Data for: 2021-0865: Tangenciamento e multifatorialidade da violência contra o docente: nuances vivenciadas na prática pedagógica em saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Conjunto de dados |
Título da fonte: | SciELO Data |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48331/scielodata.VDMIT6 |
Resumo: | Objetivo: identificar fatores que levam o professor a sofrer violência na prática pedagógica em saúde. Método: pesquisa de abordagem qualitativa ancorada no referencial da Teoria Fundamentada nos Dados com 11 docentes do curso de enfermagem de uma universidade pública da região central do Brasil em 2020 e 2021. Entrevistas semiestruturadas online foram analisadas parcialmente à luz da Teoria Fundamentada nos Dados Construtivista. Resultados: fatores que levam os docentes a sofrerem violência, são caracterizados por cultura institucional, gênero, a percepção de violência pelo docente e os gatilhos que levam os estudantes a praticarem violência. Origem social convertida em desigualdades desencadeia posições de dominação e consequentemente terreno fértil para violência. Considerações Finais: analisando a violência sob os fundamentos de Bourdieu, percebe-se que a violência de alunos contra professores merece pedagogicamente reflexões sobre os relatos contidos nas entrevistas. Contudo, faz-se necessário perpassar tais discussões como pano de fundo nos palcos de ensino. |
id |
SCI-2_86a32234cf9f094a97407950637e8ebf |
---|---|
oai_identifier_str |
doi:10.48331/scielodata.VDMIT6 |
network_acronym_str |
SCI-2 |
network_name_str |
SciELO Data |
repository_id_str |
|
spelling |
https://doi.org/10.48331/scielodata.VDMIT6Alves, Angela GildaCésar, Flaviane Cristina RochaBarbosa, Maria AlvesMalOliveira, Lizete Malagoni de Alemida CavalcanteRodríguez-Martín, DolorsSilva, Edinamar Aparecida Santos daSousa, Johnatan MartinsSouza, Sara OliveiraData for: 2021-0865: Tangenciamento e multifatorialidade da violência contra o docente: nuances vivenciadas na prática pedagógica em saúdeSciELO DataObjetivo: identificar fatores que levam o professor a sofrer violência na prática pedagógica em saúde. Método: pesquisa de abordagem qualitativa ancorada no referencial da Teoria Fundamentada nos Dados com 11 docentes do curso de enfermagem de uma universidade pública da região central do Brasil em 2020 e 2021. Entrevistas semiestruturadas online foram analisadas parcialmente à luz da Teoria Fundamentada nos Dados Construtivista. Resultados: fatores que levam os docentes a sofrerem violência, são caracterizados por cultura institucional, gênero, a percepção de violência pelo docente e os gatilhos que levam os estudantes a praticarem violência. Origem social convertida em desigualdades desencadeia posições de dominação e consequentemente terreno fértil para violência. Considerações Finais: analisando a violência sob os fundamentos de Bourdieu, percebe-se que a violência de alunos contra professores merece pedagogicamente reflexões sobre os relatos contidos nas entrevistas. Contudo, faz-se necessário perpassar tais discussões como pano de fundo nos palcos de ensino.2022-08-09info:eu-repo/semantics/openAccessMedicine, Health and Life SciencesViolênciaDocentesSaúdeUniversidadesViolência no Trabalhoinfo:eu-repo/semantics/datasetinfo:eu-repo/semantics/datasetinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDatasetreponame:SciELO Datainstname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)instacron:SCIRepositório de Dados de PesquisaONGhttps://data.scielo.org/oai/requestdata@scielo.orgopendoar:2024-04-11T06:11:06SciELO Data - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)falsedoi:10.48331/scielodata.VDMIT6 |
dc.title.none.fl_str_mv |
Data for: 2021-0865: Tangenciamento e multifatorialidade da violência contra o docente: nuances vivenciadas na prática pedagógica em saúde |
title |
Data for: 2021-0865: Tangenciamento e multifatorialidade da violência contra o docente: nuances vivenciadas na prática pedagógica em saúde |
spellingShingle |
Data for: 2021-0865: Tangenciamento e multifatorialidade da violência contra o docente: nuances vivenciadas na prática pedagógica em saúde Alves, Angela Gilda Medicine, Health and Life Sciences Violência Docentes Saúde Universidades Violência no Trabalho |
