ENGLISH LANGUAGE TEACHING THROUGH PLAYFULNESS: AN EXPERIENCE AT THE IFAM CAMPUS ITACOATIARA-AM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | preprint |
Idioma: | por |
Título da fonte: | SciELO Preprints |
Texto Completo: | https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/5626 |
Resumo: | O presente artigo tem como tema o ensino de inglês por meio da ludicidade. Trata-se de uma experiência desenvolvida no Instituto Federal do Amazonas, município de Itacoatiara. Para isso, foi desenvolvido um projeto com a turma do 1º ano do Curso Técnico em Administração do Ensino Médio de Forma Integrada, cujo objetivo geral foi desenvolver práticas pedagógicas para o ensino da língua inglesa, pautadas na ludicidade e no pensamento crítico. Além disso, o projeto aponta para uma perspectiva social do ensino da língua inglesa na rede pública, que concentra alunos de diferentes realidades da região amazônica. Como metodologia, dois professores do campus, responsáveis pelo projeto, desenvolveram seis encontros com os alunos, contendo dinâmicas, jogos, brincadeiras e músicas.A metodologia utilizada na elaboração do artigo científico pautou-se na abordagem qualitativa, de natureza bibliográfica. Durante os encontros, os alunos demonstraram interesse em aprender, desenvolvendo habilidades na língua inglesa, como construção de frases, bem como conversação. Os resultados mostram a importância da ludicidade em sala de aula, voltada para o ensino da língua inglesa, como importante mecanismo de empoderamento dos sujeitos. |
id |
SCI-1_be35513986c2b0982a1896e06e161e34 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ops.preprints.scielo.org:preprint/5626 |
network_acronym_str |
SCI-1 |
network_name_str |
SciELO Preprints |
repository_id_str |
|
spelling |
ENGLISH LANGUAGE TEACHING THROUGH PLAYFULNESS: AN EXPERIENCE AT THE IFAM CAMPUS ITACOATIARA-AMENSEÑANZA DEL IDIOMA INGLÉS A TRAVÉS DEL LÚDICO: UNA EXPERIENCIA EN EL CAMPUS DEL IFAM EN ITACOATIARA-AMO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA POR MEIO DA LUDICIDADE: UMA EXPERIÊNCIA NO IFAM CAMPUS DE ITACOATIARA-AMEnsino de Língua InglesaInstituto Federal do AmazonasLudicidadeEnglish language teachingFederal Institute of AmazonasPlayfulnessEnseñanza del Idioma InglésInstituto Federal de AmazonasLúdicaO presente artigo tem como tema o ensino de inglês por meio da ludicidade. Trata-se de uma experiência desenvolvida no Instituto Federal do Amazonas, município de Itacoatiara. Para isso, foi desenvolvido um projeto com a turma do 1º ano do Curso Técnico em Administração do Ensino Médio de Forma Integrada, cujo objetivo geral foi desenvolver práticas pedagógicas para o ensino da língua inglesa, pautadas na ludicidade e no pensamento crítico. Além disso, o projeto aponta para uma perspectiva social do ensino da língua inglesa na rede pública, que concentra alunos de diferentes realidades da região amazônica. Como metodologia, dois professores do campus, responsáveis pelo projeto, desenvolveram seis encontros com os alunos, contendo dinâmicas, jogos, brincadeiras e músicas.A metodologia utilizada na elaboração do artigo científico pautou-se na abordagem qualitativa, de natureza bibliográfica. Durante os encontros, os alunos demonstraram interesse em aprender, desenvolvendo habilidades na língua inglesa, como construção de frases, bem como conversação. Os resultados mostram a importância da ludicidade em sala de aula, voltada para o ensino da língua inglesa, como importante mecanismo de empoderamento dos sujeitos.El artículo presentado tiene como tema la enseñanza del idioma inglés a través del juego. Esta es una experiencia desarrollada en el Instituto Federal de Amazonas, en el municipio de Itacoatiara. Para ello, se elaboró un proyecto con la clase de 1° año de la carrera de Nivel Medio Técnico en Administración en la Forma Integrada, cuyo objetivo general fue desarrollar prácticas pedagógicas para