THE PRESENCE AND CHARACTERISTICS OF ASTRONOMY IN THE INITIAL FORMATION OF PEDAGOGUES: AN ANALYSIS OF PEDAGOGICAL PROJECTS OF COURSES IN BRAZIL: A PRESENÇA E AS CARACTERÍSTICAS DA ASTRONOMIA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO: UMA ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Thayna
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Sitko, Camila, Langhi, Rodolfo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/42063
Resumo: A Astronomia ainda é pouco estudada nos cursos de graduação, especialmente no curso de Pedagogia, embora o ensino desse conteúdo seja recomendado desde os anos iniciais do Ensino Fundamental. A fim de compreendermos como se dá essa relação entre a Astronomia e a formação inicial do pedagogo, esta pesquisa visa investigar a presença e as características da Astronomia nos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) de Pedagogia presentes nas universidades federais das capitais dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. Os resultados apontam a existência de elementos de Astronomia em apenas seis disciplinas, as quais são analisadas de acordo com critérios específicos da análise de conteúdo categorial de Bardin. Considera-se que essa insuficiência na formação dos pedagogos pode acarretar uma deficiência na formação científica dos alunos do Ensino Fundamental, havendo, portanto, a necessidade de revisão do currículo de Pedagogia, de forma a contemplar uma Educação em Astronomia indicada para o ensino na Educação Básica.
id UFMG-11_b087fc53116bdb73e52f973703e7f5b8
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/42063
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling THE PRESENCE AND CHARACTERISTICS OF ASTRONOMY IN THE INITIAL FORMATION OF PEDAGOGUES: AN ANALYSIS OF PEDAGOGICAL PROJECTS OF COURSES IN BRAZIL: A PRESENÇA E AS CARACTERÍSTICAS DA ASTRONOMIA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO: UMA ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DO BRASILEducação em Astronomia; Projeto Pedagógico de Curso; Formação inicial em Pedagogia.A Astronomia ainda é pouco estudada nos cursos de graduação, especialmente no curso de Pedagogia, embora o ensino desse conteúdo seja recomendado desde os anos iniciais do Ensino Fundamental. A fim de compreendermos como se dá essa relação entre a Astronomia e a formação inicial do pedagogo, esta pesquisa visa investigar a presença e as características da Astronomia nos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) de Pedagogia presentes nas universidades federais das capitais dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. Os resultados apontam a existência de elementos de Astronomia em apenas seis disciplinas, as quais são analisadas de acordo com critérios específicos da análise de conteúdo categorial de Bardin. Considera-se que essa insuficiência na formação dos pedagogos pode acarretar uma deficiência na formação científica dos alunos do Ensino Fundamental, havendo, portanto, a necessidade de revisão do currículo de Pedagogia, de forma a contemplar uma Educação em Astronomia indicada para o ensino na Educação Básica.CECIMIG-FaE-UFMG2023-10-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/4206310.1590/1983-21172022240153Ensaio Research in Science Education; Vol. 25 (2023): EnsaioEnsaio Investigación en educación científica; Vol. 25 (2023): EnsaioEnsaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 25 (2023): Ensaio1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporenghttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/42063/39105https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/42063/39106Copyright (c) 2023 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessDias, ThaynaSitko, CamilaLanghi, Rodolfo 2024-04-01T21:06:34Zoai:periodicos.ufmg.br:article/42063Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2024-04-01T21:06:34Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv THE PRESENCE AND CHARACTERISTICS OF ASTRONOMY IN THE INITIAL FORMATION OF PEDAGOGUES: AN ANALYSIS OF PEDAGOGICAL PROJECTS OF COURSES IN BRAZIL: A PRESENÇA E AS CARACTERÍSTICAS DA ASTRONOMIA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO: UMA ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DO BRASIL
title THE PRESENCE AND CHARACTERISTICS OF ASTRONOMY IN THE INITIAL FORMATION OF PEDAGOGUES: AN ANALYSIS OF PEDAGOGICAL PROJECTS OF COURSES IN BRAZIL: A PRESENÇA E AS CARACTERÍSTICAS DA ASTRONOMIA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO: UMA ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DO BRASIL
spellingShingle THE PRESENCE AND CHARACTERISTICS OF ASTRONOMY IN THE INITIAL FORMATION OF PEDAGOGUES: AN ANALYSIS OF PEDAGOGICAL PROJECTS OF COURSES IN BRAZIL: A PRESENÇA E AS CARACTERÍSTICAS DA ASTRONOMIA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO: UMA ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DO BRASIL
Dias, Thayna
Educação em Astronomia; Projeto Pedagógico de Curso; Formação inicial em Pedagogia.
