Replication data for: A presença e as características da astronomia na formação inicial do pedagogo: uma análise dos projetos pedagógicos de cursos do brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Conjunto de dados |
Título da fonte: | SciELO Data |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48331/scielodata.KXDTF4 |
Resumo: | A Astronomia ainda é pouco estudada nos cursos de graduação, especialmente no curso de Pedagogia, embora o ensino desse conteúdo seja recomendado desde os anos iniciais do Ensino Fundamental. A fim de compreendermos como se dá essa relação entre a Astronomia e a formação inicial do pedagogo, esta pesquisa visa investigar a presença e as características da Astronomia nos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) de Pedagogia presentes nas universidades federais das capitais dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. Os resultados apontam a existência de elementos de Astronomia em apenas seis disciplinas, as quais são analisadas de acordo com critérios específicos da análise de conteúdo categorial de Bardin. Considera-se que essa insuficiência na formação dos pedagogos pode acarretar uma deficiência na formação científica dos alunos do Ensino Fundamental, havendo, portanto, a necessidade de revisão do currículo de Pedagogia, de forma a contemplar uma Educação em Astronomia indicada para o ensino na Educação Básica. |
id |
SCI-2_7e793682e0f29380a5374cc6d1da1e68 |
---|---|
oai_identifier_str |
doi:10.48331/scielodata.KXDTF4 |
network_acronym_str |
SCI-2 |
network_name_str |
SciELO Data |
repository_id_str |
|
spelling |
https://doi.org/10.48331/scielodata.KXDTF4Dias, Thayna Cristina Dias eReplication data for: A presença e as características da astronomia na formação inicial do pedagogo: uma análise dos projetos pedagógicos de cursos do brasilSciELO DataA Astronomia ainda é pouco estudada nos cursos de graduação, especialmente no curso de Pedagogia, embora o ensino desse conteúdo seja recomendado desde os anos iniciais do Ensino Fundamental. A fim de compreendermos como se dá essa relação entre a Astronomia e a formação inicial do pedagogo, esta pesquisa visa investigar a presença e as características da Astronomia nos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) de Pedagogia presentes nas universidades federais das capitais dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. Os resultados apontam a existência de elementos de Astronomia em apenas seis disciplinas, as quais são analisadas de acordo com critérios específicos da análise de conteúdo categorial de Bardin. Considera-se que essa insuficiência na formação dos pedagogos pode acarretar uma deficiência na formação científica dos alunos do Ensino Fundamental, havendo, portanto, a necessidade de revisão do currículo de Pedagogia, de forma a contemplar uma Educação em Astronomia indicada para o ensino na Educação Básica.2023-10-18info:eu-repo/semantics/openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0Arts and HumanitiesAstronomy and AstrophysicsSocial SciencesOtherEducação em AstronomiaProjeto Pedagógico de Curso (PPC)Formação inicial em Pedagogiainfo:eu-repo/semantics/datasetinfo:eu-repo/semantics/datasetinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDatasetreponame:SciELO Datainstname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)instacron:SCIRepositório de Dados de PesquisaONGhttps://data.scielo.org/oai/requestdata@scielo.orgopendoar:2024-04-11T06:13:04SciELO Data - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)falsedoi:10.48331/scielodata.KXDTF4 |
dc.title.none.fl_str_mv |
Replication data for: A presença e as características da astronomia na formação inicial do pedagogo: uma análise dos projetos pedagógicos de cursos do brasil |
title |
Replication data for: A presença e as características da astronomia na formação inicial do pedagogo: uma análise dos projetos pedagógicos de cursos do brasil |
spellingShingle |
Replication data for: A presença e as características da astronomia na formação inicial do pedagogo: uma análise dos projetos pedagógicos de cursos do brasil Dias, Thayna Cristina Dias e Arts and Humanities Astronomy and Astrophysics Social Sciences Other Educação em Astronomia Projeto Pedagógico de Curso (PPC) Formação inicial em Pedagogia |
title_short |
Replication data for: A presença e as características da astronomia na formação inicial do pedagogo: uma análise dos projetos pedagógicos de cursos do brasil |
title_full |
Replication data for: A presença e as características da astronomia na formação inicial do pedagogo: uma análise dos projetos pedagógicos de cursos do brasil |
title_fullStr |
Replication data for: A presença e as características da astronomia na formação inicial do pedagogo: uma análise dos projetos pedagógicos de cursos do brasil |
title_full_unstemmed |
Replication data for: A presença e as características da astronomia na formação inicial do pedagogo: uma análise dos projetos pedagógicos de cursos do brasil |
title_sort |
Replication data for: A presença e as características da astronomia na formação inicial do pedagogo: uma análise dos projetos pedagógicos de cursos do brasil |
author |
Dias, Thayna Cristina Dias e |
author_facet |
Dias, Thayna Cristina Dias e |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Thayna Cristina Dias e |
dc.subject.none.fl_str_mv |
Arts and Humanities Astronomy and Astrophysics Social Sciences Other Educação em Astronomia Projeto Pedagógico de Curso (PPC) Formação inicial em Pedagogia |
topic |
Arts and Humanities Astronomy and Astrophysics Social Sciences Other Educação em Astronomia Projeto Pedagógico de Curso (PPC) Formação inicial em Pedagogia |
description |
A Astronomia ainda é pouco estudada nos cursos de graduação, especialmente no curso de Pedagogia, embora o ensino desse conteúdo seja recomendado desde os anos iniciais do Ensino Fundamental. A fim de compreendermos como se dá essa relação entre a Astronomia e a formação inicial do pedagogo, esta pesquisa visa investigar a presença e as características da Astronomia nos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) de Pedagogia presentes nas universidades federais das capitais dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. Os resultados apontam a existência de elementos de Astronomia em apenas seis disciplinas, as quais são analisadas de acordo com critérios específicos da análise de conteúdo categorial de Bardin. Considera-se que essa insuficiência na formação dos pedagogos pode acarretar uma deficiência na formação científica dos alunos do Ensino Fundamental, havendo, portanto, a necessidade de revisão do currículo de Pedagogia, de forma a contemplar uma Educação em Astronomia indicada para o ensino na Educação Básica. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-10-18 |
dc.type.openaire.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/dataset |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.none.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/dataset |
format |
dataset |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.url.fl_str_mv |
https://doi.org/10.48331/scielodata.KXDTF4 |
url |
https://doi.org/10.48331/scielodata.KXDTF4 |
dc.rights.openaire.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
dc.format.none.fl_str_mv |
Dataset |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
SciELO Data |
publisher.none.fl_str_mv |
SciELO Data |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:SciELO Data instname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO) instacron:SCI |
instname_str |
Scientific Electronic Library Online (SCIELO) |
instacron_str |
SCI |
institution |
SCI |
reponame_str |
SciELO Data |
collection |
SciELO Data |
repository.name.fl_str_mv |
SciELO Data - Scientific Electronic Library Online (SCIELO) |
repository.mail.fl_str_mv |
data@scielo.org |
_version_ |
1797042023544389633 |