Replication data for: A presença e as características da astronomia na formação inicial do pedagogo: uma análise dos projetos pedagógicos de cursos do brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Thayna Cristina Dias e
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Conjunto de dados
Título da fonte: SciELO Data
Texto Completo: https://doi.org/10.48331/scielodata.KXDTF4
Resumo: A Astronomia ainda é pouco estudada nos cursos de graduação, especialmente no curso de Pedagogia, embora o ensino desse conteúdo seja recomendado desde os anos iniciais do Ensino Fundamental. A fim de compreendermos como se dá essa relação entre a Astronomia e a formação inicial do pedagogo, esta pesquisa visa investigar a presença e as características da Astronomia nos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) de Pedagogia presentes nas universidades federais das capitais dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. Os resultados apontam a existência de elementos de Astronomia em apenas seis disciplinas, as quais são analisadas de acordo com critérios específicos da análise de conteúdo categorial de Bardin. Considera-se que essa insuficiência na formação dos pedagogos pode acarretar uma deficiência na formação científica dos alunos do Ensino Fundamental, havendo, portanto, a necessidade de revisão do currículo de Pedagogia, de forma a contemplar uma Educação em Astronomia indicada para o ensino na Educação Básica.
id SCI-2_7e793682e0f29380a5374cc6d1da1e68
oai_identifier_str doi:10.48331/scielodata.KXDTF4
network_acronym_str SCI-2
network_name_str SciELO Data
repository_id_str
spelling https://doi.org/10.48331/scielodata.KXDTF4Dias, Thayna Cristina Dias eReplication data for: A presença e as características da astronomia na formação inicial do pedagogo: uma análise dos projetos pedagógicos de cursos do brasilSciELO DataA Astronomia ainda é pouco estudada nos cursos de graduação, especialmente no curso de Pedagogia, embora o ensino desse conteúdo seja recomendado desde os anos iniciais do Ensino Fundamental. A fim de compreendermos como se dá essa relação entre a Astronomia e a formação inicial do pedagogo, esta pesquisa visa investigar a presença e as características da Astronomia nos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) de Pedagogia presentes nas universidades federais das capitais dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. Os resultados apontam a existência de elementos de Astronomia em apenas seis disciplinas, as quais são analisadas de acordo com critérios específicos da análise de conteúdo categorial de Bardin. Considera-se que essa insuficiência na formação dos pedagogos pode acarretar uma deficiência na formação científica dos alunos do Ensino Fundamental, havendo, portanto, a necessidade de revisão do currículo de Pedagogia, de forma a contemplar uma Educação em Astronomia indicada para o ensino na Educação Básica.2023-10-18info:eu-repo/semantics/openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0Arts and HumanitiesAstronomy and AstrophysicsSocial SciencesOtherEducação em AstronomiaProjeto Pedagógico de Curso (PPC)Formação inicial em Pedagogiainfo:eu-repo/semantics/datasetinfo:eu-repo/semantics/datasetinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDatasetreponame:SciELO Datainstname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)instacron:SCIRepositório de Dados de PesquisaONGhttps://data.scielo.org/oai/requestdata@scielo.orgopendoar:2024-04-11T06:13:04SciELO Data - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)falsedoi:10.48331/scielodata.KXDTF4
dc.title.none.fl_str_mv Replication data for: A presença e as características da astronomia na formação inicial do pedagogo: uma análise dos projetos pedagógicos de cursos do brasil
title Replication data for: A presença e as características da astronomia na formação inicial do pedagogo: uma análise dos projetos pedagógicos de cursos do brasil
spellingShingle Replication data for: A presença e as características da astronomia na formação inicial do pedagogo: uma análise dos projetos pedagógicos de cursos do brasil
Dias, Thayna Cristina Dias e
Arts and Humanities
Astronomy and Astrophysics
Social Sciences
Other
Educação em Astronomia
Projeto Pedagógico de Curso (PPC)
Formação inicial em Pedagogia
title_short Replication data for: A presença e as características da astronomia na formação inicial do pedagogo: uma análise dos projetos pedagógicos de cursos do brasil
title_full Replication data for: A presença e as características da astronomia na formação inicial do pedagogo: uma análise dos projetos pedagógicos de cursos do brasil
title_fullStr Replication data for: A presença e as características da astronomia na formação inicial do pedagogo: uma análise dos projetos pedagógicos de cursos do brasil
title_full_unstemmed Replication data for: A presença e as características da astronomia na formação inicial do pedagogo: uma análise dos projetos pedagógicos de cursos do brasil
title_sort Replication data for: A presença e as características da astronomia na formação inicial do pedagogo: uma análise dos projetos pedagógicos de cursos do brasil
author Dias, Thayna Cristina Dias e
author_facet Dias, Thayna Cristina Dias e
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Thayna Cristina Dias e
dc.subject.none.fl_str_mv Arts and Humanities
Astronomy and Astrophysics
Social Sciences
Other
Educação em Astronomia
Projeto Pedagógico de Curso (PPC)
Formação inicial em Pedagogia
topic Arts and Humanities
Astronomy and Astrophysics
Social Sciences
Other
Educação em Astronomia
Projeto Pedagógico de Curso (PPC)
Formação inicial em Pedagogia
description A Astronomia ainda é pouco estudada nos cursos de graduação, especialmente no curso de Pedagogia, embora o ensino desse conteúdo seja recomendado desde os anos iniciais do Ensino Fundamental. A fim de compreendermos como se dá essa relação entre a Astronomia e a formação inicial do pedagogo, esta pesquisa visa investigar a presença e as características da Astronomia nos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) de Pedagogia presentes nas universidades federais das capitais dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. Os resultados apontam a existência de elementos de Astronomia em apenas seis disciplinas, as quais são analisadas de acordo com critérios específicos da análise de conteúdo categorial de Bardin. Considera-se que essa insuficiência na formação dos pedagogos pode acarretar uma deficiência na formação científica dos alunos do Ensino Fundamental, havendo, portanto, a necessidade de revisão do currículo de Pedagogia, de forma a contemplar uma Educação em Astronomia indicada para o ensino na Educação Básica.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-10-18
dc.type.openaire.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/dataset
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.none.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/dataset
format dataset
status_str publishedVersion
dc.identifier.url.fl_str_mv https://doi.org/10.48331/scielodata.KXDTF4
url https://doi.org/10.48331/scielodata.KXDTF4
dc.rights.openaire.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
dc.format.none.fl_str_mv Dataset
dc.publisher.none.fl_str_mv SciELO Data
publisher.none.fl_str_mv SciELO Data
dc.source.none.fl_str_mv reponame:SciELO Data
instname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
instacron:SCI
instname_str Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
instacron_str SCI
institution SCI
reponame_str SciELO Data
collection SciELO Data
repository.name.fl_str_mv SciELO Data - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
repository.mail.fl_str_mv data@scielo.org
_version_ 1797042023544389633