Dados de replicação para: IDENTIDADES E CULTURAS ESCOLARES DOS EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO IFTM CAMPUS PATROCÍNIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Conjunto de dados |
Título da fonte: | SciELO Data |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48331/scielodata.KQJIVZ |
Resumo: | <p><span style="font-weight: 400;">A trajetória da educação profissional no Brasil é marcada pela dualidade educacional, que relega aos trabalhadores uma formação precária, aligeirada, voltada ao mercado de trabalho, enquanto garante às elites uma formação mais abrangente. Em um contexto em que se observa ataques ao projeto da escola democrática, inclusiva e universal, é necessário compreender as identidades e o papel de instituições e pessoas para o fortalecimento da educação. O objetivo deste artigo é analisar as culturas escolares dos egressos do ensino médio integrado, a partir de suas narrativas e memórias, e sua contribuição para a construção de identidades no IFTM </span><em><span style="font-weight: 400;">Campus </span></em><span style="font-weight: 400;">Patrocínio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa: os dados, obtidos por meio de questionário aplicado a egressos e egressas dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, ingressantes entre 2014 e 2021, foram submetidos à análise de conteúdo. As percepções captadas nas narrativas dos sujeitos participantes foram articuladas aos conceitos de cultura escolar, memória e identidade, considerando os princípios e concepções do ensino médio integrado. Infere-se que, em um cenário de políticas educacionais que servem ao mercado, em detrimento da concretização do projeto da escola universal e da formação omnilateral, consolidar o ensino médio integrado à educação profissional depende, também, da valorização das trajetórias de vida, do incentivo à participação e do reconhecimento das identidades de todos os atores e atrizes da comunidade acadêmica, notadamente de estudantes e ex-estudantes.</span></p> |
id |
SCI-2_7e82a6191177d63d0d118124f955d773 |
---|---|
oai_identifier_str |
doi:10.48331/scielodata.KQJIVZ |
network_acronym_str |
SCI-2 |
network_name_str |
SciELO Data |
repository_id_str |
|
spelling |
https://doi.org/10.48331/scielodata.KQJIVZFelipe Oliveira, Viníciusde Faria e Silva, ThiagoDados de replicação para: IDENTIDADES E CULTURAS ESCOLARES DOS EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO IFTM CAMPUS PATROCÍNIOSciELO Data<p><span style="font-weight: 400;">A trajetória da educação profissional no Brasil é marcada pela dualidade educacional, que relega aos trabalhadores uma formação precária, aligeirada, voltada ao mercado de trabalho, enquanto garante às elites uma formação mais abrangente. Em um contexto em que se observa ataques ao projeto da escola democrática, inclusiva e universal, é necessário compreender as identidades e o papel de instituições e pessoas para o fortalecimento da educação. O objetivo deste artigo é analisar as culturas escolares dos egressos do ensino médio integrado, a partir de suas narrativas e memórias, e sua contribuição para a construção de identidades no IFTM </span><em><span style="font-weight: 400;">Campus </span></em><span style="font-weight: 400;">Patrocínio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa: os dados, obtidos por meio de questionário aplicado a egressos e egressas dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, ingressantes entre 2014 e 2021, foram submetidos à análise de conteúdo. As percepções captadas nas narrativas dos sujeitos participantes foram articuladas aos conceitos de cultura escolar, memória e identidade, considerando os princípios e concepções do ensino médio integrado. Infere-se que, em um cenário de políticas educacionais que servem ao mercado, em detrimento da concretização do projeto da escola universal e da formação omnilateral, consolidar o ensino médio integrado à educação profissional depende, também, da valorização das trajetórias de vida, do incentivo à participação e do reconhecimento das identidades de todos os atores e atrizes da comunidade acadêmica, notadamente de estudantes e ex-estudantes.</span></p>2024-04-18info:eu-repo/semantics/openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0Arts and HumanitiesEnsino médio integradoMemóriasCulturas escolaresinfo:eu-repo/semantics/datasetinfo:eu-repo/semantics/datasetinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDatasetreponame:SciELO Datainstname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)instacron:SCIRepositório de Dados de PesquisaONGhttps://data.scielo.org/oai/requestdata@scielo.orgopendoar:2024-04-19T05:03:38SciELO Data - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)falsedoi:10.48331/scielodata.KQJIVZ |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dados de replicação para: IDENTIDADES E CULTURAS ESCOLARES DOS EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO IFTM CAMPUS PATROCÍNIO |
