Emergência e vivências da violência contra professores no ambiente escolar na concepção docente.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24260 |
Resumo: | O presente trabalho buscou analisar o fenômeno da violência que ocorre no ambiente escolar contra os docentes, tendo como indagação norteadora a seguinte pergunta: considerando que os casos de violência contra professoras e professores estão cada vez mais frequentes no ambiente escolar brasileiro, como esse fenômeno é percebido e enfrentado pelos docentes? Para dar sustentação teórica à pesquisa, nos fundamentamos em autores como Abramovay (2006; 2015), Charlot (2002), Golarte (2010), Arendt (2013), Schelb (2016), Ristum (2001; 2004; 2010), Minayo (1993) e Oliveira (2014), entre outros. Considerando a complexidade do fenômeno, optamos por realizar uma pesquisa bibliográfica, a qual compõe o referencial teórico, e uma pesquisa de campo com quatro docentes da cidade de PombalPB. A ferramenta usada para coletar os dados consistiu em um questionário composto por sete perguntas abertas, totalizando vinte e oito respostas. Para tratar os dados coletados, fizemos uso da Análise de Conteúdo, conforme a concepção de Laurence Bardin. Os resultados do estudo sobre as percepções docentes apontam para uma constância do fenômeno da violência no cotidiano escolar, em suas diversas formas: violência física, verbal, contra o patrimônio, agressividade e falta de limites por parte dos alunos. Nos foi possível perceber que a proveniência das violências deriva de conflitos intrafamiliares, bullying, consumo de conteúdo midiático inapropriado, postura do docente na sala de aula, violência na sociedade, entre outros fatores. Também notamos que o principal caminho para enfrentar o problema é investir no diálogo e na construção de uma forte legislação que vise proteger os professores vítimas de violências no exercício de suas funções e punir os agressores. |
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Emergência e vivências da violência contra professores no ambiente escolar na concepção docente.Emergence and experiences of violence against teachers in the school environment in the teaching conception.Violência na escolaDocentesViolência contra docentesIndisciplinaViolence at SchoolTeachersViolence against teachersIndisciplineEducação.O presente trabalho buscou analisar o fenômeno da violência que ocorre no ambiente escolar contra os docentes, tendo como indagação norteadora a seguinte pergunta: considerando que os casos de violência contra professoras e professores estão cada vez mais frequentes no ambiente escolar brasileiro, como esse fenômeno é percebido e enfrentado pelos docentes? Para dar sustentação teórica à pesquisa, nos fundamentamos em autores como Abramovay (2006; 2015), Charlot (2002), Golarte (2010), Arendt (2013), Schelb (2016), Ristum (2001; 2004; 2010), Minayo (1993) e Oliveira (2014), entre outros. Considerando a complexidade do fenômeno, optamos por realizar uma pesquisa bibliográfica, a qual compõe o referencial teórico, e uma pesquisa de campo com quatro docentes da cidade de PombalPB. A ferramenta usada para coletar os dados consistiu em um questionário composto por sete perguntas abertas, totalizando vinte e oito respostas. Para tratar os dados coletados, fizemos uso da Análise de Conteúdo, conforme a concepção de Laurence Bardin. Os resultados do estudo sobre as percepções docentes apontam para uma constância do fenômeno da violência no cotidiano escolar, em suas diversas formas: violência física, verbal, contra o patrimônio, agressividade e falta de limites por parte dos alunos. Nos foi possível perceber que a proveniência das violências deriva de conflitos intrafamiliares, bullying, consumo de conteúdo midiático inapropriado, postura do docente na sala de aula, violência na sociedade, entre outros fatores. Também notamos que o principal caminho para enfrentar o problema é investir no diálogo e na construção de uma forte legislação que vise proteger os professores vítimas de violências no exercício de suas funções e punir os agressores.The present work sought to study the phenomenon of violence that occurs in the school environment against teachers, having as a question the following question: Considering that teachers study violence against and teachers are increasingly frequent in the Brazilian school environment, how is this phenomenon and assistance by teachers? To support the research, based on authors such as Abramovay (2006; 2015), Charlot (2002), Golarte (2010), Arendt (2013), Schelb (2016), Ristum (2001;2004; 2010), Minayo (1993) and Oliveira (2014), among others. Thinking about the complexity of the phenomenon, we chose to carry out a field too research with four teachers from the city of PombalPB. The twenty tools displayed for the data consist of total, one consisting of seven questions displayed and displayed. To process the data, I use Content Analysis, as created by Laurence Bardin. The results of the study, against the lack of students, manifest themselves for physical, verbal violence and their property limits. In no study of teachers from family acts to acts of violence, we were able to see that proven violence from violence derived from other family acts in the classroom, bullying, consumption of other family acts in the classroom, in, society. We also realized that the main way to face the problem is to invest in dialogue allied to strong legislation that aims to protect teachers and punish aggressors.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGFERNANDES, Dorgival Gonçalves.http://lattes.cnpq.br/7158784499086756FERNANDES, Dorgival Gonçalves.DANTAS, Nozângela Maria Rolim.NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.NEVES, Ulisses de Souza.2022-03-172022-03-31T20:28:09Z2022-03-312022-03-31T20:28:09Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24260NEVES, Ulisses de Souza. Emergência e vivências da violência contra professores no ambiente escolar na concepção docente. 2022. 80f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-26T18:17:52Zoai:localhost:riufcg/24260Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-26T18:17:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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