ENGLISH LANGUAGE TEACHING THROUGH PLAYFULNESS: AN EXPERIENCE AT THE IFAM CAMPUS ITACOATIARA-AM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Daniele Silva de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Ribeiro, Diana da Silva, Nogueira, Eulina Maria Leite
Tipo de documento: preprint
Idioma: por
Título da fonte: SciELO Preprints
Texto Completo: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/5626
Resumo: O presente artigo tem como tema o ensino de inglês por meio da ludicidade. Trata-se de uma experiência desenvolvida no Instituto Federal do Amazonas, município de Itacoatiara. Para isso, foi desenvolvido um projeto com a turma do 1º ano do Curso Técnico em Administração do Ensino Médio de Forma Integrada, cujo objetivo geral foi desenvolver práticas pedagógicas para o ensino da língua inglesa, pautadas na ludicidade e no pensamento crítico. Além disso, o projeto aponta para uma perspectiva social do ensino da língua inglesa na rede pública, que concentra alunos de diferentes realidades da região amazônica. Como metodologia, dois professores do campus, responsáveis ​​pelo projeto, desenvolveram seis encontros com os alunos, contendo dinâmicas, jogos, brincadeiras e músicas.A metodologia utilizada na elaboração do artigo científico pautou-se na abordagem qualitativa, de natureza bibliográfica. Durante os encontros, os alunos demonstraram interesse em aprender, desenvolvendo habilidades na língua inglesa, como construção de frases, bem como conversação. Os resultados mostram a importância da ludicidade em sala de aula, voltada para o ensino da língua inglesa, como importante mecanismo de empoderamento dos sujeitos.
id SCI-1_be35513986c2b0982a1896e06e161e34
oai_identifier_str oai:ops.preprints.scielo.org:preprint/5626
network_acronym_str SCI-1
network_name_str SciELO Preprints
repository_id_str
spelling ENGLISH LANGUAGE TEACHING THROUGH PLAYFULNESS: AN EXPERIENCE AT THE IFAM CAMPUS ITACOATIARA-AMENSEÑANZA DEL IDIOMA INGLÉS A TRAVÉS DEL LÚDICO: UNA EXPERIENCIA EN EL CAMPUS DEL IFAM EN ITACOATIARA-AMO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA POR MEIO DA LUDICIDADE: UMA EXPERIÊNCIA NO IFAM CAMPUS DE ITACOATIARA-AMEnsino de Língua InglesaInstituto Federal do AmazonasLudicidadeEnglish language teachingFederal Institute of AmazonasPlayfulnessEnseñanza del Idioma InglésInstituto Federal de AmazonasLúdicaO presente artigo tem como tema o ensino de inglês por meio da ludicidade. Trata-se de uma experiência desenvolvida no Instituto Federal do Amazonas, município de Itacoatiara. Para isso, foi desenvolvido um projeto com a turma do 1º ano do Curso Técnico em Administração do Ensino Médio de Forma Integrada, cujo objetivo geral foi desenvolver práticas pedagógicas para o ensino da língua inglesa, pautadas na ludicidade e no pensamento crítico. Além disso, o projeto aponta para uma perspectiva social do ensino da língua inglesa na rede pública, que concentra alunos de diferentes realidades da região amazônica. Como metodologia, dois professores do campus, responsáveis ​​pelo projeto, desenvolveram seis encontros com os alunos, contendo dinâmicas, jogos, brincadeiras e músicas.A metodologia utilizada na elaboração do artigo científico pautou-se na abordagem qualitativa, de natureza bibliográfica. Durante os encontros, os alunos demonstraram interesse em aprender, desenvolvendo habilidades na língua inglesa, como construção de frases, bem como conversação. Os resultados mostram a importância da ludicidade em sala de aula, voltada para o ensino da língua inglesa, como importante mecanismo de empoderamento dos sujeitos.El artículo presentado tiene como tema la enseñanza del idioma inglés a través del juego. Esta es una experiencia desarrollada en el Instituto Federal de Amazonas, en el municipio de Itacoatiara. Para ello, se elaboró ​​un proyecto con la clase de 1° año de la carrera de Nivel Medio Técnico en Administración en la