la enseñanza del idioma inglés, basadas en la lúdica y el pensamiento crítico. Aún así, el proyecto apunta a la perspectiva social de la enseñanza del idioma inglés en la red pública, que concentra estudiantes de diferentes realidades de Amazonas. Como metodología, dos profesores del campus, responsables del proyecto, desarrollaron seis encuentros con los estudiantes, que contenían dinámicas, juegos, juegos y canciones. La metodología utilizada en la elaboración del artículo científico se basó en el enfoque cualitativo, de carácter bibliográfico. Durante los encuentros, los estudiantes mostraron interés por aprender, desarrollando habilidades en el idioma inglés, como la construcción de oraciones, así como la conversación. Los resultados muestran la importancia de la lúdica en el aula, dirigida a la enseñanza del idioma inglés, como importante mecanismo de empoderamiento de los sujetos. O artigo apresentado tem como temática o ensino de língua inglesa por meio da ludicidade. Trata-se de uma experiência desenvolvida no Instituto Federal do Amazonas, município de Itacoatiara. Para isso, foi elaborado um projeto com a turma de 1º Ano do curso Técnico de Nível Médio em Administração na Forma Integrada, cujo objetivo geral era desenvolver práticas pedagógicas para o ensino da língua inglesa, pautadas na ludicidade e pensamento crítico. Ainda, o projeto aponta para a perspectiva social do ensino da língua inglesa na rede pública, que concentra estudantes oriundos de diversas realidades do Amazonas. Como metodologia, duas docentes do campus, responsáveis pelo projeto, desenvolveram seis encontros com os alunos, contendo dinâmicas, jogos, brincadeiras e músicas. Já a metodologia utilizada na elaboração do artigo científico foi pautada na abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico. Durante a realização dos encontros os discentes demonstraram interesse no aprendizado, desenvolvendo habilidades na língua inglesa, como a construção de frases, bem como conversação. Os resultados evidenciam a importância da ludicidade em sala de aula, voltada para o ensino da língua inglesa, como um importante mecanismo de empoderamento dos sujeitos.SciELO PreprintsSciELO PreprintsSciELO Preprints2023-03-06info:eu-repo/semantics/preprintinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/562610.1590/SciELOPreprints.5626porhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/article/view/5626/10826Copyright (c) 2023 Daniele Silva de Almeida, Diana da Silva Ribeiro, Eulina Maria Leite Nogueirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Daniele Silva deRibeiro, Diana da SilvaNogueira, Eulina Maria Leitereponame:SciELO Preprintsinstname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)instacron:SCI2023-02-22T23:55:54Zoai:ops.preprints.scielo.org:preprint/5626Servidor de preprintshttps://preprints.scielo.org/index.php/scieloONGhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/oaiscielo.submission@scielo.orgopendoar:2023-02-22T23:55:54SciELO Preprints - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENGLISH LANGUAGE TEACHING THROUGH PLAYFULNESS: AN EXPERIENCE AT THE IFAM CAMPUS ITACOATIARA-AM ENSEÑANZA DEL IDIOMA INGLÉS A TRAVÉS DEL LÚDICO: UNA EXPERIENCIA EN EL CAMPUS DEL IFAM EN ITACOATIARA-AM O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA POR MEIO DA LUDICIDADE: UMA EXPERIÊNCIA NO IFAM CAMPUS DE ITACOATIARA-AM |
title |
ENGLISH LANGUAGE TEACHING THROUGH PLAYFULNESS: AN EXPERIENCE AT THE IFAM CAMPUS ITACOATIARA-AM |
spellingShingle |
ENGLISH LANGUAGE TEACHING THROUGH PLAYFULNESS: AN EXPERIENCE AT THE IFAM CAMPUS ITACOATIARA-AM Almeida, Daniele Silva de Ensino de Língua Inglesa Instituto Federal do Amazonas Ludicidade English language teaching Federal Institute of Amazonas Playfulness Enseñanza del Idioma Inglés Instituto Federal de Amazonas Lúdica |
title_short |
ENGLISH LANGUAGE TEACHING THROUGH PLAYFULNESS: AN EXPERIENCE AT THE IFAM CAMPUS ITACOATIARA-AM |
