Dados de replicação para: IDENTIDADES E CULTURAS ESCOLARES DOS EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO IFTM CAMPUS PATROCÍNIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felipe Oliveira, Vinícius
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: de Faria e Silva, Thiago
Tipo de documento: Conjunto de dados
Título da fonte: SciELO Data
Texto Completo: https://doi.org/10.48331/scielodata.KQJIVZ
Resumo: <p><span style="font-weight: 400;">A trajetória da educação profissional no Brasil é marcada pela dualidade educacional, que relega aos trabalhadores uma formação precária, aligeirada, voltada ao mercado de trabalho, enquanto garante às elites uma formação mais abrangente. Em um contexto em que se observa ataques ao projeto da escola democrática, inclusiva e universal, é necessário compreender as identidades e o papel de instituições e pessoas para o fortalecimento da educação. O objetivo deste artigo é analisar as culturas escolares dos egressos do ensino médio integrado, a partir de suas narrativas e memórias, e sua contribuição para a construção de identidades no IFTM </span><em><span style="font-weight: 400;">Campus </span></em><span style="font-weight: 400;">Patrocínio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa: os dados, obtidos por meio de questionário aplicado a egressos e egressas dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, ingressantes entre 2014 e 2021, foram submetidos à análise de conteúdo. As percepções captadas nas narrativas dos sujeitos participantes foram articuladas aos conceitos de cultura escolar, memória e identidade, considerando os princípios e concepções do ensino médio integrado. Infere-se que, em um cenário de políticas educacionais que servem ao mercado, em detrimento da concretização do projeto da escola universal e da formação omnilateral, consolidar o ensino médio integrado à educação profissional depende, também, da valorização das trajetórias de vida, do incentivo à participação e do reconhecimento das identidades de todos os atores e atrizes da comunidade acadêmica, notadamente de estudantes e ex-estudantes.</span></p>
id SCI-2_7e82a6191177d63d0d118124f955d773
oai_identifier_str doi:10.48331/scielodata.KQJIVZ
network_acronym_str SCI-2
network_name_str SciELO Data
repository_id_str
spelling https://doi.org/10.48331/scielodata.KQJIVZFelipe Oliveira, Viníciusde Faria e Silva, ThiagoDados de replicação para: IDENTIDADES E CULTURAS ESCOLARES DOS EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO IFTM CAMPUS PATROCÍNIOSciELO Data<p><span style="font-weight: 400;">A trajetória da educação profissional no Brasil é marcada pela dualidade educacional, que relega aos trabalhadores uma formação precária, aligeirada, voltada ao mercado de trabalho, enquanto garante às elites uma formação mais abrangente. Em um contexto em que se observa ataques ao projeto da escola democrática, inclusiva e universal, é necessário compreender as identidades e o papel de instituições e pessoas para o fortalecimento da educação. O objetivo deste artigo é analisar as culturas escolares dos egressos do ensino médio integrado, a partir de suas narrativas e memórias, e sua contribuição para a construção de identidades no IFTM </span><em><span style="font-weight: 400;">Campus </span></em><span style="font-weight: 400;">Patrocínio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa: os dados, obtidos por meio de questionário aplicado a egressos e egressas dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, ingressantes entre 2014 e 2021, foram submetidos à análise de conteúdo. As percepções captadas nas narrativas dos sujeitos participantes foram articuladas aos conceitos de cultura escolar, memória e identidade, considerando os princípios e concepções do ensino médio integrado. Infere-se que, em um cenário de políticas educacionais que servem ao mercado, em detrimento da concretização do projeto da escola universal e da formação omnilateral, consolidar o ensino médio integrado à educação profissional depende, também, da valorização das trajetórias de vida, do incentivo à participação e do reconhecimento das identidades de todos os atores e atrizes da comunidade acadêmica, notadamente de estudantes e ex-estudantes.</span></p>2024-04-18info:eu-repo/semantics/openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0Arts and HumanitiesEnsino médio integradoMemóriasCulturas escolaresinfo:eu-repo/semantics/datasetinfo:eu-repo/semantics/datasetinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDatasetreponame:SciELO Datainstname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)instacron:SCIRepositório de Dados de PesquisaONGhttps://data.scielo.org/oai/requestdata@scielo.orgopendoar:2024-04-19T05:03:38SciELO Data - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)falsedoi:10.48331/scielodata.KQJIVZ