Forma Integrada, cuyo objetivo general fue desarrollar prácticas pedagógicas para la enseñanza del idioma inglés, basadas en la lúdica y el pensamiento crítico. Aún así, el proyecto apunta a la perspectiva social de la enseñanza del idioma inglés en la red pública, que concentra estudiantes de diferentes realidades de Amazonas. Como metodología, dos profesores del campus, responsables del proyecto, desarrollaron seis encuentros con los estudiantes, que contenían dinámicas, juegos, juegos y canciones. La metodología utilizada en la elaboración del artículo científico se basó en el enfoque cualitativo, de carácter bibliográfico. Durante los encuentros, los estudiantes mostraron interés por aprender, desarrollando habilidades en el idioma inglés, como la construcción de oraciones, así como la conversación. Los resultados muestran la importancia de la lúdica en el aula, dirigida a la enseñanza del idioma inglés, como importante mecanismo de empoderamiento de los sujetos.  O artigo apresentado tem como temática o ensino de língua inglesa por meio da ludicidade. Trata-se de uma experiência desenvolvida no Instituto Federal do Amazonas, município de Itacoatiara. Para isso, foi elaborado um projeto com a turma de 1º Ano do curso Técnico de Nível Médio em Administração na Forma Integrada, cujo objetivo geral era desenvolver práticas pedagógicas para o ensino da língua inglesa, pautadas na ludicidade e pensamento crítico. Ainda, o projeto aponta para a perspectiva social do ensino da língua inglesa na rede pública, que concentra estudantes oriundos de diversas realidades do Amazonas. Como metodologia, duas docentes do campus, responsáveis pelo projeto, desenvolveram seis encontros com os alunos, contendo dinâmicas, jogos, brincadeiras e músicas. Já a metodologia utilizada na elaboração do artigo científico foi pautada na abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico. Durante a realização dos encontros os discentes demonstraram interesse no aprendizado, desenvolvendo habilidades na língua inglesa, como a construção de frases, bem como conversação. Os resultados evidenciam a importância da ludicidade em sala de aula, voltada para o ensino da língua inglesa, como um importante mecanismo de empoderamento dos sujeitos.SciELO PreprintsSciELO PreprintsSciELO Preprints2023-03-06info:eu-repo/semantics/preprintinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/562610.1590/SciELOPreprints.5626porhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/article/view/5626/10826Copyright (c) 2023 Daniele Silva de Almeida, Diana da Silva Ribeiro, Eulina Maria Leite Nogueirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Daniele Silva deRibeiro, Diana da SilvaNogueira, Eulina Maria Leitereponame:SciELO Preprintsinstname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)instacron:SCI2023-02-22T23:55:54Zoai:ops.preprints.scielo.org:preprint/5626Servidor de preprintshttps://preprints.scielo.org/index.php/scieloONGhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/oaiscielo.submission@scielo.orgopendoar:2023-02-22T23:55:54SciELO Preprints - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)false
dc.title.none.fl_str_mv ENGLISH LANGUAGE TEACHING THROUGH PLAYFULNESS: AN EXPERIENCE AT THE IFAM CAMPUS ITACOATIARA-AM
ENSEÑANZA DEL IDIOMA INGLÉS A TRAVÉS DEL LÚDICO: UNA EXPERIENCIA EN EL CAMPUS DEL IFAM EN ITACOATIARA-AM
O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA POR MEIO DA LUDICIDADE: UMA EXPERIÊNCIA NO IFAM CAMPUS DE ITACOATIARA-AM
title ENGLISH LANGUAGE TEACHING THROUGH PLAYFULNESS: AN EXPERIENCE AT THE IFAM CAMPUS ITACOATIARA-AM
spellingShingle ENGLISH LANGUAGE TEACHING THROUGH PLAYFULNESS: AN EXPERIENCE AT THE IFAM CAMPUS ITACOATIARA-AM
Almeida, Daniele Silva de
Ensino de Língua Inglesa
Instituto Federal do Amazonas
Ludicidade
English language teaching
Federal Institute of Amazonas
Playfulness
Enseñanza del Idioma Inglés