title_short |
Data for: 2021-0865: Tangenciamento e multifatorialidade da violência contra o docente: nuances vivenciadas na prática pedagógica em saúde |
title_full |
Data for: 2021-0865: Tangenciamento e multifatorialidade da violência contra o docente: nuances vivenciadas na prática pedagógica em saúde |
title_fullStr |
Data for: 2021-0865: Tangenciamento e multifatorialidade da violência contra o docente: nuances vivenciadas na prática pedagógica em saúde |
title_full_unstemmed |
Data for: 2021-0865: Tangenciamento e multifatorialidade da violência contra o docente: nuances vivenciadas na prática pedagógica em saúde |
title_sort |
Data for: 2021-0865: Tangenciamento e multifatorialidade da violência contra o docente: nuances vivenciadas na prática pedagógica em saúde |
author |
Alves, Angela Gilda |
author_facet |
Alves, Angela Gilda César, Flaviane Cristina Rocha Barbosa, Maria Alves MalOliveira, Lizete Malagoni de Alemida Cavalcante Rodríguez-Martín, Dolors Silva, Edinamar Aparecida Santos da Sousa, Johnatan Martins Souza, Sara Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
César, Flaviane Cristina Rocha Barbosa, Maria Alves MalOliveira, Lizete Malagoni de Alemida Cavalcante Rodríguez-Martín, Dolors Silva, Edinamar Aparecida Santos da Sousa, Johnatan Martins Souza, Sara Oliveira |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Angela Gilda César, Flaviane Cristina Rocha Barbosa, Maria Alves MalOliveira, Lizete Malagoni de Alemida Cavalcante Rodríguez-Martín, Dolors Silva, Edinamar Aparecida Santos da Sousa, Johnatan Martins Souza, Sara Oliveira |
dc.subject.none.fl_str_mv |
Medicine, Health and Life Sciences Violência Docentes Saúde Universidades Violência no Trabalho |
topic |
Medicine, Health and Life Sciences Violência Docentes Saúde Universidades Violência no Trabalho |
description |
Objetivo: identificar fatores que levam o professor a sofrer violência na prática pedagógica em saúde. Método: pesquisa de abordagem qualitativa ancorada no referencial da Teoria Fundamentada nos Dados com 11 docentes do curso de enfermagem de uma universidade pública da região central do Brasil em 2020 e 2021. Entrevistas semiestruturadas online foram analisadas parcialmente à luz da Teoria Fundamentada nos Dados Construtivista. Resultados: fatores que levam os docentes a sofrerem violência, são caracterizados por cultura institucional, gênero, a percepção de violência pelo docente e os gatilhos que levam os estudantes a praticarem violência. Origem social convertida em desigualdades desencadeia posições de dominação e consequentemente terreno fértil para violência. Considerações Finais: analisando a violência sob os fundamentos de Bourdieu, percebe-se que a violência de alunos contra professores merece pedagogicamente reflexões sobre os relatos contidos nas entrevistas. Contudo, faz-se necessário perpassar tais discussões como pano de fundo nos palcos de ensino. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-08-09 |
dc.type.openaire.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/dataset |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.none.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/dataset |
format |
dataset |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.url.fl_str_mv |
https://doi.org/10.48331/scielodata.VDMIT6 |
url |
https://doi.org/10.48331/scielodata.VDMIT6 |
dc.rights.openaire.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
Dataset |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
SciELO Data |
publisher.none.fl_str_mv |
SciELO Data |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:SciELO Data instname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO) instacron:SCI |
instname_str |
Scientific Electronic Library Online (SCIELO) |
instacron_str |
SCI |
institution |
SCI |
reponame_str |
SciELO Data |
collection |
SciELO Data |
repository.name.fl_str_mv |
SciELO Data - Scientific Electronic Library Online (SCIELO) |
repository.mail.fl_str_mv |
data@scielo.org |
_version_ |
1797042024697823232 |