title_full |
ENGLISH LANGUAGE TEACHING THROUGH PLAYFULNESS: AN EXPERIENCE AT THE IFAM CAMPUS ITACOATIARA-AM |
title_fullStr |
ENGLISH LANGUAGE TEACHING THROUGH PLAYFULNESS: AN EXPERIENCE AT THE IFAM CAMPUS ITACOATIARA-AM |
title_full_unstemmed |
ENGLISH LANGUAGE TEACHING THROUGH PLAYFULNESS: AN EXPERIENCE AT THE IFAM CAMPUS ITACOATIARA-AM |
title_sort |
ENGLISH LANGUAGE TEACHING THROUGH PLAYFULNESS: AN EXPERIENCE AT THE IFAM CAMPUS ITACOATIARA-AM |
author |
Almeida, Daniele Silva de |
author_facet |
Almeida, Daniele Silva de Ribeiro, Diana da Silva Nogueira, Eulina Maria Leite |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Diana da Silva Nogueira, Eulina Maria Leite |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Daniele Silva de Ribeiro, Diana da Silva Nogueira, Eulina Maria Leite |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Língua Inglesa Instituto Federal do Amazonas Ludicidade English language teaching Federal Institute of Amazonas Playfulness Enseñanza del Idioma Inglés Instituto Federal de Amazonas Lúdica |
topic |
Ensino de Língua Inglesa Instituto Federal do Amazonas Ludicidade English language teaching Federal Institute of Amazonas Playfulness Enseñanza del Idioma Inglés Instituto Federal de Amazonas Lúdica |
description |
O presente artigo tem como tema o ensino de inglês por meio da ludicidade. Trata-se de uma experiência desenvolvida no Instituto Federal do Amazonas, município de Itacoatiara. Para isso, foi desenvolvido um projeto com a turma do 1º ano do Curso Técnico em Administração do Ensino Médio de Forma Integrada, cujo objetivo geral foi desenvolver práticas pedagógicas para o ensino da língua inglesa, pautadas na ludicidade e no pensamento crítico. Além disso, o projeto aponta para uma perspectiva social do ensino da língua inglesa na rede pública, que concentra alunos de diferentes realidades da região amazônica. Como metodologia, dois professores do campus, responsáveis pelo projeto, desenvolveram seis encontros com os alunos, contendo dinâmicas, jogos, brincadeiras e músicas.A metodologia utilizada na elaboração do artigo científico pautou-se na abordagem qualitativa, de natureza bibliográfica. Durante os encontros, os alunos demonstraram interesse em aprender, desenvolvendo habilidades na língua inglesa, como construção de frases, bem como conversação. Os resultados mostram a importância da ludicidade em sala de aula, voltada para o ensino da língua inglesa, como importante mecanismo de empoderamento dos sujeitos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/preprint info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
preprint |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/5626 10.1590/SciELOPreprints.5626 |
url |
https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/5626 |
identifier_str_mv |
10.1590/SciELOPreprints.5626 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/article/view/5626/10826 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Daniele Silva de Almeida, Diana da Silva Ribeiro, Eulina Maria Leite Nogueira https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Daniele Silva de Almeida, Diana da Silva Ribeiro, Eulina Maria Leite Nogueira https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
SciELO Preprints SciELO Preprints SciELO Preprints |
publisher.none.fl_str_mv |
SciELO Preprints SciELO Preprints SciELO Preprints |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:SciELO Preprints instname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO) instacron:SCI |
instname_str |
Scientific Electronic Library Online (SCIELO) |
instacron_str |
SCI |
institution |
SCI |
reponame_str |
SciELO Preprints |
collection |
SciELO Preprints |
repository.name.fl_str_mv |
SciELO Preprints - Scientific Electronic Library Online (SCIELO) |
repository.mail.fl_str_mv |
scielo.submission@scielo.org |
_version_ |
1797047810696151040 |