Instituto Federal de Amazonas
Lúdica
title_short ENGLISH LANGUAGE TEACHING THROUGH PLAYFULNESS: AN EXPERIENCE AT THE IFAM CAMPUS ITACOATIARA-AM
title_full ENGLISH LANGUAGE TEACHING THROUGH PLAYFULNESS: AN EXPERIENCE AT THE IFAM CAMPUS ITACOATIARA-AM
title_fullStr ENGLISH LANGUAGE TEACHING THROUGH PLAYFULNESS: AN EXPERIENCE AT THE IFAM CAMPUS ITACOATIARA-AM
title_full_unstemmed ENGLISH LANGUAGE TEACHING THROUGH PLAYFULNESS: AN EXPERIENCE AT THE IFAM CAMPUS ITACOATIARA-AM
title_sort ENGLISH LANGUAGE TEACHING THROUGH PLAYFULNESS: AN EXPERIENCE AT THE IFAM CAMPUS ITACOATIARA-AM
author Almeida, Daniele Silva de
author_facet Almeida, Daniele Silva de
Ribeiro, Diana da Silva
Nogueira, Eulina Maria Leite
author_role author
author2 Ribeiro, Diana da Silva
Nogueira, Eulina Maria Leite
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Daniele Silva de
Ribeiro, Diana da Silva
Nogueira, Eulina Maria Leite
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Língua Inglesa
Instituto Federal do Amazonas
Ludicidade
English language teaching
Federal Institute of Amazonas
Playfulness
Enseñanza del Idioma Inglés
Instituto Federal de Amazonas
Lúdica
topic Ensino de Língua Inglesa
Instituto Federal do Amazonas
Ludicidade
English language teaching
Federal Institute of Amazonas
Playfulness
Enseñanza del Idioma Inglés
Instituto Federal de Amazonas
Lúdica
description O presente artigo tem como tema o ensino de inglês por meio da ludicidade. Trata-se de uma experiência desenvolvida no Instituto Federal do Amazonas, município de Itacoatiara. Para isso, foi desenvolvido um projeto com a turma do 1º ano do Curso Técnico em Administração do Ensino Médio de Forma Integrada, cujo objetivo geral foi desenvolver práticas pedagógicas para o ensino da língua inglesa, pautadas na ludicidade e no pensamento crítico. Além disso, o projeto aponta para uma perspectiva social do ensino da língua inglesa na rede pública, que concentra alunos de diferentes realidades da região amazônica. Como metodologia, dois professores do campus, responsáveis ​​pelo projeto, desenvolveram seis encontros com os alunos, contendo dinâmicas, jogos, brincadeiras e músicas.A metodologia utilizada na elaboração do artigo científico pautou-se na abordagem qualitativa, de natureza bibliográfica. Durante os encontros, os alunos demonstraram interesse em aprender, desenvolvendo habilidades na língua inglesa, como construção de frases, bem como conversação. Os resultados mostram a importância da ludicidade em sala de aula, voltada para o ensino da língua inglesa, como importante mecanismo de empoderamento dos sujeitos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/preprint
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format preprint
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/5626
10.1590/SciELOPreprints.5626
url https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/5626
identifier_str_mv 10.1590/SciELOPreprints.5626
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/article/view/5626/10826
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Daniele Silva de Almeida, Diana da Silva Ribeiro, Eulina Maria Leite Nogueira
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Daniele Silva de Almeida, Diana da Silva Ribeiro, Eulina Maria Leite Nogueira
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv SciELO Preprints
SciELO Preprints
SciELO Preprints
publisher.none.fl_str_mv SciELO Preprints
SciELO Preprints
SciELO Preprints
dc.source.none.fl_str_mv reponame:SciELO Preprints
instname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
instacron:SCI
instname_str Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
instacron_str SCI
institution SCI
reponame_str SciELO Preprints
collection SciELO Preprints
repository.name.fl_str_mv SciELO Preprints - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
repository.mail.fl_str_mv scielo.submission@scielo.org
_version_ 1797047810696151040