dc.title.none.fl_str_mv Dados de replicação para: IDENTIDADES E CULTURAS ESCOLARES DOS EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO IFTM CAMPUS PATROCÍNIO
title Dados de replicação para: IDENTIDADES E CULTURAS ESCOLARES DOS EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO IFTM CAMPUS PATROCÍNIO
spellingShingle Dados de replicação para: IDENTIDADES E CULTURAS ESCOLARES DOS EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO IFTM CAMPUS PATROCÍNIO
Felipe Oliveira, Vinícius
Arts and Humanities
Ensino médio integrado
Memórias
Culturas escolares
title_short Dados de replicação para: IDENTIDADES E CULTURAS ESCOLARES DOS EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO IFTM CAMPUS PATROCÍNIO
title_full Dados de replicação para: IDENTIDADES E CULTURAS ESCOLARES DOS EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO IFTM CAMPUS PATROCÍNIO
title_fullStr Dados de replicação para: IDENTIDADES E CULTURAS ESCOLARES DOS EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO IFTM CAMPUS PATROCÍNIO
title_full_unstemmed Dados de replicação para: IDENTIDADES E CULTURAS ESCOLARES DOS EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO IFTM CAMPUS PATROCÍNIO
title_sort Dados de replicação para: IDENTIDADES E CULTURAS ESCOLARES DOS EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO IFTM CAMPUS PATROCÍNIO
author Felipe Oliveira, Vinícius
author_facet Felipe Oliveira, Vinícius
de Faria e Silva, Thiago
author_role author
author2 de Faria e Silva, Thiago
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Felipe Oliveira, Vinícius
de Faria e Silva, Thiago
dc.subject.none.fl_str_mv Arts and Humanities
Ensino médio integrado
Memórias
Culturas escolares
topic Arts and Humanities
Ensino médio integrado
Memórias
Culturas escolares
description <p><span style="font-weight: 400;">A trajetória da educação profissional no Brasil é marcada pela dualidade educacional, que relega aos trabalhadores uma formação precária, aligeirada, voltada ao mercado de trabalho, enquanto garante às elites uma formação mais abrangente. Em um contexto em que se observa ataques ao projeto da escola democrática, inclusiva e universal, é necessário compreender as identidades e o papel de instituições e pessoas para o fortalecimento da educação. O objetivo deste artigo é analisar as culturas escolares dos egressos do ensino médio integrado, a partir de suas narrativas e memórias, e sua contribuição para a construção de identidades no IFTM </span><em><span style="font-weight: 400;">Campus </span></em><span style="font-weight: 400;">Patrocínio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa: os dados, obtidos por meio de questionário aplicado a egressos e egressas dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, ingressantes entre 2014 e 2021, foram submetidos à análise de conteúdo. As percepções captadas nas narrativas dos sujeitos participantes foram articuladas aos conceitos de cultura escolar, memória e identidade, considerando os princípios e concepções do ensino médio integrado. Infere-se que, em um cenário de políticas educacionais que servem ao mercado, em detrimento da concretização do projeto da escola universal e da formação omnilateral, consolidar o ensino médio integrado à educação profissional depende, também, da valorização das trajetórias de vida, do incentivo à participação e do reconhecimento das identidades de todos os atores e atrizes da comunidade acadêmica, notadamente de estudantes e ex-estudantes.</span></p>
publishDate 2024
dc.date.issued.fl_str_mv 2024-04-18
dc.type.openaire.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/dataset
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.none.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/dataset
format dataset
status_str publishedVersion
dc.identifier.url.fl_str_mv https://doi.org/10.48331/scielodata.KQJIVZ
url https://doi.org/10.48331/scielodata.KQJIVZ
dc.rights.openaire.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
dc.format.none.fl_str_mv Dataset
dc.publisher.none.fl_str_mv SciELO Data
publisher.none.fl_str_mv SciELO Data
dc.source.none.fl_str_mv reponame:SciELO Data
instname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
instacron:SCI
instname_str Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
instacron_str SCI
institution SCI
reponame_str SciELO Data
collection SciELO Data
repository.name.fl_str_mv SciELO Data - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
repository.mail.fl_str_mv data@scielo.org
_version_ 1797042023542292480