Data for: REBEn 2022-0691:Estratégias de supervisão clínica, aprendizagem e pensamento crítico dos estudantes de enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Conjunto de dados |
Título da fonte: | SciELO Data |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48331/scielodata.PC3XOX |
Resumo: | Conjunto de dados do manuscrito suplementar: Estratégias de supervisão clínica, aprendizagem e pensamento crítico dos estudantes de enfermagem Objetivo: identificar as estratégias supervisivas que os estudantes de enfermagem consideram que facilitam o desenvolvimento das capacidades de pensamento crítico no contexto de ensino clínico. Métodos: estudo fenomenológico, de natureza qualitativa, inserido no paradigma interpretativo, com recurso a metodologia focus group. Para análise dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo segundo a metodologia proposta por Bardin. A análise dos dados seguiu três fases: organização da análise, codificação e categorização. Organização da análise: transcrição integral dos discursos dos participantes no focus group segundo a sua sequência. Após, realizou-se a leitura flutuante de todo o documento. Na segunda fase, procedeu-se à codificação, sendo baseada no recorte quanto ao tema, e, enumerada segundo a frequência e intensidade nos discursos. E por fim, efetuou-se a categorização semântica e léxica, tendo em conta os significados e sentidos dos discursos, a partir dos quais emergiram as categorias e respectivas subcategorias. Os dados de pesquisa referem-se aos resultados de análises que validam os resultados da pesquisa. Para possibilitar a reutilização de dados constam no material suplementar: guião focus group, tabela de redução da categorização e matriz de categorização. |
id |
SCI-2_cf7d06bd3af9a3fd3c77a03cb8c302fd |
---|---|
oai_identifier_str |
doi:10.48331/scielodata.PC3XOX |
network_acronym_str |
SCI-2 |
network_name_str |
SciELO Data |
repository_id_str |
|
spelling |
https://doi.org/10.48331/scielodata.PC3XOXVeríssimo-Silva, AngélicaCarvalho, António LuísVieira, RuiPinto, CristinaData for: REBEn 2022-0691:Estratégias de supervisão clínica, aprendizagem e pensamento crítico dos estudantes de enfermagemSciELO DataConjunto de dados do manuscrito suplementar: Estratégias de supervisão clínica, aprendizagem e pensamento crítico dos estudantes de enfermagem Objetivo: identificar as estratégias supervisivas que os estudantes de enfermagem consideram que facilitam o desenvolvimento das capacidades de pensamento crítico no contexto de ensino clínico. Métodos: estudo fenomenológico, de natureza qualitativa, inserido no paradigma interpretativo, com recurso a metodologia focus group. Para análise dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo segundo a metodologia proposta por Bardin. A análise dos dados seguiu três fases: organização da análise, codificação e categorização. Organização da análise: transcrição integral dos discursos dos participantes no focus group segundo a sua sequência. Após, realizou-se a leitura flutuante de todo o documento. Na segunda fase, procedeu-se à codificação, sendo baseada no recorte quanto ao tema, e, enumerada segundo a frequência e intensidade nos discursos. E por fim, efetuou-se a categorização semântica e léxica, tendo em conta os significados e sentidos dos discursos, a partir dos quais emergiram as categorias e respectivas subcategorias. Os dados de pesquisa referem-se aos resultados de análises que validam os resultados da pesquisa. Para possibilitar a reutilização de dados constam no material suplementar: guião focus group, tabela de redução da categorização e matriz de categorização.2023-07-06info:eu-repo/semantics/openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0Medicine, Health and Life SciencesCritical thinkingnursing studentslearninginfo:eu-repo/semantics/datasetinfo:eu-repo/semantics/datasetinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDatasetreponame:SciELO Datainstname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)instacron:SCIRepositório de Dados de PesquisaONGhttps://data.scielo.org/oai/requestdata@scielo.orgopendoar:2024-04-11T06:11:50SciELO Data - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)falsedoi:10.48331/scielodata.PC3XOX |
dc.title.none.fl_str_mv |
