |
title_fullStr |
THE RECONFIGURATION OF PEDAGOGICAL PRACTICES: MOVING TOWARDS ONLIFE EDUCATION |
title_full_unstemmed |
THE RECONFIGURATION OF PEDAGOGICAL PRACTICES: MOVING TOWARDS ONLIFE EDUCATION |
title_sort |
THE RECONFIGURATION OF PEDAGOGICAL PRACTICES: MOVING TOWARDS ONLIFE EDUCATION |
author |
Schuster, Bruna Elisa |
author_facet |
Schuster, Bruna Elisa Schlemmer, Eliane Ferrarini, Rosilei Johann, Gláucia Silva da Rosa Simões Neto, José de Caldas |
author_role |
author |
author2 |
Schlemmer, Eliane Ferrarini, Rosilei Johann, Gláucia Silva da Rosa Simões Neto, José de Caldas |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schuster, Bruna Elisa Schlemmer, Eliane Ferrarini, Rosilei Johann, Gláucia Silva da Rosa Simões Neto, José de Caldas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pandemia Educação OnLIFE Formação de Professores Tecnologias digitais Pandemic OnLIFE Education teacher training digital technologies pandemia educación OnLIFE formación docente Tecnologías digitales |
topic |
Pandemia Educação OnLIFE Formação de Professores Tecnologias digitais Pandemic OnLIFE Education teacher training digital technologies pandemia educación OnLIFE formación docente Tecnologías digitales |
description |
A partir da apropriação do método de pesquisa-intervenção cartográfica, o artigo buscou compreender como as práticas pedagógicas de duas escolas de educação básica vêm se reconfigurando, durante e após o período de isolamento físico, provocado pela Pandemia da COVID-19, especialmente no qual refere-se à apropriação de tecnologias digitais. O processo investigativo inicia-se no “Seminário Temático II: Educação e Transformação Digital”, oferecido pelo programa de pós-graduação em Educação da UNISINOS em parceria com a Universidade Aberta de Portugal, a partir de duas missões gamificadas. Durante as missões, diferentes trilhas teóricas-metodológicas e tecnológicas auxiliaram nas reflexões sobre os conceitos de Ensino Remoto Emergencial, Ensino Híbrido, Educação Híbrida e Multimodal e Educação OnLIFE. Constatou-se que as tecnologias digitais estiveram presentes durante a pandemia nas práticas pedagógicas como ferramentas e recursos que possibilitaram a transposição das práticas da modalidade física presencial para o modelo remoto. Apesar das enormes movimentações em torno do DT nesse período, após o retorno ao atendimento presencial, a perspectiva do DT continua focada no “uso” ou na “proibição” em sala de aula. Dessa forma, foi pensada e desenvolvida uma proposta de formação de professores com o objetivo de proporcionar aos educadores uma reflexão sobre a realidade hiperconectada vívida atualmente e as possibilidades de isolamento, como agência, às tecnologias digitais para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inventivas. Conclui-se que há uma emergência de reconfiguração das práticas pedagógicas na perspectiva da Educação OnLIFE. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-01-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/preprint info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
preprint |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/6827 10.1590/SciELOPreprints.6827 |
url |
https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/6827 |
identifier_str_mv |
10.1590/SciELOPreprints.6827 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/article/view/6827/14344 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
SciELO Preprints SciELO Preprints SciELO Preprints |
publisher.none.fl_str_mv |
SciELO Preprints SciELO Preprints SciELO Preprints |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:SciELO Preprints instname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO) instacron:SCI |
instname_str |
Scientific Electronic Library Online (SCIELO) |
instacron_str |
SCI |
institution |
SCI |
reponame_str |
SciELO Preprints |
collection |
SciELO Preprints |
repository.name.fl_str_mv |
SciELO Preprints - Scientific Electronic Library Online (SCIELO) |
repository.mail.fl_str_mv |
scielo.submission@scielo.org |
_version_ |
1797047812931715072 |