title_short THE PRESENCE AND CHARACTERISTICS OF ASTRONOMY IN THE INITIAL FORMATION OF PEDAGOGUES: AN ANALYSIS OF PEDAGOGICAL PROJECTS OF COURSES IN BRAZIL: A PRESENÇA E AS CARACTERÍSTICAS DA ASTRONOMIA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO: UMA ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DO BRASIL
title_full THE PRESENCE AND CHARACTERISTICS OF ASTRONOMY IN THE INITIAL FORMATION OF PEDAGOGUES: AN ANALYSIS OF PEDAGOGICAL PROJECTS OF COURSES IN BRAZIL: A PRESENÇA E AS CARACTERÍSTICAS DA ASTRONOMIA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO: UMA ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DO BRASIL
title_fullStr THE PRESENCE AND CHARACTERISTICS OF ASTRONOMY IN THE INITIAL FORMATION OF PEDAGOGUES: AN ANALYSIS OF PEDAGOGICAL PROJECTS OF COURSES IN BRAZIL: A PRESENÇA E AS CARACTERÍSTICAS DA ASTRONOMIA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO: UMA ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DO BRASIL
title_full_unstemmed THE PRESENCE AND CHARACTERISTICS OF ASTRONOMY IN THE INITIAL FORMATION OF PEDAGOGUES: AN ANALYSIS OF PEDAGOGICAL PROJECTS OF COURSES IN BRAZIL: A PRESENÇA E AS CARACTERÍSTICAS DA ASTRONOMIA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO: UMA ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DO BRASIL
title_sort THE PRESENCE AND CHARACTERISTICS OF ASTRONOMY IN THE INITIAL FORMATION OF PEDAGOGUES: AN ANALYSIS OF PEDAGOGICAL PROJECTS OF COURSES IN BRAZIL: A PRESENÇA E AS CARACTERÍSTICAS DA ASTRONOMIA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO: UMA ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DO BRASIL
author Dias, Thayna
author_facet Dias, Thayna
Sitko, Camila
Langhi, Rodolfo
author_role author
author2 Sitko, Camila
Langhi, Rodolfo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Thayna
Sitko, Camila
Langhi, Rodolfo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Astronomia; Projeto Pedagógico de Curso; Formação inicial em Pedagogia.
topic Educação em Astronomia; Projeto Pedagógico de Curso; Formação inicial em Pedagogia.
description A Astronomia ainda é pouco estudada nos cursos de graduação, especialmente no curso de Pedagogia, embora o ensino desse conteúdo seja recomendado desde os anos iniciais do Ensino Fundamental. A fim de compreendermos como se dá essa relação entre a Astronomia e a formação inicial do pedagogo, esta pesquisa visa investigar a presença e as características da Astronomia nos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) de Pedagogia presentes nas universidades federais das capitais dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. Os resultados apontam a existência de elementos de Astronomia em apenas seis disciplinas, as quais são analisadas de acordo com critérios específicos da análise de conteúdo categorial de Bardin. Considera-se que essa insuficiência na formação dos pedagogos pode acarretar uma deficiência na formação científica dos alunos do Ensino Fundamental, havendo, portanto, a necessidade de revisão do currículo de Pedagogia, de forma a contemplar uma Educação em Astronomia indicada para o ensino na Educação Básica.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/42063
10.1590/1983-21172022240153
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/42063
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172022240153
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/42063/39105
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/42063/39106
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 25 (2023): Ensaio
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 25 (2023): Ensaio
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 25 (2023): Ensaio
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711162010435584