Data for: REBEn 2022-0691:Estratégias de supervisão clínica, aprendizagem e pensamento crítico dos estudantes de enfermagem |
title |
Data for: REBEn 2022-0691:Estratégias de supervisão clínica, aprendizagem e pensamento crítico dos estudantes de enfermagem |
spellingShingle |
Data for: REBEn 2022-0691:Estratégias de supervisão clínica, aprendizagem e pensamento crítico dos estudantes de enfermagem Veríssimo-Silva, Angélica Medicine, Health and Life Sciences Critical thinking nursing students learning |
title_short |
Data for: REBEn 2022-0691:Estratégias de supervisão clínica, aprendizagem e pensamento crítico dos estudantes de enfermagem |
title_full |
Data for: REBEn 2022-0691:Estratégias de supervisão clínica, aprendizagem e pensamento crítico dos estudantes de enfermagem |
title_fullStr |
Data for: REBEn 2022-0691:Estratégias de supervisão clínica, aprendizagem e pensamento crítico dos estudantes de enfermagem |
title_full_unstemmed |
Data for: REBEn 2022-0691:Estratégias de supervisão clínica, aprendizagem e pensamento crítico dos estudantes de enfermagem |
title_sort |
Data for: REBEn 2022-0691:Estratégias de supervisão clínica, aprendizagem e pensamento crítico dos estudantes de enfermagem |
author |
Veríssimo-Silva, Angélica |
author_facet |
Veríssimo-Silva, Angélica Carvalho, António Luís Vieira, Rui Pinto, Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, António Luís Vieira, Rui Pinto, Cristina |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Veríssimo-Silva, Angélica Carvalho, António Luís Vieira, Rui Pinto, Cristina |
dc.subject.none.fl_str_mv |
Medicine, Health and Life Sciences Critical thinking nursing students learning |
topic |
Medicine, Health and Life Sciences Critical thinking nursing students learning |
description |
Conjunto de dados do manuscrito suplementar: Estratégias de supervisão clínica, aprendizagem e pensamento crítico dos estudantes de enfermagem Objetivo: identificar as estratégias supervisivas que os estudantes de enfermagem consideram que facilitam o desenvolvimento das capacidades de pensamento crítico no contexto de ensino clínico. Métodos: estudo fenomenológico, de natureza qualitativa, inserido no paradigma interpretativo, com recurso a metodologia focus group. Para análise dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo segundo a metodologia proposta por Bardin. A análise dos dados seguiu três fases: organização da análise, codificação e categorização. Organização da análise: transcrição integral dos discursos dos participantes no focus group segundo a sua sequência. Após, realizou-se a leitura flutuante de todo o documento. Na segunda fase, procedeu-se à codificação, sendo baseada no recorte quanto ao tema, e, enumerada segundo a frequência e intensidade nos discursos. E por fim, efetuou-se a categorização semântica e léxica, tendo em conta os significados e sentidos dos discursos, a partir dos quais emergiram as categorias e respectivas subcategorias. Os dados de pesquisa referem-se aos resultados de análises que validam os resultados da pesquisa. Para possibilitar a reutilização de dados constam no material suplementar: guião focus group, tabela de redução da categorização e matriz de categorização. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-07-06 |
dc.type.openaire.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/dataset |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.none.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/dataset |
format |
dataset |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.url.fl_str_mv |
https://doi.org/10.48331/scielodata.PC3XOX |
url |
https://doi.org/10.48331/scielodata.PC3XOX |
dc.rights.openaire.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
dc.format.none.fl_str_mv |
Dataset |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
SciELO Data |
publisher.none.fl_str_mv |
SciELO Data |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:SciELO Data instname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO) instacron:SCI |
instname_str |
Scientific Electronic Library Online (SCIELO) |
instacron_str |
SCI |
institution |
SCI |
reponame_str |
SciELO Data |
collection |
SciELO Data |
repository.name.fl_str_mv |
SciELO Data - Scientific Electronic Library Online (SCIELO) |
repository.mail.fl_str_mv |
data@scielo.org |
_version_ |
1797042024122155008 |