title |
Dados de replicação para: IDENTIDADES E CULTURAS ESCOLARES DOS EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO IFTM CAMPUS PATROCÍNIO |
spellingShingle |
Dados de replicação para: IDENTIDADES E CULTURAS ESCOLARES DOS EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO IFTM CAMPUS PATROCÍNIO Felipe Oliveira, Vinícius Arts and Humanities Ensino médio integrado Memórias Culturas escolares |
title_short |
Dados de replicação para: IDENTIDADES E CULTURAS ESCOLARES DOS EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO IFTM CAMPUS PATROCÍNIO |
title_full |
Dados de replicação para: IDENTIDADES E CULTURAS ESCOLARES DOS EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO IFTM CAMPUS PATROCÍNIO |
title_fullStr |
Dados de replicação para: IDENTIDADES E CULTURAS ESCOLARES DOS EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO IFTM CAMPUS PATROCÍNIO |
title_full_unstemmed |
Dados de replicação para: IDENTIDADES E CULTURAS ESCOLARES DOS EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO IFTM CAMPUS PATROCÍNIO |
title_sort |
Dados de replicação para: IDENTIDADES E CULTURAS ESCOLARES DOS EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO IFTM CAMPUS PATROCÍNIO |
author |
Felipe Oliveira, Vinícius |
author_facet |
Felipe Oliveira, Vinícius de Faria e Silva, Thiago |
author_role |
author |
author2 |
de Faria e Silva, Thiago |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Felipe Oliveira, Vinícius de Faria e Silva, Thiago |
dc.subject.none.fl_str_mv |
Arts and Humanities Ensino médio integrado Memórias Culturas escolares |
topic |
Arts and Humanities Ensino médio integrado Memórias Culturas escolares |
description |
<p><span style="font-weight: 400;">A trajetória da educação profissional no Brasil é marcada pela dualidade educacional, que relega aos trabalhadores uma formação precária, aligeirada, voltada ao mercado de trabalho, enquanto garante às elites uma formação mais abrangente. Em um contexto em que se observa ataques ao projeto da escola democrática, inclusiva e universal, é necessário compreender as identidades e o papel de instituições e pessoas para o fortalecimento da educação. O objetivo deste artigo é analisar as culturas escolares dos egressos do ensino médio integrado, a partir de suas narrativas e memórias, e sua contribuição para a construção de identidades no IFTM </span><em><span style="font-weight: 400;">Campus </span></em><span style="font-weight: 400;">Patrocínio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa: os dados, obtidos por meio de questionário aplicado a egressos e egressas dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, ingressantes entre 2014 e 2021, foram submetidos à análise de conteúdo. As percepções captadas nas narrativas dos sujeitos participantes foram articuladas aos conceitos de cultura escolar, memória e identidade, considerando os princípios e concepções do ensino médio integrado. Infere-se que, em um cenário de políticas educacionais que servem ao mercado, em detrimento da concretização do projeto da escola universal e da formação omnilateral, consolidar o ensino médio integrado à educação profissional depende, também, da valorização das trajetórias de vida, do incentivo à participação e do reconhecimento das identidades de todos os atores e atrizes da comunidade acadêmica, notadamente de estudantes e ex-estudantes.</span></p> |
publishDate |
2024 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2024-04-18 |
dc.type.openaire.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/dataset |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.none.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/dataset |
format |
dataset |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.url.fl_str_mv |
https://doi.org/10.48331/scielodata.KQJIVZ |
url |
https://doi.org/10.48331/scielodata.KQJIVZ |
dc.rights.openaire.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
dc.format.none.fl_str_mv |
Dataset |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
SciELO Data |
publisher.none.fl_str_mv |
SciELO Data |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:SciELO Data instname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO) instacron:SCI |
instname_str |
Scientific Electronic Library Online (SCIELO) |
instacron_str |
SCI |
institution |
SCI |
reponame_str |
SciELO Data |
collection |
SciELO Data |
repository.name.fl_str_mv |
SciELO Data - Scientific Electronic Library Online (SCIELO) |
repository.mail.fl_str_mv |
data@scielo.org |
_version_ |
1797042023542292480 |